Alimentos nutritivos: os 10 melhores de todos os tempos.

Alimentos nutritivos: os 10 melhores de todos os tempos.

5 de Abril de 2017

Existe um máximo de comida que você consegue ingerir ao longo de um dia.

E para que você aproveite o máximo dos nutrientes, faz sentido que sua escolha tenda para os alimentos mais ricos em nutrientes.

Alimentos nutritivos acabam tendo papel também no emagrecimento, pois impedem que a falta de nutrientes seja motivo para lhe causar fome.

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Neste artigo você vai descobrir:

1- Os 10 melhores alimentos nutritivos

2- Por que o salmão é um dos melhores peixes (e mais gostosos)

3- Qual o alimentos mais subestimado, mas um dos campeões em matéria de nutrição

4- Um bom motivo para comer mais sushi

5- Um infográfico mostrando todos os benefícios do alho

6- Um alimento que muita gente não gosta, mas bem que poderia gostar

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7- Uma frutinha riquíssima em antioxidantes

8- Por que demonizar a gema do ovo é besteira

Dessa forma, compilamos aqui uma lista com os 10 melhores alimentos nutritivos, ou seja, os mais ricos em nutrientes, tanto quantidade como variedade.

 

Assista a versão em video:

 

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Confira os 10 melhores alimentos nutritivos

1. Salmão

alimentos nutritivos: salmão

O salmão e outros tipos de peixe com conteúdo gorduroso mais alto, contém uma quantidade considerável de ômega-3.

Esse ácido graxo é extremamente importante para o funcionamento do seu corpo, tanto na sensação de bem estar como na diminuição do risco de doenças.

E isso sem falar em outros nutrientes.

Proteínas de qualidade, vitaminas e minerais incluindo boas quantidades de magnésio, potássio, selênio e todas as vitaminas do complexo B.

 

2. Couvecouve

A couve de folhas (e alguns subtipos) são carregadas de vitaminas, minerais, fibras, antioxidantes e outros compostos bioativos.

É bastante rica em vitaminas C, A, K1 e B6, além de potássio, cálcio, magnésio, cobre e manganês.

Ainda consegue mais nutritiva que o espinafre, isso porque contém menos oxalatos, substâncias que se ligam a alguns minerais e reduzem a absorção destes.

E para completar, seus componentes bioativos como isotiocianatos e índole-3-carbinol, demonstraram papel no combate ao câncer em estudos com animais e in vitro.

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3. Algas marinhas

alga marinha

Em alguns casos, as algas marinhas são até mais nutritivas que vegetais.

Contém níveis elevados de minerais como cálcio, ferro, magnésio e manganês.

Também são ricas em compostos bioativos como ficocianinas e carotenoides, que têm ação antioxidante e antinflamatória.

Mas o real destaque é a quantidade de iodo, mineral usado para produzir hormônio tireoidiano.

Apenas ingerir uma pequena quantidade de algas, poucas vezes ao mês, pode proporcionar todo o iodo que seu corpo necessita.

Os amantes de sushi e outras iguarias japonesas podem se esbaldar.

 

4. Alho

alho

Como se não bastasse dar bastante sabor aos nossos alimentos, o alho ainda é por demais nutritivo.

Contém alto teor de vitaminas, C, B1 e B6, cálcio, potássio, cobre, manganês, e selênio.

Mas o principal nutritente contido no alho atende pelo nome de alicina.

 

Mas antes de prosseguirmos... Que tal conhecer um método de emagrecimento totalmente sistematizado e fácil, onde você não precisa abandonar totalmente os alimentos que tanto gosta e acabar de vez com o tal do efeito sanfona, mudando sua vida e saúde para sempre?

Você está a um clique de uma verdadeira revolução na sua vida. Se você precisa perder 10, 20, 30kg ou mais, veio ao lugar certo. E se precisa perder só alguns quilinhos, é mais rápido ainda. Nada de medicações, dietas milagrosas, nada disso. Até porque nada disso é necessário.

E você também vai conhecer 7 alimentos que você provavelmente acha que são emagrecedores, mas que na verdade promovem justamente o efeito contrário.

Clique aqui para saber mais e bem vindo à sua nova vida.

Este componente já teve seu papel na saúde estudado, e está associado a uma redução da pressão arterial, e redução dos níveis de colesterol LDL, além de aumento do HDL, o que em última análise leva à redução do risco de doenças cardiovasculares.

Estudos também demonstraram que pessoas que comem muito alho têm um risco menor de diversos tipos de cânceres, como cólon e estômago.

E para encerrar, o alho é bastante potente para matar patógenos como bactérias e fungos, melhorando nossa imunidade.

Confira o infográfico abaixo sobre os benefícios do alho

beneficios do alho

Clique na imagem para ampliar

 

5. Mariscos e ostras

mariscos e ostras

Os mariscos (ameijoas) estão entre as melhores fonts de vitamina B12, e também são repletos de outros nutrientes como vitamina C e B, potássio, selênio e ferro.

As ostras também são bastante nutritivas, e são até famosas por suprirem grandes quantidades de zinco e cobre, também junto com boas quantidades de vitamina B12 e vitamina D, além de outros nutrientes.

Apesar de não serem tão frequentemente consumidas, em comparação com outros frutos do mar, isso não diminui o fato de serem altamente nutritivas.

 

6. Batata

batata

A batata é rica em carboidratos, o que pode ser contraproducente em se tratando de emagrecimento.

Entretanto, isso não tira o mérito de ela ser rica em nutrientes.

De fato, são um dos alimentos mais perfeitos do mundo.

Uma batata larga contém muito potássio, magnésio, ferro, cobre e manganês, e ainda também bastante vitamina C e a maioria das vitaminas do complexo B.

E contém um pouco de quase todos os nutrientes que precisamos.

Tanto que existem relatos de pessoas que viveram por um tempo prolongado consumindo apenas batatas.

 

7. Fígado

figado de boi

Nos tempos antigos, era comum os homens comerem os órgãos de sua caça.

E destes, o fígado é de longe o mais nutritivo.

O que não surpreende se formos analisar o fato que o fígado exerce centenas de funções relacionadas ao metabolismo, e uma delas é armazenar nutrientes importantes para o resto do corpo.

Uma porção de 100 gramas de fígado consegue suprir bem mais do que a necessidade diária de vitaminas B12, B2, A e cobre.

Também tem quantidades interessantes de vitaminas B6, B5, niacina, folato, ferro, fósforo, zinco e selênio, além de suprir 29g de proteína de qualidade.

 

8. Sardinhas

sardinha

As sardinhas são pequenos peixes que podem ser comidos inteiros.

O que inclui ossos, pele, órgãos, cérebros, etc.

E se formos considerar que os órgãos são comumente a parte mais nutritiva do animal, não é surpresa que as sardinhas inteiras sejam extremamente nutritivas.

Assim como a batata, a sardinha contém um pouco de praticamente todos os nutrientes que o corpo precisa. E assim como outros peixes mais gordurosos, também é rica em omega-3.

9. Mirtilo

mirtilo

Os mirtilos (blueberries) não são tão ricos em vitaminas e minerais como as verduras e legumes, mas se destacam é na quantidade incrível de antioxidantes.

Antocianinas e vários outros componentes, e incluive alguns conseguem atravessar a barreira hematoencefálica e exercer efeitos produtivos no cérebro.

E diversos estudos demonstraram efeitos positivos do consumo de mirtilos, como a melhora da memória em adultos mais velhos, redução da pressão arterial e da oxidação do colesterol LDL, e também achados preliminares em estudos in vitro e com animais, sobre ajuda no combate ao câncer.

 

10. Gema de ovo

gema do ovoClaramente o ovo inteiro é um dos alimentos mais nutritivos da natureza. Mas como a clara é inteiramente composta de proteínas, falaremos aqui da gema.

Frequentemente demonizada pelo alto conteúdo de colesterol, na verdade a gema de ovo ajuda a “neutralizar” o colesterol ruim e eleva o HDL, o colesterol bom.

A gema do ovo é repleta de vitaminas, minerais e diversos nutrientes muito poderosos. Por exemplo, os antioxidantes luteína e zeaxantina, que protegem os olhos e reduzem o risco de doenças como a catarata e degeneração macular.

Isso sem falar na colina, um nutriente cerebral que 90% das pessoas ingere em quantidade insuficiente.

E se você quer emagrecer, a quantidade de proteínas e gorduras contidas em um ovo dá a esse alimento um poder de saciedade imenso. Ou seja, você acabará comendo menos e sentindo menos fome.

 


 

 

Referências:

1- Garlic: a review of potential therapeutic effects

2- Composition and antioxidant activity of kale (Brassica oleracea L. var. acephala) raw and cooked.

3- Evidence for anti-cancer properties of blueberries: a mini-review.

 

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Sim, eu quero.

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Uma pessoa comentou aqui

  1. emagrecer tem tudo haver com saúde então se quer emagrecer basta se alimentar de forma saudável e fazer exercícios.e isso não deve ser encarado apenas como regime mas um estilo de vida.

O que você pensa sobre emagrecimento e dietas? Escreva abaixo!

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