As 5 dicas de dieta mais idiotas e sem noção de todos os tempos.

As 5 dicas de dieta mais idiotas e sem noção de todos os tempos.

21 de Março de 2017

Quando falamos em dicas de dieta, provavelmente todo mundo já deve ter ouvido de tudo.

Inclusive coisas que desafiam o senso comum.

E algumas delas, como se não bastasse serem inúteis, ainda são potencialmente perigosas.

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Neste artigo você vai descobrir:

1- Por que um certo alimento demonizado por conta do colesterol, na verdade tem o efeito oposto

2- Por que tirar a gordura da dieta é errado

3- Por que contar calorias é simplório demais (e perda de tempo também)

4- Quais são as melhores (e as piores) gorduras para cozinhar

5- Por que substituir um produto que é natural por outro cheio de químicos não faz sentido, ao contrário do que você pensa.

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Sendo assim, confira as 5 piores dicas de dieta de todos os tempos.

Nota: Usamos o termo dieta para se referir à alimentação em geral, não apenas dieta para emagrecer.

 

Assista a versão em video:

 

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Veja abaixo as 5 piores dicas de dieta.

1. Evitar as gemas dos ovos

dicas de dieta: coma as gemas

A primeira das dicas de dieta é simplesmente não deixar a gema de lado ao comer ovos.

O ovo está entre os alimentos mais nutritivos do mundo.

O problema todo está no fato das gemas conterem altos níveis de colesterol.

E por conta disso, por muito tempo acreditou-se que isso elevaria os níveis de colesterol no sangue.

Entretanto, diversos estudos procuraram demonstrar esse fato, e em 70% dos casos, o consumo da gema não teve efeito nos níveis de colesterol.

Nos outros 30%, que são pessoas mais sensíveis, as gemas acabam por aumentar o HDL, o colesterol bom, e transformar as partículas LDL de pequenas e densas (as que causam doenças), para as grandes, que não são perigosas.

Outros estudos não conseguiram demonstrar a associação do consumo de ovos inteiros com risco aumentado de doenças.

E a coisa piora se formos numerar os benefícios dos ovos inteiros:

  • São recheados de proteínas, gorduras saudáveis, vitaminas, minerais e antioxidantes.
  • Contém alto teor de colina, um nutriente cerebral que 90% das pessoas não obtém quantidade suficiente na alimentação.
  • São ótimos para emagrecer, porque aumentam a saciedade e fazem você comer menos no total.

 

2. Ter uma dieta baixa em gordura.

dicas de dieta

Procure adicionar mais fontes saudáveis de gorduras na sua alimentação.

Mesmo sem evidências que a gordura saturada causava doenças do coração, alguns cientistas estavam convencidos que ela fazia mal, e que uma dieta com pouca gordura deveria prevenir doenças do coração.

E não foi coincidência que, a partir desse “consenso”, os níveis de obesidade e diabetes dispararam.

Inúmeros estudos foram conduzidos desde então, e nenhum deles comprovou redução da incidência de doenças cardiovasculares com essa abordagem.

Mesmo assim, esse tipo de dieta continua sendo recomendado.

Ela pode funcionar razoavelmente para pessoas saudáveis, mas para quem tem obesidade, diabetes e síndome metabólica, simplesmente é um desastre.

Isso porque necessariamente, com a saída da gordura da dieta, quem vai entrar para suprir essa falta são invariavelmente, os carboidratos.

Agora imagine uma pessoa que já tem diabetes e obesidade, precisa emagrecer, e você aumenta justamente o que causou esses problemas?

Receita de catástrofe, e os resultados dessa abordagem equivocada estão aí, sem deixar o menor rastro para eventuais dúvidas.

Se ainda duvida, qualquer estudo que comparou dietas pobres em carboidratos com dietas pobres em gorduras, demonstrou maior efetividade das primeiras em promover a perda de peso e ganho de saúde.

3. Uma caloria = Uma caloria

dicas de dieta: metabolismo e calorias

Calorias não são iguais, principalmente por terem efeitos hormonais e metabólicos diferentes (de acordo com suas fontes).

O foco excessivo nas calorias é um dos maiores erros da história da nutrição.

Calorias são importantes, mas não necessariamente precisamos contá-las ou sequer estarmos conscientes delas.

Os humanos eram mais saudáveis e magros antes de saberem que as calorias existiam, para refletirmos.

Alimentos diferentes têm efeitos diferentes em hormônios e centros cerebrais que controlam o que, como, quando e quanto comemos, e também o metabolismo.

Um bom exemplo disso é se compararmos a mesma quantidade de calorias vinda de ovos ou de sorvete.

 

Mas antes de prosseguirmos... Que tal conhecer um método de emagrecimento totalmente sistematizado e fácil, onde você não precisa abandonar totalmente os alimentos que tanto gosta e acabar de vez com o tal do efeito sanfona, mudando sua vida e saúde para sempre?

Você está a um clique de uma verdadeira revolução na sua vida. Se você precisa perder 10, 20, 30kg ou mais, veio ao lugar certo. E se precisa perder só alguns quilinhos, é mais rápido ainda. Nada de medicações, dietas milagrosas, nada disso. Até porque nada disso é necessário.

E você também vai conhecer 7 alimentos que você provavelmente acha que são emagrecedores, mas que na verdade promovem justamente o efeito contrário.

Clique aqui para saber mais e bem vindo à sua nova vida.

Isso porque os ovos são ricos em proteínas e gorduras saudáveis, que causam saciedade, e você vai se sentir satisfeito mais rápido, e por mais tempo, o que te leva a comer menos no geral.

Já no caso do sorvete, a enorme quantidade de carboidratos vai provocar picos de insulina, que farão você sentir fome rapidamente.

E esses mesmos picos de insulina propiciam o armazenamento de gorduras, além de “prender” as fontes de energia no interior celular – leia-se elas não estarão disponíveis para o resto do organismo, e uma das consequências disso é sentir-se sem energia para atividades físicas, a boa e velha preguiça!

Não precisa pensar muito para ver que, apesar do mesmo número de calorias, os resultados serão bem diferentes.

Então, a qualidade do alimento é muito mais importante.

4. Usar óleos vegetais poliinsaturados para cozinhar.

dicas de dieta: oleo vegetal

Evite o uso de óleos vegetais para cozinhar. Os mesmos podem afetar seu padrão de colesterol e causar inflamação.

Alguns óleos vegetais, como de soja, girassol, canola e milho, foram estudados e foi demonstrado que podem reduzir os níveis de colesterol.

Mas isso não necessariamente quer dizer que vai prevenir doenças cardiovasculares.

Isso porque outros estudos demonstram que, apesar disso, estes óleos podem aumentar o risco dessas doenças.

O colesterol é apenas um fator de risco, mas o resultado final é o que importa.

Além disso, esses óleos têm outros riscos.

São ricos em gorduras poliinsaturadas, mas a maioria delas é Omega-6.

Os humanos precisam ingerir ômega-6 e ômega-3 em uma certa proporção, mas o consumo excessivo desses óleos coloca a balança a favor do ômega-6, e isso contribui para inflamações no corpo, o que é chave para diversas doenças crônicas, típicas do Ocidente.

Isso sem falar que no processamento desses óleos, pode ocorrer a formação de gorduras trans, extremamente danosas.

Cozinhar com esses óleos é perigoso, porque as gorduras polinsaturadas são sensíveis a temperaturas elevadas e se danificam (viram trans) facilmente.

Um bom critério para avaliar o quanto um óleo é seguro para cozinhar é o teor de cada tipo de gordura. Isso porque as saturadas são mais resistentes ao calor, seguidas das monoinsaturadas, e por último, as polinsaturadas.

Quanto mais resistentes ao calor, melhor

dicas de dieta dica drm

5. Substituir manteiga por margarina.

dicas de dieta: coma mais manteiga

Essa dica de dieta é simples: coma mais manteiga e deixe de lado a margarina.

Se você olhar os ingredientes de uma margarina qualquer, verá que isso definitivamente não é comida.

É apenas uma mistura de substâncias químicas que parece ou tem gosto de comida.

Não é surpresa que a margarina aumenta a incidência de doenças do coração, se comparada com a manteiga.

Mas mesmo assim continuamos sendo bombardeados com conselhos para substituir uma pela outra.

Isso é fruto não só de interesses da indústria alimentícia, como da já citada catastrófica guerra às gorduras saturadas.

Que foi perdida, mas ainda insistimos em seguir essas malfadadas dicas de dieta totalmente sem sentido, quando confrontadas com a realidade.

Para pensar, você confia mais em químicos ou em vacas?

 


 

Referências:

 

1- Effects of low-carbohydrate and low-fat diets: a randomized trial.

2- The unsettled question: butter or margarine?

3- Saturated fat and cardiovascular disease: the discrepancy between the scientific literature and dietary advice.

Descubra quais são os 7 alimentos que parecem saudáveis, mas que na realidade não são.

Sim, eu quero.

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Uma pessoa comentou aqui

  1. Muito bom seu Blog, gostei da forma ,bem explicada, que passa as informacoes sobre Dieta, Colesterol, ,emagrecimento e saude.Vou indicar para aqueles que eainda acreditam na Piramide alimentar e que tudo e’ questao de contar calorias

O que você pensa sobre emagrecimento e dietas? Escreva abaixo!

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