Colesterol: 97,5% do que você sabia sobre ele estava errado.

Colesterol: 97,5% do que você sabia sobre ele estava errado.

20 de Março de 2017

Ao contrário do que muitos pensam, o colesterol possui um papel fundamental no corpo.

Ele é um precursor – base para formação – de diversos hormônios, como estrogênio e testosterona, da bile e até vitamina D.

Isso sem contar a produção e manutenção de membranas das células que formam o seu corpo.

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Ele é essencial para a sobrevivência humana e, sem ele, você provavelmente não estaria aqui.

Neste artigo, você vai descobrir: 

1- O que é e quais são os tipos de colesterol

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2- Por que o LDL não é esse vilão todo que você pensa

3- Uma metáfora que fará você entender claramente o papel de cada porção do seu colesterol

4- Por que não é bem a ingestão de alimentos ricos em colesterol que forma as placas de ateroma nos vasos

5- Por que é ineficaz usar a avaliação simples do seu LDL para um diagnóstico dos seus níveis de colesterol

6- Qual a melhor forma de avaliar seu colesterol

7- 11 dicas para reduzir os níveis de inflamação no seu corpo, e também um colesterol saudável

8- Alimentos que são fontes de colesterol

Tipos de colesterol

Antes de começar, gostaríamos de esclarecer o seguinte: o que é normalmente conhecido como colesterol, na realidade são as proteínas que transportam o colesterol pelo sangue, as chamadas lipoproteínas.

Como o colesterol em si não dissolve em água e nem no sangue, então ele precisa dessas lipoproteínas para que possa ser levado pela corrente sanguínea.

Para tornar o texto simples, chamaremos essas lipoproteínas de colesterol.

Basicamente a diferença entre elas está na densidade de proteínas que os carregam e, como consequência, como eles se movem dentro dos vasos sanguíneos.

Grosso modo, são elas:

HDL (High Density Lipoprotein): Tem como papel transportar o colesterol que saiu dos tecidos, de volta para o fígado. Normalmente é visto como o “bom colesterol”.

LDL (Low Density Lipoprotein): Tem o papel de levar o colesterol recém produzido pelo fígado para os mais diversos tecidos do organismo.

Ele tem uma imagem bastante degradada, sendo chamado de o “Mau Colesterol”.

Para mudar isso é importante deixar claro o seguinte: não existe um só tipo de LDL… Simplificando, existe o LDL pequeno e denso (e mais suscetível à oxidação) e o LDL maior.

Sendo o primeiro o que é realmente relacionado às doenças cardiovasculares (em até 3x) e o segundo, sendo o clássico “culpado” por isso.

Para entender o seu funcionamento, gostamos muito de usar a metáfora feita pelos autores do livro “Body By Science“.

Que é a seguinte: veja os vasos sanguíneos como um rio…

Em um rio, o fluxo na área central costuma ser maior que perto das margens.

E assim como folhas tendem a fluir nas proximidades das margens, os metabólitos de baixa densidade tendem a se comportar da mesma forma nos vasos sanguíneos.

Por conta disso, quando o corpo precisa pegar colesterol para lidar áreas inflamadas, como os vasos sanguíneos de pessoas que não se alimentam bem, ele usará o LDL, que está “fluindo nas margens”.

Quando o seu organismo precisa trazer colesterol de volta para o fígado, para que seja processado, isso é feito da melhor forma por meio da circulação central (fluxo central que falamos anteriormente).

Porque é onde as chances dele colar nas paredes das células são menores.

Sendo assim, é o HDL que é usado nessas situações.

Colesterol e Inflamação no Seu Corpo

Muitos acham que o que forma as placas de ateroma, que causam doenças cardiovasculares, é a alta ingestão de colesterol e gordura em si.

Na realidade essas placas são formadas por uma série de elementos como: células musculares lisas, cálcio, tecido conjuntivo, células brancas, colesterol e gorduras.

Essa formação de placas não ocorre simplesmente pelo elevado nível de colesterol no sangue, mas sim pela soma de uma série de condições que impactam saúde e integridade da parede das artérias.

Tais condições incluem:

  1. Deficiências Nutricionais;
  2. Baixo controle do açúcar no sangue;
  3. Fumo;
  4. Excesso na Ingestão de Carboidratos Refinados;
  5. Stress;
  6. Infecções microbianas;
  7. Consumo de Gorduras Trans;
  8. Excesso na Ingestão de Omega 6 (e/ou redução na ingestão de omega 3);
  9. LDL pequeno e de alta densidade.

e outras…

 

Mas antes de prosseguirmos... Que tal conhecer um método de emagrecimento totalmente sistematizado e fácil, onde você não precisa abandonar totalmente os alimentos que tanto gosta e acabar de vez com o tal do efeito sanfona, mudando sua vida e saúde para sempre?

Você está a um clique de uma verdadeira revolução na sua vida. Se você precisa perder 10, 20, 30kg ou mais, veio ao lugar certo. E se precisa perder só alguns quilinhos, é mais rápido ainda. Nada de medicações, dietas milagrosas, nada disso. Até porque nada disso é necessário.

E você também vai conhecer 7 alimentos que você provavelmente acha que são emagrecedores, mas que na verdade promovem justamente o efeito contrário.

Clique aqui para saber mais e bem vindo à sua nova vida.

Todas essas condições geram um estado de inflamação, que é natural do corpo, e serve para indicar onde devem ocorrer reparos.

Em termos mais simples, são uma série de mini machucados, gerados pelas razões acima, e que o corpo precisa cuidar.

É aí que o LDL exerce uma das suas funções: ajudar a reparar o problema.

 

Uma boa forma de avaliar seu colesterol

Usar somente os níveis de LDL para indicar risco cardiovascular é bastante limitado, se não ineficiente.

A análise do colesterol total também não ajuda muito a tirar conclusões.

Para avaliar os riscos cardiovasculares, junto com o exame lipídico completo, é importante medir marcadores de inflamação como Proteína C Reativa (considerando a de alta sensibilidade), níveis de Homocisteína e outros possíveis.

O que nós recomendamos é sempre buscar um médico para que possa avaliar o seu caso e fazer o diagnóstico correto, fazendo uma ressalva que este conhecimento é recente, e por isso ainda não muito aplicado à realidade brasileira.

Mas, com o objetivo de educar, uma forma interessante de saber se você está com bons indicadores, levando como base o seu perfil lipidico, é fazer as seguintes análises:

 

HDL / Colesterol Total

Ao dividir o seu HDL pelo Colesterol Total, você chegará a um resultado. Veja o resultado e compare com os números abaixo para ver um dos indicadores de risco cardiovascular

  • Maior que 0,24 significa um baixo risco;
  • Abaixo de 0,24 até 0,11 significa um risco moderado;
  • Abaixo de 0,10 – indica um alto risco;

Triglicerídeos / HDL

Ao dividir os seus triglicérideos pelo seu HDL (os dois em mg/dl), você chegará a outro resultado. Os números abaixo indicam diferentes níveis em riscos de doença cardiovascular.

  • Abaixo de 1 é ótimo (baixo risco);
  • Entre 1,1 e 2 é considerado bom;
  • De 2.1 até 3 é considerado moderado;
  • de 3.1 + é considerado alto risco.

Se as contas que você fez para o seu caso não foram das melhores, sugerimos que fique tranquilo e busque suporte profissional.

Como reduzir a inflamação no seu corpo e como melhorar os seus indicadores de colesterol.

Indicadores de colesterol

Veja abaixo uma lista de ações que você deve tomar para melhorar seus indicadores de colesterol e inflamação.

Sabendo as principais causas de inflamação no corpo e qual o tipo de colesterol (LDL pequeno e da alta densidade) que pode te fazer mal, é bem simples imaginar o que é preciso fazer para melhorar seus indicadores:

  1. Se alimente de forma mais equilibrada e balanceada, procurando ingerir todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo.
  2. Mantenha uma alimentação com baixo nível de carboidratos. Prefere não seguir uma alimentação com baixo nível de carboidratos? Então escolha fontes com menor índice glicêmico e/ou integrais;
  3. Não fume;
  4. Emagreça (simples assim);
  5. Reduza o stress. Procurando praticar atividades que te acalmem… Meditação, andar na praia/parque/lagoa e muitas outras e reveja suas crenças e valores a respeito das situações que te deixam com stress;
  6. Evite ingerir gorduras trans;
  7. Melhore a quantidade ingerida de ômega 3 e avalie se você não está consumindo ômega 6 demais.
  8. Coma menos gorduras poliinsaturadas e mais saturadas e monoinsaturadas;
  9. Pratique exercícios físicos e procure mover-se mais (andar, subir escadas, etc);
  10. Consumir álcool só se for com moderação;
  11. Procure ingerir mais alimentos antioxidantes (chá verde, chá branco, blueberry e outros);

Alimentos que são fontes de colesterol.

Alimentos fonte de colesterol

Veja abaixo alguns alimentos que são fontes de colesterol.

Estudos indicam que comer alimentos que são fonte de colesterol não aumentam o seu nível em 70% das pessoas.

Nesse estudo, os 30% restantes tiveram aumento tanto do LDL (o maior, que não faz mal) quanto do HDL (eles comeram ovos).

Uma hipótese para isso é que o colesterol é tão importante para o funcionamento do nosso corpo que a sua produção é bastante regulada, quando você come mais, o corpo tende a produzir menos (e vice versa).

Além disso, outro estudo indica que comer alimentos ricos em colesterol não aumenta os riscos de doenças no coração.

Sendo assim, seguem algumas fontes alimentares de colesterol:

  • Queijos;
  • Ovos;
  • Carne Vermelha;
  • Carne Branca;
  • Frutos do Mar.

Dependendo do seu padrão alimentar (alto carboidrato – baixa gordura vs baixo carboidrato – alta gordura), atente-se para a quantidade ingerida dos alimentos acima.

Lembrando que estes possuem altos níveis calóricos e, em termos de emagrecimento, grosso modo, o que importa mesmo é a diferença entre a quantidade de calorias que entra, e a quantidade que é queimada.

Referências:

http://www.jpands.org/vol10no3/colpo.pdf

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11023005

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Sim, eu quero.

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7 disseram o que pensam. Agora é sua vez.

  1. meu nome e jailton meu colesterol hdl esta 29 o ldl 52 estou tomando omega 3 antes de tomar o omega ele estava hdl 42 ldl 58
    sera que e isso que fez com o que o bom diminuiçe e o ruin aumentaçe

    • Não posso afirmar nada com esses dados. MAs acho dificilimo ter sido isso, é preciso avaliar outros fatores na sua alimentação.

      E o suposto aumento do ldl (sim, porque de 52 pra 58 não é quase nada) não significa que “o ruim aumentou”, esse aumento pode ser por conta de frações boas do ldl (sim, elas existem), e de qualquer forma, não é significativo.

  2. Temos que parar, pensar e discernir sobre o que dizem sobre alimentos e medicamentos criando em nós o “efeito manada”.
    Partindo do princípio que não existe vida sem mitocôndrias e não existe mitocôndrias sem colesterol, assim como o cérebro, as bainhas de mealina, os hormônio, etc… Criaram uma GRANDE FARSA e os médicos entraram nesta quando descobriram as malfadadas ESTATINAS. É só negócio, é só lucro. A mídia ajuda criando pânico, risco de morte e outros. A de alimentos vendem porcarias hidrogenadas, ricas em sal e em embalagens de plástico com o argumento de que é “prático e saudável”. Compre sua comida no mercado e faça-a em casa, coma carne, coma manteiga, evite sim, as farinhas brancas, os refrigerantes,biscoitos recheados e, principalmente os óleos refinados pois são hidrogenados tal como as malditas margarinas. Temos a opção de óleo de girasol que por sua base química não precisa hidrogenar e o de arroz, e ambos não são “transgênicos”. As estatinas inibem o Citocromo P450 responsável pela oxigenação das células e produção dos hormônios e outras funções. Por isso, as estatinas detonam a testosterona enfraquecendo os músculos e muitos médicos, acho que esqueceram, que o coração é um potente músculo! A proporção que envelhecemos ficamos mais oxidados e mais ácidos, por isso, o corpo produz mais colesterol para proteção. Aí, o bicho pega! O médico vai e receita estatina para diminuir aquele colesterol que vc precisa para viver mais e melhor, resumindo, ajuda a matar.
    Fujam do velho, do arcaico idiota e dominador. Sejam livres, livrando-se das velhacarias nojentas, sejam religiosas, políticas, psico sociais que te dominam e castram o porvir e o intelecto. Se Deus existe e nos deu a vida; pode ter certeza que Ele não enviou nenhum livro de conduta e nem manual de uso da sua vida. Vai, seja pleno, livre. Não existe pecado e nem castigo, e sim sistema de consequências. Amem-se!

    • Perfeito!!!! Esse comentário diz tudo que eu penso!!!

    • Perfeito..
      Comentário que estimula e nos da esperança..
      Viva.viva.
      Quando chegar sua hora nada impedirá sua ida.
      Médicos são iluminados e necessários, mas estudam pra lhe encher de medicamentos químicos e que ajudam de um lado estragando outro.
      Ouça uma boa música,caminhe e abrace seus amores

    • Olá,
      estou procurando médico em São Paulo ou uma outra forma de acompanhamento rotineiro com base nessa “nova” forma de interpretação e tratamento do colesterol. Minha relação HDL/Colesterol total é 0,16 e a relação triglicérides/HDL é 3,15. Quero melhorar esses números e há algum tempo tenho lido sobre essa “nova” abordagem, mas infelizmente não encontro profissionais que estejam fora do efeito manada citado e sempre ouço o mantra gordura saturada mata, tem que tomar estatinas, etc, etc…
      Poderiam me ajudar? Abraço!

  3. Muito esclarecedor, mas acho apenas que um nutricionista é o mais adequado para a avaliação individual de cada pessoa e passar uma dieta de acordo com as necessidades. O que vejo, infelizmente, é muito médico querendo interferir no trabalho de nutricionista. A verdade é que nunca iremos ter uma alimentação saudável, e vamos sempre ser induzidos a comprar essas porcarias processadas. Quer viver bem? Fuja da cidade, plante seus próprios alimentos.

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