Correr perde barriga? A verdade!

Correr perde barriga? A verdade!

14 de agosto de 2017

Quando aquela gordura começa a se acumular na sua barriga, a primeira coisa que você pensa com o objetivo de perde-la, é que correr perde barriga, certo?

Naturalmente você está em busca da melhor coisa a fazer para mandar essa gordureba para o beleléu e não ter mais pneus do que a fábrica da Michelin.

E de preferência que seja o mais rápido possível.

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Bem, é fato que você não ganhou esse peso de uma hora para outra, mas que se dane, eu ganhei devagar e quero perder rápido e pronto!

Claro, você também sabe que a dieta é um fator essencial nesse processo.

Mas e quanto ao exercício? Será que se você correr perde barriga mesmo?

 

Então neste artigo você vai descobrir:

1- Por que correr ajuda sim a perder barriga

2- Por que se você leu o item anterior, deve ter pensado uma coisa que não corresponde à realidade, e o que é.

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3- Um efeito colateral da corrida que sabota o emagrecimento

4- O que é a “sindrome do merecimento” e como você acaba se sabotando ainda mais.

5- Qual a real melhor forma de  perder barriga correndo

6- Uma imagem que ilustra o que acontece quando você pratica corrida da forma certa x da forma “errada”

7- Por que correr da forma certa fará você ter mais facilidade na hora da manutenção do seu emagrecimento

 

Correr perde barriga ou não?

correr perde barriga

Os corredores estão em tudo que é lugar.

Na academia, nas ruas, enfim.

Mas sabe lá se essa correria toda está consumindo as suas barrigas?

Ou não teria um jeito melhor e mais eficiente para atingir esse objetivo?

Para começo de conversa, sim, correr perde barriga, vai ajudar a queimar aquela gordura extra.

Bem como toda e qualquer forma de movimentar-se. Andar, dançar, cortar grama, pintar parede, e por aí vai.

Ficar sentado com a bunda no sofá ou deitado estatelado o tempo todo é que promove o contrário.

Movimento queima gordura, ponto.

Mas isto posto, se você quer eliminar essa pança o mais rápido possível, eu tenho uma noticia para você:

 

Sim, correr perde barriga, mas não é a melhor forma!

Uma das razões pelas quais a corrida é uma forma não tão eficiente para acabar com a barriga, é o fato de as corridas de longa distância (assim como qualquer exercício muito prolongado) aumentam o apetite.

E frequentemente este aumento é desproporcional à quantidade de calorias queimadas durante a prática da atividade.

Combine isso com a falta de conhecimento sobre perda de peso, e você tem a receita para resultados desastrosos.

Uma pessoa comum que decide praticar corrida para emagrecer, com uma certa frequência vai acabar comendo mais do que deveria.

Novamente, correr perde barriga mas também aumenta o apetite, e isso sem falar em um fenômeno que batizei de “síndrome do merecimento”. Ou da compensação.

Em meus tempos de obeso, perdi a conta de quantas vezes caí nessa armadilha.

Funciona assim:

  • Sujeito pratica a corrida
  • Fome aumenta
  • Sujeito acha que por ter corrido, pode se dar ao luxo de comer um pouco mais
  • Cria o hábito de abrir exceções por conta dessa “compensação”
  • O ciclo se repete e os quilos (e a barriga) não vão embora

E isso é comprovado por estudos científicos.

 

Mas então qual a melhor forma de perder barriga?

melhor forma para perder barriga correndo

Então nós já sabemos que o mantra “correr perde barriga” não é tão garantido assim.

O que resolve?

Correr.

Ué, tá maluco? Você acabou de falar que correr não perde barriga.

 

Mas antes de prosseguirmos... Que tal conhecer um método de emagrecimento totalmente sistematizado e fácil, onde você não precisa abandonar totalmente os alimentos que tanto gosta e acabar de vez com o tal do efeito sanfona, mudando sua vida e saúde para sempre?

Você está a um clique de uma verdadeira revolução na sua vida. Se você precisa perder 10, 20, 30kg ou mais, veio ao lugar certo. E se precisa perder só alguns quilinhos, é mais rápido ainda. Nada de medicações, dietas milagrosas, nada disso. Até porque nada disso é necessário.

E você também vai conhecer 7 alimentos que você provavelmente acha que são emagrecedores, mas que na verdade promovem justamente o efeito contrário.

Clique aqui para saber mais e bem vindo à sua nova vida.

Calma. É o jeito que você corre.

Porque correr perde barriga quando você faz os chamados sprints.

Sprint é uma arrancada, onde você fará esforço máximo em tiros, com duração de no máximo 30 a 45 segundos.

E vamos à explicação de porque isso funciona:

 

1- Correr em tiros faz você produzir quantidades elevadas do hormônio do crescimento (GH). Esse hormônio ajuda a construir musculatura, queimar gordura e manter você jovem. Basta ver que muita gente paga milhares de reais por injeções de GH. Então comece a correr em sprints que você consegue seu GH grátis!

 

2- Correr em sprints também resulta em consumo de oxigênio pós exercício aumentado, o chamado efeito “afterburner”. O que é isso? Em resumo, você queima gordura por diversas horas após os sprints. Ao passo que correr normalmente só queima gordura naquele momento. Quando você para, a queima para junto. Ou seja, fazendo sprints você obtém mais por menos.

 

3- Correr em sprints previne o gasto muscular. Como uma imagem vale mais do que mil palavras, confira as aparências de um velocista versus a de um maratonista, e tire suas conclusões:

Qual dessas formas físicas você prefere?

E é desejável que você preserve o máximo de musculatura possível.

Quanto mais músculos você tiver, mais rápido será o seu metabolismo, e aí sim, você será capaz de queimar aquela gordura que teima em aumentar sua pança.

Mais além, será mais fácil a manutenção no longo prazo.

Tenha em mente porém, que construção muscular é trabalho duro. Não tem atalho. E perder essa musculatura é fácil, especialmente se você correr por longos quilômetros.

Conclusão

Bom, está aí a realidade.

Correr perde barriga sim, mas depende da forma como você faz. Pensando como todo mundo pensa (certeza que a palavra esteira apareceu na sua mente), será mais fácil você perder músculo do que barriga.

Não esqueça que 80% do emagrecimento é dieta.

Se correr, procure exercícios curtos e intensos, como os sprints e o hiit.

E melhor ainda, adicione alguma forma de treino de força na sua rotina (leia-se musculação).

E assim você terá as melhores chances de obter os resultados que tanto deseja.

 


Referências:

1- Running sprint interval training induces fat loss in women

2-High-Intensity Intermittent Exercise and Fat Loss

3-The effects of a 10-kilometer run on muscle strength and power.

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Descubra quais são os 7 alimentos que parecem saudáveis, mas que na realidade não são.

Sim, eu quero.

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Uma pessoa comentou aqui

  1. Excelente dica, se não associar a dieta não vai resolver absolutamente nada.

O que você pensa sobre emagrecimento e dietas? Escreva abaixo!

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