Cetose: A forma natural de queimar tanta gordura que você nem precisa de exercícios para um emagrecimento intenso.

Cetose: A forma natural de queimar tanta gordura que você nem precisa de exercícios para um emagrecimento intenso.

1 de dezembro de 2016

Provavelmente você ja ouviu falar sobre cetose, se você faz ou já tentou fazer alguma dieta com baixo nível de carboidratos. É interessante saber que, mesmo se você nunca ouviu falar, esse processo do seu corpo sempre existiu e, sem ele, provavelmente você não estaria aqui, porque seus antepassados não teriam sobrevivido.

No passado não era tão simples obter fontes de carboidratos e açúcares como é atualmente, por exemplo, através de refrigerantes, pães, grãos, farinhas, massas e outros. Sendo assim, eles, se sobrevivessem somente por conta da ingestão de carboidratos, teriam morrido bem rápido.

Para que o corpo sobreviva com baixos níveis de glicose, ele passa a utilizar corpos cetônicos. E esse é o segundo combustível que o seu corpo usa para obter energia. Atualmente existem grandes debates sobre eles serem o combustível primário – por ser nele que confiávamos, no passado, na maior parte do tempo – ou secundário.

banner método emagrecimento fácil

O que importa é saber que o corpo funciona bem utilizando corpos cetônicos.

Com a facilidade em obter alimentos ricos em carboidratos, acabamos esquecendo desse processo do corpo. Mas dietas baseadas em baixo carboidrato e moderadas em proteínas voltaram a utilizar esse processo que, basicamente, transforma seu corpo em uma máquina de queimar gorduras.

Assista a versão em vídeo:

 

Aproveite e inscreva-se no nosso canal do Youtube clicando na imagem abaixo

banner método emagrecimento fácil

Afinal, o que é cetose?

Cetose é um estado em que são encontrados níveis mais elevados de corpos cetônicos no seu organismo, provenientes da quebra de gordura.

Esses corpos cetônicos são formados por um processo chamado de cetogênese, a partir de duas situações:

1 – Quando seu corpo se encontra com baixos níveis de glicose no sangue, depois de esgotados certos estoques de glicogênio;

2 – Quando seu corpo tem excesso de glicose no sangue, e nenhuma ou pouca capacidade de armazenar glicogênio nos músculos e fígado.

Nestes dois casos, como o organismo está precisando de energia, ele começa a quebrar gorduras em corpos cetônicos para disponibilizar energia para os mais diversos órgãos e tecidos.

Existem três diferentes tipos de corpos cetônicos, são eles:

  1. Aceto-acetato
  2. Acetona
  3. Ácido Beta-Hidroxibutírico

Cada um deles possui sua finalidade, e são utilizados em níveis diferentes, mais especificamente na mitocôndria, como parte do ciclo de Krebs, gerando energia.  Todos são expelidos seja pela urina ou expiração, caso não utilizados.

Como entrar em cetose

Cetose

Para entrar em cetose você precisa reduzir (e muito) a ingestão de carboidratos e aumentar a de gorduras.

Para entrar em cetose, você precisa ter um padrão alimentar com baixos índices de carboidratos (lembrando que baixo não significa zerado), moderado em proteínas e alto em gorduras. Para isso será necessário cortar uma série de alimentos, se você segue uma dieta comum (alto em carboidratos, moderado em proteínas e baixo em gorduras) e substituir por alimentos com altos níveis de gorduras.

Dessa forma, gradualmente, você reduzirá seus níveis de açúcar e glicogênio estocados, reduzindo seus níveis de insulina e, com isso, seu corpo começará a utilizar tanto a gordura ingerida como a que está armazenada para gerar energia.

Algumas dietas que seguem esse padrão são:

Saiba quais são os dois tipos de cetose:

Cetose Nutricional

Acontece quando a cetose é induzida por conta dos tipos de alimentos que você ingere. Você precisa manter uma proporção calórica onde a maioria delas são provenientes de gorduras e poucas de carboidratos e proteínas.

Quando isso acontece, você reduz seu nível de açúcar no sangue e depósitos de glicogênio até o ponto em que seu corpo dá o sinal para quebrar gorduras e transformar em energia. Os níveis de ácido beta-hidroxibutírico, neste caso, ficam entre 0.5 e 3.0 mMm, sendo o ideal entre 1.5 e 3.0.

Cetoacidose Diabética

Acontece quando seu corpo tem altos níveis de glicose no sangue. Como no diabetes tipo 1 não há produção de insulina, você não consegue fazer com que a glicose presente no sangue entre nos músculos e outros tecidos. Isso faz com que seu organismo emita um sinal para gerar corpos cetônicos. E como não há um sinal para que essa produção pare ou diminua, esse estado se torna extremamente perigoso, por gerar um alto desequilíbrio no pH do sangue. O que, sem dúvida, requer tratamento médico imediato. Os níveis de ácido beta-hidroxibutírico, neste caso, ficam entre 15 e 25 mM.

É importante frisar que se você não tem diabetes, é bem provável que nunca consiga chegar em níveis tão altos de cetose a ponto de oferecer riscos. Já que até os níveis mais baixos de produção de insulina ajudam a dar o sinal para que o organismo controle a produção de corpos cetônicos.

Veja Mais Sobre Como Emagrecer

Xilitol: após conhecê-lo, você vai esquecer do açú... Uma alternativa ao açúcar que está conquistando a cozinha de muitas pessoas é o xilitol, adoçante natural que é encontrado nas fibras de muitos vegeta...
Abacate engorda? Saiba como ele vai te emagrecer. Muitas pessoas deixam de fora do cardápio o abacate, quando estão controlando o seu peso. No entanto, é verdade que abacate engorda?Na realidade, ...
Dieta do ovo: 5 motivos para seguir (o 2º motivo é... Dieta do ovo? Sério?Como já devem saber, aqui no Comece a Emagrecer nós somos contra o conceito de “dieta”.Dessa forma, quando falamos em “die...
Batata doce engorda? Não, se você souber usar. Muita gente tem dúvidas se a batata doce engorda e, por isso, costumam excluí-la do seu dia a dia.No entanto esse alimento, além de contar com mui...

Descubra quais são os 7 alimentos que parecem saudáveis, mas que na realidade não são.

Sim, eu quero.

Publicidade

40 disseram o que pensam. Agora é sua vez.

  1. Dieta cetogenica o que é?

  2. Me identifiquei muito com a cetogenica.

  3. Excelente artigo. Parabéns.

  4. Já tentei muitas coisas mas perco peso por uma semana depois para e não Sá da quilo “”já tomei sibutramina e ai emagreci 8 kl e também parou “ai estou tentando algo que queime gordura localizada porque perco bumbum e coxa mais abriga ainda está na mesma medida 98 cm não abaixa “”o que faço “por favor

    • E pelo visto você tentou tudo errado, Luzia

      Primeiro leia isso: comeceaemagrecer.com.br/dietas-nao-funcionam

      Depois isso: comeceaemagrecer.com.br/dieta-cetogenica

  5. ESSA DIETA É PERIGOSA E NAO FUNCIONA
    Primeiramente, a fonte principal de energia do cérebro é a glicose, advinda principalmente dos carboidratos, ele só suporta pouquíssimo tempo utilizando apenas corpos cetônicos além do fato de que elevar o nível de corpos cetônicos presentes no sangue acima do usual de uma dieta normal pode levar a acidose do sangue, ambas as condições podem levar a morte

    • Favor explicar como os antepassados dos seres humanos sobreviveram, já que na época eles não dominavam a agricultura e sua dieta era basicamente proveniente da caça e pesca, e não havia praticamente nenhum carboidrato disponível. Se a sua premissa estivesse correta sobre só suportar pouco tempo em cetose, o primeiro inverno dizimaria a raça humana da face da Terra.

      Fsvor também explicar como os esquimós que passaram séculos comendo carne de foca apenas, estão vivos até hoje.

      E por que existem milhares de adeptos da dieta cetogênica por aí, e não se vê nenhum caso de morte?

      No aguardo, ansiosamente.

      • Bem colocado Maurício.

      • Me dê essa resposta tambem papai…
        kkkk

    • Marina, para de falar besteira.
      Sugiro que vá ler artigos de verdade e pare de acompanhar site de blogueira fitness.
      Você está bem por fora do que leva a acidose, a não ser que seja diabética.
      Beijo de bacon e queijo pra ti.

    • Porque não me conformo com sua falta de informação.
      Aqui, cabe uma breve digressão. No diabetes tipo I, o pâncreas sofre um ataque autoimune e cessa completamente a produção de insulina. Isto é completamente diferente da redução da insulina que ocorre em uma dieta low carb. Quando os níveis de insulina caem a ZERO (coisa que, saliento novamente, só é possível no diabetes tipo I), a gordura é removida de dentro das células gordurosas de forma tão acelerada que provoca um acumulo de corpos cetônicos, a chamada CETOACIDOSE DIABÉTICA. Esta é uma situação patológica, que pode levar à morte, na qual os corpos cetônicos atingem níveis no sangue cerca de 8 vezes mais altos do que se consegue atingir em uma dieta cetogênica. Vou repetir, para que fique bem claro: aquelas pessoas que tentam atingir elevados níveis de cetose através de restrição severa de carboidratos atingem níveis sanguíneos de cerca de 0,5 a 3 mmol/L. Na cetoacidose, os níveis ultrapassam 25 mmol/L. Assim, é IMPOSSÍVEL uma pessoa com pâncreas funcionante desenvolver cetoacidose apenas com dieta low carb, mesmo que quisesse.

      • Tenho diabetes tipo 2. Posso fazer essa dieta?

    • Marina,Você está totalmente errada, estou cetoadaptada acompanhada por nutricionista a 8 meses e não sinto a necessidade de carboidratos simples e desde então Me sinto muito melhor que antes, de fato a cetogênica foi a melhor dieta que fiz em minha vida. Procure ler mais afundo sobre tal. Faz bem ter conhecimento, se mesmo assim ainda tiver dúvidas, procure um profissional qualificado no qual possa ter mostrar resultados verídicos.

    • Então ….como uma pessoa sobreviveu em jejum por 382 dias ..tomando apenas água e líquidos não calóricos ? Acompanhada e registrado por médicos..
      Os níveis altos de acidez são praticamente impossíveis de alcançar com essa com essa dieta, excesso de proteína pode ser convertida em glicose também….E a quantidade que o cérebro necessita não é gigante para termos que ingerir 200 300 gramas de carbo por dia..
      Então estude mais e não venha de achismos , se tiver algum estudo científico que prove o que fala me.avisa , quem sabe mudo de opinião..
      Agora me fala mais sobre sua dieta baseada em comer de 3 em 3 horas com carbo em todas refeições..

    • blá blá blá

  6. Oi!
    Estou fazendo a low carb há cerca de 50 dias.
    De 4 dias para cá, como minha perda de peso estagnou resolvi dar uma cortada geral nos carboidratos mesmo os permitidos para fazer o corpo entrar em cetose.
    Já estou há 4 dias com ZERO carboidratos!
    Além disso tenho feito também jejum intermitente de cerca de 22 horas por dia.

    Mas venho medindo meu nível de cetose com o aparelho de exame de sangue mas o máximo Q chegou foi 0.8 de manhã cedo e durante o dia 0.3…
    De líquido, além de água, só tenho tomado café com adoçante chá de hibisco com adoçante e guaraná light

    De comida só proteínas puras e gorduras. Confesso q pouca gordura por falta de opção mas tenho comido gordura também. E somente uma refeição por dia.

    E mesmo com tudo isso o meu nível de cetose não aumenta….

    Eu não sei o porque e isso está me desanimando muito…

    Você tem alguma ideia do motivo disso estar ocorrendo?

    Sabe me ajudar? Ou sabe onde posso ter ajuda?

    Desde já muito obrigada pelo apoio!

    • Melissa, a provável causa da estancada está aqui, no meu entender:

      “Confesso q pouca gordura por falta de opção mas tenho comido gordura também”

      Seu corpo não é bobo, e consegue criar glicose através do excesso de proteína. Isso é capaz de tirar você da cetose.

      A dica é: menos proteína e MAIS gordura. Coloque mais vegetais na sua dieta, e regue-os com azeite ou manteiga derretida, coma mais nozes e amêndoas, use óleo de coco, coma mais abacate.

      Outra coisa: Troque tudo isso que você está bebendo por água. O adoçante é capaz de gerar alguma secreção insulinêmica, acredite se quiser, e aí reduz a cetose.

      E jejum não é pra ficar fazendo o tempo todo! Isso pode também ser uma resposta do seu corpo à uma radicalização tão intensa.

      Depois passe aqui e me conte como está indo.

    • Amiga eu também não sabia mas hibiscus contém carboidrato.e talvez seja essa a causa do problema.
      Troca por chá verde.

  7. parabens pelo trabalho mauricio, fiz uma vez de so comer proteina e gordura por duas semanas, claro jogando meu futebol, nos dias q jogava tomava aveia antes e dps, em duas semanas assim, perdi 9 kilos, ai ia mantendo, fds fazia lixo, e seg e terca zero carbo e dps normal… mto top.. kkkk e nao morri igual a moca la em cima falou

  8. Gente, estou desde 20/07/16 na dieta cetonica e perdi 18 quilos, faço um intervalo a cada 20 dias de 5 dias, gente estou super bem,as celulites desincharam e aos poucos estão sumindo, qdo volto a comer carboidratos não me acostumo,estou firme e espero perder mais 5 k esse mês

    • E a flacidez como tá? Bjs

  9. Prezado Mauricio, obrigado pelo artigo.

    Estou fazendo essa dieta há 1 semana e perdi 2Kg de cara, mas não passo disso. Acredito que eu não tenha conseguido atingir o estado de cetose. Cortei os carbos e estou ingerindo proteínas advindas de ovos, queijos, presuntos, carnes de boi e frango, mas por “eu achar” que já é uma alimentação rica em gorduras, tenho evitado ingerir mais gorduras por medo de um aumento nos níveis de colesterol e consequentemente riscos cardíacos. Meus receios procedem?

    Li acima que você aconselhou comer verduras com azeite… Achei ótimo! E também nozes e castanhas (eu adoro). Bem, minhas dúvidas (e acredito serem de muitos outros) são:

    1) Qual a quantidade máxima de carbo que posso ingerir para entrar em cetose e depois qual a quantidade para mantê-la?

    2) Que alimentos posso ingerir ricos em gordura e com baixo carbo para que eu possa reduzir a ingestão de proteínas (já que o corpo pode usá-las para produzir gligose)?

    3) Quanto tempo em média o corpo leva para entrar em estado de cetose se eu estiver ingerindo corretamente a alimentação para tal?

    4) Como posso reconhecer que meu corpo está em estado de cetose? Existe algum sinal (hálito, sensações, etc.)?

    5) Posso ingerir algum comprimido polivitamínico para repor as vitaminas que deixarei de ingerir na alimentação normal? Devo me preocupar com isso?

    6) Existe um tempo adequado para fazer essa dieta e depois parar e fazer um intervalo ou posso fazê-la de forma contínua?

    Desde já agradeço por sua ajuda.

    Att,

    Fabrizio.

    • Vamos lá:

      0- Não procedem. O aumento de colesterol é devido às frações benéficas destes. Mais detalhes aqui: comeceaemagrecer.com.br/colesterol

      1- Foque entre 50-100g de carbos por dia. Mais próximo de 50, melhor. Manutenção dá para ficar mais perto de 100. 150 se você fizer atividade física.

      2- Manteiga (coloque no café e ou derretida sobre os vegetais), azeite na salada, nozes e amêndoas, óleo de coco, gema de ovo, abacate.

      3- Horas, o quanto vai depender das reservas prévias de glicogênio. A cetoadaptação é que leva mais tempo.

      4- Halitose é o mais comum. Diminuição da fome é outro sinal. Aumento de frequência urinária pela eliminação de água.

      5- Poder pode, mas não é necessário. A qualidade da alimentação melhora muito, de fato!

      6- POde fazer até dizer chega. Se não pudesse, os esquimós, que passaram milênios à base de carne de foca, jamais teriam sobrevivido.

  10. O consumo exagerado dos carbos e açúcar se deu depois da revolução industrial…Antes disso
    comia-se pouco principalmente carboidratos “Fáceis”pães,biscoitos,bolos,doces,refrigerantes….Em muitos casos onde pacientes com câncer são bem assessorados utiliza-se da dieta cetogenica para “matar”o mesmo.

  11. Oi, Mauricio 🙂

    Quero começar a dieta cetogenica por ter aumentado uns kgs nos ultimos 2 anos e simplesmente nao ser capaz de seguir uma dieta tradicional e ser viciada em doce. Pesquisei bastante sobre o jejum intermitente e a dieta cetogênica e confesso que fico com algumas dúvidas. Vou tentar resumi-las:

    1. Posso fazer jejum concomitante com a cetogênica?

    2. Posso tomar kefir de água feito com açúcar mascavo ou água de côco?

    3. Como tenho intolerância à lactose, que tipo de gorduras devo comer?

    4. Já bebo uma quantidade absurda de água, um hábito antigo, mas tenho prisão de ventre, como resolver este problema, já que a cetogênica pode prender o intestino?

    5. Preciso perder somente 6kgs…Talvez 8kgs pq gosto de ficar magrinha. É possível perder rápido qd é tão pouco?

    Muito obrigada por sua ajuda e por tudo já postado.

    • 1- São totalmente compatíveis. Até porque a cetogênica cria as condições perfeitas para que o jejum funcione (leia-se você sem fome)

      2- Muita moderação. Capaz de atrapalhar porque contém alguns carboidratos

      3- Normalmente a quantidade de lactose na manteiga é baixa, mas em todo caso escolha a ghee, que tem menos ainda. Capriche no azeite, oleo de coco, nozes e sementes, gorduras animais como a banha e o bacon, gordura das carnes e aves, e um grande amigo seu se chamará abacate.

      4- Folhas, folhas, mais folhas, e uma fibra chamada Psyllium.

      5- É possível sim, mas esquece a velocidade e foque no processo em si. Se a balança estiver caindo, ótimo. Se não, ajuste.

    • Pare com essa ideia de ficar magrinha. A não ser por necessidade evite emagrecer. Não existe nada mais chique do que uma mulher redondinha. Quem gosta de falar em magreza são os estilistas, pois a maioria não entendem nada de mulher. Nós homens é que temos autoridade em dizer o que é bonito e feio em mulheres.

  12. Olá! Adorei o site! Tenho algumas duvidas começei hoje a dieta, estou tentando manter o percentual de 5% carb.70% gord.e 25% prot. Mas tenho duvidas com alguns alimentos como a sardinha enlatada, qual tipo é melhor, sobre a semente de linhaça e chia se podem ser ingeridas pq vi que tem carb e sobre o leite de coco se pode ser consumido normalmente. pro primeiro dia ate que foi tranquilo senti muita sede e so me senti um pouco cansada. Obrigado pelo site abraços

    • Sardinhas podem ser consumidas sim. Enlatadas vá lá, mas como são as mais fáceis de serem encontradas, passa.

      Linhaça é permitido, chia é tolerado (justamente por isso)

      Leite de coco pode ser consumido normalmente.

  13. Bom Dia mauricio, adorei as informações! Estarei hoje entrando no cetose, preciso urgente perde 15kg….devido o peso,tenho dor no tornolezo. Muito obrigado pela orientação.

  14. A maçã, a pêra, podem atrapalhar o processo de perda de gordura? Quais as frutas mais indicadas para essa educação alimentar?

  15. Olá, gostaria de saber se durante a dieta pode tomar kefir de leite com frutas com menos carboidratos (maracujá, morango) adoçado com stevia? Quero saber também qual seria a quantidade em média de abacate por dia?
    Aguardo!

    • Poder pode, mas seus resultados serão melhores sem isso.

      Quanto ao abacate, 0,5 a 1 costuma ser ok

  16. OTimo post!!! Parabéns 👏🏽

  17. Tenho interesse nessa dieta, sou adepto da hipertrofia, tenho 1,87 100kg, sou forte, porem quero da uma trincada, essa dieta não vai ser catabólica e acabar levando a massa muscular que levei anos pra ganhar?

    • Não se você malhar bem. A tendência é a proteção da massa muscular, justamente porque o corpo vai buscar a energia na gordura

      • Quanto às perguntas da Leila acima. O que vc acha?

Trackbacks/Pingbacks

  1. Percentual de gordura corporal: calcule o seu - Comece a Emagrecer - […] você se priva de carboidratos, seu corpo é obrigado a mudar a fonte primária de energia, e precisa apelar…
  2. Alimentação saudável em 13 passos. - Comece a Emagrecer - […] uma alimentação com baixo nível de carboidratos e moderada em proteínas, se mantendo em cetose nutricional, além da gordura monoinsaturada,…
  3. Dieta Cetogênica: o que você precisa saber. - Comece a Emagrecer - […] você se adapta aos baixos níveis de açúcar no sangue e fica cada vez mais em estado de cetose,…
  4. Dieta paleo: como fazer a dieta dos nossos ancestrais. - Comece a Emagrecer - […] Nossos antepassados não tinham tanto acesso a fontes de carboidratos/açúcares como temos hoje em dia. Isso os tornava campeões…
  5. Exercícios aeróbicos: prós e contras. - Comece a Emagrecer - […] se a coisa parasse por aí. Mas existem alguns outros detalhes muito interessantes sobre queima de gordura, que você…
  6. Como faço para emagrecer? Um plano fácil em 3 passos. - […] entanto, quando o nível de insulina cai, a gordura começa a ser queimada, ao invés de eliminar o carboidrato,…
  7. Frutos secos: por que eles são um incrível remédio que a mãe natureza nos deu para vivermos com saúde. - […] isso sem falar que as gorduras monoinsaturadas ajudam a queimar ainda mais gordura, pois ativam o metabolismo das gorduras…
  8. Como emagrecer rápido: 6 estratégias impressionantes que farão você secar num piscar de olhos. - […] estratégia low carb, como acontece nas dietas cetogênica  e paleo, seu organismo entrará em cetose e consumirá gorduras como principal…
  9. Benefícios dos frutos secos para a saúde | Pitacos e Achados - […] isso sem falar que as gorduras monoinsaturadas ajudam a queimar ainda mais gordura, pois ativam o metabolismo das gorduras…
  10. Aerobico em jejum: e se tudo o que você sabia fosse apenas uma meia verdade? - […] Em cetose prolongada0330, seu organismo acaba usando corpos cetônicos como combustível, e eles são provenientes tanto da gordura corporal,…

O que você pensa sobre emagrecimento e dietas? Escreva abaixo!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *