Dieta balanceada em 6 dicas (seguindo a dica 5, você já pode começar a emagrecer).

Dieta balanceada em 6 dicas (seguindo a dica 5, você já pode começar a emagrecer).

10 de maio de 2017

A definição de dieta balanceada é mais do que simples: trata-se de uma dieta que supre todas as suas necessidades nutricionais.

Mas a julgar pelo altíssimo número de recomendações e dietas por aí, que acabam causando conflitos informativos, faz-se necessária uma explicação mais profunda sobre o que é realmente uma dieta balanceada e que necessidades nutricionais são essas.

As bases biológicas de uma dieta balanceada são certeiras: você necessita proteínas para construção de tecidos, funcionamento e crescimento; carboidratos, para ter o combustível necessário para o corpo e o cérebro; gorduras, para crescimento, armazenamento de energia e produção de hormônios e outras substâncias; vitaminas, minerais, enzimas e bactérias digestivas, fibras e claro, água.

banner método emagrecimento fácil

Se algum desses elementos está em falta ou menor quantidade, a consequência será disfunção ou mesmo doença. Daí podemos ver a importância de uma dieta balanceada.

Em outro espectro do problema, pode ocorrer uma superabundância dos referidos nutrientes. Algumas vitaminas são tóxicas, se em excesso.

Também há a questão da qualidade do nutriente, pois nem todas as gorduras e carboidratos são os mesmos.20

Neste artigo, você vai descobrir:

1- As vantagens do consumo de alimentos integrais

2- Por que apesar de mais caros, no final das contas você vai economizar dinheiro com os integrais

3- Por que é importante variar as cores de frutas e vegetais consumidos

banner método emagrecimento fácil

4- Por que é importante variar as suas fontes de proteína na dieta

5- Um guia para saber quais gorduras consumir e quais evitar

6- O que você deve e o que você não deve beber

7- E o que nunca deveria ter acesso ao seu estômago

Dicas para uma dieta balanceada

Dicas para uma deita balanceada.

Veja abaixo algumas dicas para uma deita balanceada.

Está parecendo uma aula de química, mas não se preocupe.

Vamos simplificar a coisa e partir para o básico, trazendo 6 dicas práticas para uma dieta balanceada.

Vale lembrar que, quando temos todos os nutrientes que precisamos, sentiremos menos fome, o que é vital em todo e qualquer processo de emagrecimento.

Assista esse artigo na versão vídeo:

 

Aproveite e inscreva-se no nosso canal do Youtube clicando na imagem abaixo

Alimentos e grãos integrais, como pão integral, quinoa e arroz integral devem ter preferência, ao contrário dos refinados – em geral, brancos.

Eles contém uma gama de vitaminas e minerais que, durante o processo de refinamento, são perdidos, assim como as fibras.

Sem falar no menor indice glicêmico, ou seja, os carboidratos neles contidos causam menos picos de insulina, que é algo importante para quem tem interesse em reduzir ou manter seu peso.

Sim, os integrais são um pouco mais caros que os refinados, porém, como nutrem e saciam mais, a longo prazo, você tenderá a gastar menos, pois comerá menos.

E os benefícios não param por aí.

O consumo de grãos integrais reduz o risco de derrame em até 30%, de diabetes tipo 2 entre 21-30%, de doenças do coração em até 28%, sem falar nos benefícios para condições inflamatórias como a asma.

2- Frutas e vegetais de cores variadas

É interessante pensar no seu prato como uma tela de pintura, e quanto mais colorido, melhor.

As cores de frutas e vegetais são advindas de fitonutrientes saudáveis.

Por essa razão, eles devem fazer parte significante de sua dieta.

Frutas como morango, framboesa, ameixa, maçã e melão possuem muitos anti-oxidantes, que são substâncias que ajudam a prevenir a formação de radicais livres no organismo.

Radicais livres, em última análise, são danosos e podem causar desde envelhecimento precoce atá câncer.

E em se tratando de frutas e vegetais, a palavra é variedade.

Essa variedade vai prover nutrientes diferentes, incluindo antioxidantes, fitonutrientes e bioflavonoides.

Estudos demonstram que quem come uma gama variada de vegetais e frutas, têm menores riscos de doenças do que aqueles que não o fazem.

Vale também lembrar que eles devem ser consumidos da forma mais crua possível, visto que o aquecimento pode destruir nutrientes, enzimas, vitaminas e outros, dependendo do tempo de preparo e da temperatura.

 

 

Mas antes de prosseguirmos... Que tal conhecer um método de emagrecimento totalmente sistematizado e fácil, onde você não precisa abandonar totalmente os alimentos que tanto gosta e acabar de vez com o tal do efeito sanfona, mudando sua vida e saúde para sempre?

Você está a um clique de uma verdadeira revolução na sua vida. Se você precisa perder 10, 20, 30kg ou mais, veio ao lugar certo. E se precisa perder só alguns quilinhos, é mais rápido ainda. Nada de medicações, dietas milagrosas, nada disso. Até porque nada disso é necessário.

E você também vai conhecer 7 alimentos que você provavelmente acha que são emagrecedores, mas que na verdade promovem justamente o efeito contrário.

Clique aqui para saber mais e bem vindo à sua nova vida.

3- Atente para a qualidade das proteínas

Normalmente quando pensamos em proteínas, carnes e outros produtos animais vêm à mente.

Mas não necessariamente devem ser a fonte única desses nutrientes essenciais.

A dieta ocidental típica raramente deixa as pessoas sofrerem de falta de proteínas, salvo doenças ou severas restrições.

Mas é fato que muitas vezes obtemos muito mais proteínas que o necessário para uma boa saúde, e pior, outros nutrientes, que seriam fornecidos por alimentos de origem não-animal, são deixados em segundo plano.

A solução para isso é basear-se mais em proteínas vindas de fontes não-animais, como grãos integrais, legumes como feijões e lentilhas, e outros vegetais.

Complemente com quantidades moderadas de proteína animal, como carnes magras, frango ou laticínios. Atente sempre para a quantidade de gorduras destes produtos, buscando sempre a redução delas.

Se possível, busque produtos de origem animal que sejam orgânicos, pois estes não vão conter pesticidas, antibióticos e hormônios.

Se você não acredita, basta lembrar que as dietas mediterrânea e asiática usam essa “estratégia” de basear-se mais em proteínas não-animais e têm resultados de saúde e longevidade comprovados.

4- Coma as gorduras certas e reduza as ruins

Alguns vão ficar horrorizados, mas o fato é que você precisa de gorduras para sobreviver, especialmente para o funcionamento do cérebro, que é composto de gordura em 2/3, além do sistema nervoso em geral e produção de hormônios.

Seguem então algumas regras gerais sobre gorduras:

Coloque ênfase em óleos e gorduras saudáveis na sua dieta: especialmente mantendo o equilíbrio de ômega 3 e ômega 6 entre 1:1 e 1:3, que possuem ação antinflamatória, ajudando na cura e prevenção de várias condições clínicas.

Minimize o consumo de gorduras saturadas de fonte animal: dê preferência a cortes magros, e laticínios desnatados.

Altos níveis de gordura saturada estão ligados a aumento do colesterol ruim (LDL) e doenças cardiovasculares, além de cânceres.

Evitar gorduras trans: Alguma gordura trans ocorre naturalmente em carnes e laticínios, mas a maioria é adicionada artificialmente, e essas gorduras não têm qualquer benefício para a saúde, muito pelo contrário.

Aumentam o colesterol ruim, e como se não bastasse, ainda reduzem o bom (HDL).

Sem falar que estão relacionadas com problemas de saúde como demência, diabetes, infertilidade, depressão e outras condições.

5- Beba a coisa certa

Seja criterioso com os líquidos que coloca para dentro do seu corpo.

Bebidas cafeínadas, adoçadas, laticínios gordurosos e bebidas alcoólicas.

Especialmente para quem quer se manter magro, uma regra infalível é não beber calorias.

Você pode estar controlando as calorias do que come, mas é facil perder esse controle ao desleixar-se com as bebidas.

E isso vai sabotar todo o processo.

Então o que devemos beber? A resposta é pura e simplesmente água!

Se pura e sem aditivos, a água ajuda a desintoxicar.

É essencial para a maioria das funções fisiológicas e peça fundamental em uma dieta balanceada.

Chás também são boas apostas, desde que você não os esteja adoçando.

Refrigerantes e outras bebidas adoçadas devem ser eliminados.

São apenas fontes de calorias vazias, alteram os níveis de açúcar do sangue, e no caso dos refrigerantes, os fosfatos neles contidos podem alterar o equilíbrio do cálcio no organismo, gerando problemas na manutenção óssea.

Cuidado também com os sucos de fruta.

Os comerciais são verdadeiras bombas de açúcar, e mesmo os feitos da fruta, contém mais açúcar que se você estivesse comendo a fruta em si, afinal, é o açúcar de várias frutas num copo só.

E você ainda fica sem as fibras para reduzir a absorção deles.

Parcela significativa da população mundial possui algum grau de intolerância à lactose, o que pode levar a problemas inflamatórios, portanto, fazer uso moderado de leite e derivados é uma boa medida.

E claro, cuidado com a versão integral desses produtos, pela quantidade de gorduras saturadas.

E chegamos ao álcool.

Algumas bebidas como o vinho trazem benefícios se consumidas moderadamente.

Porém, em excesso, bebidas alcoólicas são obviamente tóxicas, possuem muitas calorias e não têm lugar em uma dieta balanceada.

 

6- Evite os alimentos ruins a qualquer custo

Para começar, evite alimentos processados, especialmente aqueles ricos em açúcar, gorduras, grãos refinados, corantes e conservantes.

Dê uma olhada no rótulo e se achar algum “palavrão”, nome que não faz ideia ou alguma coisa que parece produto químico, deixe de lado.

Já mencionamos as gorduras ruins anteriormente, mas não custa repetir: evite as gorduras trans e reduza as saturadas.

Deixe de lado alimentos defumados e aqueles preservados com nitratos, como salsichas. Nitratos são fontes de radicais livros e estão ligados ao aparecimento de cânceres no trato digestório.

Evite açúcar em excesso, incluindo alimentos com tabelas nutricionais que dão outros nomes ao açúcar, como frutose, xarope e muitos outros.

O nome desses alimentos que você deve evitar em inglês é “junk food”, cuja tradução literal é algo semelhante à “comida-lixo”.

E como lixo, merece estar na lata de lixo, e não no seu organismo.

É senso comum que esses alimentos devem ser evitados, mas não custa lembrar, afinal, vemos muita gente por aí abusando deles, ignorando os princípios de uma dieta balanceada.

 

Referências:

1- Phytonutrients as therapeutic agents

2- Sugar-sweetened soft drinks and obesity: a systematic review of the evidence from observational studies and interventions.

3- Dietary fats and health: dietary recommendations in the context of scientific evidence.

Descubra quais são os 7 alimentos que parecem saudáveis, mas que na realidade não são.

Sim, eu quero.

Publicidade

3 disseram o que pensam. Agora é sua vez.

  1. amei todas as informações…
    sendo assim vou começar hoje mesmo
    há utilizar uma boa alimentação em
    todas as minhas refeiçoes 🙂

    • Surper ammei as dicas vou usar conserteza

  2. Boa tarde Tenho Uma Radio Volta para area de esportes e fitness e gostaria de recber dicas de saude de alimentos..Obrigado pela atenção

Trackbacks/Pingbacks

  1. Pilates emagrece? - Comece a Emagrecer - […] transformação vai fazer você refletir sobre o que leva a sua boca, e naturalmente buscar uma alimentação mais saudável…
  2. Efeito sanfona: o que é e como evitar. - Comece a Emagrecer - […] ter uma dieta balanceada, e evite o consumo de fast food e outras […]
  3. 6 mentiras sobre treino de hipertrofia feminino. - Comece a Emagrecer - […] estratégia correta é fornecer um bom aporte de calorias, e que as fontes dessas calorias sejam de boa qualidade.…
  4. Chás que emagrecem - Comece a Emagrecer - […] chá e comendo fast food, vai perder peso. Chá algum vai fazer milagre se medidas gerais como alimentação balanceada e…
  5. Dicas para emagrecer: as 10 melhores. - Comece a Emagrecer - […] algum nutriente, ele vai gerar um sinal para você, e muitas vezes isso se chama fome. Mantendo uma dieta balanceada,…
  6. Saladas para emagrecer. - Comece a Emagrecer - […] que no final das contas, acabam por prover um melhor balanceamento da sua alimentação. E uma alimentação balanceada é…
  7. Como perder gordura abdominal. | Comece a Emagrecer - […] bebidas adoçadas e refrigerantes, dar preferência a frutas, legumes e vegetais na sua dieta, buscar uma alimentação mais balanceada…
  8. Uma boa alimentação em 8 dicas. - […] abordamos a questão de uma alimentação balanceada aqui no Comece a Emagrecer, mas nunca é demais refrescar a memória,…
  9. Emagrecimento rápido vale a pena? | Comece a Emagrecer - […] corpo saudável é aquele que recebe todos os grupos alimentares diariamente, claro, nas proporções necessárias, o que está associado,…
  10. 7 mitos sobre o consumo de carne na dieta | Comece a Emagrecer - […] mitos, reunimos algumas informações que são fundamentais para entender melhor o processo de uma alimentação balanceada e se, afinal…
  11. Óleo de cártamo: Não embarque nessa! | Comece a Emagrecer - […] em soluções milagrosas (e não saudáveis), e partir para o que realmente funciona, ou seja, uma alimentação balanceada e…
  12. 4 dietas saudáveis (e emagrecedoras). - […] primeiro, é que com a reeducação alimentar, você desenvolve consciência sobre a importância de uma alimentação balanceada. O segundo…
  13. Sibutramina emagrece? Descubra um surpreendente perigo e uma solução incrível e natural. - […] você as utilizar corretamente, balanceando suas refeições, e aprendendo sobre os tipos de fome que você sente, você permanecerá…
  14. Dieta desintoxicante: uma isca para pessoas desinformadas. - […] que faz bem e não intoxica é aquela que conta com uma grande variedade de alimentos naturais, que é…
  15. 9 incentivos para emagrecer (o 3º detona um mito muito comum sobre emagrecimento). - […] se você tomar mais cuidado com o que come, ou seja, procurar ter uma alimentação mais saudável, seu “motor”…
  16. Spirulina emagrece? Não só isso (e muito mais). - […] suplemento a pacientes que optam pelas dietas hipocalóricas, uma vez que o produto faz o papel de complementar os…
  17. 10 dicas sensacionais para começar a correr (as dicas 6 e 10 farão você ficar viciado). - […] começar a correr, é importante uma alimentação balanceada para manter-se energizado, e ao mesmo tempo, evitar aquelas calorias extras que…
  18. Dicas Para Emagrecer Imediatamente | Como Perder Peso - […] 6 dicas para uma dieta balanceada (e … – Comece a Emagrecer – 6 dicas para uma dieta balanceada…
  19. Dicas de Perder Peso - […] a ideia é que você não sinta fome. A propósito, é fundamental que você coma legumes e frutas. Uma…
  20. Como emagrecer rápido: 6 estratégias impressionantes que farão você secar num piscar de olhos. - […] você já sabe dos potenciais problemas, está na hora de contorná-los. E o primeiro passo está no balanceamento de…
  21. Frutos secos: por que eles são um incrível remédio que a mãe natureza nos deu para vivermos com saúde. – Comece a Emagrecer - […] já explicamos por diversas vezes, obtendo uma grande variedade de nutrientes, você impede seu organismo de “sentir falta”, […]
  22. Abacaxi emagrece? Fatos, curiosidades e 3 formas de consumo do abacaxi para emagrecer – Comece a Emagrecer - […] Fuja da dieta do abacaxi. Apesar da perda de peso mais rápida, essa dieta restringe outros grupos alimentares e…

O que você pensa sobre emagrecimento e dietas? Escreva abaixo!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *