Comer em casa: 6 dicas incrivelmente simples que vão mudar sua vida (e emagrecer muito).

Comer em casa: 6 dicas incrivelmente simples que vão mudar sua vida (e emagrecer muito).

26 de agosto de 2015

É cada vez mais comum as pessoas comerem fora de casa, por conta da vida moderna. Seja por causa de viagens, compromissos, tempo limitad, falta de interesse em cozinhar ou mesmo até a preguiça pura e simples, existem muitas razões para tal.

Apesar de cada vez mais vermos opções mais saudáveis em restaurantes, existem vários motivos que justificam a escolha de cozinhar seus próprios alimentos. Para começo de conversa, não importa o quanto a refeição pareça saudável, os restaurantes e lanchonetes usam e abusam de ingredientes que você não deveria comer, para fazer a comida ter melhor sabor. Manteiga, óleos, molhos, açúcar, são bastante usados, e todos adicionam uma tonelada de calorias extras ao seu prato, ainda que pareça saudável.

Uma pitada de crueldade também é adicionada quando você come algo que não preparou: como você deve saber (e se não sabe, não deixe de ler este artigo sobre compulsão por doces), algumas substâncias como o açúcar são capazes de causar um vício no seu cérebro, fazendo você voltar para consumir mais e mais daquele produto. Para piorar, essas substâncias, além do vício, também mascaram os mecanismos de controle da fome. O resultado é que você acaba virando uma retroescavadeira gulosa, e tudo o que vê pela frente você come, sem dó.

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Agora imagine que você é um fabricante de alimentos e descobre esse efeito “mágico” da tal substância? Você vai ficar milionário num pulo, porque milhares e milhares de zumbis sem controle vão consumir indiscriminadamente seus alimentos. É o crime perfeito!

Achou que é teoria da conspiração? Pois saiba que isso acontece de verdade, e inclusive essas indústrias empregam cientistas para realçar essas propriedades de seus produtos, e claro, manter você viciado e “doando” seu dinheiro para os bolsos das indústrias.

Como ter o controle sobre o que você come

Comer em casa ajuda a ter controle.

Ao comer em casa, você tem mais controle sobre o que come.

Mas quando você mesmo cozinha, passa a ter controle total do que coloca no alimento. Isso permite que você de fato saiba o quão saudável é o que vai comer. Adicionalmente, você pode substituir ingredientes, procurando as versões mais saudáveis.

O tamanho das porções é outro aspecto importante. Muitos restaurantes acabam servindo porções muito grandes, para causar uma boa impressão ao cliente, e você acabará recebendo muito mais comida do que realmente precisa. Além de querer comer tudo para fazer jus ao que pagou.

Comer fora também aumenta o leque de opções ruins. Mesmo que você esteja focado nas saladas do menu, pode ficar tentado com outras opções menos saudáveis e perdendo o foco. Além disso, os aromas espalhados pelo ambiente podem te fazer mudar de ideia sobre o que comerá. Você terá total controle sobre todos esses aspectos se comer em casa.

Outro motivo para comer em casa é que a qualidade dos alimentos de um restaurante nem sempre é a ideal. Várias vezes vemos o noticiário falando sobre a atuação da vigilância sanitária, aplicando multas em restaurantes com alimentos vencidos.

Restaurantes também compram alimentos no atacado, em grandes quantidades, e de preferência o mais barato possível para a manutenção da margem de lucro, ou seja, a perda de qualidade é inevitável. Coisas que não acontecerão se você cozinhar em casa.

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Mais um aspecto importante sobre o perigo de comer em restaurantes, é que existe todo um ambiente e truques para fazer você comer mais, caso não saiba. Desde fazer você esperar artificialmente (para que consuma mais bebidas), colocar um salgadinho ou amendoim grátis (o sal vai te causar sede e fazer você beber mais), um design do cardápio desenhado para suavizar preços e chamar a atenção para refeições mais caras, até o sumiço do garçom quando você pede um drink (para esperar o álcool fazer efeito e você sentir mais vontade de comer). Se tiver curiosidade para conhecer a lista proibida de táticas que os restaurantes usam, não deixe de ler este artigo.

Há ainda a tentação das sobremesas, ou seja, não basta você ter terminado sua refeição, o garçom ainda lhe oferecerá um delicioso (e calórico) complemento. Não há muito problema de vez em quando, mas o perigo de isso se tornar um hábito é evidente. Ou pior, de se tornar vício.

E finalmente, há a questão do preço. Comer sempre fora, apesar da economia de tempo, pode custar quatro a cinco vezes mais do que se você comprasse e preparasse os alimentos. Sem falar em gorjetas e taxas de serviço.

Dicas para começar a comer em casa

E se você acha complicado encaixar a atitude de cozinhar em casa, veremos então como começar:

Faça o básico

Coma o básico

Parta para a simplicidade, de forma a evitar muito stress.

Quanto mais simples forem suas obras culinárias, mais fácil e menos estressante será para você. Cozinhe sempre com ingredientes que lhe sejam familiares, de modo que não fique sobrecarregado por ingredientes novos. Use também temperos que já conheça, assim é garantido que a comida terá gosto agradável.

Invista em livros de receitas

Para comer em casa, compre um livro de receitas.

Existe uma infinidade de receitas saudáveis que você pode encontrar pela internet.

Existem muitos livros de receitas rápidas, fáceis e para iniciantes. Além disso, receitas desse tipo são muito fáceis de se encontrar na internet.

Cozinhe grandes quantidades

Para comer em casa, armazene adequadamente.

Ao cozinhar em quantidade, armazene a comida adequadamente.

Você pode, no domingo de noite, cozinhar uma quantidade maior de comida que vá durar até uma semana. Depois coloque em potes na geladeira e / ou congelador, e você não precisará ficar quebrando a cabeça toda hora, quando a criatividade para cozinhar baixar, ou quando faltar tempo para cozinhar algo. É só pegar a refeição pronta e esquentar.

Descubra o que gosta e planeje

descubra-o-que-gosta

Encontre os alimentos saudáveis que gosta, assim fica fácil planejar o que vai comer durante a semana.

Com a prática, você descobrirá quais as receitas que mais gosta e pode fazer rodízio entre elas durante o tempo. Planejar e preparar essas receitas tem o efeito desejável de diminuir o desejo por coisas menos saudáveis.

Reinvente receitas

Reinvente receitas, torne-as mais saudáveis.

Existem receitas que podem se transformar em opções mais saudáveis. Reinvente!

Se você gosta de determinado tipo de receita, mas ela contém vários ingredientes que você não deveria comer, é mais do que possível reinventar essa receita, substituindo esses ingredientes por outros melhores e mais saudáveis. Com um pouco de criatividade, você pode alterar um alimento sem mudar tanto sua textura e sabor. Por exemplo, você pode substituir maionese por uma mistura de mostarda e azeite. Pode fazer molho de salada com iogurte natural desnatado e alguns temperos. A farinha refinada pode ser trocada pela integral, o açúcar por mel, enfim, as possibilidades são ilimitadas, e há muitas ideias circulando pela internet a respeito.

Envolva a família e amigos

cozinhar-juntos

Torne a sua cozinha um ambiente mais divertido. Junte amigos e / ou família e façam um belo jantar.

Você pode também transformar o ato de comer em casa numa diversão. Faça uma reunião de amigos para reinventar receitas, um campeonato de cozinha saudável, ou ensine seus familiares a cozinhar receitas saudáveis.

E você tem alguma dica adicional? Como você faz para comer mais em casa? Compartilhe com outros leitores!

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  1. Como emagrecer tomando café, e como fezer isso

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  1. Como os restaurantes fazem você comer e gastar mais. - Comece a Emagrecer - […] outro artigo nosso, já enfatizamos a importância de procurar comer mais em casa, o que por si só evita…

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