Dieta do leite (por que você deve passar longe).

Dieta do leite (por que você deve passar longe).

19 de maio de 2016

Quem já fez a dieta do leite até pode confirmar o que ela promete: emagrecer até oito quilos em oito dias.

Mas como já se pode imaginar é uma dieta bastante radical, restritiva e difícil de fazer.

Neste artigo, você vai descobrir: 

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1- Por que a dieta do leite emagrece

2- O preço alto que você paga por isso

3- Por que isso é uma “vitória de Pirro” (Pirro foi um general romano que venceu uma guerra, mas essa vitória enfraqueceu tanto seu exército que ele virou presa fácil na batalha seguinte). 

4- Qual a única vantagem da dieta do leite

5- As vantagens do consumo racional de leite

6- As duas versões da dieta do leite

7- Um plano de ação com dicas sobre a dieta do leite

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8- Algumas curiosidades sobre o leite

Mesmo o leite possuindo muitos benefícios para a saúde, a dieta do leite não é indicada, pois deixa o corpo debilitado, devido à ausência dos nutrientes mais importantes para manter a energia do dia a dia.

Outro problema é o excesso de leite, levando em consideração que qualquer alimento em excesso não é aconselhável à saúde.

Em contrapartida, a pessoa terá a ingestão baixíssima de carboidratos, o que pode causar todos aqueles sintomas que quem já fez uma dieta com pouco consumo desse nutriente conhece: tonturas, tremores, dor de cabeça, cansaço, irritabilidade e outros.

Mesmo desaconselhável, essa dieta até tem um lado bom: serve para mostrar as vantagens de incluir o leite no cardápio diário.

Existem grupos que defendem uma dieta sem o consumo de leite, ao menos, depois que a criança desmama, e mesmo pessoas que possuem alergia ao alimento – a chamada intolerância à lactose (um açúcar do leite).

Porém, quem gosta do alimento deve inseri-lo no seu cotidiano, mas com moderação.

Estudos indicam que o leite, inclusive, para as crianças, faz muito bem, pois tem grande importância na constituição do esqueleto humano.

Já na idade adulta os seus benefícios estão associados, principalmente, ao fato de ser rico em cálcio.

 

Vantagens de incluir o leite na dieta.

O leite é fonte de cálcio, um nutriente essencial para o bom funcionamento do organismo.

Uma das funções do cálcio é ajudar na transmissão dos impulsos nervosos e na coagulação sanguínea.

Também tem papel na digestão, já que o cálcio é capaz de ativar determinadas enzimas que trabalham durante o processo.

Porém, não é apenas cálcio que o leite possui.

O alimento é rico em outros nutrientes, cada um com a sua função para o organismo.

É o caso da vitamina A, vitaminas do complexo B e fósforo.

Por mais que uma dieta a base de leite não seja suficiente para nutrir uma pessoa com tudo o que ela precisa (ao menos, não na quantidade adequada) vale lembrar que o leite também possui proteína, gordura boa e carboidratos.

Outra vantagem do cálcio é que a substância participa do processamento das gorduras, ajudando o organismo a funcionar bem, quebrando as gorduras extras.

Confira algumas curiosidades sobre o leite no infográfico abaixo:

dieta do leite infografico

Clique na imagem para ampliar

 

Saiba como funciona a dieta do leite.

dieta do leite

A dieta do leite é extremamente restritiva.

 

Por ser um alimento muito nutritivo, o leite se torna o principal alimento da dieta do leite, que emagrece a pessoa devido ao baixo consumo de calorias que ela terá diariamente.

Porém, como as demais dietas severas e restritivas, assim como o peso vai fácil, ele volta com tudo assim que a dieta terminar.

Isso ocorre porque depois de um período de privação, a tendência do organismo é armazenar mais nutrientes, na forma de gordura.

Esse é o seu “mecanismo de segurança” no caso de outro período de privação.

dieta do leite dica drm

O ideal para que isso não ocorra é a reeducação alimentar, que oferece resultados em longo prazo.

E mais: por ser perigosa, não pode se prolongar por mais do que oito dias.

Também existem duas versões da dieta do leite.

 

Mas antes de prosseguirmos... Que tal conhecer um método de emagrecimento totalmente sistematizado e fácil, onde você não precisa abandonar totalmente os alimentos que tanto gosta e acabar de vez com o tal do efeito sanfona, mudando sua vida e saúde para sempre?

Você está a um clique de uma verdadeira revolução na sua vida. Se você precisa perder 10, 20, 30kg ou mais, veio ao lugar certo. E se precisa perder só alguns quilinhos, é mais rápido ainda. Nada de medicações, dietas milagrosas, nada disso. Até porque nada disso é necessário.

E você também vai conhecer 7 alimentos que você provavelmente acha que são emagrecedores, mas que na verdade promovem justamente o efeito contrário.

Clique aqui para saber mais e bem vindo à sua nova vida.

A primeira é altamente radical e arriscada e consiste em somente tomar leite ao longo de oito dias, sem passar do limite de 600 calorias diárias.

Lembre-se que para todas as funções do organismo, em média, uma pessoa deve ingerir ao menos 1500 calorias todos os dias.

Já deu para ver que você não deve sequer tentar!

Já a versão menos radical consiste em começar o primeiro dia de dieta somente com seis copos de leite.

No segundo dia, a quantia de leite é reduzida para quatro copos e acrescidas duas frutas, já no terceiro dia a pessoa toma dois copos de leite, duas frutas e queijo magro à vontade.

No quarto dia, quem adere à dieta consome quatro copos de leite, uma fruta e uma porção de carne magra grelhada. No quinto, são dois copos de leite, duas frutas, um ovo cozido e uma porção de carne magra grelhada.

Já no sexto dia, é possível ingerir além de dois copos de leite, um ovo cozido, uma fruta e uma porção de carne magra grelhado, queijo à vontade, desde que seja magro.

Quase chegando ao fim, para quem conseguir ficar de pé, no sétimo dia pode-se ingerir apenas três copos de leite e três frutas.

Por fim, o cardápio do último dia conta com dois copos de leite, uma fruta, uma porção de carne magra grelhada e queijo à vontade.

Na realidade, essa dieta poderia se chamar a dieta da proteína ou ter outro nome associado às dietas em que existe grande consumo de proteína – mas nem chegue perto dessa dieta se você tem problema nos rins, pois o excesso de proteína pode deixá-los ainda pior.

São eles que metabolizam o nutriente e poderão ficar sobrecarregados.

Concluindo, um plano de ação sobre a dieta do leite

plano acao dieta do leite

Clique na imagem para ampliar


Referências:

1- A high-protein diet for reducing body fat: mechanisms and possible caveats

2- Milk and meat in our diet: good or bad for health?

3- The survival advantage of milk and dairy consumption: an overview of evidence from cohort studies of vascular diseases, diabetes and cancer.

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