Hidroginástica emagrece? Se você tem problemas articulares, este guia é imperdível.

Hidroginástica emagrece? Se você tem problemas articulares, este guia é imperdível.

14 de outubro de 2015

Uma forma bastante procurada especialmente pelos mais idosos, para manter-se ativo e emagrecer rápido – de preferência – é a hidroginástica.

Mas mesmo assim ainda existem dúvidas, geradas principalmente pelo fato de parecer óbvio que, dentro da água, nós temos a impressão de fazer menos esforço, muito disso porque a percepção em relação ao suor é praticamente nula.

Não é bem assim, mas é pertinente questionar se hidroginástica emagrece mesmo.

banner método emagrecimento fácil

Hidroginástica nada mais é que a prática de ginástica adaptada para o ambiente aquático.

E mesmo com o fato de a água “amortecer” muito do impacto, ela ajuda sim, a queimar muitas calorias.

A resistência ao movimento dentro da água é obviamente maior do que fora dela, e mais resistência é igual a mais energia gasta para realizar determinado movimento.

Uma aula de hidroginástica emagrece porque pode queimar até 400 calorias, e se feita regularmente, isto é um esforço bastante considerável.

Sem contar o fato de ser muito divertida e ainda envolver a socialização, ou seja, você fatalmente conhecerá muita gente nova.

Um medo comum em relação à hidroginástica é se saber nadar é pré-requisito. Normalmente as piscinas para hidroginástica deixam no máximo a água chegar até os ombros dos praticantes, desta forma, não há perigo de se afogar.

Sem contar que você frequentemente utilizará espumas e bóias, que lhe ajudarão a flutuar, e com a presença do instrutor, a segurança é total.

banner método emagrecimento fácil

E não importa a temperatura ambiente.

Nos dias quentes, praticar hidroginástica será uma ótima forma de refrescar-se, e nos dias frios, a maioria dos locais onde se pratica hidroginástica tem piscinas aquecidas.

O desconforto por causa da temperatura não será desculpa.

O instrutor fica geralmente fora da água, que fará os movimentos que deverão ser imitados pelos praticantes, ao ritmo de músicas apropriadas.

Como já mencionado, devido ao fato de a água ser mais densa que o ar, a resistência aos movimentos é maior, mas isso também é largamente compensado pelo fato do peso do corpo ser muito menor dentro da água.

Traduzindo, você fará uma força maior para se mover, mas o impacto em suas articulações é infinitamente menor.

Além de ser divertido, você queima calorias e evita danos adicionais às suas articulações.

Muito por conta disso, a hidroginástica é campeã de preferência de pessoas mais idosas, cuja tolerância ao impacto sobre as articulações é menor que nos mais jovens.

 

Os benefícios da hidroginástica para emagrecer.

Hidroginastica Emagrece

Além dos benefícios tradicionais de qualquer atividade física, a hidroginástica evita danos articulares.

Aliás, esse é um dos principais motivos pelos quais profissionais de saúde recomendam a hidroginástica para pacientes portadores de patologias articulares como a artrite e a artrose.

Um paciente portador de artrose do joelho, se começar a praticar corrida, verá que o impacto articular poderá piorar suas dores e acelerar a progressão da artrose.

Praticando atividade em ambiente aquático, esse impacto é praticamente nulo, e com isso a movimentação constante da articulação acaba por melhorar a saúde desta, diminuindo as dores.

O fortalecimento da musculatura ao redor da articulação também ajuda a melhorar os sintomas.

Além dos benefícios tradicionais de qualquer atividade física, como aumento do metabolismo, melhora da circulação sanguínea e da capacidade respiratória, a hidroginástica, pela sua natureza, ainda tem as vantagens adicionais de evitar danos articulares e contribuir para melhora do humor e astral.

E uma outra grande vantagem é a sensação diminuída de sofrimento após o exercício, pois você não sentirá o desconforto de estar muito suado, e também não sairá tão ofegante, como por exemplo, ao correr.

Por ser um exercício de baixo impacto, a hidroginástica não tem contra-indicações por si só.

Jovens, idosos, obesos, gestantes, todos podem praticá-la, mesmo que não saibam nadar.

Claro que, assim como qualquer outro exercício, você deve procurar um médico para avaliar sua condição física e capacidade para exercitar-se, especialmente se for portador de alguma doença do coração.

 

Hidroginástica emagrece rápido?

Outra pergunta comum é se a hidroginástica emagrece rápido, e também em quanto tempo.

Para potencializar ainda mais o gasto de energia durante as aulas, são utilizados materiais como flutuadores, pesos e tornozeleiras.

Além disso, a animação contagiante das aulas fará você se exercitar ainda mais.

Desta forma, fazendo aulas 3 vezes por semana, e claro, associando a uma dieta equibilibrada, num prazo de 3 meses você certamente observará diferenças tanto na balança como no fato de suas roupas começarem a ficar mais largas.

 

Hidroginástica ou natação?

Comparada com a natação, outra ótima forma de atividade aquática, a hidroginástica emagrece menos, afinal, a natação é muito mais aeróbica e a hidroginástica trabalha o corpo de forma localizada, mais voltada a fortalecer a musculatura, mas isso nem de longe diminui seus benefícios.

E a melhor dica para quem quer perder peso com a hidroginástica, é procurar intensificar sempre a sua prática de treino.

À medida que você for ganhando condicionamento físico, observará que os movimentos ficarão mais fáceis de serem realizados.

Isto é sinal que seu organismo já se adaptou a esse nível de esforço, e indica que você evoluiu. Porém, isto também indica que se você apenas continuar fazendo o mesmo nível de esforço, não evoluirá mais, porque seu corpo precisa agora de um nível maior desse esforço.

Então a dica para a hidroginástica é acelerar os movimentos na medida do possível.

Intensificando esse esforço, você garante que estará sempre buscando o desconforto, e seu corpo será obrigado a correr atrás do prejuízo.

 

Mas antes de prosseguirmos... Que tal conhecer um método de emagrecimento totalmente sistematizado e fácil, onde você não precisa abandonar totalmente os alimentos que tanto gosta e acabar de vez com o tal do efeito sanfona, mudando sua vida e saúde para sempre?

Você está a um clique de uma verdadeira revolução na sua vida. Se você precisa perder 10, 20, 30kg ou mais, veio ao lugar certo. E se precisa perder só alguns quilinhos, é mais rápido ainda. Nada de medicações, dietas milagrosas, nada disso. Até porque nada disso é necessário.

E você também vai conhecer 7 alimentos que você provavelmente acha que são emagrecedores, mas que na verdade promovem justamente o efeito contrário.

Clique aqui para saber mais e bem vindo à sua nova vida.

Ter essa estratégia em mente é importante para não desanimar, e também você acabará pegando ainda mais gosto pela atividade, porque saberá que ela está dando resultado, e não vai querer deixar a peteca cair.

E quem sabe aí, poderá inclusive fazer a transição para um desafio maior, como a natação!

Veja Mais Sobre Como Emagrecer

Para quem este site foi criado.   Como você pôde ver no post em que nos apresentamos, nós criamos este site com o desejo de ajudar outras pessoas a perderem peso, emagrecendo c...
Dietas para emagrecer: guia para encontrar a corre... Deixa eu adivinhar: deve ser a ducentésima vez que você está procurando algum texto sobre dietas para emagrecer, acertei?Foi a vez 150? Estamos qu...
Reeducação alimentar para emagrecer. Para perder peso e depois manter o corpo em dia, a melhor maneira de conseguir isso é a através da reeducação alimentar. A reeducação alimentar tem um...
3 hábitos fundamentais para um emagrecimento saudá... Emagrecer não é algo tão simples, não é apenas fechar a boca e parar de comer. Erradíssimo quem pensa que é só isso.Saber dosar o que come e em qu...

Descubra quais são os 7 alimentos que parecem saudáveis, mas que na realidade não são.

Sim, eu quero.

Publicidade

Uma pessoa comentou aqui

  1. É bom e funciona porém eu ñ estou conseguindo ectenhi diabetes.

O que você pensa sobre emagrecimento e dietas? Escreva abaixo!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *