Comida saudável: 3 passos simples que farão você parar de reclamar dela, e virar fã.

Comida saudável: 3 passos simples que farão você parar de reclamar dela, e virar fã.

9 de dezembro de 2015

Uma alimentação composta de comida saudável é um dos objetivos mais comuns que todos nós temos.

Ou pelo menos deveríamos ter.

Mas isso certamente é mais fácil de dizer do que fazer, especialmente se você não gosta ou não tem o hábito de comer comida saudável.

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Mas baseado na experiência própria de um dos fundadores do Comece a Emagrecer e principalmente, na experiência de um enorme número de pessoas que passou por um processo de reeducação alimentar, seu paladar pode sim mudar.

Já pensou ter a mesma vontade que atualmente você tem de comer porcarias, mas canalizando para comida saudável?

O que você vai aprender neste artigo sobre comida saudável:

1- Quais são as vantagens de comê-la

2- Por que tentar implementar isso de uma vez só é pedir para fracassar

3- Por que ter mais conhecimentos sobre os alimentos que você vai comer pode mudar sua percepção deles, fazendo eles ficarem (pasme) até mais gostosos.

4- E 3 incríveis dicas para fazer isso acontecer de fato na sua vida, ou seja, você começar a gostar de comida saudável.

Vantagens da comida saudável

Comida saudável não é algo que necessariamente fará você se sentir em privação, para começo de conversa.

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Muitos dos alimentos saudáveis também são saborosos e principalmente nutritivos.

Além disso, também costumam ser mais baratos e fáceis de preparar – quer coisa mais barata que frutas, verduras e legumes, por exemplo?

Uma nutrição balanceada e saudável, quando se torna um hábito, faz o esforço para emagrecer parecer mínimo, porque seu corpo naturalmente buscará esse “estado”.

E com a mudança do seu paladar, você terá o melhor dos dois mundos, ou seja: terá o prazer gastronômico em relação à comida saudável, e saberá que essa comida além de lhe fazer bem, não deixará você engordar ou submeter-se a riscos de doenças.

Um passo de cada vez

habito de comer comida saudável

O importante é criar o hábito de comer comida saudável.

A melhor estratégia é criar o hábito de comer comida saudável.

Mas se isso for feito como na maioria das dietas, ou seja, você corta todas as porcarias, e introduz os bons alimentos, vai ser um grande choque para seu corpo.

Primeiro porque você não teve tempo para se adaptar aos novos sabores e texturas.

Segundo, porque seu organismo está dependente de algumas substâncias, como o açúcar, que cria uma espécie de vício.

Terceiro, porque muita gente acaba tendo uma relação emocional com a comida, comendo para aliviar sentimentos. Imagine perder esse conforto?

Tudo isso cria um stress imenso para o organismo, e ele vai reagir.

Seja alterando o seu humor, fazendo você desejar as comidas proibidas como um louco, enfim, o fato é que nas dietas convencionais, isso é feito de forma abrupta, cria todo esse stress, e o mais importante: é a principal causa de desistência.

Desta forma, uma estratégia melhor é ir adaptando seu corpo aos poucos.

E enquanto você vai implementando gradualmente a comida saudável na sua vida, vai acabar buscando mais informações sobre seus benefícios, ideias para preparar boas refeições, vai estudar sobre os malefícios de outros alimentos, e por aí vai.

Tudo isso acaba interferindo em algo vital, que é a sua percepção de cada alimento.

Por exemplo, digamos que na primeira vez que você comeu bacalhau, acabou passando mal e vomitando. Pode não ser o caso, mas muita gente acabaria pegando nojo de bacalhau e nunca mais comendo.

O gosto continuaria o mesmo, mas a percepção da pessoa torna a experiência de comer aquele bacalhau bem desagradável.

Não que isso vá alterar o seu gosto por aquele hamburguer suculento e calórico, mas com o tempo, sua percepção sobre o mesmo vai mudar, e você não vai desejar tanto assim.

E o oposto também pode ocorrer com as saladas, por exemplo.

Sabendo de seus benefícios, formas criativas de preparo, uso de molhos saborosos, com o tempo, você acaba pegando gosto por comê-las.

 

Dicas para introduzir comida saudável na sua dieta

dicas para comer comida saudável

O segredo é começar com pequenas mudanças, veja abaixo uma lista.

E para tornar o hábito de comer comida saudável uma constante na sua vida, você deve começar com pequenas e simples mudanças, tanto dos alimentos como da sua forma de pensar.

Deixamos aqui algumas dicas úteis.

 

1- Misture novas comidas saudáveis com as que você gosta

Já reparou que, ao pedir aquele sanduiche fast food, você está comendo com gosto, alguns vegetais?

Alface, pepino, tomate, eles estão ali, na mistura com as demais porcarias.

Essa estratégia pode ser utilizada para introduzir alimentos mais saudáveis, junto com os outros que você já gosta. Mas é importante promover a retirada gradual dos alimentos ruins.

Algumas ideias:

  • Se a lenda que “tudo fica melhor com bacon” é verdadeira, por que não colocar mais comida saudável junto com o seu bacon?
  • Misturar vegetais com macarrão ou arroz
  • Temperos. Procure os temperos mais saudáveis e que você gosta, de preferência, os mais saudáveis, como pimentas, salsinha, alho, etc. Molhos para saladas são bastante calóricos, mas no começo podem ajudar você a se acostumar com o gosto e textura dos vegetais. Vá retirando aos poucos.

 

2- Tente versões ou receitas diferentes

 

Mas antes de prosseguirmos... Que tal conhecer um método de emagrecimento totalmente sistematizado e fácil, onde você não precisa abandonar totalmente os alimentos que tanto gosta e acabar de vez com o tal do efeito sanfona, mudando sua vida e saúde para sempre?

Você está a um clique de uma verdadeira revolução na sua vida. Se você precisa perder 10, 20, 30kg ou mais, veio ao lugar certo. E se precisa perder só alguns quilinhos, é mais rápido ainda. Nada de medicações, dietas milagrosas, nada disso. Até porque nada disso é necessário.

E você também vai conhecer 7 alimentos que você provavelmente acha que são emagrecedores, mas que na verdade promovem justamente o efeito contrário.

Clique aqui para saber mais e bem vindo à sua nova vida.

Talvez você não curta determinados alimentos saudáveis porque as versões que você experimentou eram sem graça ou convencionais demais.

Mas existe um mundo de novas e criativas versões dos mais diversos alimentos.

E pode ser que essas versões caiam no seu gosto pessoal.

Alguns exemplos:

  • Couve-flor ou brócolis assados no forno
  • Vegetais congelados ou frescos
  • Muitas pessoas dizem que um processador de alimentos ou máquina de fazer sucos mudaram suas vidas em relação a comer frutas e vegetais. Sobre as frutas, comer a fruta inteira é melhor alternativa que os sucos, mas para começar, sucos são boas opções.

E uma pesquisa na internet poderá te trazer ainda mais ideias e surpresas.

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3- Dê preferência às comidas saudáveis que você já gosta

Não necessariamente você precisa se forçar a amar legumes ou outros alimentos saudáveis.

Certamente existem comidas saudáveis que você atualmente gosta, e a sugestão é que você aumente porções e frequência delas.

Ao mesmo tempo, você pode ir diminuindo a quantidade das comidas e ingredientes ruins.

Por exemplo, se você usa pão francês para fazer um sanduíche no lanche, passe a usar pão árabe (de preferência integral) e aumente a quantidade de legumes no recheio.

Concluindo

Como você pode ver, não é nada complicado criar o hábito de comer comida saudável na sua vida.

Por motivos alheios à sua vontade, você acabou gostando das porcarias que você gosta. Nada contra, mas o hábito de comê-las gera quilos e doenças.

Eu sei que é difícil competir em matéria de sabor, mas como você pôde ler neste artigo, com um pouco de metodologia e esforço, você certamente trocará de hábito.

E é assim que a comida saudável passa a ser também deliciosa.

Descubra quais são os 7 alimentos que parecem saudáveis, mas que na realidade não são.

Sim, eu quero.

O que você pensa sobre emagrecimento e dietas? Escreva abaixo!

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