Kefir emagrece: um superalimento com baixo teor calórico.

Kefir emagrece: um superalimento com baixo teor calórico.

24 de maio de 2016

Você já ouviu falar do kefir?

Se não, está mais do que na hora, pois ele pode ser um poderoso aliado na sua luta contra o excesso de peso.

Neste artigo, você vai descobrir:

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1 – O que é o kefir

2- Os benefícios do consumo do kefir

3- As diferenças entre kefir de água x kefir de leite

4- Como preparar o kefir para emagrecer

5- O quanto você deve consumir dele

6- Por que você não vai conseguir comprar o kefir

7- Então, como diabos se consegue o kefir…

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8- Um plano de ação para começar a ter os benefícios do kefir hoje mesmo

 

O que é o kefir?

O kefir é um tipo de iogurte, uma bebida fermentada, tradicionalmente feita a partir de leite de vaca ou de cabra. Ao leite são adicionadas culturas de leveduras e bactérias de ácido láctico, que se assemelham a uma couve-flor na aparência.

Essa bebida láctea, ou melhor dizendo “alimento probiótico”, é um super antioxidante, que ajuda a prevenir doenças cardíacas, câncer e sinais de envelhecimento.

Diminui também os níveis de colesterol, problemas renais, circulatórios e até mesmo ansiedade e depressão.

 

Kefir de água x Kefir de leite

As diferenças começam pelo cultivo: o kefir de água é fermentado junto com açúcar mascavo, podendo também ser cultivado em chás e sucos naturais.

Os grãos do Kefir de água são massas mucilaginosas transparentes e pequenas, que consistem em polissacarídeos (dextrans) com cadeias compostas apenas de glicose.

Fisicamente, os grãos de Kefir de água  são mais densos do que os grãos de Kefir de leite, pois estes têm uma propriedade elástica que os de água não têm.

Os grãos de kefir de água são mais delicados, apresentando uma tendência maior a serem danificados.

Estes grânulos, saltam quando deixados cair em uma superfície sólida, o que não acontece com os grãos de Kefir de leite.

Os grãos de Kefir de água crescem diariamente em torno de 30% do seu volume, totalmente ao contrário ao Kefir de leite que demora um mês ou mais para dobrar de volume.

 

Como preparar kefir para emagrecer

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A bebida é feita a partir dos “grãos” de kefir.

Esses grãos são mini colônias de bactérias que vivem em simbiose e crescem constantemente, totalizando incríveis 37 tipos diferentes.

E o preparo não poderia ser mais simples: basta mergulhá-los em um recipiente com leite e após 24 horas o leite estará fermentado.

Então é só coar os “grãos” e ela está pronta para o consumo.

A bebida pode ser misturada a frutas ou a cereais, dá para preparar shakes com ela, exatamente como uma bebida láctea, e muitas outras receitas.

O ideal é consumir 1 copo de 200 ml por dia.

Mesmo que é intolerante à lactose podem se beneficiar do seu consumo, já que as bactérias e leveduras do kefir produzem lactase, enzima que consome a maior parte da lactose presente no leite.

Ao serem coados, os “grãos”, ou mini colônias, devem ser imediatamente depositados de volta ao recipiente, onde devem receber mais leite, já que se “alimentam” dele.

Evite também o uso de apetrechos metálicos para o seu manuseio, pois a reação do metal com o ácido da fermentação pode estragar a bebida.

E pronto. Mantendo a colônia embebida em leite e em local com pouca luz e de temperaturas ambiente (de 15.°C a 40.°C), ela durará para sempre.

Após a transformação do leite em kefir, as culturas são removidas para que sejam usadas novamente em outro preparo.

Devido às bactérias o gosto do iogurte torna-se um pouco azedo, sendo que a bebida possui uma consistência fina.

 

Quais são os benefícios do kefir?

Quanto aos seus benefícios, são inúmeros, pois é um iogurte rico em probióticos e demais nutrientes.

Para ter uma ideia, vale dizer que em 175 ml de kefir estão presentes seis gramas de proteína, oito gramas de carboidrato, seis gramas de gordura no máximo (o que varia conforme o tipo de leite usado) e apenas 100 calorias.

Além disso, conta com cálcio: 20% das necessidades diárias, fósforo: 20%, vitamina B12: 14%, riboflavina (B2): 19% e magnésio: 5%, além de uma boa quantidade de vitamina D.

O kefir também contém uma grande variedade de compostos bioativos, incluindo os ácidos orgânicos e os peptideos que contribuem para a saúde.

 

Mas antes de prosseguirmos... Que tal conhecer um método de emagrecimento totalmente sistematizado e fácil, onde você não precisa abandonar totalmente os alimentos que tanto gosta e acabar de vez com o tal do efeito sanfona, mudando sua vida e saúde para sempre?

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E você também vai conhecer 7 alimentos que você provavelmente acha que são emagrecedores, mas que na verdade promovem justamente o efeito contrário.

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Versões sem lactose de kefir podem ser feitas com água de coco, leite de coco ou outros líquidos doces.

Porém, eles não têm a mesma vantagem nutricional que o preparado à base de produtos lácteos.

 

Kefir, um superalimento.

kefir

O kefir é uma fonte de probióticos diversificada, que contam com muitos benefícios para a saúde do organismo, como melhor processo digestivo e controle de peso, além de alguns deles protegerem contra infecções.

É o caso do Lactobacillus, exclusivo do kefir.

Estudos mostram que esse probiótico pode inibir o crescimento de várias bactérias, incluindo Salmonella, o Helicobacter pylori (provoca gastrite) e de E. coli (causa gastroenterite).

Já o Kefiran, um tipo de carboidrato presente no kefir, também tem propriedades antibacterianas.

Outra vantagem é que essa bebida pode melhorar a saúde óssea e reduzir o risco de osteoporose, doença bastante comum nos países ocidentais, inclusive, em mulheres idosas, quando estão mais sujeitas às fraturas.

Garantir uma ingestão adequada de cálcio é uma das maneiras mais eficazes para melhorar a saúde óssea e retardar a progressão da osteoporose.

Assim, o Kefir feito a partir de produtos lácteos não é apenas uma grande fonte de cálcio, mas também de vitamina K2. Esse nutriente desempenha um papel central no metabolismo do cálcio.

Além disso, estudos recentes em animais mostraram que o kefir pode aumentar a absorção de cálcio pelas células ósseas, levando a uma melhor densidade óssea, o que ajuda a prevenir fraturas.

 

Outros benefícios do kefir.

O kefir pode ainda combater o câncer, isso porque os probióticos em produtos lácteos fermentados podem inibir o crescimento tumoral, reduzindo a formação de compostos carcinogênicos, bem como estimular o sistema imunológico.

Esse papel de proteção tem aparecido em vários estudos.

Existe ainda uma pesquisa que descobriu que o extrato de kefir reduziu o número de células de câncer de mama em 56%, em comparação com apenas 14% de extrato de iogurte.

Porém, esses estudos não são ainda conclusivos.

Quanto à saúde digestiva, o kefir é benéfico porque ajuda a restaurar o equilíbrio de bactérias amigáveis no intestino.

Por isso, ele é um aliado contra casos de diarreia e de outros tipos de problemas digestivos, como a síndrome do intestino irritável, úlceras causadas por infecção e pela H. pylori, entre outros.

Além disso, o kefir é geralmente bem tolerado mesmo por pessoas que são intolerantes à lactose. Isso porque a lactose (que causa a alergia ao leite e demais alimentos) é transformada em ácido láctico.

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Mas onde comprar kefir?

Não encontramos o Kefir à venda no mercado. Infelizmente o kefir (ao menos as colônias originais) não é encontrado à venda no mercado.

Isso porque eles se multiplicam rapidamente e diariamente e, por isso, são tradicionalmente doados.

Para se ter uma idéia, os kefir de água quase dobram em 24 horas, enquanto os de leite a cada 20 dias.

Então fica um excedente que em pouco tempo pode se tornar imenso.

Daí deu-se origem ao hábito de doar os grãos sobressalentes, o que acaba também por evitar o comércio deles.

Basta fazer uma busca rápida no Google e não é difícil encontrar pessoas dispostas em dividir colônias de Kefir.

Se cultivados corretamente esses micro-organismos não morrem. Basta ficar trocando o leite do recipiente a cada 24 horas.

Caso queria ficar um período sem consumi-lo, basta guardar os grãos em temperatura abaixo de 10°C.

Assim ele entrará em estado de hibernação.

Concluindo, um plano de ação para obter os beneficios do kefir já

 

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Clique na imagem para ampliar


Referências:

1- Kefir and health: a contemporary perspective.

2- Review: functional properties of kefir.

3- Microbiological, technological and therapeutic properties of kefir: a natural probiotic beverage.

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  1. Adorei as explicações do Dr Mauricio. Claras e objetivas. Gostaria de receber as publicações novas.

    • Marli, inscreva-se em nossa lista de emails. Na página inicial (comeceaemagrecer.com.br), tem um quadrado vermelho na margem direita da tela, onde você entra nome e email, e passa a receber nossa lista de email, com mais informações ainda do que já tem aqui no site.

  2. 1 copo de kefir 200ml tem quantas calorias? Obrigado.

    • Bom dia

      Eu tomo 400 ml de Kefir de leite (semi desnatado) e 500 ml de kefir de água (açucar mascavo) por dia, faz bem ou não? Quantas calorias estou ingerindo?
      Obrigada pelas informações.

  3. Quantos carboidratos tem em 200 ml de kefir de água?!

  4. Quantas calorias tem um copo de 200 ml de kefir feito com leite integral e quantas com leite desnatado?????

  5. Boa tarde, tenho o habito de tomar o iogurte kerfi leite semi desnatado com linhaça, 2 vezes ao dia qual a caloria.

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