Dieta da sopa: como fazer para emagrecer rápido e prevenir o efeito sanfona.

Dieta da sopa: como fazer para emagrecer rápido e prevenir o efeito sanfona.

6 de agosto de 2015

Provavelmente você já tentou ou conhece alguém que tentou fazer a chamada “dieta da sopa’, ou suas variantes. E sejam quais forem as milhares de sopas existentes por aí, e usadas nesta dieta, você ainda deve ter dúvidas sobre a efetividade desta dieta.

Pensando nisso, trouxemos neste artigo algumas questões e dúvidas comuns a respeito de uma dieta da sopa.

Note-se que a tentativa aqui é tornar o menos danoso possível todo o processo. Mas a verdade é que o próprio conceito de dieta já começa torto, porque o pressuposto é “uma mudança temporária para atingir o resultado que se quer”. Fica a pergunta, e o que você faz depois? Em 99,9999999% dos casos, a resposta é voltar a comer as mesmas porcarias que antes. Seu corpo é reflexo dos seus hábitos, e nenhuma mudança temporária vai gerar resultado no longo prazo.

banner método emagrecimento fácil

 

A dieta da sopa funciona?

 

Há um debate acalorado sobre a eficácia destas dietas, mas uma coisa podemos afirmar: você vai, muito provavelmente, perder peso em uma dieta destas. É uma forma bastante eficaz de reduzir o número de calorias ingeridas durante o dia, principalmente pelo fato de a maioria das sopas conter vegetais saudáveis. Dependendo das sopas consumidas, pode-se perder quantidade considerável de peso em um curto espaço de tempo. E essa perda costuma ser maior do que você perderia com dietas comuns.

Mas não esqueça que o seu corpo é sábio, e toda a genética da humanidade foi extensamente treinada ao longo de milhares de anos, durante a nossa história no planeta Terra, para sobreviver à escassez de alimentos. Isso significa que uma dieta da sopa vai mandar a seguinte mensagem para o seu corpo:

“Economiza o máximo de energia que puder, e fica de olho em qualquer oportunidade para armazenar algo”

Em termos práticos, o significado disso você vai ler agora, aqui abaixo.

 

banner método emagrecimento fácil

A dieta da sopa funciona a longo prazo?

 

Manutenção do peso é um problema sério de qualquer um que termina uma dieta, e as chamadas dietas iô-iô, onde você recupera rapidamente todo o peso que perdeu e mais um pouco, são extremamente comuns. E no caso da dieta da sopa, a fase de manutenção é no mínimo questionável.

 

Se você pudesse manter uma dieta da sopa para o resto da vida, a resposta seria um óbvio sim. Mas o problema é que, exceção aos vegetais e alguma carne magra, seu corpo sempre estará em deficit de calorias, e isso vai trazer à tona um grande inimigo da dieta chamado fome. Se você não souber lidar com a fome, as chances são enormes que você abandone a dieta, e assim que isso acontecer, você vai ganhar peso. Olha seu corpo começando a reagir…

 

Outro problema de uma dieta exclusiva com sopa é a deficiência de nutrientes que fatalmente ocorrerá. Isto porque necessitamos de vários tipos de alimentos para garantir uma nutrição plena, e restringir-se a uma variedade baixa é obviamente prejudicial. Uma alimentação desequilibrada, além de danosa à saúde, vai fazer seu organismo desejar outros alimentos, e isso torna a dieta insustentável – e tome reação do seu corpo. Nutrientes como gorduras saudáveis e carboidratos estarão em falta, e isso, além de causar a já citada fome, vai gerar outro efeito colateral indesejável, que é a fadiga precoce. Você fatalmente se sentirá fraco, sem energia, sonolento, e se pensarmos que essa energia é necessária para fazer exercícios – parte importante do seu programa de emagrecimento- é óbvio que é prejudicial.

 

Sem falar que a sua alimentação vai se tornar um tormento, enjoativa. Vai ser impossível continuar, mais cedo ou mais tarde. E também o seu humor vai se alterar, e pode apostar que para pior, pois soma-se a falta de nutrientes adequados com os efeitos psicológicos de todo este sacrifício.

Nosso corpo é sábio e sinto muito, você tem poucas chances de vencer essa batalha com essa estratégia!

 

O que pode ser feito para prevenir o ganho de peso pós-dieta?

 

ganho de peso na dieta da sopa.

Tome cuidado para não retornar aos velhos hábitos de comer porcarias.

Após seguir uma dieta da sopa por um tempo e perder gordura, há que se tomar cuidado para não retornar aos velhos hábitos de comer porcarias. Como explicamos neste artigo, uma dieta radical, assim que termina, traz de volta esses hábitos ruins, que em última análise, foi o que fez você engordar, e negligenciar essa mudança de hábito vai trazer todos os quilos que você perdeu de volta, e quem sabe mais um pouco.

 

Posso incluir sopas na minha dieta e ainda assim perder peso?

 

Muitos de nós gostariam de ter a força de vontade para uma dieta da sopa exclusiva, mas sabemos que é complicado. Sendo assim, a ideia seria substituir uma ou algumas refeições por sopa. Então, você realmente conseguirá perder peso se tomar sopa uma vez por dia, em substituição ao almoço ou jantar. E a razão é porque você estará cortando calorias que estaria comendo na refeição excluída. Desta forma, incluir sopa na sua dieta é uma forma interessante de assegurar que você não vai recuperar o peso que perdeu tão rápido, como acontece depois de uma dieta só com sopa.

O déficit energético e de nutrientes não será tão intenso, como em uma dieta exclusiva com sopa, e as chances de você ter sucesso aumentam, apesar do emagrecimento não ser tão veloz. Em matéria de perda de peso, a frase “o que vem rápido, vai rápido” (ou vice-versa), faz todo o sentido do mundo!

 

Todas as sopas são saudáveis?

 

Com tantas opções no mercado, é comum a confusão ao escolher as sopas mais saudáveis para você. Mas como regra geral, sopas enlatadas e industrializadas contém quantidades significativas de sódio, açúcar e outros aditivos. Por si só isso vai aumentar a retenção líquida no organismo, além de prover calorias extras em nome da consistência e sabor da sopa.

Principalmente sopas cremosas são bastante calóricas. O ideal é você fazer sua sopa com ingredientes naturais, preferencialmente vegetais saudáveis e carnes magras, e controlar o sódio – o popular sal – que coloca na sopa, pois este pode fazer seu corpo reter água.

E para preparar sua sopa saudável e nutritiva, a internet é um mundo de possibilidades, abundante em receitas e mais receitas de boas sopas que vão ajudar você, que agora conhece todas as dicas para uma bem sucedida dieta com sopas, a atingir o corpo que tanto sonha!

Veja Mais Sobre Como Emagrecer

Seja bem-vindo! Saiba quem somos.   Olá! Gostaríamos de te dar as boas vindas ao site. Esperamos que, aqui, você aprenda e encontre todas as informações de que precisa para cons...
Como perder peso rápido: o pequeno manual infalíve... Conseguir perder peso rápido e registrar na balança um número bem menor é o sonho de consumo de muita gente. Entretanto, é preciso ter em mente que o ...
Como perder barriga rápido: agora vai! Quando se trata de emagrecimento, perder a gordura abdominal é o principal objetivo de quem está tentando perder peso e melhorar a boa forma. Muitas p...
Pão engorda sim (e isso não é tudo). O pão engorda. Isso é fato. Esse alimento é conhecido por todos a um longo tempo, inclusive, o pão branco de grãos refinados que, em geral, não é nutr...

Descubra quais são os 7 alimentos que parecem saudáveis, mas que na realidade não são.

Sim, eu quero.

Publicidade

2 disseram o que pensam. Agora é sua vez.

  1. Para melhorar ainda mais este site você poderiam colocar algumas receitas de sopas que sejam saborosas e pouco calórica, adoro abobora moranga, aipim e ervilha e batata baroa seria possível uma sopa com estes ingredientes ter baixa caloria?

  2. Que fazer para emagrecer com saúde e de verdade

Trackbacks/Pingbacks

  1. Dieta rápida: o que você precisa saber - Comece a Emagrecer - […] dieta da sopa, dieta do shake, ou dieta do “plantar bananeira na lua cheia ao som de Mozart”, essas…
  2. Alimentos que emagrecem. - Comece a Emagrecer - […] Além do óbvio número reduzido de calorias, devido ao conteúdo, um estudo da Universidade de Penn State demonstrou que…
  3. Queimar gordura: as melhores estratégias. - Comece a Emagrecer - […] O indivíduo resolve que está de dieta e sai cortando tudo da alimentação. Ou substitui por sopas, shakes e…
  4. Sopas para emagrecer. - Comece a Emagrecer - […] E empolgada, pode querer manter-se sempre substitutindo refeições por sopas ou pior, adotar uma dieta da sopa completa. E aí…
  5. Cha De Garcinia Emagrece - Como Emagrecer Rápido - […] os outros. Raramente se tem descrito efeitos graves e inclusive com modelo experience with others or deepen your knowledge…

O que você pensa sobre emagrecimento e dietas? Escreva abaixo!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *