Chás que emagrecem. Um guia prático e rápido que explica quais tipos utilizar.

Chás que emagrecem. Um guia prático e rápido que explica quais tipos utilizar.

6 de outubro de 2015

O uso de chás para emagrecer já está mais do que enraizado na cultura brasileira, e diga-se de passagem, com um bom motivo: eles ajudam mesmo.

Não só a emagrecer, como a prover outros nutrientes que nos serão benéficos. Já falamos dos benefícios do chá verde, mas hoje vamos conhecer outras opções de chás que emagrecem.

Mas antes de falarmos de chás que emagrecem, vale lembrar que não se trata de pílula mágica alguma. De forma inacreditável, ainda tem gente que pensa que, tomando chá e comendo fast food, vai perder peso.

banner método emagrecimento fácil

Chá algum vai fazer milagre se medidas gerais como alimentação balanceada e prática de atividades físicas não forem adotadas.

E aí vem a grande vantagem, porque os chás que emagrecem vão potencializar os seus resultados. Ou seja, são uma ajuda a mais, para acelerar o seu processo.

Como agem os chás que emagrecem.

chás que emagrecem

Veja abaixo as 5 formas que fazem do chá um aliado no emagrecimento.

Basicamente de 5 formas:

  • Acelerando o metabolismo – Alguns chás são estimulantes, e conseguem fazer nosso organismo gastar mais energia, se ingeridos regularmente.

O chá verde se encaixa aqui. Além disso, temos os chás de carqueja, branco, hibisco, vermelho, e o mate.

Uma infusão feita com gengibre também atuará desta forma.

  • Promovendo a diurese – Especialmente em mulheres, a retenção de líquidos pode ser um fator importante para o manejo do peso.

Um organismo bem hidratado previne retenção de líquidos e otimiza as reações corporais.

Mas alguns chás podem auxiliar para impedir a retenção hídrica. Como exemplos, temos o cabelo de milho, cavalinha, preto, erva doce, quebra-pedra, carqueja e alfafa.

banner método emagrecimento fácil
  • Desintoxicando – Intoxicação em geral, é um processo que resulta no acúmulo de toxinas no corpo. De alguma forma, essas toxinas acabam prejudicando ou mesmo impedindo que reações químicas normais ocorram com eficiência.

Isso acaba por retardar o nosso metabolismo. Se eliminarmos essas toxinas de alguma forma, o metabolismo se otimiza e funciona de forma mais acelerada, gastando mais energia, e você já deve imaginar a consequência benéfica disto.

Chás que desintoxicam agem principalmente no fígado. Alguns exemplos: boldo, erva-doce, dente-de-leão, sálvia, hortelã e alcachofra.

  • Relaxando – Ansiedade e obesidade acabam tendo relação, especialmente se você tende a comer quando está tensa.

Nestes casos, ter o controle dos nervos é fundamental para não ingerir calorias a mais.

São chás calmantes: camomila, erva doce, cavalinha, capim cidreira e hortelã

  • Substituindo outras bebidas – Essa forma de atuação é graças ao fato de os chás terem valor calórico próximo de zero, se você não adicionar açúcar, obviamente.

Imagine trocar sucos, refrigerantes e outras bebidas adoçadas por chás, e aqui vale qualquer um deles.

Basta fazer as contas e perceber a quantidade de calorias que você deixará de ingerir.

 

Antes de sair comprando e tomando chás, vale a pena conferir algumas orientações:

chas-que-emagrecem

Evite tomar chás ainda muito quentes. Deixe esfriar um pouco antes de começar a tomar.

  • Chás com efeito estimulante devem ser evitados após as 17h. Você já sabe da importância de um bom sono para emagrecer, e não vai querer ter problemas com isso.
  • Gestantes e pessoas com alguma doença, como hipertensão arterial, e problemas do fígado, devem consultar o médico antes de tomar chás. Alguns deles podem agravar determinadas enfermidades.
  • Não há problema em combinar chás com efeitos diferentes, e pelo contrário, esses efeitos se somarão, otimizando a perda de peso.
  • Deixe que o chá esfrie um pouco antes de começar a tomar. O objetivo disso é evitar a ingestão de bebidas muito quentes e reduzir o impacto no seu sistema digestório.

E mais uma vez vale reforçar, os chás que emagrecem não fazem milagre.

É necessário prestar atenção e controlar a sua dieta, e ao mesmo tempo, investir na prática de atividades físicas.

Somados a isto, os chás serão um ótimo complemento, ajudando você a ter mais energia para o dia a dia, mais saúde, e claro, um corpo mais magro e torneado.

 

Mais sobre alguns chás que emagrecem

 

Chá de carqueja: Atua na melhora da circulação, digestão, no controle do diabetes, na desintoxicação do fígado e combate inflamações. Isso graças à várias substâncias contidas na planta, como compostos fenólicos e flavonóides.

 

O chá de carqueja emagrece especialmente se o chá for tomado antes das refeições, pois ajuda a diminuir o apetite.

Para preparar o chá, coloque 2 colheres de sopa de folhas picadas de carqueja em 500 ml de água e ferva por 5 minutos, coe e sirva.

 

Chá branco: Ele ajuda a acelerar o metabolismo, tanto por ter propriedades termogênicas como pelo seu conteúdo de cafeína.

Além disso, também tem antioxidantes, propriedades antinflamatórias e ajuda no controle do diabetes.

 

 

Para preparar, coloque 1 sachê de chá branco numa xícara e adicione água fervendo. Deixe repousar por 15 minutos e sirva.

 

Uma curiosidade: ambos chás branco e verde são extraídos da planta Camellia sinensis, e a diferença está no momento da colheita. As folhas do chá branco são colhidas ainda jovens, antes de passarem pelo processo de oxidação.

Chá de hibisco: Este chá ajuda a obter diversos benefícos, como menor acúmulo de gordura, menor retenção líquida, melhor funcionamento intestinal, desintoxicação, fortalecimento do sistema imunológico e controle dos níveis de colesterol e glicose no sangue.

Uma vantagem do chá de hibisco é poder consumi-lo junto com sucos, ao invés de limitar-se ao chá quente ou gelado.  Basta substituir a água pelo chá de hibisco gelado, batendo juntamente com frutas e vegetais no liquidificador.

Diferente do chá verde, o hibisco tem um sabor mais agradável, que lembra a framboesa, e é tão eficaz quanto o primeiro para emagrecer.

 

Chá preto:  O chá preto é altamente estimulante devido ao seu conteúdo de cafeína, que ajuda inclusive a acelerar o metabolismo.

Outros benefícios são a grande quantidade de antioxidantes, a facilitação da digestão, a prevenção do envelhecimento precoce e a redução do apetite (ótima para quem quer emagrecer).

 

Mas antes de prosseguirmos... Que tal conhecer um método de emagrecimento totalmente sistematizado e fácil, onde você não precisa abandonar totalmente os alimentos que tanto gosta e acabar de vez com o tal do efeito sanfona, mudando sua vida e saúde para sempre?

Você está a um clique de uma verdadeira revolução na sua vida. Se você precisa perder 10, 20, 30kg ou mais, veio ao lugar certo. E se precisa perder só alguns quilinhos, é mais rápido ainda. Nada de medicações, dietas milagrosas, nada disso. Até porque nada disso é necessário.

E você também vai conhecer 7 alimentos que você provavelmente acha que são emagrecedores, mas que na verdade promovem justamente o efeito contrário.

Clique aqui para saber mais e bem vindo à sua nova vida.

É importante deixar as ervas do chá por um tempo maior na água fervendo, porque a liberação dos antioxidantes para a água começa após mais ou menos 5 minutos.

 

Chá de camomila: O chá de camomila atua basicamente como calmante.

Além disso, também auxilia no tratamento de feridas, inflamações e artrite, estimula o sistema imunológico, ajuda a aliviar cólicas menstruais, melhora a aparência da pele e reduz quadros de hiperatividade.

 

Chá de erva cidreira:  A erva cidreira possui diversas propriedades medicinais.

Eis algumas delas: melhora da qualidade do sono, combate à dores de cabeça, gases e distúrbios digestivos, alívio de cólicas menstruais, possui propriedade calmante e alívio da tosse.

Para preparar o chá, coloque 3 colheres de sopa de folhas de erva cidreira em 1 xícara de água fervente, e deixe repousar por alguns minutos. Coe e tome 3 a 4 xícaras por dia.

 

 

 

Chá de hortelã: O chá de hortelã é uma das bebidas mais nutritivas dentre os chás.

Além disso, tem aroma e sabor muito agradáveis, que assim como o hibisco, permite a mistura com outras bebidas.

Dentre seus benefícios, estão o emagrecimento, melhora de tosses e resfriados, alívio de dores musculares, auxílio à digestão e melhora do hálito.

Também é fonte de vitaminas do complexo B.

Veja Mais Sobre Como Emagrecer

Seja bem-vindo! Saiba quem somos.   Olá! Gostaríamos de te dar as boas vindas ao site. Esperamos que, aqui, você aprenda e encontre todas as informações de que precisa para cons...
Pipoca engorda? Depende… Eu espero que você não esteja acessando esse artigo no cinema, porque senão eu preciso te alertar sobre alguns fatos, se pipoca engorda ou não.Nes...
10 frutas que ajudam a emagrecer (a 5 você não vai... Em geral, o consumo de frutas é um grande aliado de quem está enfrentando um processo de emagrecimento. As frutas, além de um sabor delicioso, também ...
4 dietas saudáveis (e que emagrecem muito). Para manter a boa forma e a saúde em dia, existe atualmente uma série de estratégias que podem ser usadas. Confira 4 dietas saudáveis e emagrecedoras ...

Descubra quais são os 7 alimentos que parecem saudáveis, mas que na realidade não são.

Sim, eu quero.

Publicidade

5 disseram o que pensam. Agora é sua vez.

  1. Será que alguém poderia me passar uma lista desses chás?

    • Taí, Bruna:

      Aceleradores de metabolismo: chá verde, carqueja, branco, hibisco, vermelho, e mate

      Diuréticos: cabelo de milho, cavalinha, preto, erva doce, quebra-pedra, carqueja e alfafa

      Desintoxicantes: erva-doce, dente-de-leão, sálvia, hortelã e alcachofra

      Relaxantes: camomila, erva doce, cavalinha, capim cidreira e hortelã

  2. “Sempre substitui outras bebidas,pelo chá e,os bons resultados,são evidentes,principalmente,se as refeições, são acompanhadas pelo mesmo…”

  3. estou adorando seus vídeos e especificações!Porém fiquei muito interessada na DIETA CETOGÊNICA. Voces teriam algum cardápio diário de pelo menos uma semana sobre essa dieta ,ou pelo menos uma lista de quais alimentos permitidos? Obrigada.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Gengibre para emagrecer: turbine seu metabolismo. - […] cerca de 1 por grama, e é muito versátil na culinária. Quando usado na preparação de pratos ou chás…
  2. Como perder peso: o guia rápido e definitivo. - […] isso, para beber, prefira apenas água. Chás naturais também são boas opções, inclusive, os diuréticos, desintoxicantes e digestivos. Já…
  3. Chá mate emagrece? saiba como escolher certo o seu chá emagrecedor – Comece a Emagrecer - […] No entanto, para quem está disposto a emagrecer e segue uma dieta restrita, é comum ter dúvidas se o…

O que você pensa sobre emagrecimento e dietas? Escreva abaixo!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *