Os 8 piores hábitos alimentares que explicam por que você está acima do peso e não emagrece de jeito nenhum (e nem vai se continuar).

Os 8 piores hábitos alimentares que explicam por que você está acima do peso e não emagrece de jeito nenhum (e nem vai se continuar).

29 de outubro de 2015

Hábitos alimentares normalmente se referem a um amplo conceito de preferências, costumes e modos de comer, de um indivíduo ou população.

Vários fatores acabam influenciando os hábitos alimentares, dentre eles: localização geográfica, condições sócio-econômicas, idade, valores culturais, etc.

Não é costumeiro prestar atenção nos seus hábitos alimentares, o que no final das contas acaba por contribuir com problemas de excesso de peso.

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Vale lembrar que nosso cérebro é de certa forma movido a hábitos, e como já explicamos aqui, este é um dos motivos pelos quais dietas não funcionam.

Seu cérebro tentará voltar aos hábitos alimentares antigos, e assim que conseguir, o peso antigo também volta.

Mais ou menos assim:

1- Você decide emagrecer e adota uma dieta e exercícios.

2- Como você quer resultado rápido, tenta ser radical, e isso causa sofrimento.

3- No fundo, você quer se livrar logo disso.

4- O processo é tão “rápido” e sofrido que, ou você desiste, ou quando você consegue…

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5- … você relaxa, e sem pensar, volta a fazer tudo o que fazia antes.

E aí, você engorda, porque não colocou foco em mudar os hábitos!

Sendo assim, precisamos estar atentos e, ativamente, corrigir os maus hábitos alimentares.

Com isso, você entrará numa espécie de piloto automático emagrecedor. E quem não quer estar assim?

E por isso trazemos essa lista dos 8 piores hábitos alimentares, que precisam ser eliminados da sua vida, se você quiser atingir seu corpo ideal e nunca mais se preocupar em engordar novamente.

Hábitos alimentares a evitar.

Esteja sempre atento aos seus hábitos alimentares. Procure sempre introduzir novos hábitos que vão te levar ao emagrecimento saudável e sustentado.

1- Você não presta atenção ao que come;

É muito fácil, com toda a ocupação que o mundo atual nos traz, acabar fazendo tarefas ou distrair-se ao mesmo tempo em que faz uma refeição.

Contudo, o ato de comer sem prestar atenção ao que está fazendo acaba diminuindo a percepção de saciedade e de controle de porções.

Ou seja, sem prestar atenção ao que come, você tenderá a comer mais, no final das contas.

Uma dica simples é trocar o garfo de mão.

Como sua mão não dominante não tem a mesma destreza da outra, você terá que se concentrar para comer, e só isso é capaz de reduzir a sua comilança em 30%.

2- Você pula o café da manhã;

Erro crasso cometido por muita gente.

Pular o café da manhã é comprovadamente uma forma de desacelerar o seu metabolismo, e além disso, seu organismo estará tão ávido por comida que você tenderá a comer ainda mais ao longo do dia.

Especialmente na hora do almoço.

Estudos comprovam que um café da manhã balanceado é crucial em qualquer programa de emagrecimento.

 

3- A comida é sua melhor amiga;

Alimentação emocional é um hábito alimentar ruim.

Evite a comida como uma forma de aliviar seus sentimentos.

Essa é clássica: você se sente só, está triste, ou teve uma decepção, e acaba afundando a cara num pote de sorvete para aliviar seus sentimentos.

Não precisamos dizer que isso é um passaporte para problemas com o peso, além de não resolver nada das questões emocionais.

E apesar de não podermos afirmar que toda pessoa acima do peso é infeliz, é fato que a infelicidade levou muita gente a ficar acima do peso.

Porque especialmente o açúcar é capaz de causar conforto no seu cérebro, e aí, na falta de uma vida mais plena, você come para sofrer menos.

E paradoxalmente, acaba sofrendo mais, porque o alívio é temporário.

 

4- Não cozinhar / Comer fora de casa;

Não cozinhar e comer fora de casa estão intimamente interligados por motivos óbvios.

Se você cozinha seus alimentos, seu controle sobre tanto qualidade e quantidade do que ingere é quase que total.

Comendo fora, não só você perde esse controle, como está sujeito a tentações de todos os tipos e opções nos restaurantes da vida, e pior ainda se incluirmos as fast foods aqui.

Mesmo que você não coma em restaurantes, se não prepara seus alimentos, dependerá de alimentos prontos, o que pode lhe garantir um bom aporte de calorias extras e outras substâncias tóxicas.

Sem falar que substâncias colocadas propositalmente nos alimentos industrializados têm o objetivo de tornar aquela experiência tão saborosa e viciante, que você vai voltar para consumir mais.

Enriquecendo os fabricantes e ganhando peso.

E aí, vai continuar compactuando com essa manipulação descarada?

 

5- Você bebe calorias;

Uma ótima regra geral a ser adotada é não beber calorias, ponto.

 

Mas antes de prosseguirmos... Que tal conhecer um método de emagrecimento totalmente sistematizado e fácil, onde você não precisa abandonar totalmente os alimentos que tanto gosta e acabar de vez com o tal do efeito sanfona, mudando sua vida e saúde para sempre?

Você está a um clique de uma verdadeira revolução na sua vida. Se você precisa perder 10, 20, 30kg ou mais, veio ao lugar certo. E se precisa perder só alguns quilinhos, é mais rápido ainda. Nada de medicações, dietas milagrosas, nada disso. Até porque nada disso é necessário.

E você também vai conhecer 7 alimentos que você provavelmente acha que são emagrecedores, mas que na verdade promovem justamente o efeito contrário.

Clique aqui para saber mais e bem vindo à sua nova vida.

Bebidas ocupam menos volume no seu estômago, saciando menos, mas sem perceber você pode estar ingerindo uma quantidade de calorias enorme.

É só pensar no estrago que refrigerantes e bebidas alcoólicas fazem nas suas tentativas de perder peso.

Prefira sempre a boa e velha água.

E não caia nessa de “suco emagrecedor”.

Um copo de suco de laranja tem o açúcar de umas 4 laranjas. Prefira a fruta inteira.

 

6- Você praticamente engole a comida;

Este erro atua da mesma forma que o erro citado no item 1.

Ao comer rápido demais, seu cérebro terá a percepção diminuida de saciedade, e a tendência será que você coma mais.

Sem falar que engolir rápido demais pode causar problemas gástricos e indigestão.

Então procure mastigar bastante os alimentos, pouse os talheres com frequência maior para mastigar, e assim seu cérebro perceberá mais facilmente que você está saciado.

E no final, acabará comendo menos.

 

7- Você belisca o tempo todo;

hábitos-alimentares

Evite beliscar porcarias como biscoitos e batatas chips e troque por opções mais saudáveis.

Comer várias vezes ao dia é uma boa prática.

O problema é que as pessoas tendem a beliscar porcarias como biscoitos e batatas chips, o que facilmente adiciona calorias extras.

Uma prática saudável é procurar ter lanches como frutas e nozes.

Desta forma, você tenderá a beliscar menos.

E outra idéia é simplesmente não ter essas porcarias “beliscantes” em casa.

É um dos poucos casos que a preguiça pode se tonar aliada do emagrecimento. Isso se você tiver preguiça de sair para comprar algo para beliscar, justamente por não ter em casa.

 

8- Você é radical e tenta não comer nada do que gosta, nunca.

Assim acaba caindo no mesmo erro de tantas e tantas pessoas que procuram dietas radicais.

Mas agindo assim acaba causando um stress incrível na sua mente, que vai reagir tentando te sabotar ainda mais.

Ou seja, você se sentirá ainda mais tentado a comer besteiras, frustrado, sem energia.

Evite isso com o conselho de sempre: aprecie suas guloseimas favoritas com moderação, de vez em quando, mas sem que elas sejam protagonistas do seu cardápio.

 

E você?

Conte-nos sobre seus maus hábitos alimentares. Algum que não foi listado aqui? Como fez ou está fazendo para superá-los? Deixe um comentário abaixo e participe.

Descubra quais são os 7 alimentos que parecem saudáveis, mas que na realidade não são.

Sim, eu quero.

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5 disseram o que pensam. Agora é sua vez.

  1. muito dificil

  2. Bela matéria,texto super inteligente e divertido,mas é uma pena que as pessoas (principalmente mulheres) estão correndo deste tipo de matéria,gostam mesmo é de sentar no sofá e encher o rabo de pizza e refrigerante,batata frita e tudo de calórico que puderem atochar goela abaixo e depois vêm com aquele papo que come igual passarinho e que engorda porque tá na genética,adorei o post.

    Parabéns

    • Quando pinta um comentário como esse, você volta a ter esperança na humanidade!

  3. Eu tenho filho pequeno logo tenho bolacha e porcarias em casa ou tenho contato fora dela. Acho q é bom! Encaro como uma maneira de testar minha resistência. Antes (um ano atraz) comia um pacote sozinha e agr qnd me sinto muito tentada como medade de uma bolaxa, isso acostuma, se vc ficar fugindo mt axo q acaba caindo em tentação uma ora. É melhor ENCARAR!!!!

    • Tati, eu sou da mesma filosofia que você.

      Mas somos exceções. A imensa maioria das pessoas vai fraquejar e não vai conseguir.

      E diversos estudos mostram que o fato dos alimentos não estarem por perto é uma estratégia eficiente, para aqueles “mais fracos”, digamos assim. Ou pelo menos é um bom começo.

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