Dietas milagrosas: O verdadeiro milagre é quanta gente ainda é enganada por elas.

Dietas milagrosas: O verdadeiro milagre é quanta gente ainda é enganada por elas.

18 de novembro de 2015

Dietas milagrosas são as que prometem uma perda de peso imensa num período curtíssimo.

Não é difícil encontrar regimes emergenciais por aí que prometem uma perda de, por exemplo, 1kg por dia, e por aí vai.

Em se tratando da busca de um corpo mais magro, quem não quer que isso aconteça no menor espaço de tempo, e com o mínimo de sacrifício possível?

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Por causa desse imediatismo, o sonho de consumo de muita gente está nas chamadas dietas milagrosas.

Isto posto, e como veremos adiante, é uma prática cujos resultados podem até parecer tentadores, mas que no longo prazo definitivamente não compensa.

Dietas milagrosas emagrecem? 

Sim, elas definitivamente emagrecem.

Agora, se formos mais a fundo e questionarmos se emagrece de forma saudável, ou se principalmente, é fácil manter os resultados, a coisa muda completamente de figura.

Isso porque o princípio básico de todas as chamadas dietas milagrosas é um só: uma intensa restrição calórica e de nutrientes, bem abaixo das necessidades diárias do nosso corpo.

Só este fato já deveria disparar mil alarmes em sua cabeça. Mas vamos mais além.

Algumas destas dietas somente fazem com que você perca líquidos. Considerando que 70% do nosso peso é de líquidos, é possível perder bastante peso, e bem rápido, desta forma.

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Porém, além dos óbvios riscos de uma desidratação, pode apostar que, apesar da balança indicar perda de peso, você terá perdido pouquíssima gordura.

Assim que acabar a dieta, seu organismo parecerá uma esponja, sugando todo e qualquer líquido que você ingerir, e o peso volta! Sem dó.

Outra prática comum dessas dietas é um aporte excessivo de proteínas.

Como sempre, a diferença entre remédio e veneno está na dose, e o excesso de proteínas na dieta pode levar a uma sobrecarga dos seus rins.

Sem falar que carboidratos e gorduras, que normalmente são cortados, acabam fazendo falta.

Perde-se o efeito saciante da gordura, e boa parte da energia que os carboidratos fornecem.

 

E a sua cabeça, você aguenta essas dietas milagrosas?

dietas milagrosas

A adesão a dietas milagrosas é algo muito complicado. Seu corpo simplesmente não está acostumado ao regime radical que virá.

A adesão a esse tipo de dieta é outra questão complicada.

Apesar de elas prometerem um emagrecimento rápido, o primeiro problema é que você definitivamente não está acostumado com o regime que virá.

Some-se a isso todo um déficit de nutrientes, e o resultado será invariavelmente:

  • Falta de energia e disposição. Assim ficará impossível se exercitar;
  • Tentações mil, o tempo todo;
  • Vontade louca de sair da dieta e voltar ao estado que estávamos antes;
  • Tédio devido a essas restrições alimentares.

Ainda que você consiga obter os resultados que queria, assim que terminar todo esse sacrifício, você se sentirá livre.

E pode apostar que vai voltar a comer o que comia antes, que foi exatamente o que te deixou acima do peso.

Oras, isso é óbvio, porque você apenas tomou uma medida radical e emergencial, não colocando foco algum em mudar hábitos.

O que faz você pensar que após duas semanas, você passará a comer de forma diferente do que fazia antes?

 

Mudanças no seu corpo durante dietas milagrosas.

Para piorar, nosso corpo percebe o que está acontecendo, e vai reagir.

Além da já citada reação do cérebro, fazendo você desejar todo tipo de alimento e tornando esse esforço cada vez mais difícil, o metabolismo também vai sofrer algumas alterações.

E ambas vão jogar contra seu desejo de emagrecer.

Para o seu organismo, isso é questão de sobrevivência. Essa reação protetora, que vai contra o emagrecimento, foi o que permitiu que a humanidade chegasse até onde está hoje, em tempos onde obter alimentos era tarefa difícil.

De forma um pouco semelhante a um urso que hiberna no inverno, vivendo da energia acumulada nas outras estações e reduzindo seu metabolismo ao máximo para ter uma chance de sobreviver, os seres humanos também usaram mecanismos parecidos.

Sendo assim, vamos examinar essas reações.

A primeira é que quando você está numa dieta muito restrita, seu organismo interpreta isso como fome.

E ele vai entrar no chamado “modo de economia”, ou seja, seu metabolismo vai cair.

Isso vai fazer você gastar menos energia, e reduz a velocidade do emagrecimento.

A segunda é uma consequência do emagrecimento rápido.

Você perderá gordura, mas fatalmente perderá musculatura também. Músculos ajudam a aumentar o metabolismo e queimar mais energia, e com menos músculo, seu metabolismo cai ainda mais.

E vai piorar, porque assim que você acabar a dieta, esse músculo que você perdeu vai, em última análise, fazer você ter um metabolismo menor do que tinha antes.

Junte isso com o fato de você voltar a comer, e esse resultado fará você engordar tão rápido quanto emagreceu.

Você deve conhecer esse fenômeno: chama-se efeito sanfona.

Um exemplo com números: Suponha que você tinha 70kg, e desses,, 20 eram de gordura e 20 de músculos, e o resto água e outros tecidos como ossos.

 

Mas antes de prosseguirmos... Que tal conhecer um método de emagrecimento totalmente sistematizado e fácil, onde você não precisa abandonar totalmente os alimentos que tanto gosta e acabar de vez com o tal do efeito sanfona, mudando sua vida e saúde para sempre?

Você está a um clique de uma verdadeira revolução na sua vida. Se você precisa perder 10, 20, 30kg ou mais, veio ao lugar certo. E se precisa perder só alguns quilinhos, é mais rápido ainda. Nada de medicações, dietas milagrosas, nada disso. Até porque nada disso é necessário.

E você também vai conhecer 7 alimentos que você provavelmente acha que são emagrecedores, mas que na verdade promovem justamente o efeito contrário.

Clique aqui para saber mais e bem vindo à sua nova vida.

Daí você faz uma dieta milagrosa, e realmente emagrece, mas acaba perdendo musculatura também. Digamos que você perdeu 10kg, sendo 8 de gordura e 2 de músculo.

E aí, você fica livre daquela dieta milagrosa e maluca, doido para voltar à sua vida normal.

Só que ao voltar aos seus hábitos normais, você recupera o peso que perdeu. E a musculatura só voltaria se você estivesse praticando treino com pesos.

Se você recuperar os 10kg, eles voltam apenas na forma de gordura.

Então se antes você tinha 70kg com 20 de gordura, agora você tem 70kg com 22kg de gordura.

Seu percentual de gordura aumentou de 28% para 31%. Você apesar de ter o mesmo peso, está mais gordo do que antes.

E cada vez que repetir a dieta, será pior, e mais difícil para perder peso.

Enquanto isso, alguém que está fazendo a coisa num ritmo certo, vai atropelar você na reta e emagrecerá mais rápido, apesar de “mais lento”.

É o que eu chamo de “paradoxo do emagrecimento rápido”.

 

Concluindo

Um bom mantra para se ter em mente, em matéria de emagrecimento, é “o que vem rápido, vai rápido”.

Emagrecer mais de 1kg por semana é comprovadamente deletério para seu corpo.

O ritmo recomendado é de mais ou menos 4-5kg por mês, dependendo do seu peso atual, pois pessoas com mais peso tendem a emagrecer mais do que isso no começo.

É preciso pensar em um emagrecimento sustentável, e sem uma boa reeducação alimentar e adaptações no seu estilo de vida, o máximo que você vai conseguir é viver no efeito sanfona.

Se você estiver com preguiça e achar que isso requer muito esforço, saiba que é um esforço que vale a pena, pois quem faz isso, apesar de não emagrecer tão rápido, o faz de forma saudável, e provavelmente nunca mais precisará se preocupar com dietas daqui a um tempo.

Já quem espera resultado rápido…

E para encerrar, fazemos uma convocação aos leitores: sobre essas fotos clássicas de “antes e depois” nos anúncios de dietas ou métodos milagrosos, alguém por acaso já viu uma foto dessas pessoas que supostamente conseguiram resultados rápidos, 6 meses a um ano depois? Estavam com o mesmo corpo?

Descubra quais são os 7 alimentos que parecem saudáveis, mas que na realidade não são.

Sim, eu quero.

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