Você provavelmente vai engordar. O que fazer?

Você provavelmente vai engordar. O que fazer?

30 de março de 2016

Responder por que engordar está cada vez mais fácil é tema de inúmeros estudos e pesquisas nos últimos anos, pois se percebe uma significante mudança no peso das pessoas, se comparado a uma década atrás.

Estudos mostram que as taxas de obesidade triplicaram desde 1980 e essa mudança a cada ano vem afetando, principalmente, as crianças.

Neste artigo você vai descobrir:

banner método emagrecimento fácil

1- O que aconteceu para essa verdadeira epidemia de obesidade

2- Por que a vida urbana de hoje em dia nos facilita engordar

3- A conexão temporal entre certas mudanças de hábitos e o disparo dos níveis de obesidade

4- Um infográfico demonstrando como a orientação para retirar a gordura saturada da dieta acabou provocando um enorme (literalmente) problema

5- Um infográfico mostrando porque é um erro tomar suco

6- Várias dicas e idéias para reverter essa situação você mesmo

Muitos estudos concluem que o principal motivo dessa mudança é o fato das pessoas consumirem muitas refeições do tipo fast food.

Mas quando se fala desse tipo de alimento, não se refere apenas aos hamburgueres de grandes redes de restaurante, mas aos alimentos processados, inclusive, aos congelados que são comprados no mercado e preparados em casa.

banner método emagrecimento fácil

A mudança de hábitos alimentares se mostrou mais significativa nos últimos 130 anos, sendo que até a virada do século 20, as pessoas ainda cultivavam o hábito de ingerir refeições mais caseiras.

Pesquisas apontam que, em 2009, metade do que era consumido por uma pessoa ao longo do dia se resumia a fast food e alimentos ingeridos fora de casa.

O motivo para isso parece muito claro: as pessoas trabalham fora, em grandes centros urbanos, não têm tempo para almoçar em casa e por isso sempre comem na rua.

Como nem todo mundo tem um salário que suporte refeições em bons restaurantes, e como nem todas as pessoas querem investir em alimentação de qualidade, come-se qualquer coisa, especialmente as pouco nutritivas e com alto valor calórico.

À noite, quando a família se reúne em casa, todos estão cansados para preparar uma refeição saudável, e mais uma vez são consumidos alimentos sem qualidade nutricional.

Muitos indivíduos vivem sozinhos ou em pequenos núcleos familiares, diferentes do que acontecia no passado, e esse acaba sendo mais um motivo para abrir mão do preparo das refeições.

 

Por que engordar está cada vez mais fácil: mais dados.

Existem outros fatores mais específicos que explicam o aumento drástico de pessoas obesas nos últimos anos.

Um dele é o consumo de açúcar que disparou em muitos países, sendo que nos Estados Unidos e no Reino Unido, as pesquisas comprovam isso.

A hipertensão, síndrome metabólica, diabetes, doenças renais e cardiovasculares são algumas doenças relacionadas ao alto consumo de açúcar.

Não é de hoje que se conhecem os malefícios do açúcar, inclusive, o branco refinado, que se trata de uma caloria vazia, pois não conta com nenhum nutriente.

Além de causar resistência à insulina, aumento de gordura, triglicérides e colesterol LDL, o seu excesso pode provocar o desenvolvimento de câncer.

A história também explica muito sobre por que engordar está cada vez mais fácil, sendo que há alguns anos, foram feitas muitas campanhas contra o consumo de gordura, quando nem a medicina sabia diferenciar os seus tipos, e todas eram consideradas ruins.

No século 20, os Estados Unidos passaram por uma epidemia de doenças cardíacas, apesar da recomendação de eliminar todas as fontes de gordura, em especial a saturada.

Confira no infográfico abaixo os efeitos dessa desastrada “coincidência”.

infografico engordar gordura saturada

Clique na imagem para ampliar

Vale lembrar que existem gorduras saudáveis, como a existente no abacate, azeite de oliva, nozes e outros alimentos, essenciais para o bom funcionamento do organismo, inclusive, do coração.

Coincidência ou não, a questão é que a partir daquele momento, deu-se menos atenção aos perigos do açúcar e outros carboidratos, quando ele entrou em cena com força total, e causou todo esse estrago.

Há soluções para parar de engordar cada vez mais?

engordar

Em um primeiro momento, parece uma situação bastante desesperadora, pois ao pensar em alimentação saudável, não processada, pode-se concluir que a alternativa é consumir alimentos orgânicos.

Mas a verdade é que em muitos locais do mundo é ainda muito caro esse tipo de alimentação.

No entanto, os alimentos orgânicos estão muito mais acessíveis do que há alguns anos.

Além disso, é possível melhorar a qualidade de vida a partir da alimentação tentando aos poucos resgatar costumes do passado que garantiam comidas mais saudáveis.

Uma forma de fazer isso é começar pelas substituições, trocando o açúcar branco refinado pelo mascavo, a farinha branca pela integral e comendo menos produtos industrializados.

A grande maioria dos alimentos produzidos pela indústria conta com grande quantidade de produtos químicos, como conservantes, aromatizantes, corantes e muitos outros, que não fazem bem à saúde.

Também são ricos em sódio. Já o fast food é rico em gorduras maléficas.

Para muitas pessoas, as mudanças de hábitos podem ser difíceis, mas devem ser gradativas, como evitar o consumo de refrigerantes e sucos de caixinha, dando preferência aos sucos naturais e melhor ainda, à água.

Se você duvida do poder disso, compare a quantidade de açúcar que você ingere ao tomar suco, com aquela advinda de comer a fruta, no infográfico abaixo:

infografico suco x fruta engordar

 

Mas antes de prosseguirmos... Que tal conhecer um método de emagrecimento totalmente sistematizado e fácil, onde você não precisa abandonar totalmente os alimentos que tanto gosta e acabar de vez com o tal do efeito sanfona, mudando sua vida e saúde para sempre?

Você está a um clique de uma verdadeira revolução na sua vida. Se você precisa perder 10, 20, 30kg ou mais, veio ao lugar certo. E se precisa perder só alguns quilinhos, é mais rápido ainda. Nada de medicações, dietas milagrosas, nada disso. Até porque nada disso é necessário.

E você também vai conhecer 7 alimentos que você provavelmente acha que são emagrecedores, mas que na verdade promovem justamente o efeito contrário.

Clique aqui para saber mais e bem vindo à sua nova vida.

Clique na imagem para ampliar

Também é importante ressaltar que as pessoas comem, normalmente, muito mais do que precisariam para manter o seu organismo em bom funcionamento.

Embora precisemos de calorias para ter a energia necessária para o dia a dia, é comum comer muito mais, o que se torna gordura armazenada.

Também vale lembrar que hoje em dia as pessoas têm trabalhos (e mesmo formas de entretenimento) menos pesados, menos braçais e por isso também gastam menos energia na rotina de atividades, e só isso deveria ser um motivo para comer menos do que se comia há algumas décadas.

Concluindo: se você simplesmente se deixar levar, vai engordar

Quando estudamos biologia na escolha, descobrimos que o meio acaba condicionando as bactérias.

Se o meio é propício, elas prosperam.

E nós vivemos num meio extremamente propício, porém, a engordar.

Toda essa evolução dos nossos hábitos puxou a coisa para o lado da economia de energia, e o resultado é catastrófico na balança.

Ao ponto de muita gente simplesmente não achar que existe uma saída.

Mas existe sim, uma saída. E ela começa na sua mente.

Saber que o meio em que vivemos é altamente engordativo é o primeiro passo.

E tomar as providências para minimizar esse impacto, passando a ser protagonista da sua vida e saúde, e deixando de ser vítima das circunstâncias, é fundamental!

Qual a sua escolha?


 

Referências:

1- Intake of sugar-sweetened beverages and weight gain: a systematic review.

2- Lose Sleep, Gain Weight: Another Piece of the Obesity Puzzle

3- Overweight and obesity: prevalence, consequences, and causes of a growing public health problem.

Descubra quais são os 7 alimentos que parecem saudáveis, mas que na realidade não são.

Sim, eu quero.

Uma pessoa comentou aqui

  1. Eu não sou gorda, mas gosto de saber de tudo. Muito obrigada.

O que você pensa sobre emagrecimento e dietas? Escreva abaixo!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *