Dietas detox: E se tudo que você pensa sobre elas estiver errado?

Dietas detox: E se tudo que você pensa sobre elas estiver errado?

1 de março de 2017

Dietas ou alimentos detox estão sempre na moda.

Chamadas assim pelo fato de alegadamente eliminarem toxinas do corpo e promover a perda de peso, e são promovidas por celebridades, spas e livros múltiplos.

Mas será que realmente atendem à sua proposta?

banner método emagrecimento fácil

Não é o que pensam os profissionais especializados em nutrição.

Para estes, elas são desnecessárias e sem comprovação científica.

Não há um embasamento biológico que indique que os seres humanos precisem jejuar ou de algum fórmula desintoxicante, porque nós já temos órgãos e um sistema imune que faz isso por si só.

Ou seja, nós já somos fabricados com um sistema auto-limpante embutido em nossas entranhas.

Assista a versão em vídeo:

 

Aproveite e inscreva-se no nosso canal do Youtube clicando na imagem abaixo

banner método emagrecimento fácil

Em resumo, dietas detox são programas extremos de perda de peso, que alegam eliminar resíduos tóxicos do seu organismo.

Isso se baseia na premissa que seu organismo precisa de ajuda para eliminar toxinas. E isso na teoria, otimiza o funcionamento do corpo.

Ok, na verdade o seu organismo precisa de uma certa ajuda sim, mas essa ajuda consiste em parar de botar porcaria para dentro.

A maioria das dietas detox seguem um padrão de ingesta calórica baixíssima com a adição de pequena quantidade de frutas, vegetais, água e suplementos.

Outras recomendam ervas, comprimidos, pós e até lavagem intestinal.

E o perigo está na venda de produtos questionáveis a respeito.

Esse mercado abusa da vulnerabilidade de gente que quer emagrecer, com táticas que espalham medo, enquanto ganham dinheiro vendendo produtos desnecessários e potencialmente perigosos.

Mas então, as dietas detox funcionam?

A perda inicial de peso na dieta detox é primariamente líquida, não gordura.

A perda inicial de peso é primariamente líquida, não gordura.

A resposta é sim e não.

Funcionam pelo simples fato que elas são extremamente baixas em número de calorias.

Quando você reduz dramaticamente o número de calorias, você vai perder peso, e isso é claro, óbvio e evidente.

Mas isso pode se dar de forma tão acelerada que você também acaba perdendo músculo, correndo o risco posterior de ganhar todo o peso de novo, e desta vez na forma de gordura.

Bem vinda ao famoso e indesejado efeito sanfona.

A perda inicial de peso é primariamente líquida, não gordura.

Muitas dietas detox têm uma fase de jejum, onde você vai perder líquidos, e quando volta a comer, o peso perdido volta logo.

Soma-se a isso o risco de, por causa da baixa entrada de calorias, o metabolismo poder desacelerar, e aí ganha-se ainda mais peso ao retomar a alimentação.

E não existe evidência suficiente para comprovar que a desintoxicação é necessária ou eficaz.

Seu corpo já tem todos os mecanismos para remover toxinas, através dos órgãos como fígado, cólon e rins.

E a única ajuda que eles precisam é que você simplesmente pare de colocar as “toxinas” para dentro.

Um suposto “protocolo detox” funciona tanto quanto uma dieta equilibrada com alimentos naturais e sem conservantes, em matéria de desintoxicação, e novamente, a diferença está no déficit calórico.

Coisa muito bem explorada por marqueteiros inescrupulosos.

Em resumo, não há fundamentação fisiológica e tampouco estudos que comprovem os benefícios de tais dietas ou até limpezas intestinais.

A maioria dos resultados de dietas detox, que já vimos como “funcionam”, se dá através de testemunhos, insuficientes para comprovar a “desintoxicação”, e que omitem o que acontece depois.

Se duvida, experimente pesquisar sobre pessoas que fizeram a “dieta super hiper detox plus rápida”, perderam 40kg em 1 semana e outros “benefícios” certamente aumentados, e verá que logo depois elas somem para sempre no anonimato.

Talvez porque aquele suposto benefício tenha desaparecido, sucumbindo à dura realidade.

Mas como isso não interessa para o marqueteiro que quer te empurrar o detox, deixa para lá e tchau!

Efeito sanfona não vende.

Infelizmente, a maior parte das dietas detox não possui os fundamentos que profissionais de saúde consideram essenciais para uma perda de peso saudável.

Os riscos superam os benefícios, tornando tais dietas ineficazes e perigosas.

Muita gente simplesmente não se sente bem numa dieta com poucas calorias e nutrientes, e cá para nós, quem se sentiria? Alguns efeitos colaterais incluem hipoglicemia, baixa energia, dores musculares, fadiga, tonturas e enjôos.

 

Mas antes de prosseguirmos... Que tal conhecer um método de emagrecimento totalmente sistematizado e fácil, onde você não precisa abandonar totalmente os alimentos que tanto gosta e acabar de vez com o tal do efeito sanfona, mudando sua vida e saúde para sempre?

Você está a um clique de uma verdadeira revolução na sua vida. Se você precisa perder 10, 20, 30kg ou mais, veio ao lugar certo. E se precisa perder só alguns quilinhos, é mais rápido ainda. Nada de medicações, dietas milagrosas, nada disso. Até porque nada disso é necessário.

E você também vai conhecer 7 alimentos que você provavelmente acha que são emagrecedores, mas que na verdade promovem justamente o efeito contrário.

Clique aqui para saber mais e bem vindo à sua nova vida.

Jejum prolongado pode levar a problemas até mais sérios de saúde.

E limpezas intestinais não são indicadas, pois podem alterar o balanço de eletrólitos e líquidos do corpo.

Isso sem falar que não deve ser nada agradável submeter-se a um procedimento desses…

A forma certa de desintoxicar

alimentos naturais e dietas detox

Uma boa dieta, com alimentos naturais, não processados é sim a “verdadeira detox”.

Para desintoxicar de uma forma racional e saudável, não é preciso ir a extremos como jejum, lavagem intestinal ou fazer uso de sucos de forma prolongada.

Uma boa dieta, com alimentos naturais, não processados é sim a “verdadeira detox”.

Vegetais, frutas, muita água, fibras, proteínas magras, laticínios com pouca gordura, grãos integrais são boas escolhas.

É possível perder peso com esses alimentos, satisfazer a fome, é sustentável no longo prazo e efetivamente limpa seu organismo.

A sustentabilidade no longo prazo é um fator importantíssimo para qualquer estilo de alimentação, e infelizmente as pessoas não enxergam que medidas temporárias como detox e dietas malucas não resolvem nada.

Porque seus hábitos estão solidificados, e nesse pouco tempo, você se ilude se acha que irá quebrá-los.

Pode apostar que quando acabar o detox, você volta rapidinho a “se intoxicar”, porque é o que você está acostumado a fazer.

E os quilos voltam junto, e com requintes de crueldade.

Uma lista de alimentos realmente detox inclui: Folhas, limões, agrião, chá verde, brócolis, gergelim e frutas.

Aliás, fibras são agentes naturais para limpar seus intestinos, pois aumentam o trânsito intestinal e reduzem o risco de constipação.

A limpeza intestinal pode ser feita por meios naturais, e não na contra mão, não acha?

Então, ao invés de procurar dietas e alimentos ditos detox, opte por uma dieta realmente detox, ou seja, baseada nos alimentos citados no artigo, e intoxicando-se menos com porcarias.

Porque fazendo isso, você pode apenas confiar na capacidade do seu organismo para limpar as toxinas.

Pode apostar que é a única e melhor ajuda que ele precisa para livrar você dos lixos que você veio acumulando no corpo ao longo do tempo.

Confie no seu trio fantástico desintoxicador (fígado, intestino e rins), dê as condições necessárias para que eles façam seu trabalho – beber muita água, por exemplo – e pronto!

Veja Mais Sobre Como Emagrecer

Dieta desintoxicante: uma isca para pessoas desinf... A dieta desintoxicante está na moda (só para variar um pouco) e existe em várias versões.As dietas se dizem muito eficientes para quem quer emagre...
Seja bem-vindo! Saiba quem somos.   Olá! Gostaríamos de te dar as boas vindas ao site. Esperamos que, aqui, você aprenda e encontre todas as informações de que precisa para cons...
Calorias dos alimentos: tudo o que você sabia está... Para conseguir manter o peso, uma opção sempre comum é realizar a contagem das calorias dos alimentos, mas será que essa preocupação vale a pena?M...
Como faço para emagrecer? Um plano fácil em 3 pass... Muitas pessoas em meio a tantas opções e dietas de perda de peso se questionam: como faço para emagrecer, afinal?Na verdade, existem maneiras dife...

Descubra quais são os 7 alimentos que parecem saudáveis, mas que na realidade não são.

Sim, eu quero.

Publicidade

2 disseram o que pensam. Agora é sua vez.

  1. Gostei do seu texto, eu sou nutricionista e penso da mesma forma!

Trackbacks/Pingbacks

  1. Dieta líquida (e muito cuidado). | Comece a Emagrecer - […] líquida consiste em montar um cardápio no qual haja apenas o consumo de líquidos. Assim como a dieta detox,…
  2. Dieta líquida: você pode perder 3kg em 5 dias (cuidado). - […] líquida consiste em montar um cardápio no qual haja apenas o consumo de líquidos. Assim como a dieta detox,…

O que você pensa sobre emagrecimento e dietas? Escreva abaixo!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *