Correr emagrece mesmo? Como obter bons resultados para emagrecer correndo.

Correr emagrece mesmo? Como obter bons resultados para emagrecer correndo.

25 de novembro de 2015

Uma dúvida muito comum: será que correr emagrece?

Para emagrecer de forma mais eficiente, além das mudanças alimentares é interessante aliar algum exercício físico ao dia a dia.

Isto é claro, óbvio e evidente.

banner método emagrecimento fácil

Começam a surgir aí as dúvidas: afinal qual exercício é melhor para atingir os seus objetivos, frequentar uma academia ou optar por algo que não aumente os custos e até mesmo qual é o exercício físico que melhor se encaixa a sua rotina.

Nesses momentos, a corrida pode surgir como uma opção.

Os benefícios de correr.

correr emagrece

Conheça os benefícios que correr traz para você.

Respondendo à sua pergunta, sim, correr emagrece.

E além de emagrecer ajuda a definir o corpo, pois exige que você movimente vários grupos musculares.

Mesmo que você possua apenas dez minutos livres em seu dia para a prática desse exercício, já poderá usufruir de seus benefícios, que vão desde a perda de calorias até a definição muscular.

Além dos benefícios diretamente relacionados à perda de peso, ao correr você melhora a qualidade de seu sono, diminui o estresse, a ansiedade e a pressão sanguínea, aumenta o ânimo e o bem estar e auxilia na redução da osteoporose.

O coração e o pulmão também são afetados positivamente, se tornando mais eficientes em suas atividades.

banner método emagrecimento fácil

Qual a melhor opção de corrida?

Em se tratando de emagrecer você pode optar por corridas curtas e rápidas ou corridas longas e em ritmo mais lento.

Tudo depende de em quanto tempo você pretende atingir sua meta de emagrecimento.

O primeiro tipo de corrida é voltado a quem busca emagrecer de forma mais rápida, pois gera um maior gasto de energia ao acelerar o metabolismo.

O espaço percorrido é menor, no entanto a velocidade com que o percurso é feito é bem mais alta.

Se a sua dúvida é “correr emagrece em quanto tempo”, a resposta é um tanto quanto vaga, porque isso vai depender de uma série de fatores, sendo a sua alimentação o principal deles.

Mas para ter resultados mais rápidos, sem dúvida um treino de corrida para emagrecer deve ser focado na intensidade.

Ou seja, você corre menos, mas numa velocidade maior.

Isso acaba exigindo tanto do seu organismo, que para se recuperar da “lesão” causada pelo esforço, ele gastará mais energia para efetuar esse reparo.

E esse gasto de energia extra significará aumento do metabolismo. Traduzindo: nesse estilo, correr emagrece rápido.

O segundo tipo de corrida é voltado a quem pretende além de emagrecer conseguir também condicionamento físico.

A corrida é mais longa, no entanto a velocidade em que é percorrida é menor.

O emagrecimento nesse caso se dá de forma mais lenta, mas trás como benefício o condicionamento físico.

O que também é ótimo, pois você vai garantir todos os benefícios de correr já citados antes, e isso na prática aumentará sua disposição para níveis estratosféricos!

Como você pode ver, correr ajuda sim a emagrecer e é uma ótima opção de exercício para ser aliada a uma dieta balanceada.

Confira agora algumas dicas para tornar a corrida mais eficiente e benéfica!

Correr emagrece quantos quilos? 

correr emagrece

Veja abaixo a resposta da pergunta o quanto correr emagrece.

Perguntas como essa ou se correr emagrece a barriga, são muito comuns nos dias de hoje.

Infelizmente alguns podem se decepcionar com uma resposta vaga, mas isso não muda a realidade. Porque de fato a resposta certa é “depende”.

Cito uma experiência pessoal aqui para ilustrar esse ponto.

A corrida sempre foi minha opção clássica para emagrecer.

Mas por anos eu acreditei que bastava me matar de correr para compensar meus excessos.

Quando você faz algo baseado em conceitos errados, está plantando a semente da decepção, e quem sabe, de uma tragédia.

A decepção veio na falta de bons resultados. Por vezes eu corria 7km todo santo dia, numa velocidade boa, e nada da balança descer.

Até lembro de um dia que após uma corrida, fui tomar chopp e comer pizza. Que vergonha!

E a “tragédia” não tão trágica assim, foi que por forçar a barra, acabei desenvolvendo um quadro de fascite plantar no pé direito, o popular esporão do calcâneo.

Inclusive precisei de infiltrações de corticoide no local, e acredite, você não iria gostar de levar uma injeção na sola do pé, grosso modo. Não é nada agradável!

No meu caso, a resposta para “correr emagrece quantos quilos” foi “zero ou alguns gramas”, para “correr emagrece a barriga” foi um sonoro “não”, e para “correr emagrece em quanto tempo” foi “infinito”.

Pessoas inteligentes aprendem com os próprios erros, mas pessoas brilhantes aprendem com os erros dos outros, portanto, seja brilhante e aprenda com esse meu erro.

Eu fui apenas inteligente, mas você pode ser mais que isso!

80% do emagrecimento está na dieta. Com uma dieta ajustada, você sequer precisa de exercício. Sem uma dieta equilibrada, não há exercício no mundo que te emagreça.

Ajuste sua dieta, e aí sim o que a corrida fará por você é acelerar o quanto você emagrece.

 

Mas antes de prosseguirmos... Que tal conhecer um método de emagrecimento totalmente sistematizado e fácil, onde você não precisa abandonar totalmente os alimentos que tanto gosta e acabar de vez com o tal do efeito sanfona, mudando sua vida e saúde para sempre?

Você está a um clique de uma verdadeira revolução na sua vida. Se você precisa perder 10, 20, 30kg ou mais, veio ao lugar certo. E se precisa perder só alguns quilinhos, é mais rápido ainda. Nada de medicações, dietas milagrosas, nada disso. Até porque nada disso é necessário.

E você também vai conhecer 7 alimentos que você provavelmente acha que são emagrecedores, mas que na verdade promovem justamente o efeito contrário.

Clique aqui para saber mais e bem vindo à sua nova vida.

Como começar a correr para emagrecer: 5 dicas

correr emagrece

Entre diversas dicas, cuidado com sua postura durante a corrida.

1- Não se esqueça de alongar

Não importa qual seja a distância ou velocidade a ser percorrida, é preciso que você prepare seu corpo para o desgaste a ser enfrentado.

O alongamento aquece o corpo e ajuda a prevenir lesões, já que prepara os músculos para o exercício físico.

Reserve de dez a quinze minutos antes de começar a correr para alongar seu corpo, assim irá tornar o exercício mais eficiente e seu corpo mais resistente ao trajeto/velocidade a ser percorrido.

2- Cuidado na escolha do tênis

Para evitar possíveis desgastes ou até mesmo que você se machuque é preciso escolher um bom tênis de corrida.

Aqueles que o impacto do contato do seu pé com o chão se torne menor e não force músculos e ossos de maneira errada.

3- Preste atenção à sua postura

Procure manter as costas retas, com os ombros encaixados para trás e para baixo.

Mantenha o peito aberto e olhe para frente, na direção do horizonte.

Se você ficar com os ombros encolhidos irá diminuir a capacidade de expansão da caixa torácica.

Ao manter as costas restas e o peito aberto você consegue respirar melhor.

4- Mantenha uma rotina

Planeje quantos dias por semana e quantos minutos irá dedicar a essa atividade.

E cumpra rigorosamente. Lembre-se que os primeiros treinos serão os mais difíceis e que é possível que você se canse com mais facilidade.

O principal é se manter na rotina e não desistir no primeiro empecilho.

5- Varie o ritmo

Para evitar o cansaço e também que o corpo se adapte muito rapidamente ao exercício você pode variar o ritmo da corrida.

Inclua períodos em que deverá percorrer o maior trajeto possível em menor tempo, períodos de velocidade mais lenta e também caminhadas.

Agora que você já sabe que pode emagrecer correndo siga essas dicas e alie sem medo essa atividade ao seu dia a dia.

Correr emagrece sim, se você fizer tudo certinho. Mãos à obra!

Ou melhor, pés à obra.

Descubra quais são os 7 alimentos que parecem saudáveis, mas que na realidade não são.

Sim, eu quero.

2 disseram o que pensam. Agora é sua vez.

  1. Gostaria receber e-book grátis que não consegui me inscrever nem nome nem e-mail. Observo que já adquiri vários e-books de sua coleção.
    Atenciosamente,
    José Candido Rech Thomaz

    • Jose Candido, eu fiz a inscrição para você em nossa lista, com o email que você deixou no seu comentário. Confira o seu email e me avise se você conseguiu baixar o ebook gratis, ok?

O que você pensa sobre emagrecimento e dietas? Escreva abaixo!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *