Dia do lixo: o que comer para escapar da dieta e mesmo assim emagrecer!

Dia do lixo: o que comer para escapar da dieta e mesmo assim emagrecer!

23 de junho de 2017

Imagine que você está fazendo a sua dieta, de forma rigorosa e perfeita durante seis dias por semana, e no sétimo, você pode comer absolutamente tudo o que quiser.

Bom demais para ser verdade, não acha?

A ideia de um “dia do lixo”, ou um dia de folga da sua dieta, causa alguns debates sérios no mundo da saúde.

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Então fomos à raiz do problema: Será que este dia de folga pode ser de fato saudável?

Assista a versão em vídeo:

 

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Existem geralmente três crenças sobre o que significa o dia do lixo:

1- A ideia que um dia de folga significa comer qualquer coisa durante um período de tempo, seja apenas uma refeição ou um dia

2- Uma decisão calculada em comer certas coisas que normalmente são evitadas por razões de saúde.

3- A aceitação que isso é parte natural de uma dieta, e que na verdade não se trata de trapaça alguma.

 

Efeitos físicos de um dia do lixo na dieta

efeito da folga da dieta no corpo

Um dos efeitos de um dia do lixo na dieta, é que ele promove um aumento do metabolismo.

Um dos efeitos de um dia de folga na dieta, é que ele promove um aumento do metabolismo, por elevar a produção de leptina, ajudando o corpo a queimar mais calorias após a comilança.

Alguns estudos sustentam essa tese, porém este sugere que isso só aumenta o metabolismo entre 3% a 10% e somente num período de 24 horas, ou seja, que não compensa as calorias ingeridas.

Mas o efeito renovador na dieta causado por um dia de folga pode significar mais do que queimar algumas calorias extras.

A restrição de calorias, que acontece na maioria das dietas, pode causar uma queda nos níveis da já citada leptina, um hormônio responsável por manter nosso balanço energético e causar perda de peso.

Só que uma elevação temporária da ingesta de calorias, como ocorre num dia do lixo, pode aumentar a produção de leptina em 30% num prazo de 24 horas.

E é esta elevação súbita de leptina que acaba dando um gás no metabolismo após uma ingestão maior de calorias, de acordo com este estudo.

Em adição à regulação da fome e do metabolismo, este hormônio também pode contribuir para aumentar a motivação, a libido e a produção de dopamina, que está relacionada a sensações de bem estar e prazer.

Logo, após um dia de folga, quem está de dieta pode se sentir mais feliz e motivado, de acordo com esta pesquisa.

Esses efeitos combinados da leptina levaram alguns experts no assunto a advogar dias de folga recheados de alimentos que comprovadamente aumentam os níveis do hormônio, ao invés de qualquer alimento e qualquer coisa que se queira.

Por exemplo, uma pesquisa demonstrou que comer alto teor de proteínas aumentava o metabolismo basal, enquanto um baixo teor não o fazia.

Outro encontrou aumento com a ingesta de carboidratos, e não de gorduras.

Também foi encontrado que, à exceção de vinho tinto, o álcool produzia o efeito oposto ao desejado na leptina.

Então temos até aqui que uma dieta com alto teor de proteína e carboidratos, baixa em gordura e sem álcool é o ideal para responder à pergunta “o que comer no dia do lixo”.

Que agora parece menos ainda com folga.

Efeitos psicológicos de um dia do lixo na dieta

efeito psicológico de um dia de folga na dieta.

É provável que tirar um dia de folga da dieta pode aumentar os benefícios de uma dieta restritiva.

E agora vamos ao outro lado da equação, a psicologia.

Psicólogos e nutricionistas frequentemente acreditam que permitir um dia de folga ajuda a manter a disciplina de quem está fazendo dietas restritivas.

Outros proponentes dos dias de folga aceitam o fato que a adesão às dietas ocorre apenas em 80% do tempo, e os 20% restantes são mais ou menos como dias de folga.

O segredo é deixar de lado os rótulos de boa e má comida.

Ao invés de tornar uma pequena transgressão da dieta em uma tragédia, deve-se aceitar o que foi comido, e retornar à dieta conforme planejado.

Em resumo, é provável que tirar um dia de folga da dieta pode aumentar os benefícios de uma dieta restritiva.

Mas fazer isso de forma indiscriminada e sem planejamento pode levar a uma cadeia psicológica de eventos bastante problemática.

Finalizando, deixamos um guia prático para otimizar seu dia do lixo:

  • Seja exigente: Você deve saber diferenciar bem o que vale a pena transgredir na dieta, e o que é simples exagero. Por exemplo, se você está louco para comer aquele sundae na sobremesa, mas pode deixar as batatas fritas de lado, guarde seus desejos para a sobremesa.

Se você não ama tanto assim uma determinada comida não saudável, deixe-a de lado ou substitua por comidas saudáveis, e deixe para descontar seu desejo naquela comida que você realmente quer, depois.

  • Planeje com antecedência: Toda semana, reveja seus compromissos e planeje adequadamente o dia em que vai se permitir comer sem culpa.

Se você sabe que vai ter uma tremenda festa no sábado de noite, esse deve ser o dia perfeito para transgredir.

Isto permitirá que você tenha o resto da semana adequadamente planejado para permanecer numa dieta saudável.

 

Mas antes de prosseguirmos... Que tal conhecer um método de emagrecimento totalmente sistematizado e fácil, onde você não precisa abandonar totalmente os alimentos que tanto gosta e acabar de vez com o tal do efeito sanfona, mudando sua vida e saúde para sempre?

Você está a um clique de uma verdadeira revolução na sua vida. Se você precisa perder 10, 20, 30kg ou mais, veio ao lugar certo. E se precisa perder só alguns quilinhos, é mais rápido ainda. Nada de medicações, dietas milagrosas, nada disso. Até porque nada disso é necessário.

E você também vai conhecer 7 alimentos que você provavelmente acha que são emagrecedores, mas que na verdade promovem justamente o efeito contrário.

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  • Planeje os outros 6 dias: Planejar suas refeições saudáveis também facilita que você mantenha o seu foco nesses dias. Não deixe buracos que possam ser preenchidos com transgressões.
  • Aproveite suas transgressões: Você sabe que está fazendo a coisa certa nos outros 6 dias da semana, então agora é a hora de aproveitar. Não se sinta culpado ou sofra por ter saído da dieta. Mas também não deixe isso te fazer perder o foco no seu objetivo maior. Nada de exageros!
  • Quando as transgressões forem mais frequentes: Vão acontecer ocasióes que você tenderá a transgredir mais do que o normal. Férias, carnaval, viagens, aniversários são bons exemplos. Uma festa pode levar a outra, e você acaba comendo mais do que deveria. Vamos ver algumas dicas para controlar esses danos:
  1. Exercícios: Nesses períodos que você sabe que pode passar mais de 15% do tempo transgredindo, passe tempo extra na academia. 20 a 30 minutos a mais podem fazer uma boa diferença. E procure, sempre que tiver a opção, caminhar o máximo possível e queimar calorias extras.
  2. Alimentação: Procure sempre alimentar-se de forma saudável nos momentos que não estiver transgredindo. Coma vegetais fibrosos, frutas, e beba bastante água. Procure também beber 2 copos de água grandes antes de qualquer refeição, e assim você tenderá a comer e beber menos. Também aprecie cada mordida ou gole de bebida, assim aumenta a chance de você se satisfazer com menos.
  • Se você falhar: Primeiro de tudo, não se culpe e não desista, porque se parecer que seus hábitos saudáveis estão desaparecendo, isso é normal, é seu organismo tentando voltar ao que era antes. Lembra do que falamos sobre persistência neste artigo? Pois é, amanhã é sempre um novo dia e sempre uma oportunidade de voltar ao caminho do sucesso. Apenas recomece de onde parou e olhe para a frente. É interessante também questionar se valeu à pena, se o alimento estava tão delicioso assim. Muitas vezes você perderá a vontade de comer esses alimentos, mais para a frente.

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