Dieta do tipo sanguíneo: emagrece, mas por outras razões.

Dieta do tipo sanguíneo: emagrece, mas por outras razões.

20 de abril de 2015

Uma dieta que é muito popular entre famosas e diversas celebridades é a dieta que leva em conta qual o seu tipo sanguíneo. Essa informação é importante para você colocar no cardápio diário os alimentos que combinam com seu organismo, combatendo processos inflamatórios, que, geralmente, aumentam a retenção de líquido, o inchaço e as gordurinhas.

Fazer escolhas alimentares de acordo com seu perfil biológico favorece ainda o ritmo do metabolismo, acelerando o emagrecimento. Com a dieta do tipo sanguíneo você pode perder até 6 quilos em um mês.

Essa dieta surgiu em 1996, com o lançamento do livro “A Dieta do Tipo Sanguíneo”, produzido pelo americano Peter D’Adamo. O sucesso foi tão grande que o livro chegou a ser traduzido para mais de 50 idiomas.

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O autor do livro e criador da dieta defende que existem correlações históricas, antropológicas e fisiológicas entre o tipo sanguíneo e os alimentos. Por isso que seguir um cardápio personalizado reequilibra o organismo, que passa a  funcionar melhor.

Como a dieta do tipo sanguíneo funciona?

Para facilitar, os alimentos são divididos nas categorias:

  • Neutros: aqueles que agem apenas como alimento (não fazem bem nem mal) e, portanto, podem ser consumidos com frequência ou não.
  • Benéficos: aqueles que são alimentos protetores (capazes de prevenir e tratar doenças, assim como favorecer a perda de peso) e, portanto, necessários ao organismo diariamente.
  • Nocivos: aqueles que devem ser cortados do cardápio, pois mexem com o equilibrio do organismo, provocando diminuição no ritmo do metabolismo e aumento do peso, além de enxaqueca, má digestão e alterações na produção da insulina – hormônio que, em excesso, contribui para aumentar os estoques de gordura.

No livro, o autor da teoria afirma que existe uma dieta ideal para cada pessoa, dependendo do tipo sanguíneo ABO. Isso porque cada tipo de sangue representa características genéticas de nossos ancestrais, incluindo a dieta que eles adotaram durante seu processo evolutivo.

O que a dieta recomenda?

dieta do tipo sanguineo

Alimentos específicos de acordo com seu tipo sanguíneo são indicados nessa dieta.

 

Para o tipo A: quem tem o tipo sanguíneo A é conhecido como a dieta agrária ou de cultivados. Essas pessoas devem comer uma dieta rica em vegetais e completamente livre de carne vermelha, que age como algo tóxico para esses organismos.

A dieta para o tipo A se assemelha a pessoas que possuem uma alimentação do tipo vegetariana.

Para o tipo B: quem tem o tipo sanguíneo B é conhecido como nômade dentro da dieta sanguínea. Essas pessoas podem comer plantas e a maioria das carnes (exceto frango e carne de porco). Também está liberado o consumo de alguns laticínios.

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Entretanto, pessoas com o tipo sanguíneo B devem evitar o consumo de trigo, milho, lentilhas, tomates e alguns outros alimentos.

Para o tipo AB: esse tipo sanguíneo possui uma dieta conhecida como enigma, por se tratar de uma mistura entre os tipos A e B. Os alimentos que podem ser consumidos nesse caso incluem frutos do mar, tofu, leite, feijão e grãos. O ideal é evitar feijão, milho, carne vermelha e frango.

Para o tipo O: essa dieta é o tipo chamado de caçador. Trata-se de um perfil que prevê o consumo alto de proteínas, especialmente com carne, peixe, aves, algumas frutas e legumes. Entretanto, é limitado em grãos, legumes e laticínios. Ele se assemelha a dieta paleo.

O que isso muda na minha saúde?

Na verdade, qualquer um desses padrões alimentares representaria uma grande melhoria na saúde em geral das pessoas, independentemente do tipo sanguíneo. A razão para os benefícios na saúde em geral tem relação apenas com o fato de que você passará a comer de forma mais saudável que antes, evitando, por exemplo, alimentos processados e fast foods.

Atualmente, existem fortes evidências de que pessoas com certos tipos de sangue podem ter um maior ou menor risco de desenvolver determinadas doenças. As pessoas com tipo sanguíneo O, por exemplo, tem um risco menor de desenvolver doenças cardíacas, mas apresentam mais chance de desenvolverem problemas de estômago.

Descubra quais são os 7 alimentos que parecem saudáveis, mas que na realidade não são.

Sim, eu quero.

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