Categories Menu

16 de setembro de 2013 |

9 erros que freiam o seu metabolismo.

9 erros que freiam o seu metabolismo.

284 Flares Twitter 2 Facebook 280 Pin It Share 1 Google+ 1 284 Flares ×

Perder peso, de fato, nunca sai da fórmula: Gastar mais calorias do que você ingere. E a forma clássica que praticamente todo mundo usa para gastar mais calorias é o exercício físico. Mas sabia que, de outras maneiras, você pode contribuir ainda mais para, tanto o gasto, como a economia de calorias? Ao ingerir certos alimentos ou ter certos hábitos alimentares, você pode estar tanto ajudando como atrapalhando seus esforços para emagrecer.

Falaremos de 9 erros que você pode estar cometendo em sua alimentação, que podem estar desacelerando o seu metabolismo. E com isso, acabam “economizando” energia e seus esforços para emagrecer terão que ser intensificados. Corrigindo esses erros, você otimizará o metabolismo basal de seu organismo, e vai queimar calorias extras sem muito esforço.

1 – Você não come o suficiente;

Não comer desacelera o metabolismo.

A redução exagerada na ingestão de calorias desacelera o metabolismo.

Óbvio que você precisa cortar calorias para perder peso, mas também é contraproducente se você exagera. Seu organismo interpreta uma redução excessiva de calorias como um sinal para que você comece a economizar energia, e faz isso desacelerando seu metabolismo. Além disso, também começa a utilizar a proteína contida nos músculos, que são grandes queimadores de energia. Menos músculo é igual a metabolismo mais lento, e menos gasto básico de calorias.

Comendo 5-6 refeições moderadas ao dia, você estará sempre satisfeito e evitará comer demais durante o resto do dia.

2 – Você evita a cafeína;

beber café acelera o metabolismo

O café pode acelerar o seu metabolismo em 5 – 8%.

A cafeína é um estimulante, e aquela dose diária de café que você toma pode aumentar o seu metabolismo em 5-8%. Um copo de chá, segundo um estudo japonês, pode fazê-lo em 12%. Apenas tome cuidado para isso não atrapalhar seu sono, evitando essas bebidas após as 5 da tarde, e o quanto você as adoça. Evite tomar mais de 4 xícaras por dia.

3 – Seus carboidratos são brancos;

comer-carboidratos-refinados

Carboidratos refinados não possuem quantidade suficiente de fibras.

Como já falamos no artigo sobre alimentos integrais, você deve evitar os carboidratos refinados (geralmente da cor branca) e dar preferência aos integrais. Especialmente pela ausência de fibras, que, presentes nos integrais, frutas e vegetais, podem aumentar a sua queima de gordura em até 30%.

4 – Você bebe água a temperatura ambiente;

beber-agua-fria

Bebendo 6 copos de água gelada, você pode perder até 2,2kg por ano.

Pesquisadores alemães descobriram que, bebendo 6 copos de água gelada por dia, você pode aumentar o seu metabolismo em 50 calorias por dia, o suficiente para eliminar 2,2 kg em um ano sem o menor esforço. O aumento do metabolismo provavelmente advém da energia gasta pelo organismo para “esquentar” a água para a temperatura corporal.

5 – Sua comida está coberta de agrotóxicos;

Agrotóxicos podem desacelerar o metabolismo

Por não conterem agrotóxicos, prefira os alimentos orgânicos.

Pesquisadores canadenses descobriram que pessoas em dieta que possuem níveis maiores de organoclorados (contidos nos pesticidas usados na agricultura), que são armazenados na gordura corporal, sofrem uma queda maior do metabolismo durante o processo de perda de peso, provavelmente porque a substância interfere com o processo de queima de energia. Portanto, dê preferência aos alimentos orgânicos.

6 – Sua refeição não tem proteína;

comer-proteinas

A ingestão de proteínas pode aumentar a queima calórica em até 35%.

Certifique-se que está ingerindo proteínas em suas refeições. Seu corpo precisa delas para manter a musculatura. Pesquisas demonstram que a ingestão regular de proteínas pode aumentar a queima calórica pós refeição em até 35%.

7 – Você não está ingerindo ferro o suficiente;

falta de ferro impacta na contagem de hemoglobina.

A falta de ferro atrapalha na produção de hemoglobina.

O ferro é elemento essencial, especialmente para a produção de hemoglobina, proteína que dá a cor do nosso sangue, e principalmente, carrega o oxigênio para os músculos exercerem sua função, e claro, queimar gordura. Mulheres devem estar atentas, pois todo mês perdem ferro através da menstruação. Se os estoques não forem repostos, o resultado é anemia, baixo nível de disposição e energia, e um metabolismo mais lento. Boas fontes de ferro são mariscos, carnes magras, feijões, cereais fortificados e espinafre.

8 – Onde está a vitamina D?

sol-vitamina-d

A vitamina D ajuda na preservação muscular.

A vitamina D é essencial para a preservação muscular, que já sabemos ser um forno queimador de calorias. Boas fontes de vitamina D são o salmão, atum, camarão, queijo tofu, leite, cereais fortificados e ovos. Além de uma bem óbvia e simples: pegar sol de 10 – 20 minutos por dia.

9 – Cuidado com as bebidas alcóolicas;

Alcool faz você queimar menos calorias

Ao ingerir álcool você desacelera o seu metabolismo.

O princípio é simples: Ao ingerir álcool, ele é o combustível utilizado, e então seu metabolismo desacelera e você queima menos gordura. Ao ingerir dois martinis, você reduz a habilidade do seu organismo de queimar calorias em até 73%.

E você? Quais erros você mais comete? Comente abaixo e conte-nos sua história!

Video gratuito ensina os 4 segredos rápidos para emagrecer de uma vez. Clique para assistir.

Sim, quero emagrecer.

9 disseram o que pensam. Agora é sua vez.

  1. Queria uma dieta, simples com as coisas comum que se tem em casa, e que não nos custasse mais, nas prateleiras de supermercados.

    • Olá, Fabiana.

      É natural que desejemos exatamente ter o que você falou. O problema é que, se o que você tem em casa (que eu não tenho como saber), for de baixo valor nutritivo e alto valor calórico, não há dieta que vá fazer isso se tornar saudável.

      Você perceberá que a nossa missão aqui no site é, mais do que fornecer dietas e receitas, é educar as pessoas de forma que elas saibam exatamente o que devem e o que não devem comer, e também ensinar os comportamentos que pessoas naturalmente magras têm. Dessa forma, pensando e agindo como pessoas já magras, elas mudarão aos poucos seus hábitos e se transformarão também em magras.

      Sobre dietas em si, a própria mentalidade da dieta é ruim. A pessoa se concentra por um tempo em fazer a dieta, e quando acaba, ok, perdeu peso… Ela vai voltar aos velhos hábitos alimentares e vai engordar de novo. Certamente você conhece pessoas que sofrem do efeito sanfona. Ou seja: Se os hábitos alimentares não mudarem, nada vai mudar. Leia nosso post sobre “Porque as dietas falham”, e terá uma idéia melhor do porquê evitamos falar sobre dietas aqui.

  2. queria saber de algo q me faça não sentir vontade de comer doçes a minha dieta pode estar indo muito bem quando derepente la vou eu comer chocolate entre outras coisas doçes q emgordam se tem como me ajudar le serei muito grata.

    • Olá, Rosane.

      Vou deixar duas dicas para você:

      1- Não tente cortar os doces de uma vez só. Esse é um erro muito comum, e apenas faz o desejo por eles aumentar. Uma idéia é estabelecer um dia por semana que você não vai comer doces, e na semana seguinte passe para dois dias, e assim sucessivamente. Ou então estabeleça uma quantidade máxima de doce ou chocolate que você pode comer, e vá diminuindo. Por exemplo, se você come 3 bombons por dia, passe a comer só dois, na semana seguinte coma só um, e assim você vai eliminando os doces. Substituir o açúcar por adoçante pode ser útil no começo, mas preste atenção: Quanto mais você sente o gosto doce na boca, mais você quer. O ideal é ir eliminando a sensibilidade aos doces gradualmente e de vez.

      2- Vá à sua cozinha ou geladeira, pegue todos os doces e chocolates (e produtos como leite condensado) e JOGUE FORA. Quando não tiver mais nada doce (ou que te ajude a preparar doces) em casa, não compre mais. No momento que bater a vontade de comer doce em casa, vai ser mais difícil pelo simples fato que você não terá os doces. Daí você procura algo para fazer e se distrair.

      E obrigado por postar sua dúvida!

  3. Parabéns! Estou aproveitando todos os posts. Medidas sensatas e de acordo com minha realidade e neuras.. Mais do q restringir é a consciência do que ingerir. As dicas dos doces irão me ajudar. Muito obrigada!

    • Nós é que agradecemos a você, Ale.

      E o mais importante é que você simplesmente faça algo. A definição de loucura é fazer sempre as mesmas coisas, e esperar resultados diferentes. Faça algo diferente, e não será surpresa se os resultados mudarem…. Para o que você quer!!

  4. Confesso que não to tendo ânimo para começar a dieta para emagrecer, porém eu preciso urgente muito. Pois á cada ida na balança é um kilinho á mais, e se eu não me der por conta rápido será pior.. e com suas dicas vou começar pelos doce… Obrigada

  5. gostaria de se diminuir a alimentação vou conseguir emagrecer

    • Elizabete, obrigado pela pergunta

      A resposta é sim. Porém, essa não é a melhor abordagem. Só diminuir a alimentação vai acabar fazendo com que, a médio prazo, seu organismo reduza o metabolismo e diminua a perda de peso. Sem contar que basta uma bobeada e os quilos voltam. OUtro problema é que será uma mudança muito radical, e você sentirá todo tipo de tentação, sendo fácil abandonar a dieta.

      Ao invés disso, sugiro que melhore a QUALIDADE do que você come. Se você come frituras, comer menos frituras não vai adiantar muito, porque ainda está comendo frituras. Você fatalmente emagrecerá se comer a mesma quantidade de hoje, mas de carnes magras, vegetais, bons carboidratos, entendeu?

Trackbacks/Pingbacks

  1. 17 dicas para perder barriga. | Comece a Emagrecer - […] Se você bebe álcool, aquela bebedeira ocasional é pior para sua barriga que tomar uma cervejinha ou vinho só. …

O que você pensa sobre emagrecimento e dietas? Escreva abaixo!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

284 Flares Twitter 2 Facebook 280 Pin It Share 1 Google+ 1 284 Flares ×