Endomorfo: emagrecer está longe de ser uma missão impossível.  E você tem uma vantagem que será incrivelmente útil.

Endomorfo: emagrecer está longe de ser uma missão impossível. E você tem uma vantagem que será incrivelmente útil.

28 de dezembro de 2016

Mas que raios é esse negócio de endomorfo?

Você já deve ter ouvido falar de tipos corporais, não?

Se não ouviu, preste bastante atenção neste artigo, porque vamos nos ater a um tipo específico, o endomorfo.

banner método emagrecimento fácil

Sim, porque o endomorfo apresenta uma característica marcante e que vem justamente ao encontro do objetivo dos leitores deste site, ou seja, emagrecer.

Mas antes de falar do endomorfo, daremos uma passada rápida sobre os outros tipos corporais (somatotipos) e suas características.

A classificação de indivíduos por somatotipos foi proposta inicialmente pelo fisiologista amerciana William Herbert Sheldon.

Ele dividiu a estrutura física das pessoas em três: ectomorfo, mesomorfo e endomorfo.

A cada uma destas classificações estava inerente um conjunto de determinadas características corporais.

Ectomorfo x Mesomorfo x Endomorfo

Foto de exemplos de enformorfos Fotos contendo exemplo de mulher enfomorfo

Na verdade as pessoas possuem um mix de características dos diferentes somatotipos, e geralmente há um deles que predomina.

banner método emagrecimento fácil

Mas para fins práticos e didáticos, vamos nos ater aos tipos puros.

O ectomorfo tem como características um metabolismo mais acelerado, tendência a ser alto e magro, com ossos finos, e membros alongados.

Tem uma dificuldade natural para engordar, o que poderia ser um sonho para muitos que estão aqui lendo (já imaginou ter sempre aquela cintura fina?), mas essa dificuldade também se estende ao ganho de massa muscular.

O problema que aflige os ectomorfos é a aparência quase esquelética, e eles têm muita dificuldade em construir um corpo musculoso.

Mas como estamos falando de emagrecimento aqui, é assunto para outra ocasião.

Assista a versão em vídeo:

 

Aproveite e inscreva-se no nosso canal do Youtube clicando na imagem abaixo

Já o mesomorfo, quando puro, é um cidadão sortudo, pois apresenta o meio termo: Tem facilidade tanto para ganhar músculos como para perder peso.

Normalmente tem um porte atlético, com braços e pernas definidos, cintura estreita e ombros largos.

E chegamos aos endomorfos, tema de nosso artigo.

 

O “drama” do endomorfo

Exemplo de endomorfo

O endomorfo tende a ser um acumulador de gordura, porém tem facilidade para formar massa muscular.

O endomorfo está no pólo oposto ao ectomorfo.

Tende a ser um acumulador de gordura e tem um metabolismo mais lento.

Quanto à formação de massa muscular, é o somatotipo que apresenta mais facilidade.

Seus quadris tendem a ser mais largos e os membros mais curtos.

O processo de emagrecimento de um endomorfo, se baseado em dieta, pode não ser suficiente, devendo ser associado a exercícios físicos.

O endomorfismo foi bastante útil para a humanidade, e até acredita-se que houve uma seleção genética favorável a esta característica.

Se pensarmos em uma época passada onde os alimentos eram escassos, pessoas que tinham o poder de acumular mais gordura teriam uma chance de sobrevivência maior.

Ou seja, era uma genética favorecida e com melhores chances de se perpetuar na espécie.

Talvez ainda por conta disso, a grande maioria das pessoas (e provavelmente dos leitores que aqui estão) se enquadra neste tipo.

Como hoje os tempos são outros, de abundância de comida, essa característica já não é tão favorável assim. E agora pior, o que era antes benéfico agora acaba sendo uma espécie de maldição, facilitando o surgimento das doenças relacionadas ao excesso de peso.

Se dificuldade para perder peso é um problema que te aflige, boas chances de você se enquadrar no endomorfismo.

 

Mas como um endormorfo pode emagrecer?

Endomorfo

Verifique como anda a sua dieta e rotina de exercícios para potencializar o emagrecimento.

Cada somatotipo vai requerer uma estratégia diferente para atingir os seus respectivos objetivos – você dificilmente vai ver um ectomorfo querendo emagrecer e também não costuma ser um grande problema para os mesomorfos ( que são inclusive mais raros) – então vamos nos ater ao que os endomorfos devem fazer para conseguir seu emagrecimento, dentro de suas características físicas.

1- A dieta

A dieta, para o endomorfo, será responsável por 95% do resultado que ele vai ter com seu programa de emagrecimento.

Devido à sua imensa capacidade de armazenamento de gordura, de nada vai adiantar um programa intenso de atividade física, sem uma dieta regrada.

Na melhor das hipóteses, vai virar um atleta “fofinho”.

 

Mas antes de prosseguirmos... Que tal conhecer um método de emagrecimento totalmente sistematizado e fácil, onde você não precisa abandonar totalmente os alimentos que tanto gosta e acabar de vez com o tal do efeito sanfona, mudando sua vida e saúde para sempre?

Você está a um clique de uma verdadeira revolução na sua vida. Se você precisa perder 10, 20, 30kg ou mais, veio ao lugar certo. E se precisa perder só alguns quilinhos, é mais rápido ainda. Nada de medicações, dietas milagrosas, nada disso. Até porque nada disso é necessário.

E você também vai conhecer 7 alimentos que você provavelmente acha que são emagrecedores, mas que na verdade promovem justamente o efeito contrário.

Clique aqui para saber mais e bem vindo à sua nova vida.

Portanto, o endomorfo deve atentar-se para uma dieta um pouco restrita em gorduras, mas principalmente em carboidratos refinados, dando preferência aos carboidratos complexos, como os dos alimentos integrais.

O endomorfo é mais sensível aos carboidratos, e eles são seu principal inimigo.

Outro hábito que o endomorfo deve adotar é o de comer várias e pequenas refeições durante o dia.

Isso porque agindo desta forma, evita-se o “modo de economia”, ou seja, quando fica-se muito tempo sem comer, o organismo retarda ainda mais o metabolismo, que já é lento no caso, e terá uma avidez por armazenar energia ainda maior, indo contra o objetivo final.

Outra estratégia um pouco mais radical mas que dá ótimos resultados para os endomorfos são as dietas low carb, ou de baixo carboidrato.

Como a insulina dispara o sinal para armazenamento de gordura, algo que o endomorfo sabe fazer muito bem, adotando uma dieta low carb você elimina esse sinal, reduzindo a eficácia de todo o processo de acúmulo.

Sem falar que a low carb vai colocar você num estado de cetose, o que é ótimo para queimar gordura o tempo todo, e ficar mais perto do seu objetivo.

2- O treinamento físico

Mesmo que o endomorfo esteja ansioso para obter um corpo sarado, o primeiro objetivo do seu treinamento deve ser a perda de gordura.

Se um endomorfo apenas buscar hipertrofia, vai até queimar uma certa quantidade de gordura, mas sua definição muscular dificilmente ficará aparente, devido à gordura restante que a recobre.

Vai ser aquela história: gosto tanto dos meus músculos que mantenho eles protegidos em uma capa de gordura!

O que não impede, muito pelo contrário, que o endomorfo faça treinamento com pesos.

Todo processo de emagrecimento acaba resultando em perda muscular, e com treinamento de força, consegue-se minimizar tal efeito.

Além disso, como já citamos, em combinação com treino aeróbico, você otimiza a queima de gordura.

Mas o foco deve ser esta última, e não o ganho imediato de massa, que fica para mais tarde.

Como explicamos neste artigo sobre queima de gordura, uma boa estratégia para endomorfos é a combinação de treino com pesos e o treino intervalado de alta intensidade, que junta o melhor dos dois mundos em matéria de queima de gordura.

Mas se você gostar mesmo de passar 30 a 40 minutos na esteira, ou de outra atividade aeróbica clássica, não se incomode e faça.

O importante é saber que o endomorfo necessita de um treinamento aeróbico capaz de atender a esse objetivo de queima de gordura.

E mais para a frente, ao reduzir o seu percentual de gordura, o endomorfo estará numa situação privilegiada, pois dentre os somatotipos, é o que tem melhor capacidade para construir musculatura.

Concluindo

Como vimos acima, ser endomorfo não é uma “sentença de morte” para ninguém.

Tampouco deve ser usado como desculpa, por causa de “metabolismo lento”.

Apenas requer adaptação e cuidados específicos, que se seguidos, vão proporcionar uma boa e saudável composição corporal.

Veja Mais Sobre Como Emagrecer

Como diminuir o apetite naturalmente em 98,13% (e ... Mais do que qualquer programa de combate à fome no mundo, este artigo sobre como diminuir o apetite vai fazer toda a diferença para você.E eu espe...
Cansei de ser gordo. Dessa vez é para valer mesmo?... Alerta: este exemplar de cansei de ser gordo não é apenas um texto convencional sobre 1001 maneiras de emagrecer.Se você estava esperando isso, ol...
Como emagrecer em um mês: tudo o que você precisa ... Uma coisa que muita gente quer saber é como emagrecer em um mês. Isso é possível, mas para tanto, é preciso seguir com dedicação um plano de reeducaçã...
Dicas de saúde: o seu plano infalível para viver m... Quando se trata de manter a qualidade de vida, dicas de saúde sempre são bem vindas, ainda mais quando elas aparecem para desmistificar antigas crença...

Descubra quais são os 7 alimentos que parecem saudáveis, mas que na realidade não são.

Sim, eu quero.

Publicidade

5 disseram o que pensam. Agora é sua vez.

  1. Sobre diéta penso o seguinte cada um tem a sua mas também existem época em que você acerta e época não, então depende muito de pessoas por pessoas mas segue ai uma dica cada um tem a sua determinaçao e coragem pois não é facil sair de vinho pra agua,

    • Muito esclarecedora essa matéria, curti e curti ainda mais quando disse que na melhor das hipóteses o endomorfo poderá se tornar um atleta “fofinho”, muito bom. Parabéns!

  2. Parabéns, muito boa a matéria!

  3. Interessante! Eu sou uma mulher do tipo endomorfo eu acho, pois mesmo estando com peso normal minhas pernas são meio grossas e demoro muito para emagrecer, cerca de 5kg por mês no máximo, mesmo com dieta e atividade física.

  4. Preciso perder pesi

O que você pensa sobre emagrecimento e dietas? Escreva abaixo!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *