Calorias dos alimentos: tudo o que você sabia está errado.

Calorias dos alimentos: tudo o que você sabia está errado.

16 de março de 2015

Para conseguir manter o peso, uma opção sempre comum é realizar a contagem das calorias dos alimentos, mas será que essa preocupação vale a pena?

Mesmo sabendo que reduzir o consumo de calorias é mais eficiente para emagrecer do que optar por algum tipo de dieta, preocupar-se somente com as calorias dos alimentos pode ser uma armadilha para quem quer emagrecer.

O risco existe porque, ao ignorar os outros nutrientes presentes nas comidas e bebidas, há a possibilidade de você desenvolver carências nutricionais e aumentam as chances de desenvolvimento de problemas cardíacos, derrames, entre outras doenças que representam até risco de morte.

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O que são as calorias?

As calorias, temidas por muitas mulheres em busca do corpo ideal, são a energia que o alimento fornece ao nosso organismo quando é digerido. Essa energia contida neles vem dos macronutrientes, os carboidratos, as proteínas e as gorduras.

Somente os macronutrientes fornecem energia e, portanto, os micronutrientes, que são os sais minerais e as vitaminas, não são fontes de energia. Nesse caso, por exemplos, os carboidratos oferecem 4 calorias por grama, as proteínas também, as gorduras são 9 calorias por grama e até o álcool etílico fornece 7 calorias por grama.

É importante saber disso porque o ganho de peso está relacionado a quantidade de calorias ingeridas. Cada pessoa tem um gasto calórico mediante o peso, idade e atividade física. O indivíduo engorda porque consome uma quantidade calórica maior do que gasta, até aí é pura matemática.

Compensa contar as calorias para emagrecer?

A questão é que se você pretende emagrecer de vez, de forma saudável e definitiva, deve esquecer essa tabela de calorias dos alimentos. Diversos especialistas já afirmam que contar as calorias dos alimentos é algo inútil, frustrante e só é interessante para as indústrias que lucram bilhões com essas tabelas. O mais importante é focar na qualidade das calorias que você ingere e não na quantidade.

Nas dietas tradicionais, as grandes indústrias querem mais que você acredite que basta ingerir menos calorias para queimar gordura, mas o processo não é tão simples.  Você até perderá pouco peso, mas acabará ficando mal nutrida, com o metabolismo danificado e ganhará tudo o que perdeu em pouco tempo.  É isso que acontece se você se focar em contagem da tabela de calorias dos alimentos.

Contar calorias é superficial.

para que contar as calorias dos alimentos

Muitas vezes um alimento com maior quantidade de calorias pode ser mais nutritivo e te saciar por muito mais tempo.

 

A contagem das calorias acaba sendo algo muito superficial no que se refere a alimentação saudável. Muitas vezes, um alimento com mais calorias, pode ser de qualidade e resultar em nutrição e saciedade ao organismo, sem gerar gordura indesejada. Esse tipo de alimento é muito importante para emagrecer de vez, de maneira definitiva e saudável.

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Por exemplo, observe a tabela de calorias abaixo:

Tabela de calorias – confira alguns exemplos:

  1. batata frita: 274 calorias
  2. nozes: 353 calorias
  3. achocolatado c/ leite integral: 165 calorias
  4. milk-shake de chocolate: 410 calorias
  5. bife à parmegiana: 700 calorias
  6. omelete: 208 calorias
  7. bacon defumado cozido: 85 calorias
  8. banana-nanica: 116 calorias
  9. feijão cozido: 210 calorias
  10. sucrilhos açucarados: 110 calorias
  11. coxinha: 180 calorias
  12. pão francês: 134 calorias

Uma porção de nozes contém mais calorias do que a de batata frita. Nem precisa se aprofundar para saber quem é mais saudável para você. Mas ainda assim, é preciso ver o efeito dessas calorias no seu organismo.

As nozes são fontes de gordura saudável, essencial para diversas funções corporais, e que ainda tem a vantagem de promover saciedade. Seja por ter uma digestão mais difícil (gorduras) ou por não promover a incidência de picos de insulina, que em última análise, tornam você praticamente uma retroescavadeira insaciável que vai comer tudo o que vier pela frente. Resumindo, você sentirá menos fome e ao longo do tempo, tenderá a comer menos.

Justamente o contrário do efeito que a porção de batata frita, menos calórica, terá em você. Em última análise, você “controlou” as calorias, mas terá um efeito colateral que vai sabotar todo e qualquer esforço para emagrecer.

Esse exemplo demonstra o quão falacioso e falho pode ser apenas confiar nas calorias. Definitivamente, uma caloria não é igual a uma caloria, e precisamos saber quais os efeitos hormonais que elas causam.

O mais indicado é utilizar o conhecimento sobre quantidade calórica de cada alimento como base para sua reeducação alimentar, mas nunca como única referência para o emagrecimento saudável.

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