Dieta Ravenna completa: por que você não vai conseguir sozinho

Dieta Ravenna completa: por que você não vai conseguir sozinho

12 de outubro de 2015

A Dieta Ravenna é conhecida por contar com baixas calorias e promover o rápido emagrecimento, tendo como seu desenvolvedor o médico e psicoterapeuta argentino Máximo Ravenna.

Ganhou uma certa notoriedade aqui no Brasil por causa de uma personagem ilustre que queria (e conseguiu) perder algum peso com a dieta Ravenna: Dilma Rousseff, a presidente da República. Que conseguiu perder 15kg com ela.

Mas qual a garantia que estes quilos não voltarão?

banner método emagrecimento fácil

Embora se caracterize por uma dieta e plano de atividades físicas personalizados, todas as pessoas que iniciam devem reduzir o consumo de carboidratos.

(O que não surpreende. De certa forma, parece que volta e meia chega alguém que reinventa a roda, retira o que engorda de fato (carboidratos) e pronto, temos uma “nova” dieta revolucionária. Ravenna parece querer ser o novo Dukan).

Outro princípio da Dieta ou método Ravenna é que ela conta com apenas quatro refeições diárias: café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar.

Para se ter uma idéia de cardápio da dieta Ravenna, pela manhã e pela tarde, recomenda-se o consumo de iogurte, uma fonte de proteína, uma fruta e café; e no almoço e na janta, uma porção de caldo, salada, uma fonte de proteína, vegetais e uma fruta ou gelatina como sobremesa.

À dieta deve ser aliada ainda uma hora de exercícios por dia, tempo o qual pode ser dividido em 30 minutos de caminhada ou bicicleta e os 30 minutos restantes complementar com uma atividade que a pessoa que segue a dieta tem gosto em praticar.

Embora conte com certa variedade de alimentos, o método não abastece o corpo com todos os nutrientes necessários para o dia a dia.

A dieta exclui quase que totalmente os carboidratos, sendo que é preciso deles para ter energia, inclusive, para as atividades físicas que o método aconselha praticar.

banner método emagrecimento fácil

Até aqui, nenhuma grande novidade. Dietas que excluem os carboidratos já existiam, sob a alcunha de “low carb”. Continuemos com a “reinvenção da roda”.

Por que não fazer a Dieta Ravenna

Não comer desacelera o metabolismo.

Não comer o suficiente desacelera o metabolismo.

Entre os principais pontos falhos existentes na Dieta Ravenna está o fato de ser estimulada a redução drástica das calorias ingeridas por dia.

Vale lembrar que mesmo uma pessoa que necessite perder muito peso, pois come em excesso, não deve dar um choque no seu organismo, diminuindo de repente a quantidade que come.

Quando isso é feito, o corpo acaba por baixar seu gasto energético, tornando o metabolismo mais lento, o que não ajuda em nada o emagrecimento.

Essa é uma resposta padrão do organismo, que nos fez sobreviver em tempos de escassez de alimentos, e um dos maiores princípios envolvidos em matéria de emagrecimento é:

“Seu corpo é sábio. Quando você tenta sabotá-lo, ele vai dar um jeito de sabotar você de volta, e você nem vai perceber”

Outro problema é que todos os carboidratos são praticamente eliminados, inclusive, os cereais e os tubérculos, que são carboidratos complexos nutritivos, os quais devem estar presentes no cardápio diário.

Já que a Dieta Ravenna é personalizada, muitas pessoas que aderem a ela são orientadas a comer uma quantidade insuficiente de proteínas por dia também.

Além de causar deficiências de minerais e vitaminas, por causa de um cardápio tão restritivo, não se tem energia suficiente para os exercícios, que são aliados do emagrecimento saudável e não podem ficar de fora dos planos de quem busca a perda de peso.

E convenhamos, até aqui parece mais uma “dieta da fotossíntese”, e assim até alguém com meio neurônio vai emagrecer.

 

Mais problemas encontrados na Dieta Ravenna.

Nessa dieta o cardápio costuma ser monótono.

Especialistas em nutrição, que não indicam a Dieta Ravenna, uma vez que não combina com os preceitos de uma reeducação alimentar, apontam ainda outros problemas do método.

Um deles é a monotonia do cardápio. Em geral, quem faz a dieta recebe um cardápio personalizado que sempre indica os mesmos alimentos a serem ingeridos, o que simplesmente prejudica o prosseguimento da mesma. Alguns vão se adaptar sem problemas, mais a maioria simplesmente não consegue.

A imensa variedade de alimentos que existe no país permite uma dieta extremamente diversificada nos diversos grupos alimentares, sem que para isso se abra mão das opções saudáveis.

Por isso, não é preciso que uma dieta seja enjoativa, sempre com os mesmos alimentos, para ser eficiente.

É possível sim emagrecer ingerindo alimentos saborosos e com prazer. O que é preciso fazer é condicionar o organismo a se sentir satisfeito com porções menores, desde que supram as necessidades nutricionais por dia de cada pessoa.

E também permitir que o corpo possa manifestar uma coisa chamada saciedade. Por exemplo, o consumo excessivo de carboidratos sabota todo e qualquer mecanismo de saciedade, fazendo você sentir vontade de comer mesmo quando não precisa.

O resultado disso é uma balança que vira ventilador na hora que você sobe (se for de ponteiro), ou então que vira cronômetro (se for digital).

A Dieta Ravenna também incentiva as pessoas a sempre estarem se pesando na balança, no entanto, isso apenas causa ansiedade e prejudica a dieta, pois se torna uma obrigação e não uma forma saudável de se alimentar.

O mais importante é mostrar quais os alimentos saudáveis, porque são importantes e ensinar as pessoas a fazerem as suas próprias escolhas.

 

Ao menos um ponto forte

 

Para não dizer que tudo é ruim, o método Ravenna tem uma particularidade forte, que é a personalização, e também inclusão de atividades físicas, acompanhamento médico e também de grupos de terapia.

Profissionais como nutricionista, psicólogo, educador físico e médico farão uma avaliação, e então, é elaborado um intenso plano de trabalho.

Os praticantes são orientados a participar, pelo menos duas vezes por semana, de grupos terapêuticos.

O aspecto mais inteligente desse acompanhamento é a realização desses encontros aos sábados, domingos e feriados, porque justamente são os dias que as pessoas mais fazem besteira, consequentemente, engordando.

Sem dúvida a participação de um grupo e todo o acompanhamento pode fazer uma grande diferença nos resultados.

Se você tem compromisso apenas consigo mesmo, e fizer besteira, na hora da tentação você pode fraquejar, mas fatalmente acabará encontrando uma desculpa e se perdoará.

Agora, imagine que você vai encarar uma reunião onde todos esperam que você tenha mantido seu compromisso?

Acredite, a possibilidade de passar vergonha em público pode ser o suficiente para você não fazer besteira.

 

Mas antes de prosseguirmos... Que tal conhecer um método de emagrecimento totalmente sistematizado e fácil, onde você não precisa abandonar totalmente os alimentos que tanto gosta e acabar de vez com o tal do efeito sanfona, mudando sua vida e saúde para sempre?

Você está a um clique de uma verdadeira revolução na sua vida. Se você precisa perder 10, 20, 30kg ou mais, veio ao lugar certo. E se precisa perder só alguns quilinhos, é mais rápido ainda. Nada de medicações, dietas milagrosas, nada disso. Até porque nada disso é necessário.

E você também vai conhecer 7 alimentos que você provavelmente acha que são emagrecedores, mas que na verdade promovem justamente o efeito contrário.

Clique aqui para saber mais e bem vindo à sua nova vida.

Mas como frisamos anteriormente, você só terá esses benefícios se aderir à dieta Ravenna completa, ou seja, terá que pagar aos profissionais envolvidos.

Para fazer por si só, você seguirá os princípios aqui detalhados, e todo esse suporte certamente lhe fará falta, ainda mais em um método pouco sustentável.

Veja Mais Sobre Como Emagrecer

Seja bem-vindo! Saiba quem somos.   Olá! Gostaríamos de te dar as boas vindas ao site. Esperamos que, aqui, você aprenda e encontre todas as informações de que precisa para cons...
Como perder peso rápido: o pequeno manual infalíve... Conseguir perder peso rápido e registrar na balança um número bem menor é o sonho de consumo de muita gente. Entretanto, é preciso ter em mente que o ...
Como perder barriga rápido: agora vai! Quando se trata de emagrecimento, perder a gordura abdominal é o principal objetivo de quem está tentando perder peso e melhorar a boa forma. Muitas p...
Pão engorda sim (e isso não é tudo). O pão engorda. Isso é fato. Esse alimento é conhecido por todos a um longo tempo, inclusive, o pão branco de grãos refinados que, em geral, não é nutr...

Descubra quais são os 7 alimentos que parecem saudáveis, mas que na realidade não são.

Sim, eu quero.

Publicidade

2 disseram o que pensam. Agora é sua vez.

  1. Sei o quanto é importante manter uma dieta equilibrada para o bom funcionamento do organismo mas não consigo seguir uma dieta e nem perder peso?

  2. É dificílimo mudar os maus hábitos e conseguir uma nova rotina incluindo o Preparo das novas comidas. Saber fazer a comida e organizar o tempo sao para mim o maior desafio.Mas adoraria ter uma equipe que me ajudadasse a caminhar nesta trilha.

O que você pensa sobre emagrecimento e dietas? Escreva abaixo!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *