Frutas vermelhas: como elas retardam seu envelhecimento, previnem doenças e eliminam seu desejo por açúcar.

Frutas vermelhas: como elas retardam seu envelhecimento, previnem doenças e eliminam seu desejo por açúcar.

25 de novembro de 2015

Em nosso artigo sobre frutas que emagrecem, já mencionamos, de passagem, alguns dos benefícios das frutas vermelhas em um processo de perda de peso.

Só que esses benefícios são tantos que merecem uma atenção especial.

Portanto, as frutas vermelhas ganharam um artigo exclusivo.

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E você entenderá porque deve inclui-las no seu cardápio diário, se pretende emagrecer, ou mesmo se você já é magro e está em fase de manutenção.

Você tem muito a ganhar – exceto peso, claro – se consumir frutas vermelhas regularmente.

 

Quais são as frutas vermelhas?

frutas-vermelhas

Aqui consideraremos as frutas vermelhas como as “berries”: morango, amora, framboesa, mirtilo etc.

Há uma certa controvérsia para se definir quais são as chamadas frutas vermelhas.

Talvez pela nomenclatura em português, que pressupõe o envolvimento da cor da fruta.

Neste caso, algumas frutas como o caqui, a melancia e o tomate (sim, tomate é fruta, “salgada”, mas é) se incluem nesse grupo.

Na língua inglesa, o que chamamos de frutas vermelhas aqui, eles chamam de “berries”.

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Daí temos as frutas vermelhas mais clássicas, como o morango, a amora, a framboesa, o mirtilo (blueberry), e o oxicoco (cranberry).

Uma moda mais recente é o goji berry, sensação atual do emagrecimento. Ele não foge muito das características emagrecedoras das frutas vermelhas não.

Mas para efeitos didáticos, nesse artigo nos concentraremos nos “berries” acima citados.

 

Benefícios gerais das frutas vermelhas.

Antes de falar das propriedades emagrecedoras das frutas vermelhas, vale comentar sobre os benefícios gerais para a sua saúde.

Para começar, ingerindo frutas vermelhas, você estará recebendo um aporte de antocianinas, que são compostos com forte ação antioxidante.

Antioxidantes atuam reduzindo a formação de radicais livres, que promovem o envelhecimento celular, além de poderem levar a doenças como o câncer.

Esses antioxidantes também atuam na prevenção de doenças cardiovasculares, pois atuam nos níveis de colesterol e reduzem a incidência de aterosclerose.

Também são riquíssimas em vitamina C, que auxilia no reforço da imunidade do organismo, e na manutenção da elasticidade da pele, pois além de outras funções, é utilizada na síntese de colágeno.

A vitamina C também dá uma mãozinha para você absorver o ferro da dieta com mais eficiência.

E como se não bastasse, também está envolvida nas reações químicas que levam à transformação do aminoácido triptofano em serotonina, um neurotransmissor que está ligado a sensações de bem estar no organismo.

Além disso tudo, o consumo regular de frutas vermelhas, segundo pesquisas, tem o poder de atrasar processos demenciais relativos à idade em até 2 anos e meio, reduzindo a incidência de doenças como Parkinson e Alzheimer.

Indiretamente todas essas vantagens nutricionais do consumo de frutas vermelhas também apresentam impacto na manutenção de um corpo magro.

Isso porque um dos fatores chave para a regulação do que comemos, tanto em quantidade quanto em qualidade, é a questão da saciedade.

Quanto mais rico em nutrientes é um alimento, melhor ele supre você, e com isso o seu corpo “sente menos falta” de outros nutrientes.

Sem você perceber, ao se empanturrar de alimentos ricos em calorias, mas pobres em nutrientes reais, como os fast foods da vida, você não mata sua fome como deveria.

E aí pode apostar que seu organismo vai trabalhar de forma silenciosa nos bastidores, para fazer você compensar isso.

Pensou naquela fome que nunca passa? Pois é, é uma das estratégias dessa sábia máquina que é nosso corpo.

E voltando às frutas vermelhas, sua riqueza em nutrientes é um dos fatores chave que vai ajudar você a sentir menos fome entre uma refeição e outra, o que nem preciso dizer que é vital para emagrecer com sucesso e sem sofrimento.

Falaremos de outro fator importante na saciedade logo a seguir.

 

Frutas vermelhas e emagrecimento

frutas vermelhas e emagrecimento

Algumas das vantagens das frutas vermelhas estão o baixo índice glicêmico e quantidade de fibras.

Falando mais especificamente sobre emagrecimento, a primeira grande vantagem do consumo de frutas vermelhas é a baixíssima densidade calórica.

No geral, frutas vermelhas contém uma quantidade muito pequena de calorias – claro, se você não adicionar açúcar – e este fato já traz um benefício emagrecedor óbvio, logo de cara.

Só para você ter uma idéia, uma colher de chá rasa de manteiga tem o mesmo número de calorias de meio copo de frutas vermelhas.

Ou seja, você pode comer mais, ficar mais satisfeito, e mesmo assim ingere um teor calórico mais baixo.

As frutas vermelhas também contém grande quantidade de água.

Isso dá mais peso, volume e torna as refeições mais suculentas, e melhor, sem adicionar calorias extras.

Alimentos com grande quantidade de água ajudam a aumentar a saciedade após comer, o que sem sombra de dúvida fará você comer menos, no total.

O sabor adocicado dessas frutas é um grande aliado no combate ao vício em açúcar.

O consumo excessivo de açúcar é capaz de disparar a insulina de uma forma que ela passa a não só promover a absorção de gorduras, bem como sabotar todos os seus mecanismos de saciedade.

 

Mas antes de prosseguirmos... Que tal conhecer um método de emagrecimento totalmente sistematizado e fácil, onde você não precisa abandonar totalmente os alimentos que tanto gosta e acabar de vez com o tal do efeito sanfona, mudando sua vida e saúde para sempre?

Você está a um clique de uma verdadeira revolução na sua vida. Se você precisa perder 10, 20, 30kg ou mais, veio ao lugar certo. E se precisa perder só alguns quilinhos, é mais rápido ainda. Nada de medicações, dietas milagrosas, nada disso. Até porque nada disso é necessário.

E você também vai conhecer 7 alimentos que você provavelmente acha que são emagrecedores, mas que na verdade promovem justamente o efeito contrário.

Clique aqui para saber mais e bem vindo à sua nova vida.

Sem falar em todo o potencial viciante da substância no seu cérebro.

Portando, ao consumir frutas vermelhas, evite adicionar açúcar, pois assim você joga contra os efeitos emagrecedores.

Lembrando que essas frutas possuem baixo índice glicêmico. O índice glicêmico é a velocidade com a qual a glicose se eleva no sangue, e quanto maior, mais rápido isso acontece.

Daí para formar picos de secreção de insulina, é um pulo. E você já sabe o estrago que isso causa. Quanto menor o índice, melhor para você, grosso modo.

E como se não bastasse, as frutas vermelhas contém uma boa quantidade de fibras.

Essas fibras reduzem a velocidade da digestão, causando uma saciedade maior entre as refeições, reduzem também a formação de picos de insulina, que acabam sendo um sinal para o corpo armazenar gordura, e por fim, reduzem a absorção das próprias gorduras.

 

Como consumir frutas vermelhas

O Brasil não é um notório produtor de frutas vermelhas, então em muitos locais pode ser difícil consumi-las frescas, como é o mais indicado.

Entretanto, você pode encontrar as frutas vermelhas na forma congelada, o que é bastante prático em termos de armazenamento.

E elas são bastante versáteis, podendo ser adicionadas a cereais, iogurtes, smoothies, shakes e onde mais a criatividade mandar.

São também bem convenientes para um lanche.

E é muito fácil encontrar receitas que envolvem essas frutas, ou adicioná-las nas suas receitas.

Como qualquer fruta, não esqueça de lavar bem as frutas vermelhas antes de seu consumo.

E novamente, para não perder as propriedades emagrecedoras, evite adicionar açúcar.

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  1. quero perde peso, preciso muito perde 40 quilos, gostei muito do anuncio…

  2. quero muito emagrecer, preciso perde peso, gostei do anuncio…

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