Batata doce engorda? Não, se você souber usar.

Batata doce engorda? Não, se você souber usar.

9 de fevereiro de 2016

Muita gente tem dúvidas se a batata doce engorda e, por isso, costumam excluí-la do seu dia a dia.

No entanto esse alimento, além de contar com muitos benefícios para a saúde, também é um aliado de quem deseja emagrecer.

Neste artigo você vai descobrir: 

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1- Por que a forma que você ingere determina se a batata doce engorda ou não

2- O potencial engordativo da batata doce e por que isso acontece

3- As vantagens do consumo de batata doce

4- Como consumir de uma forma que a batata doce seja emagrecedora

5- A quantidade de calorias contidas em uma porção de batata doce

6- Dicas para preparar a sua batata doce emagrecedora

Quando a batata doce engorda.

Em muitas regiões do país, os indivíduos se acostumaram a ingerir a batata doce com açúcar e caldas, e sendo assim, claro que essas “versões” mais doces do alimento, e em grandes quantidades, vão engordar.

Mas se consumidas na medida certa oferecem muitos nutrientes.

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Vale lembrar que existem diversos tipos de batata doce, como a branca, amarela, roxa e avermelhada, sendo todas elas são saudáveis, podendo contar com mais ou menos minerais e vitaminas.

Todos os tipos de batata doce, entretanto, contém carboidratos complexos de baixo índice glicêmico.

Isso quer dizer que o organismo absorve o alimento de forma lenta, liberando glicose na corrente sanguínea aos poucos.

Com isso, a batata doce não estimula demais o hormônio insulina, que tem como efeito, em última análise, acumular gorduras e aumentar a fome.

Esse é um dos motivos para fazer da batata-doce um alimento que engorda menos.

Veja bem, eu disse engorda menos.

Quem dispara a secreção de insulina, em qualquer nível, tem potencial engordativo.

Afinal de contas, é o estímulo insulinêmico que provoca o acúmulo de gordura no corpo, além de um potencial descontrole dos mecanismos de saciedade (leia-se você tende a sentir fome o tempo todo, e o emagrecimento vai se tornar uma missão complicada).

Mas calma, que a batata doce tem suas vantagens sim.

O fato de liberar moderadamente glicose o sangue também significa que o alimento oferece maior energia para quem o consome, queimando mais gordura e ganhando massa magra, ou seja, músculos.

Por ter baixo índice glicêmico, é um aliado de quem possui diabetes, pois ajuda a controlá-la.

Além disso, tem menor tendência a causar picos de insulina, ao contrário do que acontece quando se ingerem carboidratos simples.

E mais: esse alimento é muito saudável, uma vez que conta com alta concentração de fibras, além de ser rico em potássio, ferro e vitamina C, bem como vitaminas A e E.

Justamente por ser rica em fibras, a batata-doce também pode ajudar na perda de peso, pois como demora mais para ser digerida, faz o organismo trabalhar mais, ou seja, indiretamente acelera o seu metabolismo e aumenta a sensação de saciedade por mais tempo.

Outra vantagem é que diminui o colesterol total.

 

Benefícios da batata-doce para a saúde.

batata doce engorda

A quantidade de vitamina A existente na batata doce é muito importante porque esse nutriente é responsável, entre outras funções, por fortalecer o sistema imunológico.

Mas além de ajudar a emagrecer, pois conta com baixo índice glicêmico e alto teor de fibras, existe ainda mais benefícios de ingerir batata doce.

Outra vantagem é que a vitamina A também funciona como antioxidante, bem como tem papel na manutenção dos ossos e do tecido epitelial, que reveste a superfície do corpo.

Esse nutriente ajuda ainda a prevenção do câncer.

Já a vitamina C, presente na batata doce, tem como benefícios para o organismo regular a pressão arterial e diminuir a incidência de cãibras.

Mas não é só isso, esse nutriente ajuda na formação de colágeno e previne quadros de anemia.

Enquanto isso, a vitamina E, que também integra o rol de nutrientes do alimento, é um nutriente que colabora em muito para o bem-estar da pele.

Como a batata doce ajuda a emagrecer e dicas de preparo.

Em média, uma batata doce não tem mais do que 116 calorias em 100g, o que é relativamente pouco, considerando todos os seus benefícios.

Para entender melhor como a batata-doce é um alimento no combate ao excesso de peso, vale explicar que mesmo se tratando de um carboidrato complexo, é rica em amido resistente – um grande aliado na queima de gordura.

Além disso, o carboidrato da batata doce age como uma fibra insolúvel.

Em outras palavras, esse alimento é resistente às enzimas do intestino delgado, e assim não conseguimos digerir o alimento.

Junto a isso, as fibras atraem as moléculas de açúcar e de gordura, aumentando sua eliminação e obviamente reduzindo sua absorção.

Entre as dicas de receitas com esse alimento, portanto, estão as versões salgadas, sendo que não é preciso colocar muito sal ao preparar as batatas.

 

Mas antes de prosseguirmos... Que tal conhecer um método de emagrecimento totalmente sistematizado e fácil, onde você não precisa abandonar totalmente os alimentos que tanto gosta e acabar de vez com o tal do efeito sanfona, mudando sua vida e saúde para sempre?

Você está a um clique de uma verdadeira revolução na sua vida. Se você precisa perder 10, 20, 30kg ou mais, veio ao lugar certo. E se precisa perder só alguns quilinhos, é mais rápido ainda. Nada de medicações, dietas milagrosas, nada disso. Até porque nada disso é necessário.

E você também vai conhecer 7 alimentos que você provavelmente acha que são emagrecedores, mas que na verdade promovem justamente o efeito contrário.

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Elas combinam, com muitos pratos, como com carnes, ao fazer carne de panela, por exemplo.

Também podem ser adicionadas no preparo de feijão com legumes.

Outra dica no preparo do alimento é cozinhar a batata-doce preferencialmente com a casca, pois é onde estão muitos de seus nutrientes.

Para tanto, basta lavá-la bem.

Uma forma muito simples de prepará-la é apenas cozinhando o alimento no vapor da água, evitando assim que se percam os seus nutrientes.

Na hora de comer, adicione um fio de azeite de oliva e um pouco de sal se achar necessário.

Por outro lado, evite a batata doce com açúcar, caldas e outros alimentos ricos em gordura, como as versões fritas.

Porque assim você estará garantindo que todo o potencial engordativo da batata doce será usado contra você, e isso é tudo que você não quer, não é mesmo?

Dessa forma, outra dica é assar a batata, assim, ela fica bem sequinha.

Se você refogar o alimento para unir a outros ingredientes pode usar o mínimo de óleo, só para não grudar na panela.

Por fim, saiba que mesmo se tratando de um alimento com uma série de benefícios, a batata doce não pode ser consumida de forma exagerada, sendo o melhor uni-la a outras opções saudáveis para montar pratos saborosos, variados, nutritivos e saudáveis.

Senão, é garantido que a batata doce engorda, sem só.

 


 

Referências: 

 

1- Sweet potato: a review of its past, present, and future role in human nutrition.

2- Anticancer effects of sweet potato protein on human colorectal cancer cells.

3- Sweet potato (Ipomoea batatas [L.] Lam)–a valuable medicinal food: a review.

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Uma pessoa comentou aqui

  1. Adoro dicas de dieta!!!

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