Chá verde emagrece? Descubra por que ele é praticamente um suplemento completo feito pela natureza.

Chá verde emagrece? Descubra por que ele é praticamente um suplemento completo feito pela natureza.

8 de dezembro de 2016

O chá verde já é conhecido por seus efeitos comprovados e benéficos para nossa saúde.

Ele promove aumento de antioxidantes no nosso sangue, que ajudam a reduzir os riscos de câncer e doenças do coração.

Muito se fala sobre seu potencial para ajudar na perda de peso.

banner método emagrecimento fácil

Afinal de contas, chá verde emagrece?

 

Assista a versão em video: 

 

Aproveite e inscreva-se no nosso canal do Youtube clicando na imagem abaixo

banner método emagrecimento fácil

Estudos em animais demonstraram que extrato de chá verde aumentava a termogênese, leia-se a geração de calor corporal que ocorre devido ao metabolismo geral do corpo.

Outro estudo, em ratos, demonstrou que a mistura de chá verde com cafeína aumentava mais a termogênese do que a cafeína sozinha.

Já nos estudos em humanos, o chá verde não só aumentava a termogênese, como o gasto energético e a perda de gordura, sugerindo que o chá verde poderia ser uma forma eficiente de ajudar a emagrecer.

 

Efeitos do chá verde nas gorduras

chá verde emagrecer

O chá verde contém quantidade elevada de polifenóis, que ativam uma enzima que acaba por dissolver os triglicerídeos.

Quando você ingere açúcar e gordura, estas últimas vão ser transformadas em triglicerídeos.

Este processo se dá no intestino delgado e no fígado, e eles serão transportados para o resto do corpo pela corrente sanguínea. Os triglicerídeos são substâncias importantes, pois provêm energia para várias funções do organismo.

Entretanto, quando estão em excesso, vão se transformar em gorduras, e isso pode levar à obesidade.

O chá verde contém quantidade elevada de polifenóis, que ativam uma enzima que acaba por dissolver os triglicerídeos.

Isso pode ajudar a diminuir o conteúdo gorduroso do corpo, se você beber chá verde regularmente.


Efeitos do chá verde no metabolismo

O chá verde traz um número de antioxidantes.

O chá verde traz um número de antioxidantes, que podem beneficiar seu organismo.

 

O chá verde traz um número de antioxidantes potentes, que podem beneficiar seu organismo de várias maneiras.

Um deles é o epigalocatequina-galato (EGCG), e ele tem a habilidade de estimular o seu metabolismo e acelerar a perda de peso.

Junto com a cafeína que também existe no chá verde, o ECGC estimula o sistema nervoso central, e acaba por liberar gorduras na corrente sanguínea, de modo que o corpo a utilize como combustível.

Este processo envolve produção de energia extra.

A cafeína pode causar isso por si só, mas como vimos anteriormente, é muito mais efetiva quando combinada com ECGC e outras substâncias no chá verde.

Efeitos do chá verde na performance durante o exercício

chá verde emagrecer e ajuda na prática de exercícios.

Com os carboidratos disponíveis no organismo (na forma de glicogênio), você poderá exercitar-se por um período maior, e com isso queimar ainda mais calorias.

Nada de novo no fato que exercícios físicos são eficazes para fazer perder peso.

Não só por queimar calorias, mas aumentam sua energia e disposição, e a quantidade de músculos, o que acaba levando ao aumento do metabolismo.

Os polifenóis presentes no chá verde vão estimular suas células musculares e seu fígado a usar mais ácidos graxos, e como resultado, o uso de carboidratos será mais lento (lembrando que, para emagrecer de forma eficiente, é importante reduzir a quantidade e aumentar a qualidade dos carboidratos que você ingere).

Com os carboidratos disponíveis no organismo (na forma de glicogênio), você poderá exercitar-se por um período maior, e com isso queimar ainda mais calorias.

 

Ponderações e Conclusão

Não cabe pensar que o chá verde é uma pílula mágica que vai fazer você emagrecer rápido.

O aumento do metabolismo por ele promovido é de mais ou menos 4%, ou, por volta de, 100 calorias por dia, o que não contribui tanto para uma perda de peso acelerada.

Também pode haver um efeito colateral de retenção líquida em quem está usando dietas muito restritivas ou táticas para perder peso de forma acelerada, devido à ação desidratante, especialmente da cafeína presente no chá verde, e isso pode fazer seu organismo recuperar peso.

Outras orientações gerais sobre o chá verde: Evitar ingerir junto com refeições, especialmente quando ricas em ferro, pois o tanino contido no chá verde pode atrapalhar a absorção deste; quem tem gastrite, assim como no caso da cafeína, deve tomar cuidado; gestantes e lactantes devem evitar o chá verde; e pelo efeito estimulante, quem tem insônia deve evitar a ingestão após as 4 da tarde.

Mas no geral, somado ao fato que ao beber chá verde, você está deixando de beber outras bebidas calóricas e prejudiciais à sua dieta, ele pode ser um grande aliado para quem quer emagrecer de forma saudável. E claro que precisa ser associado com uma reeducação alimentar adequada e a prática de atividade física.

Veja Mais Sobre Como Emagrecer

Dieta da USP: sofrimento e sanfona garantidos. A Dieta da USP é uma das tantas dietas restritivas, que por isso mesmo não são muito indicadas, ainda mais a quem deseja emagrecer com saúde.No en...
Xilitol: após conhecê-lo, você vai esquecer do açú... Uma alternativa ao açúcar que está conquistando a cozinha de muitas pessoas é o xilitol, adoçante natural que é encontrado nas fibras de muitos vegeta...
Glucomannan: finalmente um bom suplemento. Glucomannan é uma fibra dietética natural, usada como suplemento por pessoas interessadas em afinar suas cinturas.Neste artigo você vai descobrir:...
Os 14 piores alimentos para sua saúde (não deveria... Quando falamos de piores alimentos para sua saúde, peso ou seja lá o que for, seria possível fazer uma lista com um caminhão deles.Mas eu decidi l...

Descubra quais são os 7 alimentos que parecem saudáveis, mas que na realidade não são.

Sim, eu quero.

Publicidade

13 disseram o que pensam. Agora é sua vez.

  1. Emagrece sim, mais tbem se aliado a uma boa reducação alimentar não adianta vc comer comer comer e tomar chá verde, pq não vai emagrecer, o negosso é fexar a boca tbm!!!

    • só se for “negosso”

    • O negócio não é fechar a boca, e sim abrir a boca frequentemente, mas aos alimentos certos! Dar prioridade aos cozidos e grelhados.

  2. Muito bom o artigo. O chá verde é um bom chá para quem deseja emagrecer, pois ele é diurético, espanta o mau humor, diminui o cansaço, aumenta o metabolismo, ao fazer o corpo gastar mais calorias mesmo parado

  3. Vou usar cha verde,vamos ver se da certo

    • Wenia, o chá verde sozinho não faz milagre. Ele acelera as coisas quando a pessoa está comendo de forma adequada e se exercitando.

      Fica o alerta, porque seu comentário pareceu ter o mesmo tom de várias pessoas que esperam que o chá verde seja a pilula mágica que tanto sonham

  4. Otimo ,emagrece desincha,,tive otimos resultados sem exercicios somente com boa alimentaçao e.tomando o chá verde..

  5. eu caminho ja faz quatro meses todos dias quatro quilometros por dia , tomo cha verde e como duas colheres de arroz com grelhados e meia de feijao e no jantar um copo de leite desnatado to certa

    • Izabel, de tudo isso que você relatou, deu a impressão que você substitui a janta por um copo de leite desnatado.

      Se é isso mesmo, a melhor dica é para que você jante normalmente, assim como faz no almoço. Isso porque um copo de leite desnatado não fornece os nutrientes necessários para uma alimentação equilibrada. E isso pode fazer o seu metabolismo cair, a ponto de você não emagrecer mais, perder músculos, e ficar mais fácil engordar tudo de volta. O ideal é procurar um equilíbrio, que será sustentável assim que você atingir o peso que quer.

  6. Não acredito em milagres, acredito em boa vontade, vontade de realizar algo, mesmo que com sacrifícios.Dietas, remédios, chás,exercícios fechar a boca e outras coisas devem ser monitoradas por especialistas, nada dever ser feito por conta própria e por indicações de leigos.Mas acredito sim que o chá verde tenha suas propriedades capazes de fazer bem e trazer resultados positivos na dieta das pessoas. Desejo a todos juízoooooooooo e bora realizar.

  7. Excelente! Ajudou a esclarecer muito. Agora, o que vi é que quase todos os chás no Brasil tem muito agrotóxicos/pesticidas, corantes.. (um estudo na Inglaterra mostrou isso (lipton, celestial, twinnings… tudo horrível!)… Nas ultimas semanas comecei a buscar alternativas e, já quase desistindo, finalmente encontrei: chá Numi. É fantástico.

  8. Eu gosto do chá verde, pois com ele não tenho vontade de comer doce e não fico comendo exageradamente. Claro

  9. muito bom esta materia , adorei
    site bem organizado , meus parabens

Trackbacks/Pingbacks

  1. Alimentos que emagrecem. - Comece a Emagrecer - […] verde: Já apresentamos o chá verde neste artigo, e sabendo de suas capacidades aceleradoras do metabolismo, ele tem lugar…
  2. Alimentos funcionais: o que são? - Comece a Emagrecer - […] em catequinas, que são antioxidantes que combatem os radicais livres. Como já mencionado nesse artigo, o chá verde possui…
  3. Colesterol: revolucionando seus conceitos. - Comece a Emagrecer - […] ingerir mais alimentos antioxidantes (chá verde, chá branco, blueberry e […]
  4. Chás que emagrecem - Comece a Emagrecer - […] como a prover outros nutrientes que nos serão benéficos. Já falamos dos benefícios do chá verde, mas hoje vamos…
  5. 10 alimentos para perder barriga. - […] Chá verde: Atua por diversos mecanismos, sendo o principal deles, a aceleração do metabolismo, que vai levar você a…
  6. Como perder barriga rápido: agora vai! - […] de ajudar a emagrecer, ainda impede que você ingira calorias desnecessárias com outras bebidas. Outra bebida que você pode…
  7. 6 dicas para uma dieta balanceada (e seguindo a dica 5, você começa a emagrecer imediatamente). - […] essencial para a maioria das funções fisiológicas e peça fundamental em uma dieta balanceada. Chás também são boas apostas, desde que…
  8. Como acelerar o metabolismo: 13 táticas que tornarão você uma máquina de queimar gordura, 24h por dia e 7 dias por semana. - […] tempo que come porcarias ou vive de forma sedentária. Achar que vai emagrecer só porque toma chá verde  junto…
  9. 10 alimentos que ajudam a emagrecer e ainda são deliciosos. - […] falamos bastante sobre o chá verde aqui mas não custa relembrar: chá verde pode dar uma certa acelerada no seu…
  10. Chá mate emagrece? saiba como escolher certo o seu chá emagrecedor – Comece a Emagrecer - […] tipo de chá (branco, verde,  preto, etc) é preparado com um processo diferente e/ou planta […]

O que você pensa sobre emagrecimento e dietas? Escreva abaixo!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *