Café emagrece? Por favor, sem botar açúcar.

Café emagrece? Por favor, sem botar açúcar.

30 de novembro de 2016

Café emagrece? É uma pergunta bastante comum, já que para algumas pessoas é quase impossível se imaginar sair de casa para o trabalho sem o seu café, com leite ou sem.

Quando se inicia uma dieta, ficam sempre dúvidas sobre o que incluir.

Embora não seja um líquido que deva ser ingerido em excesso, o café possui os seus benefícios para a saúde.

banner método emagrecimento fácil
Neste artigo, você vai descobrir: 

1- Os nutrientes contidos no café

2- Como a cafeína age no seu cérebro

3- Como o café pode ajudar na perda de peso

4- Como o café pode atrapalhar sua perda de peso. 

5- Uma reflexão pessoal que me fez abandonar a necessidade de adoçar o café 

6- Um benefício do café que fará você viver mais

banner método emagrecimento fácil

7- Efeitos colaterais do excesso de café

 

Uma das vantagens do café é que se trata de uma bebida fonte de antioxidantes, substâncias essas que estão relacionadas à redução do risco de muitas doenças.

Além disso, o grão do café é bastante nutritivo e na sua composição está folato, potássio, manganês, magnésio, fósforo e vitaminas como a B2, B5, B1 e B3.

Mesmo a cafeína tem as suas vantagens, uma vez que ela ajuda a melhorar a função do cérebro e aumenta o metabolismo.

Além de mais saudável do que refrigerantes e chocolate, que também possuem cafeína, o café tem essa substância em maior concentração.

Para entender melhor como essa substância age no sistema nervoso central, vale dizer que ela é um estimulante que no cérebro tem a função de bloquear um neurotransmissor inibitório chamado adenosina.

Ao fazer isso, a cafeína alarga a atividade cerebral e a liberação de outros neurotransmissores como a noradrenalina ea dopamina.

O resultado dessa combinação é menos cansaço e aumento da sensação de alerta.

Isso pode ser bastante benéfico no sentido de melhorar sua performance na atividade física.

Porém, um de seus benefícios mais importantes, inclusive, para quem está querendo perder peso e se questiona se café emagrece ou não, é que a bebida aumenta o metabolismo.

Como o café emagrece.

café emagrece

Quando se fala em aumento de metabolismo quer dizer que ele está mais acelerado e, logo, queimando mais calorias.

Nesse sentido, a cafeína pode até mesmo aumentar o desempenho durante a atividade física.

Além de ser prejudicial para a saúde o excesso de café, vale lembrar que se ele for consumido com grande frequência em pouco tempo vai perder os seus benefícios.

Isso quer dizer que se você beber café todos os dias, a tendência é que o seu organismo construa uma tolerância à cafeína, o que fará com que os seus efeitos se tornem menos potentes.

Devido à forma como o café atua no cérebro, pesquisas apontam que ele pode ser benéfico no combate às doenças de Alzheimer e de Parkinson.

Já que a doença de Alzheimer é neurodegenerativa, que causa demência, estudos levam a crer que pessoas que bebem café com alguma regularidade têm um risco bem menor de desenvolver o problema.

Quanto ao Parkinson, outra doença neurodegenerativa, causada pela morte de neurônios, as suas chances de surgir em pacientes que bebem café também é reduzida.

(Note que reduzida aqui significa uma chance menor, não que “se eu beber café as chances serão mínimas”).

Outro benefício do grão diz respeito à redução do risco de contrair outra doença, a diabetes tipo 2, a qual se caracteriza pela presença de níveis elevados de açúcar no sangue, em consequência da resistência aos efeitos da insulina.

Claro que isso será ainda mais eficiente se ao beber café a pessoa optar por usar uma quantidade reduzida de açúcar.

Ou de preferência, sequer adoçar.

Imagine que você tem uma ferida na mão, e que durante o dia você cuida dela, passa pomada, limpa, bota curativo, enfim, faz o que tem que ser feito.

Mas aí chega a noite e você, sabe-se lá porque, pega um palito de dente e começa a cutucar a ferida, arrancar crostas, fazer sangrar.

Parece ridículo, não? A ferida nunca vai cicatrizar, e quem sabe você arruma uma bela infecção, que pode ter graves consequências.

Muitas pessoas não se darão conta disso, mas quando você toma café com açúcar, está fazendo exatamente como nosso suposto amigo cutucador de feridas.

De um lado, você coloca para dentro uma substância que tem todo o potencial de lhe ajudar a emagrecer.

E junto com ela, outra que joga todo o seu esforço por água abaixo!

Vai entender.

Pior ainda se você, na crença que o café emagrece, decide aumentar o seu consumo da bebida, “mas sem abrir mão do açúcar, porque não aguento o gosto amargo”.

 

Mas antes de prosseguirmos... Que tal conhecer um método de emagrecimento totalmente sistematizado e fácil, onde você não precisa abandonar totalmente os alimentos que tanto gosta e acabar de vez com o tal do efeito sanfona, mudando sua vida e saúde para sempre?

Você está a um clique de uma verdadeira revolução na sua vida. Se você precisa perder 10, 20, 30kg ou mais, veio ao lugar certo. E se precisa perder só alguns quilinhos, é mais rápido ainda. Nada de medicações, dietas milagrosas, nada disso. Até porque nada disso é necessário.

E você também vai conhecer 7 alimentos que você provavelmente acha que são emagrecedores, mas que na verdade promovem justamente o efeito contrário.

Clique aqui para saber mais e bem vindo à sua nova vida.

Aliás, deixo aqui uma reflexão que no final das contas, por coerência, me ajudou a livrar da necessidade de adoçar o meu café:

Por acaso você bebe cerveja? Ou chimarrão? Ou qualquer outra bebida amarga. E ainda assim adoça o café?

Cadê a coerência? Porque o gosto amargo, você acabou de ver que não é o problema.

No meu caso, eu gosto de cerveja.

Então apenas segui a lógica, deixei de lado a frescura de “não gosto do amargor”, e uau, hoje em dia simplesmente não consigo tomar café adoçado.

Não combina. Simplesmente não dá!

Mais benefícios e por que café ajuda a emagrecer.

Já que o hábito de beber café conta com suas vantagens e desvantagens, existem muitos estudos que buscam aprofundar o tema e avaliar os seus reais benefícios.

Outro deles é a redução de doenças do fígado, sendo que pesquisas mostraram que os bebedores de café também têm um risco diminuído de contrair problemas nesse órgão.

E já que a cafeína ativa o cérebro, também é uma bebida que pode reduzir os casos de depressão e suicídio.

Por todas essas vantagens, combatendo doenças e problemas de saúde, os bebedores de café também têm como benefício uma maior expectativa de vida.

Como já foi dito, mesmo com tantos benefícios, isso não quer dizer que uma pessoa deva passar o dia inteiro bebendo café, pois em demasia os resultados são outros.

Além disso, nem todo mundo têm a mesma tolerância para a cafeína, e enquanto para alguns, uma xícara pode deixar a pessoa acordada por horas, para outras pode não fazer o mesmo efeito.

A melhor forma de beber café, portanto, seja para você que deseja emagrecer ou que apenas sente prazer ao tomar a bebida, é com moderação.

Em alguns indivíduos, o café pode provocar ansiedade e interromper o sono, mesmo em pouca quantidade, inclusive, em pessoas que tenham propensão a esses sintomas.

A cafeína, não só do café, como do chocolate e do refrigerante, pode causar vício, mais um motivo para consumir a bebida de forma moderada.

E mais: muitas pessoas têm optado por beber café sem açúcar.

Embora seja inimaginável ou muito difícil mudar de hábito para alguns, é uma opção saudável, pois vai oferecer os benefícios da bebida sem somar calorias.

Sem contar que, como dizem os especialistas: café de boa qualidade não requer adoçante!

Como você pôde ver, café emagrece sim.

E aí, vai um cafezinho?

 


 

 

Referências: 

 

1- Coffee and its consumption: benefits and risks.

2- Coffee: A Selected Overview of Beneficial or Harmful Effects on the Cardiovascular System?

3- Caffeine and exercise: metabolism, endurance and performance.

Veja Mais Sobre Como Emagrecer

Seja bem-vindo! Saiba quem somos.   Olá! Gostaríamos de te dar as boas vindas ao site. Esperamos que, aqui, você aprenda e encontre todas as informações de que precisa para cons...
Como perder peso rápido: o pequeno manual infalíve... Conseguir perder peso rápido e registrar na balança um número bem menor é o sonho de consumo de muita gente. Entretanto, é preciso ter em mente que o ...
Como perder barriga rápido: agora vai! Quando se trata de emagrecimento, perder a gordura abdominal é o principal objetivo de quem está tentando perder peso e melhorar a boa forma. Muitas p...
Pão engorda sim (e isso não é tudo). O pão engorda. Isso é fato. Esse alimento é conhecido por todos a um longo tempo, inclusive, o pão branco de grãos refinados que, em geral, não é nutr...

Descubra quais são os 7 alimentos que parecem saudáveis, mas que na realidade não são.

Sim, eu quero.

Publicidade

10 disseram o que pensam. Agora é sua vez.

  1. Penso que para emagrecer deve unir uma dieta equilibrada com exercícios físicos.Não somente fazer uma dieta restritiva.Pois acho que não funciona .

  2. Boa tarde olha eu queria saber se tomar café sem açúcar é melhor pra perde peso.

    • Com certeza, Cristiano. E de preferência, sem adoçante algum, porque o adoçante pode fazer você sentir mais vontade de consumir produtos com açucar, sem você perceber, e daí para se sabotar é um pulo.

  3. Tomar café duas vezes ao dia, faz meu organismos construir ema tolerância à cafeína? Quanto devo tomar para isso não acontecer?

    • Tomar café todo dia, seja a quantidade que for, vai fazer o organismo criar tolerância. Até porque é uma resposta adaptativa, é mais ou menos como você se acostumar com uma nova série de musculação. Se você fizer todo dia, vai ficar fácil.

      A única forma de não ter tolerância é não tomar café regularmente.

  4. Café sem açúcar é melhor pra perder peso ?

  5. Eu peso. 60 e penso que que tomando café
    Com adoçante todod os dias eu vou imagrecer com susseço sem comer outras coisas

  6. É REALMENTE COMO NOS DISSE O AMIGO PRA QUEM PRETENDE TER O CAFEZINHO EM SUA DIETA PARA EMAGRECER DEVIDO AOS INÚMEROS BENEFÍCIOS DO CAFE PARA O ORGANISMO AENDO QUE UM DELES E A ACELERAÇÃO DO METABOLISMO ONDE O NOSSO CORPO PASSA A RETIRAR MAIS RAPIDAMENTE A ENERGIA DOS DAS CALORIAS INGERIDOS POR CONSEQUÊNCIA USANDO ATE MESMO OS QUE FICAM EM ESTOCADO PELO CORPO EM FORMA DE GORDURA CORPORAL MAIS ISSO NAO ACONTECE DE FORMA ALGUMA QUANDO VOCE ACRESCENTA AO CAFER UM CARBO HIDRATO AO QUAL O CORPO ABIÇORVE TÃO RAPIDAMENTE COMO OS AÇÚCARES DE FATO O EFEITO PASSA SER JUSTAMENTE AO CONTRÁRIO ENTAO ENTÃO RESUMINDO PARA fica magro cafer amargo

  7. Muito interessante essa matéria. Eu comecei a consumir café para me manter acordada nos estudos. Há menos de 2 semanas retirei o açúcar, e acredite, não me faz falta, simplesmente uma delícia sentir o sabor apenas do café. Melhorou até meu desempenho, muito bom mesmo.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Café verde para emagrecer. Funciona mesmo? | Comece a Emagrecer - […] o café é torrado. Por essa razão, os grãos normalmente encontrados no café não vão ter o mesmo efeito…
  2. Hidroxicut para emagrecer. | Comece a Emagrecer - […] Quanto ao seu funcionamento, o suplemento para perda de peso é basicamente uma mistura de vários ingredientes diferentes que…
  3. Suplementos para emagrecer: o guia completo e definitivo. - […] Cafeína: esse é outro dos suplementos para emagrecer, presente principalmente nos produtos chamados fatburners. A substância estimula o aumento…

O que você pensa sobre emagrecimento e dietas? Escreva abaixo!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *