Dicas de saúde: o seu plano infalível para viver mais e melhor.

Dicas de saúde: o seu plano infalível para viver mais e melhor.

31 de maio de 2016

Quando se trata de manter a qualidade de vida, dicas de saúde sempre são bem vindas, ainda mais quando elas aparecem para desmistificar antigas crenças que não se aplicam mais.

Há também os conselhos sobre nutrição e saúde que nunca saem de moda, pois já foram comprovados por uma série de estudos.

Neste artigo, você vai descobrir:

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1- Uma dica que fará você eliminar 40% do açúcar da sua dieta

2- Um gráfico mostrando porque é melhor comer a fruta que tomar o suco

3- Por que você deve comer mais nozes e sementes

4- Uma dica sensacional para você deixar os produtos industrializados de lado

5- A lista de peixes amigos da sua saúde

6- Qual o hormônio que melhora seu sono e como aumentar sua produção

7- Um pout-pourri de dicas de saúde variadas

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8- Um plano de ação para começar a ter os benefícios hoje mesmo

 

Dica 1: Não beba calorias!

É o caso das bebidas açucaradas, sobre as quais já se comprovou por A + B, que definitivamente são o pior tipo de calorias que pode ser consumido.

Por serem ricas em açúcar, o corpo não as registra como “alimento” e, por isso, é como se nada tivesse sido ingerido.

Ou seja, além de não possuírem nutrientes, não saciam a fome.

Um princípio utilizado com muito sucesso pela imensa maioria das pessoas que emagrecem e depois conseguem manter seu emagrecimento, é o de não beber calorias.

Ingerir calorias na forma de líquidos é mais ou menos como jogar contra o próprio time.

Isso porque a ingestão de líquidos não tem a mesma capacidade de causar saciedade que os alimentos sólidos.

Os líquidos podem até distender o estômago a ponto de provocar o estímulo que vai fazer o cérebro receber a mensagem da saciedade, só que o esvaziamento gástrico dos líquidos é extremamente mais rápido que dos sólidos.

Ou seja, essa “saciedade” acaba rapidamente.

Por mais que as bebidas açucaradas até consigam trazer um bom número de nutrientes, na forma líquida, o seu organismo terá bem menos trabalho (leia-se você perderá uma boa oportunidade para gastar mais energia) para digerir os alimentos.

E uma digestão mais demorada significa menos fome!

Isso é pior ainda se observado o fato que muita gente toma suco ou refrigerante junto com as refeições.

Basta comparar o número de calorias do conjunto refeição + suco, com o outro conjunto refeição + água, para ver que isso não é uma boa ideia.

Veja o que acontece quando você bebe suco ou come a fruta:

dicas de saúde suco x fruta

Clique na imagem para ampliar

 

Dica 2: Coma mais nozes e sementes

Outra dica é comer nozes, as quais embora possuam gordura, esta é do tipo saudável, que faz bem ao organismo.

Além disso, são fontes de magnésio, vitamina E, fibras e outros nutrientes.

O mesmo serve para castanhas, amêndoas e similares, nutritivas e repletas de minerais e vitaminas.

 

Dica 3: Elimine produtos industrializados

Já quem não possui nada a oferecer são os alimentos processados/industrializados, os quais são ricos em sal, gorduras insalubres e açúcar.

Por isso, também não alimentam e logo após comê-los a fome volta, pois são repletos das chamadas calorias vazias.

dicas de saude dica

 

Mais dicas de saúde importantes para uma vida melhor

dicas de saúde

 

Dica 4: Modere o consumo de café

Para um plano de viver mais e melhor é preciso moderar o consumo de café, pois é o tipo de alimento que faz bem desde que não seja ingerido em demasia.

Embora tenha sido vilão por muitos anos, em quantidades moderadas é um importante fornecedor de antioxidantes.

Porém, é melhor evitar as versões de café industrializado que recebem outros ingredientes, como açúcar e sabores, pois contêm produtos químicos.

 

Mas antes de prosseguirmos... Que tal conhecer um método de emagrecimento totalmente sistematizado e fácil, onde você não precisa abandonar totalmente os alimentos que tanto gosta e acabar de vez com o tal do efeito sanfona, mudando sua vida e saúde para sempre?

Você está a um clique de uma verdadeira revolução na sua vida. Se você precisa perder 10, 20, 30kg ou mais, veio ao lugar certo. E se precisa perder só alguns quilinhos, é mais rápido ainda. Nada de medicações, dietas milagrosas, nada disso. Até porque nada disso é necessário.

E você também vai conhecer 7 alimentos que você provavelmente acha que são emagrecedores, mas que na verdade promovem justamente o efeito contrário.

Clique aqui para saber mais e bem vindo à sua nova vida.

 

Dica 5: Consuma peixes gordos

Ainda sobre no que apostar na hora de montar um cardápio saudável estão os chamados peixes gordos, pois são ricos em ômega 3.

Os ácidos graxos ômega 3 são considerados ácidos graxos essenciais.

Eles são necessários para a saúde humana, mas o organismo não consegue fabricá-los.

Ou seja, você necessariamente precisa obtê-los através da alimentação.

Também conhecidos como ácidos graxos polinsaturados, eles desempenham um papel fundamental na função do cérebro, bem como no crescimento e desenvolvimento normais.

Eles acabaram se tornando populares porque reduziram os riscos de doenças cardíacas.

As pesquisas mostram que os ácidos graxos ômega 3 reduzem a inflamação e podem reduzir o risco de doenças crônicas como as cardíacas, câncer e artrite.

A concentração desses ácidos graxos ômega-3 é elevada no cérebro, e aparenta ser vital para a função cognitiva e comportamental.

Embora todos os peixes sejam nutritivos, alguns são mais e no topo da lista está o salmão.

Outros peixes que devem ser consumidos são o atum, a cavalinha, o arenque e as sardinhas.

 

Dica 6: Durma bem

 

Outra das dicas de saúde que muitas pessoas não associam com o peso é a importância de dormir em média oito horas por dia.

Isso porque quando não se dorme o suficiente o organismo é afetado na sua capacidade de controle hormonal.

Também é importante dormir em ambientes escuros, assim, o sono tem uma qualidade maior.

Isso se dá graças à produção de melatonina, um hormônio que melhora a qualidade do sono, e que é estimulado justamente pela ausência de luz.

 

Dica 7: Pout-pourri de dicas

Iogurtes ricos em probióticos e fibras são boas opções de lanches para fazer entre as refeições, sendo que o seu principal benefício é o de melhorar a saúde do intestino.

Outra dica de saúde que vale todos os dias é beber muita água, entre as refeições.

Os seus benefícios são muitos e um deles é aumentar a eficiência do metabolismo, o que significa mais calorias gastas no final das contas.

Existem ainda as dicas relativas ao preparo dos alimentos, como o cuidado que se deve ter para não cozinhar demais, tampouco queimar os alimentos, inclusive, a carne.

Nesse caso, ela deixa de ser saudável porque são formados compostos nocivos que aumentam o risco de doenças, como o câncer.

Outro hábito importante é pegar sol, principalmente, nas extremidades, como mãos e pés.

Isso vai ajudar a produção de vitamina D pelo organismo, já que é um nutriente que está presente em poucos alimentos.

Além disso, nem precisa falar sobre a importância de investir em variedade de frutas e legumes diariamente, bem como fontes de proteína.

Quanto mais balanceado o cardápio, melhor.

Também não dá para negar a importância dos exercícios físicos, nem que seja pelo menos uma caminhada diária de 30 minutos.

Vale ainda evitar ou acabar de vez com hábitos maléficos para o organismo, como o tabagismo e o consumo em demasia de álcool.

Por fim, outras dicas são: use azeite de oliva, coma ovos inteiros, reduza os carboidratos refinados e tempere saladas e demais comidas com menos sal e mais gengibre, açafrão e outras especiarias.

 

Concluindo, e um plano de ação para começar a ter benefícios hoje mesmo

Eu poderia me estender com dicas, dicas e mais dicas.

Mas isso provavelmente só faria você ter mais conhecimento e não implementar nada.

É a tal da paralisia de análise.

Quando temos muita informação, não sabemos por onde começar.

Dessa forma, mais vale aplicar 2 ou 3 informações que você colheu aqui, do que conhecer todas as possíveis dicas de saúde, e não fazer nada com elas.

Porque conhecer e não aplicar, não tem diferença ou vantagem alguma sobre a ignorância.

E vamos ao nosso plano de ação:

dicas de saúde plano de acao

Clique na imagem para ampliar


Referências:

1- Melatonin: Physiological effects in humans.

2- Sugar-sweetened soft drinks and obesity: a systematic review of the evidence from observational studies and interventions.

3- Effects of varying dietary fat, fish, and fish oils on blood lipids in a randomized controlled trial in men at risk of heart disease.

 

Descubra quais são os 7 alimentos que parecem saudáveis, mas que na realidade não são.

Sim, eu quero.

2 disseram o que pensam. Agora é sua vez.

  1. Muito boas as dicas!

  2. Adorei!!!

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