Banana engorda ou emagrece? 4 fatos que você não sabia.

Banana engorda ou emagrece? 4 fatos que você não sabia.

17 de outubro de 2016

Banana engorda ou emagrece? Essa é uma dúvida frequente, de pessoas que querem perder peso.

A questão é que o responsável pelo engordar não é necessariamente o alimento, mas sim, a sua quantidade e os hábitos alimentares do indivíduo.

Isso acaba gerando comportamentos digamos desprovidos de inteligência – para não ser muito agressivo aqui.

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É tipo a pessoa que acha que vai emagrecer porque está consumindo produto light, e se sente “liberada” para comer o quanto quiser do produto.


Então neste artigo você vai descobrir:

1- A composição nutricional da banana

2- Uma comparação com outras frutas, em termos de densidade calórica

3- Por que o fato de a banana quase não ter gordura não significa muita coisa para quem quer emagrecer

4- Por que os carboidratos da banana podem ter efeito engordativo

5- Por que a praticidade da banana (fácil de carregar e comer) é um perigo

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6- Por que a banana é um substituto aceitável para porcarias

7- Como escolher sua banana para dieta

8- Benefícios e outras dicas sobre consumir banana para emagrecer

 

 

Componentes nutricionais da banana

Uma discussão sobre o tema banana engorda ou emagrece só poderia começar pelos valores nutricionais contidos nessa simpática fruta.

Confiramos então a tabela nutricional abaixo, correspondente a uma banana média.

banana engorda ou emagrece

Destacados em amarelo, estão os aspectos mais importantes para analisarmos.

O primeiro diz respeito às calorias.

E uma banana média de 118g possui 105 calorias. Ou seja, quase 1 caloria por grama (0,88 para ser mais preciso)

Se olharmos para as calorias contidas em outras frutas, como por exemplo:

 

– Maçã: Uma maçã grande possui 242g, e fornece 130 calorias, logo, 0,53 caloria por grama

– Morango: Uma porção de 144g de morangos fornece apenas 46 calorias, logo, 0,31 caloria por grama

– Pera: Uma pera média tem 160g e fornece 100 calorias, então 0,60 caloria por grama

– Abacaxi: 165g de abacaxi fornecem 82 calorias, então 0,49 caloria por grama

– Laranja: Uma laranja média (154g) fornece 80 calorias, então 0,51 caloria por grama.

 

Como observado, a banana é um alimento mais calórico, quando comparada a outras frutas.

Isto somado ao fato de ser uma fruta muito saborosa e prática para comer (explico a questão da praticidade já já), fica bem fácil consumir algumas bananas a mais e sabotar seus esforços.

Voltando à tabela nutricional, um fato que poderia ser levado para o lado positivo é a quase total ausência de conteúdo gorduroso na banana.

Então você poderia estar celebrando ao ver isso, “oba, banana não tem gordura, então tá liberado”.

Meus parabéns, você acaba de comprovar que é vítima da total desinformação que impera na mídia, que faz as pessoas acharem que cortar a gordura é o que basta para emagrecer.

Mas calma, ainda tem saída. Vamos entender o porquê o baixo teor de gordura da banana não necessariamente é uma boa notícia.

 

banana-engorda-ou-emagrece-dica

Baixa gordura + Muito carboidrato = Catástrofe

 

Quase todas as calorias (que não são poucas) da banana vêm de carboidratos.

E isso não é nada bom se você quer emagrecer.

 

Mas antes de prosseguirmos... Que tal conhecer um método de emagrecimento totalmente sistematizado e fácil, onde você não precisa abandonar totalmente os alimentos que tanto gosta e acabar de vez com o tal do efeito sanfona, mudando sua vida e saúde para sempre?

Você está a um clique de uma verdadeira revolução na sua vida. Se você precisa perder 10, 20, 30kg ou mais, veio ao lugar certo. E se precisa perder só alguns quilinhos, é mais rápido ainda. Nada de medicações, dietas milagrosas, nada disso. Até porque nada disso é necessário.

E você também vai conhecer 7 alimentos que você provavelmente acha que são emagrecedores, mas que na verdade promovem justamente o efeito contrário.

Clique aqui para saber mais e bem vindo à sua nova vida.

Porque para emagrecer, você precisa suprimir a maldita substância que faz você acumular a gordura que come.

Se você não a conhece, ela se chama insulina, aquele maldito hormônio produzido no pâncreas.

Quando a insulina está constantemente alta, ela está mandando o seguinte recado para o seu tecido gorduroso:

“Guardem tudo o que puderem”.

Quem quer emagrecer precisa evitar esse recadinho a qualquer custo, e uma das formas de fazer isso é mantendo seus níveis de insulina baixos, através da alimentação.

Dessa forma você estará num modo de gasto de energia, e não de acúmulo.

E o que a banana tem a ver com isso?

A quantidade de carboidratos contidos na banana é tudo que o pâncreas precisa para cuspir insulina no seu sangue como um louco.

Ou seja, é como se você jogasse contra seus esforços para emagrecer.

Pouco inteligente, para pegar leve.

Se a banana fosse a única fonte de carboidrato, ok, mas provavelmente você come outras fontes, e tudo somado vai levar sua insulina a níveis estratosféricos.

Mas é possível emagrecer comendo banana sim, calma que tudo tem um jeito.

Só é mais difícil.

banana engorda ou emagrece dica 2

 

Por que o fato de a banana ser prática para comer é ruim

Por conta de uma característica maravilhosa da psicologia humana, a preguiça tem um lado emagrecedor.

Acredite se quiser.

Cito um estudo feito em escritórios de trabalho, onde um potinho com chocolates ficava à disposição das pessoas ali presentes.

Num primeiro momento do experimento, os pesquisadores compararam o quanto as pessoas comiam de acordo com a distância que estavam do pote.

Eles colocaram o pote do lado da pessoa, ou a 2 metros de distância, ou a mais de 5 metros.

E descobriram que quanto mais longe o pote, menos as pessoas tendiam a comer.

Num segundo momento, eles deixaram o pote ao lado das pessoas, alguns destampados, e outros com uma tampa que requeria um certo trabalho para remover.

E o resultado foi que as pessoas tendiam a comer menos dos potes tampados.

Isso é um reflexo da busca pela praticidade de cada alimento.

No caso, a preguiça acaba sendo emagrecedora.

Quantas vezes você já não se pegou comendo o que estava mais acessível?

Só que no caso da banana, isso contribui para ela ser potencialmente engordativa.

Simplesmente pelo fato que para comer uma banana, basta descascá-la e pronto.

Compare isso ao trabalho que você teria para comer um abacaxi ou uma laranja, ambos menos calóricos.

Aí complica, não acha?

banana engorda ou emagrece dica 3

 

Afinal, banana engorda ou emagrece?

Afinal, banana engorda ou emagrece?

Banana engorda ou emagrece? Depende da quantidade…

No entanto, isso não quer dizer que comer uma banana vai te engordar, a não ser que sejam consumidas muitas bananas por dia.

Isso vai depender de outros fatores associados.

No entanto, até mesmo quem comer várias dessas frutas pode não engordar se realizar atividades físicas o suficiente para queimar as calorias ganhas.

E também se tiver uma dieta em geral compatível com a quantidade de bananas ingeridas.

Um ponto positivo na análise se banana engorda ou emagrece é a questão da diversidade de nutrientes contidos na banana.

Sim, porque é aquela história: diversos fatores influem na sua fome. E um deles é a deficiência de certos nutrientes.

Pense nas calorias vazias de um refrigerante, por exemplo. Dois fatores irão influenciar negativamente a sua fome (tradução: você vai comer tudo o que ver pela frente):

1- A insulina disparada pelos altos níveis de açúcar do refrigerante vai sabotar seus mecanismos de saciedade, e você continuará com fome.

(se duvida disso, tente comer um sorvete… depois um pacote de biscoitos… depois tomar refrigerante… você pode. Agora tente comer 3 pratos de feijoada e volte para me contar o que aconteceu).

2- Você pode até não acreditar, mas seu organismo sente falta de vitaminas, minerais e outros nutrientes que estão ausentes no refrigerante. E eu nem preciso dizer qual o mecanismo que o corpo lança mão quando sente falta de qualquer nutriente.

Isto posto, a banana é um alimento que nutre muito, porque é rica em carboidratos, ou seja, pode substituir um alimento tão calórico quanto, mas que não vai oferecer os mesmos benefícios.

Entre uma banana e uma barra de chocolate ao leite, não tem nem o que pensar. Aliás, tem sim, porque comer sem pensar é pedir para engordar.

A fruta é rica ainda em fibras, minerais e vitaminas, sendo que entre eles, destacam-se o potássio e o magnésio e as vitaminas do complexo B, além de contar com triptofano.

A banana também possui alta concentração de água, bem como proteínas e gorduras boas em menores quantias.

Ou seja, é um alimento completo.

banana engorda ou emagrece dica 4

 

Como escolher banana para dieta

Existem diferentes variedades de banana, sendo que a banana maçã é a menos calórica e com maior concentração de fibras.

É considerado ainda o tipo mais saboroso.

Quem deseja reduzir o número de calorias da dieta pode ainda comer as bananas antes de amadurecerem demais, uma vez que nesse momento elas tornam-se mais calóricas.

Isso acontece porque o amido resistente que possui se transforma em açúcar à medida que amadurece.

Outra dica não só para quem deseja perder peso, mas também quer manter uma alimentação saudável é fazer a farinha de banana verde, também chamada de biomassa, que é simples e pode entrar em diferentes receitas, doces ou salgadas.

Assim como as demais frutas, a banana possui fibras que ajudam o intestino a funcionar melhor e que saciam a fome por mais tempo, reduzindo o apetite.

Ambas as caraterísticas são ideais para quem precisa reduzir as suas medidas.

Por ser rica em carboidratos, oferece ainda mais sustância e, por isso, pode integrar os lanches que devem ser feitos antes do treino para ter energia suficiente.

Benefícios e como consumir a banana

Para cozinhar ou assar, as melhores bananas são do tipo banana-da-terra e banana prata, sendo que a banana nanica combina mais com as receita de bolos. Coisa que você deve evitar, diga-se de passagem, se quer emagrecer.

É possível ainda agregar a fruta na preparação de shakes, vitaminas e sucos, bem como comê-la junto com iogurte, aveia, linhaça, chia e outras sementes e mesmo com granola e/ou açaí.

Uma dica para quem deseja perder peso e está optando pelas sobremesas mais saudáveis é colocar uma banana sem casca com um pouco de canela por cima e deixar esquentar no forno de micro-ondas por alguns segundos.

Fica uma delícia, sacia a vontade pelo doce e alimenta.

A casca da banana também pode ser usada em receitas de bolos, por exemplo.

Além das mesmas vantagens da fruta em si, a sua casca conta com o dobro de potássio. Assim como é uma alternativa saudável para emagrecer, a banana também possui diversos benefícios.

Entre eles, previne as cãibras musculares, devido ao potássio que possui, diminui a pressão arterial, já que é rica em água, e evita a depressão, uma vez que é fonte de triptofano (responsável pela formação da serotonina – hormônio do prazer).

 

Concluindo, se banana engorda ou emagrece, depende!

conclusão se banana engorda ou emagrece

Tanto faz… Depende da sua estratégia.

A resposta para a pergunta se a banana engorda ou emagrece, é um enorme “depende”.

Primeiro, se você gasta mais calorias do que ingere, se está comendo mais ou menos bananas não fará diferença.

Só é mais difícil gastar mais calorias do que ingere se você comer porcarias.

A substituição de porcarias pela banana vai com certeza te ajudar a emagrecer.

E se você está comendo banana mas não está tendo resultados, bom, outros fatores na sua dieta e atividade física podem estar causando isso, então a culpa não é da banana em si.

O segredo é focar no nível de carboidratos que você come.

Quanto mais, mais atividade física você precisa fazer.

Quanto menos, você emagrecerá mais rápido ao fazer exercícios.

Uma ou outra banana é bem vinda, mas cuidado para não extrapolar.

 


Referências: 

1- Daily consumption of banana marginally improves blood glucose and lipid profile in hypercholesterolemic subjects and increases serum adiponectin in type 2 diabetic patients.

2- Bioactive compounds in banana and their associated health benefits – A review.

3- Influence of ripeness of banana on the blood glucose and insulin response in type 2 diabetic subjects.

Descubra quais são os 7 alimentos que parecem saudáveis, mas que na realidade não são.

Sim, eu quero.

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