Glucomannan: finalmente um bom suplemento.

Glucomannan: finalmente um bom suplemento.

25 de novembro de 2016

Glucomannan é uma fibra dietética natural, usada como suplemento por pessoas interessadas em afinar suas cinturas.

Neste artigo você vai descobrir:

1- De onde vem o glucomannan

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2- Como ele atua no emagrecimento

3- Qual a semelhança entre as fibras e o glucomannan

4- Um infográfico mostrando o papel das fibras na alimentação

5- Outros benefícios do glucomannan para a saúde

6- Como tomar o glucomannan

7- Como não cometer o erro que muita gente comete ao utilizar suplementos.

Esse nutriente também é solúvel em água e extraído de raízes do chamado inhame elefante, o também conhecido konjac (batata típica da culinária japonesa).

Está disponível como um suplemento, para ser usado em misturas de bebidas, bem como para ser adicionado a alimentos.

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Essa fibra é o principal ingrediente de macarrão shirataki, por exemplo.

Além disso, o também chamado glucomanano compreende 40% do peso seco do inhame elefante, que é originalmente do sudeste da Ásia.

Ele tem uma longa história de uso em misturas de ervas e alimentos tradicionais, como tofu, macarrão e geleia de konjac.

Além de ser vendido como um suplemento dietético, é também utilizado como aditivo alimentar, especificamente como um emulsionante (aditivo alimentar que aumenta a homogeneidade de uma emulsão) e espessante (aditivo alimentar que aumenta a viscosidade, melhorando a textura e a consistência dos alimentos).

Na indústria, recebe a designação E E425-ii.

O glucomannan tem capacidade excepcional para absorver água e é uma das fibras dietéticas mais viscosas conhecidas, tanto que se você diluir uma cápsula da substância em um pequeno copo de água, o resultado é um tipo de gel.

É essa a característica que dá fama ao produto por ser muito eficiente na perda de peso.

Além disso, essa fibra tem um teor muito baixo de calorias, e ao ser ingerido, promove uma grande sensação de saciedade, reduzindo assim a ingestão de alimentos em uma refeição subsequente.

Isso atrasa o esvaziamento do estômago, o resultado é que a pessoa come menos.

 

Benefícios do Glucomannan.

glucomannan

Por ser uma fibra solúvel, o glucomannan também reduz a absorção de proteína e de gordura do organismo.

Outro benefício quanto ao emagrecimento é que a fibra alimenta as bactérias amigas no intestino, sendo que estudos têm mostrado uma correlação entre bactérias intestinais e peso corporal.

Esses mecanismos assemelham-se aos efeitos de outras fibras solúveis na perda de peso.

Aproveite e confira no infográfico abaixo como as fibras ajudam à sua saúde.

fibras glucomannan

Clique na imagem para ampliar

No entanto, glucomannan é diferente porque é ainda mais viscoso, o que o torna particularmente eficaz.

Vários estudos já realizados mostram os efeitos positivos em dietas, embora o glucomannan provoque perda de peso modesta em indivíduos com sobrepeso e obesidade, quando ingerido regularmente antes de uma refeição.

É especialmente eficaz quando combinado com uma dieta de redução de peso, o que é o caso de todos os métodos de perda de peso.

Ou seja, eles funcionam melhor em combinação.

Além de promover a perda de peso, o glucomannan pode reduzir um número significativo de fatores de risco para a doença cardíaca.

De acordo com pesquisas recentes, a fibra oferece os seguintes benefícios: redução do colesterol total e o colesterol LDL, bem como dos níveis de triglicerídeos e de açúcar no sangue em jejum.

O principal mecanismo pelo qual se reduz o colesterol no sangue é através da diminuição da absorção de colesterol no intestino.

De acordo com esses estudos, a adição de glucomannan à dieta pode diminuir o risco de desenvolver doença cardíaca e diabetes tipo 2.

Sendo uma fibra solúvel em água, glucomannan é usado ainda com sucesso para tratar casos de obstipação. 

 

Como usar Glucomannan para perder peso.

Para a perda de peso, uma dose de um grama, três vezes por dia é considerada suficiente.

Em contato com a água, o glucomannan se expande e pode absorver até 50 vezes o peso ingerido.

Portanto, a dosagem recomendada de glucomannan é menor em comparação com outros suplementos de fibras.

 

Mas antes de prosseguirmos... Que tal conhecer um método de emagrecimento totalmente sistematizado e fácil, onde você não precisa abandonar totalmente os alimentos que tanto gosta e acabar de vez com o tal do efeito sanfona, mudando sua vida e saúde para sempre?

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E você também vai conhecer 7 alimentos que você provavelmente acha que são emagrecedores, mas que na verdade promovem justamente o efeito contrário.

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Porém, esse produto não tem qualquer efeito sobre a perda de peso a menos que seja consumido antes das refeições.

É recomendado que ele seja ingerido entre 15 minutos a uma hora antes de começar a comer.

O glucomannan é bem tolerado e, por isso, é geralmente considerado seguro, mas como ele se expande antes de chegar ao estômago, pode causar asfixia ou obstrução da garganta e do esôfago (tubo que move o alimento da boca ao estômago).

Para evitar isso, ele deve ingerido com dois copos de água.

Algumas pessoas podem ter efeitos colaterais leves, como distensão abdominal, flatulência, fezes moles ou diarreia, mas isso geralmente é incomum.

O glucomannan também pode reduzir a absorção de medicamentos orais, como os sulfoniluréias, um medicamento para a diabetes.

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Isto pode ser evitado usando a medicação, pelo menos, quatro horas após ou uma hora antes de ingerir a fibra.

Concluindo

Por fim, vale dizer que, de acordo com as evidências, o glucomannan é um suplemento de perda de peso eficaz, que funciona com praticamente qualquer estratégia de perda de peso.

Por outro lado, ele não funciona de forma isolada. A única maneira conhecida para perder peso a longo prazo é fazer uma mudança permanente em seu estilo de vida, adotando a reeducação alimentar.

O glucomannan pode ajudar você a tornar isso mais fácil.

 


 

Referências:

1- Glucomannan and obesity: a critical review.

2- Safety and Efficacy of Glucomannan for Weight Loss in Overweight and Moderately Obese Adults

3- Effect of glucomannan on plasma lipid and glucose concentrations, body weight, and blood pressure: systematic review and meta-analysis.

 

Descubra quais são os 7 alimentos que parecem saudáveis, mas que na realidade não são.

Sim, eu quero.

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8 disseram o que pensam. Agora é sua vez.

  1. Acho que nao a nada melhor que o emagrecimento atraves de uma reeducacao alimentar e exercicios fisicos… fim.

  2. Acho tão difícil quanto ganhar na mesa sena eu não perco. Peso nem.doente

  3. Eu acho difícil perder peso de forma saudável, mas não é impossível, sou prova viva, tenho mantido minha meta é estou com 13kg a menos, porém minha meta são 20, esses outros 7 tá mto mais difícil aibda, msm com R.A. + exercícios…Será que esse suplemento me ajudaria já que diz ser ” natual’???

  4. boa tarde ja comprei esse pacote e gostari de saber se tem outra maneira pra mim emagrecer tenho um metro e meio tenho 70kg e 53 anos quero ficar com 65 o que faço

    • Experimente isso: comeceaemagrecer.com.br/dieta-cetogenica

  5. Estou muito contente dr.Estou fazendo viver sem diabetes a uns 15 dias estava 396 hoje medi e está 106 vou medir de novo agora 2 hs depois que comi 2 ovos caipiras e café com 1 colher de óleo de coco

  6. Acho ótimo todos deveriam ter a chance de conhecer estas informações.gostaria de saber como conseguir o glucomannan ?

  7. Acho ótimo todos deveriam ter a chance de conhecer estas informações.gostaria de saber como conseguir o glucomannan ? Não disse não é a 2 vez que escrevo e na 1 tbem fizeram a mesma coisa o que que há pedem comentário e depois descartam ?

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