Beber água ajuda a emagrecer. E mais: 2 dicas matadoras que controlarão sua fome.

Beber água ajuda a emagrecer. E mais: 2 dicas matadoras que controlarão sua fome.

4 de junho de 2015

Definitivamente a água é um dos maiores aliados que você pode ter na sua luta contra a balança ou então na manutenção de um corpo magro e saudável. A recomendação de beber água durante o dia é salutar ao extremo, e aqui explicaremos o porquê.

Em primeiro lugar, e óbvio, você precisa manter-se hidratado. Água é mais de 70% do seu peso e essencial para o funcionamento do organismo.

Beber água tem um efeito agradável se você substituir outras bebidas (especialmente nas refeições) por ela. Água é apenas água, não tem açúcares, sódio e outras coisas indesejáveis que outras bebidas carregam para dentro de você ao ingerí-las. Sendo assim, trocar as suas bebidas rotineiras por água ajuda. E muito.

banner método emagrecimento fácil

Outra vantagem da água é para os apreciadores de bebida alcoólica. Experimente, antes de começar a beber, tomar dois copos de água. Num primeiro momento, você ficará saciado precocemente, e não conseguirá ingerir tanta bebida alcoólica. Depois, intercale água com a bebida, por exemplo, um copo de água para cada copo de cerveja. Além de reduzir pela metade a quantidade de álcool que você vai ingerir e consequentemente, ingerir menos calorias destas bebidas, você estará menos propenso à ressaca no dia seguinte. Sabe aquela dor de cabeça após uma bebedeira? Uma das causas é a desidratação que a bebida alcoólica causa. Afinal, aquelas idas ao banheiro induzidas pelo álcool jogam sua preciosa água fora. Adotando essas medidas, você além de beber menos, ficará mais hidratado e terá menos chance de se sentir mal no dia seguinte.

Algumas Dicas para Beber Água

beber água

Beber água ajuda a desintoxicar o corpo e manter seu pleno funcionamento.

Uma estratégia interessante é beber água (dois copos) antes das refeições. Quem faz isso regularmente, acaba se sentindo saciado antes do que normalmente aconteceria. Além do fator mecânico, pois a água promove a distensão do estômago de forma precoce (e esse é um dos sinais para a saciedade), a entrada da água no estômago vai, em última análise, promover a liberação de dois hormônios, leptina e PYY, que atuarão no cérebro, enviando uma mensagem de que estamos satisfeitos. E consequentemente, você ingerirá porções menores.

Ao manter-se hidratado, você também tenderá a urinar mais, e isso tem outro efeito interessante: A eliminação mais intensa de sais, que se acumulados, promoveriam retenção adicional de líquidos. Em outras palavras: Você terá menos inchaços.

E você não deve esperar ter sede para ingerir água durante o dia. Quando você sente sede, é sinal que de alguma forma, já está desidratado. Então vale a pena ingerir água mesmo que não sinta vontade, criar esse hábito. Uma dica para checar seu estado de hidratação é observar sua urina: Se estiver mais escura (âmbar) e pouco volumosa, já passou da hora de beber água. E existem dois ótimos motivos para criar o hábito de beber água mesmo sem sede: O primeiro é que a desidratação causa uma sensação que pode ser confundida com fome, e aí você já sabe o que vai acontecer. E o segundo, é que um organismo hidratado será mais eficiente em suas reações metabólicas, que serão otimizadas. Reações metabólicas otimizadas significam gasto calórico maior, e acho que não é necessário dizer o que significa “calorias queimadas”!

Uma boa forma de calcular o quanto você precisa de água, durante um dia:

35 (ml) x seu peso em kg = ml de água que você deveria ingerir.

Por fim, deixamos um alerta para pessoas que têm o hábito de se pesar regularmente, pois o estado de hidratação do organismo interfere no peso aferido. Basta lembrar que lutadores de MMA fazem o chamado “corte” de peso para atingir sua meta, mas isto é algo totalmente não saudável: Eles provocam uma desidratação intensa para perder água corporal e atingir o peso para a luta. Essa perda de peso é apenas perda líquida, e irreal. Sendo assim, tenha isso em mente quando se pesar, pode ser que você esteja hiperidratado apenas, e não quer dizer que tenha engordado em pouco tempo. Ou também o oposto, você acha que perdeu muito peso, mas está apenas desidratado.

banner método emagrecimento fácil

Quais outras formas você usa para garantir que está bebendo a quantidade de água suficiente? Como você faz na sua casa, trabalho, durante exercícios e em outros momentos do seu cotidiano? Faça um comentário explicando como você faz e colabore com outros leitores do site!

Veja Mais Sobre Como Emagrecer

Seja bem-vindo! Saiba quem somos.   Olá! Gostaríamos de te dar as boas vindas ao site. Esperamos que, aqui, você aprenda e encontre todas as informações de que precisa para cons...
Fast food: por que você está se matando aos poucos... Embora ainda seja uma febre em muitos países, já estão mais do que provados os malefícios do fast food.Entre outros motivos,uma razão é o seu alto...
Emagrecimento rápido: por que você está armando um... Um emagrecimento rápido é o que muitas dietas malucas prometem, e isso até pode acontecer.No entanto, elas não dizem quais são os verdadeiros peri...
Obesidade na adolescência: um texto obrigatório pa... Entre os problemas de saúde que acometem a população dessa nova geração está o risco com a obesidade na adolescência.Os maus hábitos, alimentação ...

Descubra quais são os 7 alimentos que parecem saudáveis, mas que na realidade não são.

Sim, eu quero.

Publicidade

8 disseram o que pensam. Agora é sua vez.

  1. Maurício e Eduardo, parabéns por mais um excelente artigo.

    Uma dúvida:

    Até que ponto podemos ingerir água de outras maneiras (como chás, sucos de fruta, isotônicos, água de coco) ao longo do dia sem cometer abusos e sem comprometer nossa saúde e nossos objetivos?

    Abração!

    • Gustavo, idealmente sua fonte de água deve ser apenas água. Mas para quem não está acostumado, pode ser difícil se livrar das outras bebidas adoçadas. Essas bebidas tem uma carga IMENSA de açúcar, e costumam ser responsáveis por 70% de todo o açúcar que você ingere durante o dia. Sendo assim, em linhas gerais, evite sucos, refrigerantes, isotônicos e águas aromatizadas tipo H2OH, ou qualquer produto onde você veja o açúcar adicionado.

      Sobre bebidas diet e adoçantes, há o problema das papilas gustativas: Elas se acostumam ao sabor doce, e podem aumentar o desejo por açúcar. É menos pior, mas

      Dessas opções, a água de coco é boa, porque tem poucas calorias e repõe minerais e vitamina C, sendo melhor que isotônicos caso você pratique exercícios. Só fique de olho porque ela tem carboidratos, poucos, mas tem. Sem exageros.

      E quanto aos chás, eles são boas opções também, desde que não adoçados (fuja dos iced teas comerciais). Cuidado só para não se queimar com o chá, e com o conteúdo de cafeína de alguns deles.

      Deixo uma frase que deve ser usada como guia: Não beba suas calorias!!!

  2. Outra pergunta:

    Água gaseificada. Supre as necessidades do corpo igual a água sem gás?

    Abração!

    • Se for água com gás simples, não faz diferença. Quer dizer, você se sentirá mais “cheio”, porque o gás provocará distensão no seu estômago.

      Mas deixe águas aromatizadas e tônica de lado: Essas tem calorias sim.

  3. O homem iluminado bebe regularmente água necessária e suficiente à sua manutenção independente dos gritos surdos de seus vacúolos, ao passo que os não iluminados, vítimas inconscientes do mundo, só o fazem quando estrilados de sede…

  4. Agua para mim foi maravilhosa faco academia queimava muito pouca caloria sempre tomando uma garrafinha na hr de malhar tinha muita celulite e gordura localizada a doi mese comecei a tomar duas garrafinhas de agua gelada na parte da manha apos o almoco 1 hra de digestao tomava agua o dia inteiro perdi quase 80%de caloria e celute estou muito feliz

  5. Eu bebo bastante água todos os dias, estou na luta pelo emagrecimento, na academia pela manha levo uma garrafinha de 1 litro e bebo tudo até o final do treino, já no trabalho, tenho uma de 580 ml e encho cerca de 3 a 4 vezes por dia , isso é bom pois faz com que eu levante do lugar também para ir até o bebedouro, a noite não costumo tomar muita água pois atrapalha meu sono onde eu tenho que acordar umas 3x a noite para ir ao banheiro.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Bebidas com açúcar: Seus efeitos e como eliminá-las. - Comece a Emagrecer - […] já falamos anteriomente, beber bastante água é muito importante para sua saúde e ajuda a emagrecer. A desidratação pode…
  2. Como perder barriga. - Comece a Emagrecer - […] melhor é obviamente, água. Ela nos ajuda a nos livrar da gordura por vários caminhos, inclusive beber muita água impede…
  3. Simpatia para emagrecer: a melhor de todas - Comece a Emagrecer - […] Beba água […]
  4. 6 dicas para uma dieta balanceada. - Comece a Emagrecer - […] o que devemos beber? A resposta é pura e simplesmente água! Se pura e sem aditivos, a água ajuda…
  5. Os males do refrigerante. - Comece a Emagrecer - […] de beber água. Isto pode levar, em última análise, à desidratação crônica. Lembrando que um organismo hidratado tem seu…
  6. Como emagrecer em casa: dicas incríveis para transformar sua casa num templo de emagrecimento e perder peso até vendo televisão. - […] sempre hidratada. Nada de ficar com o xixi amarelado, porque se for assim, já passou da hora de beber…
  7. Emagrecendo com saúde: os 23 mandamentos que toda pessoa magra seguiu e que não vão deixar que você volte a engordar. - […] no mínimo 2 litros de água por […]
  8. Frutas vermelhas: como elas retardam seu envelhecimento, previnem doenças e eliminam seu desejo por açúcar. - […] frutas vermelhas também contém grande quantidade de água. Isso dá mais peso, volume e torna as refeições mais suculentas,…
  9. Como emagrecer com saúde e, principalmente, sem passar fome, ficar sofrendo como louco, e gerar mudança permanente. - […] Beba ao menos dois litros de água todos os dias. […]
  10. Dieta da água: a dieta mais simples do mundo (e funciona). - […] a dieta da água não só garante a redução do peso, como também garante o aproveitamento de todos os…
  11. Refrigerante faz mal (e se bobear, mata). - […] tão concentrados, em alguns tipos de refrigerante, que isso causa desidratação do organismo, principalmente se a pessoa não beber…
  12. Alimentos que queimam gordura: inclua no cardápio para emagrecer automaticamente. - […] suplementos para perda de peso. Mas como o café, não é indicado exagerar no uso da pimenta. A água…
  13. Emagrecer urgente: a pressa pode ser inimiga da perfeição. - […] truque para emagrecer urgente é beber muita água todos os dias, sendo que dois litros é o ideal. A…
  14. Alimentos funcionais: os remédios da natureza que farão você viver mais, com saúde, e emagrecer. - […] frutas vermelhas também contém grande quantidade de água. Isso dá mais peso, volume e torna as refeições mais suculentas,…
  15. Como acabar com a barriga de uma vez por todas. – Comece a Emagrecer - […] Procure comer a cada três horas. Realize lanches com poucos carboidratos, mas que tenham boa quantidade de proteínas. Isso…
  16. 17 dicas para perder barriga e nunca mais a encontrar de novo. – Comece a Emagrecer - […] falamos inúmeras vezes dos benefícios de beber água para o emagrecimento, mas ela ainda pode te ajudar a perder…

O que você pensa sobre emagrecimento e dietas? Escreva abaixo!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *