Resolução de ano novo e emagrecimento (como fazer para não precisar disso ano que vem).

Resolução de ano novo e emagrecimento (como fazer para não precisar disso ano que vem).

28 de dezembro de 2015

Eis que chegamos ao final de mais um ano.

Provavelmente você está cheio de esperanças num ano melhor em 2016.

Seja mais dinheiro, mais amor, mais felicidade, o fato é que nesta época, todos começam a fazer resoluções de ano novo.

banner método emagrecimento fácil

Afinal, a passagem de ano acaba representando um novo começo, uma nova era.

E certamente o emagrecimento é um tema frequente dessas resoluções. “Esse ano vai!”.

Mas também sabemos que 90% das resoluções de ano novo anteriores nunca se realizaram. Aqui vamos te dar uma boa e uma má notícia.

A boa: como falaremos mais adiante, existem alguns fatores que tornam mais difícil que essas resoluções aconteçam de fato.

E a má notícia é: a culpa AINDA é totalmente sua. Porque apesar de ser mais difícil, tudo ainda está sob seu completo controle.

Vamos analisar alguns fatores:

 

  • O período de Natal e Ano Novo é estressante

Primeiramente, esse período é bastante ocupado e sobrecarrega a todos.

banner método emagrecimento fácil

Precisamos fazer compras em shoppings lotados, ir à reuniões sociais e inúmeros compromissos.

Viajar para visitar a família, finalizar projetos no trabalho, e mesmo que você tire férias, a quebra na rotina não deixa de ser um fator de “stress”.

Com todas essas distrações, é raro termos tempo para focar em nós mesmos ou planejar o que queremos fazer.

Na verdade, após o ano novo provavelmente estaremos exaustos, especialmente se tivermos comido demais.

Sem falar que quando voltamos à nossa vida normal, nossos chefes no trabalho terão uma nova série de metas e objetivos para que trabalhemos nisso.

E tome stress, e menos energia.

  • As resoluções de ano novo são grandes demais

Com o ano novo, muita gente resolve “tomar atitude”, mas com isso acaba estabelecendo metas grandiosas demais.

Por exemplo, você resolve que vai perder 30kg, parar de fumar, mudar de emprego, etc.

Esse tipo de objetivo grandioso pode criar uma pressão absurda para agirmos de determinada forma, e forma para qual não estamos preparados.

No caso da perda de peso, você já deve estar careca de saber que os hábitos engordativos vêm de longa data e não vão sumir assim de uma hora para outra só porque o ano mudou.

Grandes chances de falharmos.

  • Resoluções de ano novo assustam nosso cérebro e criam medo

Às vezes nossas resoluções de ano novo ativam os centros do medo no nosso cérebro.

Isso é em parte conhecido como a síndrome do lutar-ou-fugir, onde o sangue em nosso corpo se direciona para os músculos, para que possamos fugir dos nossos predadores.

Na prática, o que acontece é que acabamos nos sabotando na hora de tentar realizar os objetivos porque eles parecem assustadores ou porque criam muita pressão.

Atitudes como o conformismo com a sua situação (“Ah, eu posso ser feliz assim”) e a invenção de desculpas  são bons exemplos de fuga.

Um pouco de lógica sobre o ano novo.

Uma pequena provocação aqui: se o seu objetivo é tão importante assim, por que você precisa esperar até o ano novo para começar?

Você realmente quer perder aquela barriga e voltar a caber naquela calça jeans?

Por que então vai comer do bom e do melhor nas festas, para só começar a correr atrás do você sonha, uma semana depois?

Não percebe que essa atitude apenas está te deixando mais longe do seu sonho?

Será que você QUER MESMO realizar esse sonho ou é apenas um desejo fugaz que a sua preguiça mais uma vez vai impedir você de conseguir?

Pequenas mudanças e novos hábitos, cultivados diariamente, acabam por treinar e modelar as conexões cerebrais, para que estas solidifiquem os novos hábitos e mudanças que vão fazer os nossos objetivos acontecerem de fato.

E assim a probabilidade de sermos bem sucedidos.

Confirmando ainda mais a falta de lógica e consistência de basear-se em resoluções de ano novo para agir, este estudo feito pela Universidade de Scranton e publicado no Journal of Clinical Psychology traz alguns dados interessantes:

Apenas 8% de quem fez resoluções de ano novo realmente consegue atingir o objetivo.
25% desistem na primeira semana
Após 6 meses, apenas 46% continuam firmes.

Mas como fazer dar certo desta vez?

Deixaremos para você uma lista de atitudes que aumentarão suas chances de finalmente sair da inércia rumo ao seu grande sonho. Seguindo os passos abaixo, “fracasso” será coisa do passado.

  1. Identifique qual o seu grande desejo. Ele será o seu combustível nessa jornada, e lembrar-se dele vai te dar a energia para superar qualquer desafio, nas horas difíceis.
  2. Pense nesse desejo e avalie o quanto você quer. O ideal é que você o queira tanto quanto quer respirar, se está sem ar. Menos que isso? Talvez você não queira tanto assim.
  3. Tome uma decisão agora: você fará TUDO o que for preciso, e pagará o preço necessário para fazer a coisa acontecer.
  4. Escreva sua decisão num pedaço de papel, e leia 10 vezes, em voz alta, reafirmando seu compromisso consigo. Leia também esse papel todo dia ao acordar, e antes de dormir.
  5. Faça cópias desse papel e espalhe em sua casa ou onde mais puder, em locais que você frequentemente tem que olhar. Isso vai sempre te relembrar do que você quer fazer.
  6. Identifique quais obstáculos e dificuldades você terá em sua jornada, e planeje como eliminá-los. Aqui se incluem fatores como reuniões sociais onde você acaba bebendo e comendo muito, influência de amigos, etc. “Não tem como” é uma resposta inaceitável. Sempre há um jeito. Liste 3 soluções para cada desafio, e quando acontecer a situação, você já sabe o que fazer.
  7. Estabeleça prazos para seus objetivos. Isso coloca pressão para que você corra atrás. Também crie objetivos de curto prazo, pequenos e alcançáveis, para não ficar sobrecarregado, e ter motivação extra ao completar pequenos passos. Mas não deixe também de estabelecer objetivos grandes. Uma técnica que você pode utilizar é o roadmap reverso, descrito neste artigo, que traça um caminho gradual até o objetivo maior.
  8. Coloque foco no que você está fazendo certo. Muita gente acaba tentando sempre corrigir o que está errado, e isso acaba colocando você numa mentalidade negativa, desanimadora. Fazer o contrário tem o efeito de fazer com que você acredite ainda mais que é capaz.
  9. Tenha alguns objetivos a mais. Se você já foi bem sucedido em alguma coisa na vida, com certeza tem tudo o que precisa para fazer o mesmo em outras. E estabelecer dois ou três objetivos paralelos pode ajudar nisso, porque se você estiver bem em um deles, mas não tem bem assim em outro, terá forças para alavancar seu sucesso naqueles que não está tão bem. Cuidado para não estabelecer objetivos demais e sobrecarregar suas energias.
  10. Visualize-se com o objetivo cumprido. Como você estará? Como se sentirá? Como as pessoas ao seu redor reagirão? Essa visualização vai te dar energia extra.
  11. Faça uma declaração pública, para amigos ou familiares, do que você pretende realizar. Isso cria compromisso, e você não vai querer ser visto como fracassado por não conseguir, vai?

E finalizando, os dois passos mais importantes:

  • Não desista, nunca! Você vai fraquejar, vai pensar em desistir, mas vai cair e vai levantar de novo, porque dessa vez você será forte! Não importa o quanto você precise cair e levantar, você vai fazê-lo e vai persistir. Porque a diferença entre o vencedor e o perdedor é apenas uma: o perdedor desistiu. E pior, pode ter desistido quando faltava pouco. Não é isso que você quer para si, é?
  • A hora de começar é AGORA. Você vai comer e beber muito nessas festas, ganhar uns quilos, só para dificultar ainda mais sua vida? Qual o sentido disso? E finalmente, isso não se trata de resolução de ano novo, é uma resolução de vida. Agora é a hora de começar o resto da sua nova vida!

Desejamos a você um feliz ano novo.

Temos certeza que será um ano de realizações, se você seguir as dicas acima.

Veja Mais Sobre Como Emagrecer

Seja bem-vindo! Saiba quem somos.   Olá! Gostaríamos de te dar as boas vindas ao site. Esperamos que, aqui, você aprenda e encontre todas as informações de que precisa para cons...
Fast food: por que você está se matando aos poucos... Embora ainda seja uma febre em muitos países, já estão mais do que provados os malefícios do fast food.Entre outros motivos,uma razão é o seu alto...
Emagrecimento rápido: por que você está armando um... Um emagrecimento rápido é o que muitas dietas malucas prometem, e isso até pode acontecer.No entanto, elas não dizem quais são os verdadeiros peri...
Obesidade na adolescência: um texto obrigatório pa... Entre os problemas de saúde que acometem a população dessa nova geração está o risco com a obesidade na adolescência.Os maus hábitos, alimentação ...

Descubra quais são os 7 alimentos que parecem saudáveis, mas que na realidade não são.

Sim, eu quero.

Publicidade

2 disseram o que pensam. Agora é sua vez.

  1. Muito bom o post!

  2. Nossas seu conteúdo é de altíssima qualidade e tudo de forma bem organizada. Obrigada pelas dicas, amei demais 🙂

Trackbacks/Pingbacks

  1. Segunda-feira eu começo - Nasce uma Diva - […] como foi muito bem observado no blog Comece a Emagrecer, essas mesmas pessoas que desejam tanto emagrecer, muito provavelmente aproveitaram…

O que você pensa sobre emagrecimento e dietas? Escreva abaixo!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *