Dieta do ovo: 5 motivos para seguir (o 2º motivo é exatamente o contrário do que você pensava).

Dieta do ovo: 5 motivos para seguir (o 2º motivo é exatamente o contrário do que você pensava).

14 de abril de 2016

Dieta do ovo? Sério?

Como já devem saber, aqui no Comece a Emagrecer nós somos contra o conceito de “dieta”.

Dessa forma, quando falamos em “dieta do ovo”, nós nos referimos a incluir os ovos na sua dieta, e existem muitas razões para fazê-lo.

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Os ovos são muito nutritivos, possuem antioxidantes únicos e nutrientes que são utilizados pelo cérebro, dos quais muita gente apresenta deficiência.

Neste artigo você vai descobrir:

1- Obviamente, 5 motivos para seguir uma bela dieta do ovo

2- Por que você pode (e deve) comer o ovo inteiro, e não só a clara

3- Por que a dieta do ovo vai te ajudar a ficar mais saciado e comer menos no total

4- Um infográfico comparando os nutrientes do ovo inteiro x apenas a clara

5- Por que é lenda que ovos pioram o seu colesterol

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6- E o que realmente acontece com o colesterol ao seguir uma dieta do ovo

7- Qual o nutriente essencial para o seu cérebro que está lá na gema do ovo

8- Por que a dieta do ovo vai te prover proteínas da melhor qualidade possível

9- Por que ovo emagrece (sim, é fato)

10 -Por que você deve (sempre que possível), procurar ovos de galinhas criadas livres

Aqui estão as 5 razões para seguir uma dieta do ovo.

dieta do ovo

1. Ovos inteiros são extremamente nutritivos

Apenas um ovo inteiro contém uma quantidade impressionante de nutrientes.

Basta imaginar que o ovo contém todos os nutrientes necessários para transformar uma pequena célula em um pintinho.

Os ovos são repletos de vitaminas (B12, B2, A, E, B5), minerais (selênio, cálcio, ferro, potássio, zinco, manganês).

E como as claras contém apenas proteína, todos estes nutrientes estão na gema.

E se sua preocupação é quanto à gordura dos ovos, já adianto do que se trata o item 5 dessa lista.

A gordura da gema é um fator importante para garantir a sua saciedade.

Isso porque quando retiramos completamente as gorduras da dieta (algo muito comum nos tempos atuais, onde acreditamos que se engorda por causa de gordura), a chance de elas serem substituídas por carboidratos é imensa.

Afinal de contas, não dá simplesmente para comer menos. Se sai um nutriente, acaba entrando outro.

Os carboidratos têm poder baixo de saciedade, e o resultado disso é comer mais, em última análise.

Se duvida, uma dica: era de se esperar que com as recomendações de retirada da gordura da dieta, os níveis de obesidade caíssem. E como diabos aconteceu justamente o contrário?

No mínimo é para pensar.

E já que o papo é sobre os nutrientes do ovo, confira o infográfico abaixo, que demonstra os nutrientes contidos na ovo inteiro e também apenas na clara.

dieta do ovo

Clique na imagem para ampliar

 

2. Ao contrário do que se pensa, ovos ajudam a MELHORAR seu colesterol

Há uma espécie de vilanização dos ovos, por causa da quantidade elevada de colesterol.

Comparado a outros alimentos, um ovo contém muito mais colesterol, realmente.

Mas isso não significa que esse colesterol promoverá aumento do colesterol ruim no sangue.

Para começar, nós possuimos um mecanismo de contrabalanço.

Nosso fígado produz colesterol, e se você comer mais colesterol, a produção interna vai diminuir para regular os níveis.

E ao contrário do que se pensa, o ovo acaba melhorando o perfil do colesterol.

O consumo de ovo tende a aumentar o HDL, que é o colesterol bom, e sobre o LDL, promove uma alteração que aumenta o subtipo neutro deste, que não está associado a doenças.

E assim diminui o LDL ruim.

Sim, pode ocorrer um aumento geral do colesterol, porém a maior parte deste será de colesterol bom ou neutro.

O que acaba por reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

 

Mas antes de prosseguirmos... Que tal conhecer um método de emagrecimento totalmente sistematizado e fácil, onde você não precisa abandonar totalmente os alimentos que tanto gosta e acabar de vez com o tal do efeito sanfona, mudando sua vida e saúde para sempre?

Você está a um clique de uma verdadeira revolução na sua vida. Se você precisa perder 10, 20, 30kg ou mais, veio ao lugar certo. E se precisa perder só alguns quilinhos, é mais rápido ainda. Nada de medicações, dietas milagrosas, nada disso. Até porque nada disso é necessário.

E você também vai conhecer 7 alimentos que você provavelmente acha que são emagrecedores, mas que na verdade promovem justamente o efeito contrário.

Clique aqui para saber mais e bem vindo à sua nova vida.

 

3. Ovos são repletos de colina, um nutriente importante para o cérebro.

A colina é um nutriente essencial para a saúde humana, utilizada em vários processos no organismo.

Ela é necessária para sintetizar a acetilcolina, um neurotransmissor, e também é componente de membranas celulares.

Um baixo consumo de colina está relacionado com doenças hepáticas, cardiovasculares e neurológicas.

Outro papel fundamental desse nutriente é em mulheres grávidas, pois o consumo reduzido pode aumentar o risco de defeitos do tubo neural e déficit funcional cognitivo no recém-nascido.

 

4. Ovos contém proteínas de altíssima qualidade

Não é necessário comentar sobre a importância das proteínas para o corpo. Mas a qualidade das proteínas que ingerimos é fundamental.

Dos 21 aminoácidos que o organismo utiliza para formar suas proteínas, 9 deles não são por nós produzidos, ou seja, têm que ser adquiridos pela dieta.

E a qualidade das proteínas que ingerimos está diretamente relacionada às quantidades relativas desses aminoácidos essenciais. Uma boa fonte proteica é aquela que contém essas proporções adequadas.

E os ovos estão entre as melhores fontes de proteína na dieta.

O valor biológico de inúmeras proteínas é frequentemente avaliado em comparação com as dos ovos, para você ter uma ideia da qualidade destas.

Tão grande que elas acabam sendo medida de referência.

 

5. Ovos ajudam a perder gordura.

Ovos contém pouquíssimos carboidratos, mas muitas proteínas e gorduras.

E justamente por isso, eles são capazes de causar saciedade prolongada. Especialmente se consumidos no café da manhã.

Como demonstrou este estudo, onde 30 mulheres acima do peso consumiram cafés da manhã com e sem ovos, e com a mesma quantidade de calorias.

No final das contas, as que comeram ovos sentiram-se mais satisfeitas e acabaram comendo menos calorias pelo resto do dia, e também pelas 36 horas seguintes.

Outro estudo de 8 semanas mostrou que comer ovos no café da manhã promoveu melhoras no peso, como perda de gordura 65% maior que o outro grupo, 16% a mais de perda de gordura corporal, redução 61% maior do índice de massa corporal, e redução da circunferência da cintura.

dieta do ovo dica drm

 

Concluindo

É importante lembrar que os ovos não são iguais.

Ovos de galinhas criadas livres são mais nutritivos que aqueles de galinhas criadas enjauladas e alimentadas com grãos.

E finalmente, ovos são baratos, gostosos e combinam com praticamente qualquer alimento.

Eles são um “superalimento” e não existem motivos para você não adicionar na sua nova “dieta do ovo”.


 

Referências

1- Rethinking dietary cholesterol.

2- Egg consumption and high-density-lipoprotein cholesterol.

3- Egg consumption and risk of coronary heart disease and stroke: dose-response meta-analysis of prospective cohort studies

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Sim, eu quero.

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Uma pessoa comentou aqui

  1. Sou suspeita em falar de dieta ,ja comecei parei no meio do caminho tomei varios remedios .enfim luto contra a balanca a muito tempo .quando estou na semana para menstruar como igual a uma maluca … alguem pra me ajudar nessa qr perder 16 kg mais ta dificil

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