4 dietas saudáveis (e que emagrecem muito).

4 dietas saudáveis (e que emagrecem muito).

25 de fevereiro de 2015

Para manter a boa forma e a saúde em dia, existe atualmente uma série de estratégias que podem ser usadas. Confira 4 dietas saudáveis e emagrecedoras que podem te ajudar nesse processo. Vale lembrar que o importante, em cada uma delas, é se manter focado em seus objetivos, que além de alcançar uma meta na balança, também devem ser em nome da saúde e melhores condições de vida.

Dietas saudáveis e emagrecedoras de verdade.

  1. Reeducação alimentar

A primeira das dietas saudáveis que trazem bons resultados para o peso é a reeducação alimentar. Apesar de encarada como dieta, a reeducação alimentar se trata mais de uma filosofia de duração prolongada, onde você muda seus hábitos ruins por práticas mais saudáveis. Com isso, o resultado inevitável será a perda de peso e melhor qualidade de vida. A reeducação alimentar se trata da mudança de hábitos e conscientização, por isso é um processo demorado.

O começo da reeducação é difícil e seu corpo vai lutar contra esse processo de mudança. O tempo mínimo para seu organismo se acostumar é 30 a 45 dias com os novos hábitos, somente depois disso é que o corpo vai estar adaptado automaticamente. Entre as vantagens da reeducação alimentar, podemos citar três dos principais benefícios.

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O primeiro, é que com a reeducação alimentar, você desenvolve consciência sobre a importância de uma alimentação balanceada. O segundo benefício é que com a reeducação, até mesmo seu paladar muda, de forma que você vai aprender a apreciar mais os alimentos naturais.

E por último, a reeducação alimentar não te impede de comer aquelas coisas gostosas que fazem mal, mas deixarão de ser uma regra na alimentação. Apesar de efetiva e com efeito mais duradouro, é preciso paciência, porque o resultado com a reeducação alimentar demora um pouco mais a aparecer.

  1. Dieta Mediterrânea

Praticar a dieta mediterrânea tem diversos benefícios. Provavelmente você já ouviu falar de alguns. Trata-se de um padrão alimentar seguido na região mediterrânea, que tem como principais alimentos as frutas e vegetais, nozes, grãos, azeite, frango grelhado ou no vapor, e frutos do mar.

As principais características dessa dieta é basear sua alimentação no consumo elevado desses alimentos, além de reduzir o consumo de derivados do leite, carnes vermelhas e ovos. Basta adaptar sua dieta a este estilo, você terá os seus benefícios, como a diminuição do risco de problemas de saúde como doenças do coração, câncer e diabetes tipo 2. Como seguir essa dieta?

A primeira dica é caprichar nas frutas e vegetais, ingerindo ao menos cinco porções de frutas e vegetais de todas as cores diariamente. É importante comer mais peixes, incluindo-os em sua dieta diariamente. Prefira óleos vegetais, como azeite, em moderação ao cozinhar, ou como tempero para saladas. Também é importante cortar as gorduras ruins da nossa dieta. Além disso, procure trocar seus alimentos baseados em grãos refinados por integrais sempre que possível.

  1.  Dieta paleo

dieta paleo

Nos últimos anos, a dieta paleo, ou paleolítica, tem recebido muita atenção, só aumentando o número de seguidores. Ela está dentro do grupo das dietas low carb  (baixos níveis de carboidratos), e tem como base o modelo de alimentação que nossos antepassados adotavam. O indicado nesse caso é ingerir uma quantidade alta de gorduras (entre 50-70%), moderada em proteínas ( até 20%) e baixa em carboidratos (até 30%).

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Isso significa que se você tem um gasto de 2000kcal por dia, entre 1000 e 1400 kcal (110 – 155g) virão de gorduras, até 400 kcal (até 100g) de proteínas e até 600kcal de carboidratos (até 150g).

A linha a se seguir é comer quando estiver com fome (fome física, nesse caso) e, quanto maior for seu sobrepeso, menos carboidratos e mais gorduras você ingere. Esse último é para fazer com que seu corpo entre em cetose nutricional, e fazer com que você se torne uma pessoa mais adaptada a queimar e usar gorduras como fonte de energia, coisa que nossos antepassados eram. Evite grãos cereais, produtos lácteos, açúcares, gorduras trans e óleos de grãos, legumes e alimentos processados.

  1. Dieta Atkins

dieta atkins

A quarta e última, como já vimos anteriormente, pode realmente emagrecer, mas só deve ser feita com acompanhamento restrito de um nutricionista: a dieta Atkins. Também com baixo teor de carboidratos, essa dieta é muito eficaz para a perda de peso. Quem for experimentar, prioriza no seu cardápio diário a ingestão de proteína e gordura.

Reduzir a quantia de carboidrato na dieta pode levar a várias melhorias na saúde. A dieta de Atkins é dividida em quatro fases distintas: na Fase 1, a regra é ingerir menos de 20 gramas de carboidratos diariamente, por duas semanas. Na Fase 2, você começa a adicionar alimentos como nozes e legumes, com mais carboidratos, na dieta.

Na fase 3, você já estará perto da sua meta de peso e poderá adicionar mais carboidratos à dieta. A Fase 4 é apenas manutenção, optando por carboidratos mais saudáveis. Aposte no consumo de carnes, peixes ricos em gordura, ovos, legumes, laticínios, nozes e sementes, além de gorduras saudáveis.

E aí, qual dessas 4 opções você prefere?

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  1. Eu penso que emagrecer com saúde é a melhor coisa para se manter enforma e feliz com o corpo. No momento estou passando por uma alimentação saudável.

  2. Adorei o artigo, eu penso que emagrecer não é uma tarefa fácil, mas essas dietas me ajudaram muito, principalmente a paleo. Emagrecer com saúde é a melhor coisa, conciliando as dietas com exercícios físicos com certeza terá ótimos resultados.

  3. Adorei o artigo, eu penso que emagrecer não é uma tarefa fácil, mas essas dietas me ajudaram muito, principalmente a paleo. Emagrecer com saúde é a melhor coisa, conciliando as dietas com exercícios físicos com certeza terá ótimos resultados.

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