Efeito sanfona: Se você fizer dieta, é certo que ele vai aparecer logo depois. E a solução é simples!

Efeito sanfona: Se você fizer dieta, é certo que ele vai aparecer logo depois. E a solução é simples!

11 de novembro de 2015

Provavelmente todo mundo que já fez dieta na vida, passou pelo famoso efeito sanfona.

Ou seja, você emagrece e engorda repetidas vezes, mais ou menos como o instrumento musical em ação.

Batemos muito nessa tecla aqui no Comece a Emagrecer, inclusive com um mantra nosso, que “a melhor forma de engordar é fazer dieta”, e essa frase se torna verdadeira justamente por causa do efeito sanfona.

banner método emagrecimento fácil

 

Causas do Efeito Sanfona

A primeira coisa a ter em mente sobre efeito sanfona, é que, ao engordarmos, nossas células de gordura aumentarão tanto em volume como em quantidade.

E essas células não vão desaparecer se emagrecermos. Elas apenas desincharão.

Em outras palavras, se temos dois indivíduos exatamente iguais, cuja única diferença é que um já foi obeso e emagreceu, ele terá mais células de gordura que o outro, e terá mais facilidade para armazenar gordura se comer em excesso.

Junte-se a isso, o desejo de emagrecer, de preferência rapidamente.

Isto acaba levando muita gente a adotar dietas radicais.

Além dos óbvios perigos para a saúde, essa mentalidade acaba trazendo dois fatores que vão contribuir, e muito, para o efeito sanfona. São eles:

banner método emagrecimento fácil
  1. Dietas normalmente não focam na mudança de hábitos. A própria mentalidade de fazer dieta pressupõe algo temporário e sacrificante. Nosso corpo e nossa mente vão lutar com todas as forças para que você retorne aos hábitos antigos, os mesmos que te levaram a engordar. Em ultima análise, isso leva a dois desfechos, sendo o primeiro a falha e desistência da dieta, e o segundo, se você conseguir perder o peso desejado, você retornará imediatamente aos hábitos anteriores. E engordará de novo.
  2. Perder peso necessariamente significa que você está em déficit de calorias. Isso faz com que seu organismo entre em modo de economia, ou seja, ele vai reduzir o metabolismo. Seu organismo se tornará ávido por todo e qualquer nutriente que estiver disponível, e sua capacidade de gastar energia estará diminuida.

Se você unir os fatores 1 e 2, e lembrar que as células gordurosas estarão lá, só esperando sua chance de inchar novamente, temos a receita perfeita para engordar. E rápido.

Logo, podemos afirmar que uma das causas de efeito sanfona são as dietas radicais.

 

E calma que vai piorar

As más notícias não param por aí.

Saiba que a cada “sanfonada”, você estará ainda mais gordo. Triste, mas verdadeiro.

Isso porque no processo de emagrecimento com dietas radicais, e particularmente em pessoas que não fazem exercícios com pesos, você acaba perdendo massa muscular e gordura.

Como a quantidade de músculo está diretamente ligada à velocidade do metabolismo, perdendo massa muscular, o metabolismo obviamente cai.

Vamos imaginar um indivíduo de 70kg, que originalmente tinha 20kg de gordura e 20kg de músculos (Nota: A soma não dá 70, porque somos mais do que músculos e gordura).

Ele faz uma dieta radical, mas não malha, então vamos supor que tenha perdido 10kg, hipoteticamente 8kg de gordura e 2kg de músculo.

Mas ele se descuida e recupera os 10kg, e vale lembrar que só há uma forma de ganhar músculo, e é com treinamento de força, a boa e velha musculação, ou exercícios de força com o peso do próprio corpo, os chamados calistênicos.

Se isso não aconteceu, e engordou-se de novo, é líquido e certo que foi 100% gordura.

Portanto, vamos olhar agora a sua nova composição corporal:

Antes da dieta: 70kg de peso, 20kg de gordura, 20kg de músculo;
Ao final da dieta: 60kg de peso, 12kg de gordura, 18kg de músculo;
Efeito sanfona: 70kg de peso, 22kg de gordura, 18kg de músculo;

Como podemos ver, apesar de ter apenas voltado ao peso anterior, o indivíduo está mais gordo que antes, porque seu percentual de gordura é obviamente maior.

Perdendo massa muscular, fica ainda mais difícil queimar a gordura, que agora está em maior quantidade.

Imagine agora o mesmo indivíduo vivendo repetidamente efeitos sanfonas…

Cada vez você vai partir de um ponto onde tem mais gordura para queimar, e um metabolismo mais baixo. Sua tafera será cada vez mais hercúlea, e a dificuldade para sair desse ciclo só tende a aumentar.

A frase “a melhor forma de engordar é fazer dieta” começa a fazer sentido, não acha?

Se ainda duvida, este estudo feito em ratos promoveu ciclos de ganho e perda de peso, como acontece em dietas repetidas.

Os resultados são impressionantes:

1- Após o segundo ciclo de perda de peso, a velocidade de emagrecimento caiu pela metade em comparação com o primeiro ciclo

2- E a velocidade de re-ganho de peso no segundo ciclo foi três vezes maior que na primeira vez.

3- Houve aumento da chamada “eficiência alimentar”, ou seja, o armazenamento dos nutrientes aumentou, inclusive sendo maior do que em ratos que foram submetidos a uma dieta de engorda, porém, sem os ciclos de emagrecimento. E em impressionantes 4 vezes mais!

Ou seja, se você quer demorar ainda mais para emagrecer de vez, emagreça rápido, porque isso fará você engordar de novo e entrar nesse ciclo maligno.

É claro que os resultados foram em ratos, e não quer dizer necessariamente que seja assim em humanos, mas as evidências empíricas nestes são bastante semelhantes.

 

Como evitar o efeito sanfona

Como evitar o efeito sanfona.

O segredo está na manutenção de hábitos saudáveis e evitar os que te engordam.

Vamos encarar os fatos: seu cérebro se acostumou a determinados hábitos e a um nível de peso, por um bom tempo.

E ele vai lutar contra o seu novo “status quo”, com todas as forças.

É ingenuidade achar que logo após a dieta, você pode simplesmente relaxar e curtir o seu novo corpo.

Especialmente se não provocou uma mudança de hábitos.

 

Mas antes de prosseguirmos... Que tal conhecer um método de emagrecimento totalmente sistematizado e fácil, onde você não precisa abandonar totalmente os alimentos que tanto gosta e acabar de vez com o tal do efeito sanfona, mudando sua vida e saúde para sempre?

Você está a um clique de uma verdadeira revolução na sua vida. Se você precisa perder 10, 20, 30kg ou mais, veio ao lugar certo. E se precisa perder só alguns quilinhos, é mais rápido ainda. Nada de medicações, dietas milagrosas, nada disso. Até porque nada disso é necessário.

E você também vai conhecer 7 alimentos que você provavelmente acha que são emagrecedores, mas que na verdade promovem justamente o efeito contrário.

Clique aqui para saber mais e bem vindo à sua nova vida.

Os hábitos antigos voltarão, tanto físicos como alimentares, e você sofrerá o efeito sanfona.

Para evitar isso, precisará ficar vigilante, e por um bom tempo. Dá trabalho, mas os efeitos benéficos compensam e muito.

 

Então vamos a um guia rápido de como evitar o efeito sanfona:

  1. Esqueça dietas radicais e rápidas.
  2. Procure ter uma dieta balanceada, e evite o consumo de fast food e outras porcarias.
  3. Foque em tornar essa dieta um novo hábito.
  4. Pratique atividade física. Exercícios aeróbicos vão ajudar você a queimar gordura, enquanto treinamento de força vai, na pior das hipóteses, reduzir a quantidade de massa muscular que você pode perder quando emagrece. Exercícios também devem ser cultivados como hábitos.
  5. Seu cérebro precisará de tempo para assimilar novos hábitos. Portanto, é de vital importância manter o que foi feito durante o seu emagrecimento. E aqui falamos de 2 a 3 anos de reeducação alimentar.

Ou seja, como sempre frisamos aqui, manter-se magro é uma questão de comportamentos adequados.

Se a sua “versão 1.0” atual está acima do peso, é porque seus hábitos garantem que isso aconteça. É necessário não só fazer o que for preciso para emagrecer, mas manter o que foi feito – e esse é um dos motivos pelos quais dietas malucas nunca vão funcionar, porque ninguém consegue viver assim.

Quando você acabar a dieta, seu trabalho não acabou.

Cultivar novos hábitos dá trabalho, mas os benefícios são imensos.

Já pensou ter um estilo de vida onde você nunca mais precisará se preocupar com o peso?

Então, comece já!

Descubra quais são os 7 alimentos que parecem saudáveis, mas que na realidade não são.

Sim, eu quero.

Uma pessoa comentou aqui

  1. Quero emagrecer

Trackbacks/Pingbacks

  1. 6 mentiras sobre treino de hipertrofia feminino - Comece a Emagrecer - […] O senso comum diz que se quisermos perder peso, devemos comer menos. E se quisermos que isso seja mais…
  2. Queimar gordura: as melhores estratégias. - Comece a Emagrecer - […] relaxar, vai voltar rapidinho aos velhos hábitos alimentares, e não será surpresa se o famoso efeito sanfona aparecer e te…
  3. Como emagrecer com saúde | Comece a Emagrecer - […] não são apenas ineficientes, como podem causar inúmeros problemas para a sua saúde, além de provocar aquele horrível efeito…
  4. Não consigo emagrecer! O que fazer? | Comece a Emagrecer - […] a aconselha, pois se ela se alongar por mais de algumas semanas pode prejudicar muito a saúde, os quilinhos…
  5. Dieta desintoxicante: a verdade. | Comece a Emagrecer - […] só isso, quando o emagrecimento é acelerado, fica mais fácil de quem adere a esse tipo de dieta ganhar…
  6. Dieta para secar: as melhores opções. | Comece a Emagrecer - […] Além de o peso voltar tão logo a dieta restritiva termine, a perda muscular reduz o metabolismo, assim, o…
  7. Como emagrecer rápido: 6 estratégias impressionantes que farão você secar num piscar de olhos. - […] do peso! Eles voltarão com tudo. E com eles, o peso perdido volta também, ironicamente, rápido. Efeito sanfona na…
  8. Dieta do leite (por que você deve passar longe). - […] Por ser um alimento muito nutritivo, o leite se torna o principal alimento da dieta do leite, que emagrece…
  9. Como perder peso rápido: o pequeno manual infalível. - […] Conseguir perder peso rápido e registrar na balança um número bem menor é o sonho de consumo de muita…
  10. Por que dietas não funcionam. E pior ainda, por que você vai engordar se fizer dieta. - […] piorar, pesquisas mostram que a melhor forma de engordar é a chamada “dieta ioiô” (ou efeito sanfona), ou seja,…
  11. Emagrecer urgente: a pressa pode ser inimiga da perfeição. - […] Será que vale a pena mesmo adotar medidas extremas para obter um resultado no curto prazo? Você sabe que…
  12. Dietas milagrosas: O verdadeiro milagre é quanta gente ainda é enganada por elas. – Comece a Emagrecer - […] Você deve conhecer esse fenômeno: chama-se efeito sanfona. […]
  13. Emagrecer de vez: 5 dicas infalíveis para perder peso para sempre – Comece a Emagrecer - […] está em busca do peso ideal muitas vezes acaba sofrendo com aquele tradicional efeito sanfona… Emagrece e então engorda…

O que você pensa sobre emagrecimento e dietas? Escreva abaixo!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *