Açúcar: 6 motivos pelos quais ele vai matar você aos poucos.

Açúcar: 6 motivos pelos quais ele vai matar você aos poucos.

22 de janeiro de 2015

O açúcar está muito presente no dia a dia das pessoas e, embora nem sempre se dê a atenção necessária, isso é um sério problema para a saúde.

O primeiro ponto que resume bem a questão é que o açúcar de mesa, o branco refinado, mais comum nos lares, é um alimento que possui apenas calorias vazias, ou seja, não possui nenhum nutriente, e com isso somente ajuda a engordar.

Além disso, o açúcar pode prejudicar o metabolismo de quem o consome, além de contribuir para uma série de doenças.

banner método emagrecimento fácil

Para entender melhor porque o açúcar de mesa deve ser banido do nosso dia a dia, confira as principais informações sobre ele.

Nesse artigo, você vai descobrir:

1- Por que o açúcar é fonte de energia puramente vazia, e absolutamente não há sentido nutricional em seu consumo.

2- Pior, como o consumo exagerado de açúcar pode provocar deficiência nutricional

3- Os potenciais danos que o açúcar pode causar no seu fígado

4- Como o açúcar em excesso vai te levar ao diabetes

5- A sabotagem que o açúcar promove nos seus mecanismos de saciedade (o que faz você perder o controle e comer mais e mais)

banner método emagrecimento fácil

6- A relação entre açúcar e câncer (acredite, não é boa – para você)

7- Demais efeitos do açúcar sobre seus hormônios (e isso vai afetar seu comportamento, acredite)

8- Uma dica para evitar que seus filhos caiam nessas tentações adoçadas.

 

6 Motivos para reduzir o açúcar no seu dia a dia e ter mais saúde.

 

acucar

 

  1. Não possui nutrientes

Açúcares como a sacarose e xarope de milho, muito usado em produtos industrializados, atualmente, contam com simplesmente zero de nutrientes.

Ou seja, ele não possui proteínas, nem vitaminas, nem minerais, tampouco gorduras essenciais.

O açúcar oferece apenas energia.

Porém, existem outras fontes saudáveis para quem busca esse benefício e mais: se essa energia oferecida pelo açúcar não for gasta, ela grosso modo se transforma em gordura no seu organismo.

Além de não possuir nutrientes, quando o seu consumo é demasiado, facilita a deficiência de nutrientes, para isso, basta ingerir de 10% a 20% das calorias diárias na forma de açúcar.

 

  1. Faz mal para os dentes

É bem provável que você já tenha ouvido falar do grande problema que o consumo de açúcar pode se tornar para os dentes, não é mesmo?

Mas você sabe por que?

Na realidade, assim como muitas pessoas, as bactérias más que vivem na boca (porque existem as bactérias do bem que são importantes para a nossa flora oral) também adoram açúcar e se fortalecem com o alimento, que também é facilmente digerido por elas.

É como se você, especialmente ao ingerir bebidas com açúcar, estivesse dando um belo banho de imersão nos seus dentes com o nutriente favorito dessas bactérias.

E elas vão fazer a festa!

O resultado disso é, no mínimo, o desenvolvimento de cáries, que quando não são tratadas podem evoluir para problemas maiores, como inflamações e infecções na gengiva.

 

  1. Sobrecarrega o fígado

Outro problema do açúcar, menos conhecido pelas pessoas, é que a frutose pode sobrecarregar o seu fígado.

Embora a frutose seja um açúcar naturalmente encontrado em frutas, hoje em dia, ela é amplamente utilizada pela indústria de alimentos, em conjunto com demais tipos de açúcares e em maiores concentrações.

Além disso, vale lembrar que antes do açúcar entrar na corrente sanguínea do trato digestivo, ele é dividido em duas partes: glicose e frutose.

A glicose é encontrada em todas as células vivas do planeta, sendo que o organismo a produz caso não a ingerirmos.

Já a frutose não é produzida pelo organismo, o qual também não precisa dela para viver.

No entanto, a frutose só é metabolizada pelo fígado em quantidades significantes.

Se você comer frutas não há problema, aliás, é muito importante para uma dieta balanceada, até porque as frutas são ricas em muitos minerais e vitaminas.

Assim, a frutose das frutas se torna glicogênio e fica armazenada no fígado até que o corpo precise.

Por outro lado, quando o fígado está cheio de glicogênio, porque foram ingeridos produtos com muita frutose, como os industrializados, o órgão é obrigado a transformar a frutose em gordura.

Se o organismo tiver que repetir esse processo de modo repetitivo, as chances de adquirir problemas graves como esteatose hepática (acúmulo de gordura no fígado) são grandes.

Mais ou menos como se fazem com os gansos para obter a produção do foie gras, ou seja, um fígado repleto de gordura devido à alimentação forçada.

 

Mas antes de prosseguirmos... Que tal conhecer um método de emagrecimento totalmente sistematizado e fácil, onde você não precisa abandonar totalmente os alimentos que tanto gosta e acabar de vez com o tal do efeito sanfona, mudando sua vida e saúde para sempre?

Você está a um clique de uma verdadeira revolução na sua vida. Se você precisa perder 10, 20, 30kg ou mais, veio ao lugar certo. E se precisa perder só alguns quilinhos, é mais rápido ainda. Nada de medicações, dietas milagrosas, nada disso. Até porque nada disso é necessário.

E você também vai conhecer 7 alimentos que você provavelmente acha que são emagrecedores, mas que na verdade promovem justamente o efeito contrário.

Clique aqui para saber mais e bem vindo à sua nova vida.

 

  1. Resistência à insulina

Outro grave problema do açúcar e bastante comum é que a substância pode causar resistência à insulina, um trampolim para o desenvolvimento de diabetes e mesmo a Síndrome Metabólica.

A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas e muito importante no corpo, uma vez que possibilita à glicose (açúcar no sangue) entrar nas células do sangue, de forma controlada.

Ter excesso de glicose no sangue é altamente perigoso, o que pode levar aos problemas já citados, como diabetes.

Além disso, quando o consumo de açúcar é demasiado, a insulina deixa de funcionar como deveria, pois as células se tornam “resistentes” a ela.

Com isso, o organismo perde o controle da entrada de glicose no sangue.

E isso tem um outro efeito colateral: sabota os mecanismos de saciedade.

Grosso modo, ingerindo muito açúcar, sua insulina estará lá no alto e você simplesmente perde os sinais que diriam ao seu corpo que você está sem fome.

Daí para ficar com fome o tempo todo e comer tudo o que vem pela frente é um pulo.

E um outro pulo para doenças que acompanham a obesidade.

 

  1. Pode causar câncer

Ainda sobre a insulina, vale lembrar que ela é um hormônio que funciona na regulagem do crescimento dos cancros (cânceres), os quais são as principais causas de morte em todo o mundo.

A doença se caracteriza por um crescimento descontrolado e a multiplicação das células.

Assim, pesquisadores acreditam que ter altos níveis de insulina, resultado da ingestão de açúcar, contribui em muito para o surgimento do câncer.

Estudos apontam também que o câncer pode ter origem de problemas metabólicos, os quais, como já vimos, estão associados ao consumo exagerado de açúcar.

 

  1. Efeitos sobre os hormônios

Diferentes alimentos podem ter efeitos distintos no cérebro e nos hormônios que controlam a ingestão dos mesmos.

Estudos mostram que a frutose não tem o mesmo tipo de efeito sobre a saciedade como glicose.

Em outras palavras, a frutose não provoca saciedade no cérebro e, por isso, mesmo como energia é uma substância menos eficiente.

Se acrescentarmos a isso um sinal importante enviado pela insulina, que é quando ela, em altos níveis (ou seja, quando você ingere muito açúcar), dispara uma “ordem” para o organismo acumular gordura, você pode imaginar o estrago.


 

Depois de conferir essa lista você já sabe que existem bons motivos para cortar o mal pela raíz não é?

Uma dica para quem tem crianças em casa: ofereça bebidas e sobremesas sem açúcar!

Assim você contribuirá para que elas cresçam mais saudáveis ao se adaptarem com o00 sabor das coisas sem necessidade de adoçá-las.

 

Referências:

1- A new understanding of the relationship between sugars, dental caries and fluoride use: implications for limits on sugars consumption.

2- Dietary fructose in nonalcoholic fatty liver disease

3- Dietary sugar and colon cancer.

 

 

Veja Mais Sobre Como Emagrecer

Seja bem-vindo! Saiba quem somos.   Olá! Gostaríamos de te dar as boas vindas ao site. Esperamos que, aqui, você aprenda e encontre todas as informações de que precisa para cons...
Dieta da água: a dieta mais simples do mundo (e fu... Calma, muita calma nessa hora! Dieta da água não significa que você vai ficar só tomando água o tempo todo.Pelo contrário, vai muito além disso. ...
Gengibre para emagrecer: turbine seu metabolismo. Para entender como funciona o uso do gengibre para emagrecer, é preciso lembrar que, da mesma forma que o exercício cria o calor necessário no corpo p...
Como perder barriga rápido: agora vai! Quando se trata de emagrecimento, perder a gordura abdominal é o principal objetivo de quem está tentando perder peso e melhorar a boa forma. Muitas p...

Descubra quais são os 7 alimentos que parecem saudáveis, mas que na realidade não são.

Sim, eu quero.

Publicidade

Dê a sua opinião sobre emagrecimento e dietas.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Vinagre de maçã emagrece? | Comece a Emagrecer - […] açúcar elevado no sangue também pode ser um problema de quem não têm diabetes. Acredita-se ser uma das […]
  2. Como faço para emagrecer? Um plano fácil em 3 passos. - […] 1 – Elimine açúcares e amidos: a partir do momento que você remove o açúcar e os amidos (carboidratos)…
  3. Café emagrece? Por favor, sem botar açúcar. - […] Outro benefício do grão diz respeito à redução do risco de contrair outra doença, a diabetes tipo 2, a…
  4. Como acabar com a barriga de uma vez por todas. - […] entrada de glicose nas células, e em última análise, leva ao acúmulo de gordura. É justamente o consumo de…
  5. Dietas para emagrecer: guia para encontrar a correta - […] O açúcar é uma das principais causas da doença hepática gordurosa não alcoólica. Ele também está associado a diversas…
  6. Dieta para perder peso: quais os segredos do sucesso das melhores. - […] porque o açúcar é definitivamente o pior ingrediente de uma dieta. Mesmo que existam pessoas que consigam moderar a…
  7. Alimentos integrais: os efeitos no seu peso e um jeito sensacional de matar sua fome. - […] doenças inflamatórias, cânceres colorretais e outros. Além disso, ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue e pressão,…
  8. Xarope de agave: pior do que você pensa. - […] dizer que o açúcar e o xarope de milho são outros produtos ricos em frutose, sendo que contêm dois…
  9. Como dizer não para aquele amigo que insiste em te empurrar comida (e fazê-lo parar de sabotar você de uma vez por todas). - […] Aliás, o conceito de sobremesa é algo muito mais social do que de nutrição propriamente dita. Pense só: se…
  10. Os 14 piores alimentos para sua saúde (não deveriam sequer se chamar "alimentos"). - […] Açúcar: quando consumido em demasia causa resistência à insulina, o que está associada à doença […]
  11. 10 dicas para emagrecer rápido sem dietas malucas nem sofrimento. - […] Quanto ao açúcar, a melhor substituição é não colocar nada no lugar. […]

O que você pensa sobre emagrecimento e dietas? Escreva abaixo!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *