Dormir bem é vital para emagrecer – e se você não o fizer, vai comer como louco no dia seguinte.

Dormir bem é vital para emagrecer – e se você não o fizer, vai comer como louco no dia seguinte.

14 de outubro de 2016

A combinação dormir + emagrecer é bastante harmônica.

E não é só porque ao dormir, você não está comendo.

Existem outros motivos que justificam uma boa noite de sono como aliada no emagrecimento.

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Então neste artigo, você vai descobrir: 

1- Os n motivos pelos quais dormir ajuda a emagrecer

2- Os motivos pelos quais dormir mal ajuda a engordar e a ficar doente

3- A triste história do Zé, um cara muito gente boa, mas como a vida estressante e a falta de sono o fizeram engordar e não ter energia para nada

4- Dicas para conseguir um sono melhor

5- 8 regras para dormir bem e ter muita energia no dia seguinte

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6- Um infográfico mostrando a intensa associação de apnéia do sono com outras doenças

Dormir emagrece mesmo?

Você vai ler em qualquer lugar que deve dormir entre 6-8 horas por noite.

Seu corpo descansa e se recupera durante o sono.

Todo o trabalho que você teve na academia se transforma em músculo durante o sono.

Seu sistema nervoso central se recarrega ao dormir.

Esse é o motivo pelo qual você acorda novo em folha após uma noite bem dormida.

Mas você deve começar a pensar no seu sono como parte de seu trabalho de perda de peso.

Tão importante quanto a comida e o exercício em si.

Porque não importa se você é obeso ou não, dormir fica cada vez mais difícil com a idade.

O corpo diminui a produção dos hormônios que regulam o sono.

Somada aos estímulos do mundo moderno, têm-se a semente de uma epidemia de insônia.

Isso explica muito da quantidade de tranquilizantes que são vendidos a cada ano.

Obesidade e impactos no sono

Se você é obeso, tem mais chances de dormir pior.

Pessoas obesas têm mais chances de apresentar problemas de sono.

Pessoas acima do peso ainda apresentam mais problemas com o sono.

Isso por causa da chama apnéia do sono, que aparece com uma frequência maior em obesos.

A pessoa tem sua respiração restrita por causa do peso, causando roncos excessivos e dificuldade de respirar.

Na melhor das hipóteses, a pessoa passará o dia em estado de fadiga (e se estiver se exercitando, não vai conseguir).

Na pior, a apnéia do sono aumenta e muito o risco de ataque cardíaco.

Alguns outros efeitos da privação de sono a longo prazo: lentificação do metabolismo (o que leva a ganho de peso ou diabetes), hipertensão arterial, arritmias cardíacas, problemas de memorização e concentração, depressão, etc.

infográfico dormir emagrecer apneia do sono

Clique na imagem para ampliar

Quanto mais alterado for o seu sono, segundo pesquisas da Universidade de Chicago, maior será a possibilidade de perder o controle quando for comer no dia seguinte.

Ok, você já deve saber do que falo, mas agora vamos entender na prática como a falta de sono te prejudica ao longo do dia.

E ainda contribui para engordar.

É por isso que eu apresento a você, o nosso amigo Zé.

A triste história do Zé (ou como a falta de sono acaba te afetando ou engordando)

Zé era um cara muito legal.

Simpático, sorridente, gente boa para caramba.

Mas de uns tempos para cá, ele caiu numa rotina terrível, especialmente para sua saúde.

Por conta de seu trabalho altamente estressante, Zé tem dormido cada vez menos.

Sempre tem alguma coisa para resolver, alguma apresentação do trabalho que precisa ficar pronta para o dia seguinte, e logicamente, Zé diz que não tem tempo para mais nada.

Nem sequer para dormir direito.

 

Mas antes de prosseguirmos... Que tal conhecer um método de emagrecimento totalmente sistematizado e fácil, onde você não precisa abandonar totalmente os alimentos que tanto gosta e acabar de vez com o tal do efeito sanfona, mudando sua vida e saúde para sempre?

Você está a um clique de uma verdadeira revolução na sua vida. Se você precisa perder 10, 20, 30kg ou mais, veio ao lugar certo. E se precisa perder só alguns quilinhos, é mais rápido ainda. Nada de medicações, dietas milagrosas, nada disso. Até porque nada disso é necessário.

E você também vai conhecer 7 alimentos que você provavelmente acha que são emagrecedores, mas que na verdade promovem justamente o efeito contrário.

Clique aqui para saber mais e bem vindo à sua nova vida.

Não é raro que nosso amigo Zé vá para a cama lá pelas 2:30, 3h da manhã.

Tendo que acordar às 6 do dia seguinte.

Nossa, Zé, você tá engordando

Essa rotina também faz o Zé acabar comendo porcarias, porque são rápidas.

E logo algumas roupas ficaram apertadas.

Sem falar nos comentários.

“Engordou, hein, Zé?”

Nada agradável. Era preciso fazer alguma coisa.

A falta que um bom sono faz

Então nosso amigo Zé decide que vai se matricular numa academia.

Ele pretende malhar de noite.

No começo ele até consegue.

Mas aí vem o 1o problema: quando chega na hora de ir para a academia, bate um cansaço absurdo.

“Nossa, preciso tanto tirar uma soneca”.

E as idas para a academia ficam cada vez mais raras.

O sofá e as batatinhas são meus melhores amigos

Num desses dias após uma noite mal dormida e mais uma falta na academia, Zé chega em casa.

Morto, como sempre.

Ele olha para o sofá e este lhe parece extremamente convidativo.

“Quer saber, vou dar uma relaxada”.

Um saquinho de batata chips na mão, e ele chafurda no sofá.

Não basta atrapalhar o próprio sono, ainda o da esposa

Os quilos que Zé vem ganhando têm um efeito colateral.

Aliás, dois.

Primeiro, ele começa a roncar forte.

E segundo, esses roncos acabam por interromper seu sono diversas vezes, porque agora Zé tem apnéia do sono, e acorda assustado.

E no dia seguinte, novamente está um trapo, sem energia nem disposição para nada.

E não está sozinho nisso, porque seus roncos também atrapalham o sono de sua esposa.

Como em briga de marido e mulher, ninguém mete a colher, eu só vou dizer que ela não anda nada satisfeita com isso.

E aí, Zé? Vai continuar nessa?

Precisamos fazer alguma coisa, não?

 

O que fazer para dormir melhor

Bom, agora que você conheceu melhor o Zé, ele não pode mais dormir no ponto (não resisti ao trocadilho).

Vamos entender o que pode ser feito para melhorar o seu, o meu, o nosso, o sono de todos.

Uma coisa importante a ser feita é ir para a cama “com fome”.

Isto significa ir dormir ao menos 3 horas após o jantar.

Sim, é isso mesmo.

Especialmente aqui falamos de carboidratos.

Quando você está com fome, seu corpo deseja carboidratos como um louco.

Isso acontece porque são fáceis de digerir e viram glicose rapidamente.

Porém agora você deve conhecer as vantagens de ir para a cama em jejum, porque vale a pena:

  • Você vai queimar muita gordura.
  • Se não tiver o excesso de açúcar (proveniente dos carboidratos) no sangue, seu organismo produzirá ordenadamente os hormônios que você necessita para um bom sono, que agora você sabe, é necessário para emagrecer.

Se isto lhe parecer muito difícil, comece com pequenos passos, como ir dormir uma noite por semana em jejum.

E vá aumentando gradativamente, à medida que for se acostumando.

Seguem então algumas outras regras gerais para obter um sono melhor, ou ao menos não atrapalhar ainda mais:

  1. Evitar álcool após as 8 da noite: O álcool dá uma sensação de relaxamento, então seria natural que você pensasse que era bom para dormir. O problema é que, dependendo da quantidade, o dia seguinte é totalmente improdutivo, o que pode te levar a comer também. Além disso, álcool é um subproduto do açúcar (para produzir álcool, bactérias fermentam açúcares), e açúcar torna instável o baixo metabolismo necessário para uma boa noite de sono;
  2. Evitar café, chá e outros estimulantes após as 5 da tarde. Isso é porque eles são estimulantes;
  3. Evite se exercitar próximo a hora de dormir. O motivo é o mesmo do item anterior;
  4. Se tiver fome: Coma vegetais e frutas ricas em fibra;
  5. Crie um ambiente relaxante em seu quarto ou na hora de tomar banho;
  6. Desconecte seu quarto. Nada de televisão, celular ou coisas do tipo;
  7. Reduza as fontes de luz (feche a cortina ou a persiana);
  8. Aprenda técnicas de relaxamento para fazer antes de dormir, como yoga e meditação.

E boa noite!

Concluindo

Pense no seu sono como o reabastecimento de um automóvel.

Se você só colocar um pouco de gasolina, ou usar uma gasolina de baixa qualidade, como acha que será a performance do carro no dia seguinte?

Um lixo.

O momento de dormir deve ser sagrado.

É a hora de recarregar completamente a sua bateria.

Invista num sono de qualidade e você acordará totalmente renovado e pronto para um novo dia de gasto energético constante.

Mas isso é papo para outra ocasião.

 


Referências: 

1- The impact of daily sleep duration on health: a review of the literature.

2- Relationship between sleep quality and quantity and weight loss in women participating in a weight-loss intervention trial.

3- Sleep, obesity, and weight loss in adults: is there a rationale for providing sleep interventions in the treatment of obesity?

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Sim, eu quero.

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