Como acelerar o metabolismo: 13 táticas que tornarão você uma máquina de queimar gordura, 24h por dia e 7 dias por semana.

Como acelerar o metabolismo: 13 táticas que tornarão você uma máquina de queimar gordura, 24h por dia e 7 dias por semana.

18 de janeiro de 2017

Já discutimos aqui no Comece a Emagrecer sobre a questão da desculpa do metabolismo lento, e como você já deve saber, é perfeitamente possível acelerar o metabolismo.

Seja uma aceleração temporária, como exercícios aeróbicos de baixa intensidade, ou aceleração sustentada, como a que acontece no aumento de massa muscular, o fato é que isso resulta em gasto energético.

Vale ressaltar que não existe milagre, por exemplo, não adianta você ingerir baldes de alimentos que aumentam o metabolismo ao mesmo tempo que come porcarias ou vive de forma sedentária.

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Achar que vai emagrecer só porque toma chá verde  junto do seu chesseburguer duplo é besteira.

Mas aplicando em conjunto as dicas abaixo, você vai ter um aumento considerável do seu metabolismo, pois elas acabam somando-se.

Um pequeno gasto calórico aqui, outro ali, mais um acolá, e o resultado disso pode ser uma verdadeira revolução metabólica.

Assista a versão em video deste post:

 

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E já que não temos nada a perder ao acelerar o metabolismo, mãos à obra!

13 ações para acelerar o metabolismo

Veja abaixo 13 dicas úteis para acelerar o metabolismo.

  1. Aumente a frequência das refeições: Se você come com um intervalo de tempo muito grande entre cada refeição, seu organismo vai passar por períodos de catabolismo, ou seja, ele vai precisar das próprias reservas de nutrientes. E a reação dele será entrar em modo de economia, leia-se jogar o metabolismo lá para baixo. Mas se você comer menores quantidades com frequência maior, dificilmente isso acontecerá, e o resultado é que o corpo manterá o metabolismo normal. Outra vantagem é que gastamos calorias durante a digestão, e como o trato digestório trabalhará mais vezes ao dia, o gasto calórico aumenta.
  2. Faça exercícios aeróbicos: Além do evidente gasto calórico, que eleva o seu metabolismo no momento do exercício e queima gorduras, há um benefício extra, quando se pratica o chamado treino intervalado de alta intensidade. Esse benefício consiste na real aceleração do metabolismo por um período de tempo variável, persistente mesmo após o exercício em si. Ou seja, você faz o esforço, e seu metabolismo basal mantém-se maior que o normal, em alguns casos, por até 12 horas.
  3. Treine com pesos: Sabe qual a semelhança entre os fatos de homens terem metabolismo basal maior que mulheres (em média) e quanto mais idoso, menor o metabolismo? É a quantidade de massa muscular presente. O músculo é praticamente uma fornalha, consome bastante energia para se manter, e construindo músculos, você terá cada vez mais facilidade para manter o seu peso.
  4. Beba muita água: A água otimiza as reações químicas do organismo, e um organismo desidratado é menos eficiente nessas reações, o que joga o metabolismo para baixo. Beber água gelada ainda oferece uma vantagem extra, pois você gastará algumas calorias adicionais para “esquentá-la” dentro do seu organismo. Parece pouco, mas como falamos anteriormente, o somatório de pequenas mudanças pode fazer uma diferença enorme.
  5. Olho nos carboidratos: Procure sempre carboidratos com o chamado baixo índice glicêmico, ou seja, de digestão mais lenta. Eles impedem os picos de glicose no sangue e consequentemente, de insulina, o que favorece o acúmulo de gordura e aumenta a fome. Além disso, por levarem mais tempo para serem digeridos, consomem mais energia no processo. Os bons carboidratos são encontrados especialmente nos alimentos integrais, legumes, frutas e verduras.
  6. Não pule o café da manhã: Se você seguir a dica 1, obviamente não vai pular, mas vale ressaltar que o café da manhã é a refeição mais importante do dia. O período de jejum durante o sono tende a ser o mais longo do dia, e é importante quebrá-lo logo, para que seu organismo não entre em modo de economia. Estudos também mostram que quem toma um bom café da manhã tem mais facilidade em emagrecer e manter o peso.
  7. Proteínas e mais proteínas: As proteínas da dieta são importantes para acelerar o metabolismo por alguns motivos. Primeiro, porque elas são matéria-prima para a construção de músculos. Depois, porque aumentam o tempo de digestão dos carboidratos, o que já vimos que consome mais energia. Pesquisas mostram que a ingestão de proteínas pode aumentar a queima calórica após a refeição em até 35%.
  8. Atenção às gorduras: Gorduras ajudam você a encontrar um equilíbrio na dieta, pois aumentam a saciedade e reduzem o risco de você comer demais ou fora de hora. Consumir gorduras boas em pequenas quantidades ajuda…. a queimar gordura! Isso porque otimiza o metabolismo, mas fique atento às quantidades, porque se demais, vai é engordar mesmo. Óleo de coco, abacate, nozes e sementes e azeite são boas escolhas.
  9. Outros alimentos que ajudam: Café, chá verde, canela, gengibre, pimentas e chocolate amargo são exemplos de alimentos que aceleram o metabolismo, seja por ação de estimulantes, ou por efeito termogênico. Óbvio que sozinhos, não vão fazer milagre, mas ajudam.
  10. Dormir bem: A privação de sono a longo prazo leva à lentificação do metabolismo. E quem consegue ter energia para se exercitar após uma noite mal dormida? Sem falar que esse estado de fadiga aumenta a chance que você vai chafurdar no sofá comendo porcarias. E como ajuda extra, é durante o sono que nosso corpo constrói a musculatura que tanto ajuda a acelerar o metabolismo.
  11. Controle o estresse: Níveis de estresse elevados acabam por aumentar os níveis de cortisol circulante no organismo. A consequência disso é que seu organismo terá mais dificuldade em queimar gordura.
  12. Nutrição balanceada em geral: Já falamos de carboidratos, proteínas e gorduras, mas é interessante ficar de olho também nas vitaminas e minerais. A falta de qualquer nutriente fará o corpo deixar de utilizar uma via metabólica onde o nutriente seria usado, e isso significa metabolismo menor. Ter uma dieta rica em frutas, vegetais, integrais e oleaginosos ajuda bastante.
  13. Ainda mais atividade: Ao longo do dia, temos inúmeras oportunidades para queimar calorias extras, mantendo nosso metabolismo em alta. Subir escadas ao invés de usar o elevador, estacionar o carro um pouco mais longe ou mesmo ir à pé, ficar em pé ao invés de sentar-se, tudo isso gasta uma energia extra, que ao longo do tempo, se transformará em quilos perdidos.

Descubra quais são os 7 alimentos que parecem saudáveis, mas que na realidade não são.

Sim, eu quero.

21 disseram o que pensam. Agora é sua vez.

  1. estou de dieta há 4 meses perdi 21k,porem agora a perda está dificil,pratico exercicios me alimento de 3\3,um programa de reeducação alimentar.porem agora não perco mais nada o que fazer?

  2. Excelente a matéria. Sigo à risca suas orientações e indico para outras pessoas. PARABÉNS!!!!!!

  3. Dietas são sempre difícil né estou me sacrificando. Cortando totalmente os carbono. Porém tenho hipotireoidismo… alguma dica para acelerar o metabolismo? Preciso emagrecer no minimo uns 12 kg
    Obrigado

    • Bruna, obrigado pelo comentário.

      O hipotireoidismo realmente é uma causa de baixo metabolismo e fator que facilita a engorda. Porém, se os níveis hormonais estão controlados (acredito que você toma medicação), seu metabolismo volta a funcionar dentro da normalidade.

      Se ainda acha que está dificil perder peso, peça para seu médico verificar se os níveis hormonais estão nos valores adequados. Se não estiverem, ele provavelmente vai reajustar a dose.

      Fora isso, é ter em mente que apesar de você achar que está fazendo tudo certo, SEMPRE há alguma coisa a melhorar. E como você é mulher, eu recomendo dar um bom foco na construção de massa muscular (mulheres costumam treinar levinho com pesos, o que eu acho um baita erro). Mais músculo, mais metabolismo!!!

      • oie!sou intolerante a lactose,comecei a carbo,mas n posso queijo,requeijão etc.O que fazer?

        • O fato de você não poder ingerir lactose não impede que você faça uso de todos os outros alimentos permitidos numa dieta low carb, Marli.

          Carnes, peixe, frango, embutidos, vegetais, nozes, azeite, óleo de coco… Invista nisso e não sentirá falta de laticinios.

      • Ganhei neném faz 3 meses e preciso perder a barriga😢😢😢não posso fazer dieta.

    • comigo aconte o mesmo fiz dieta emagrece 19 kg e agora precizo perder mas 10k e n consigo com nenhuma dieta

  4. Oi, tento me alimentar com produtos que considero saudável ex:frutas mamão,melancia, maça,banana.
    Na realidade gosto de comer frutas…. comudas como arroz integral,feijão, saladas , peito de frango gosto e como duad vezes por semana.Pão integral de duas a quatro fatias por dia, tomo bastante água. …estou errando e muito pois não consigo emagrecer e ganho peso com muita facilidade…..faço exercício. …. meus exames estão normais…..o que posso fazer para melhorar. ..

    • Uma coisa é você considerar os alimentos que come saudáveis. Outra coisa é se você não está comendo demais deles.

      De qualquer forma, quem impede você de emagrecer são níveis de carboidratos elevados. Dos alimentos que você citou, eu tomaria cuidado com as frutas, arroz, o pão (esse eu retiraria completamente). Se não for tirá-los, reduza ao menos, e coloque no lugar fontes de proteínas e gorduras saudáveis.

  5. Gostaria muito de emagrecer faço caminhada e Zumba e não estou vendo resultados o que fazer eu quero emagrecer Me ajuda por favor obgd.

    • Eu apostaria que você come carboidratos ruins demais e ainda está no modelo de balanço de calorias.

      Sugiro a leitura: comeceaemagrecer.com.br/dieta-cetogenica

  6. Vcs podia. Ter um grupo no watesap. Sobre esmagrecer dicas .. Sobre tudo. E muito bom ajudaria muito. E e mais facio se comunicar tou. Tentando perder preso mais acho que n foi. Vendo resutado não

    • Senhor Jesus Amado

      Deveríamos ter um grupo de como aprender a escrever. Antes de mais nada. Ave Mae de Deus.

  7. Nao aguento fazer exercicios fisicos nenhum. Desde que comecei este hipotireoidismo minha vida acabou. Odeio viver. Meu metabolismo nao sobe, vivo de dietas. Pg pilates e hidro e fico la igual idiota nao aguento fazer NADA. O copo doi td engordo com dieta ha 12 ano vivendo este inferno. Transpiro de escorrer de pingar. Odeio vestir roupa p sair. Perdi a esperança de melhorar.

    • Rosa, tente isso aqui: comeceaemagrecer.com.br/dieta-cetogenica

      • Comeceaemagrecer.com

    • Nossa, acontece exatamente o mesmo comigo, mas faz poucos meses que descobri. Não gosto mais de comprar uma roupa, engordei e não consigo emagrecer mais de 2 kg, pois volto a ganhar peso rapidinho,estou transpirando excessivamente depois que passei a tomar o hormônio, mal consigo subir uma escada que já fico ofegante…

  8. Tenho hipotireoidismo não consigo perder peso

    • Como 240gramas no almoço Faso um lanche e janta ovo e verduras

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