7 ótimos motivos para você fazer exercícios (o 1º é capaz de aliviar a pior das TPMs).

7 ótimos motivos para você fazer exercícios (o 1º é capaz de aliviar a pior das TPMs).

24 de julho de 2015

Poderíamos citar aqui centenas de razões pelas quais o exercício físico é benéfico para você. Mas se por acaso você é do tipo que vive criando desculpas ou reclamando que não gosta, pedimos que pense em apenas três boas razões para não o fazer.

Exercícios são fundamentais para promover saúde no longo prazo, mas cremos que apenas saber disto não é o suficiente para fazer você suar a camisa hoje, amanhã ou depois. Pode ser que precise de um pouco mais de argumentos impactantes, daqueles que fazem a motivação aparecer na hora.

Exercícios são fundamentais.

Exercícios são fundamentais para promover saúde no longo prazo.

E por conta disso, reunimos aqui 7 ótimos motivos para te convencer a mover-se. Já!

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Melhorar seu humor

Uma boa estratégia para lidar com um dia ruim no trabalho é ir para a academia. Isso porque durante o exercício, o organismo libera substâncias chamadas endorfinas, que funcionam como analgésicos naturais do corpo. E também são capazes de produzir sentimentos de euforia e bem estar.

É muito fácil acostumar-se com o conforto do seu sofá, e vendo sua televisão, e na hora de pensar em se mover, a imagem que vem é provavelmente você toda suada e ofegante. Mas vamos começar a observar o outro lado da moeda também… Assim como você pode fica viciada no sedentarismo, já parou para perceber que muita gente que pratica atividade física e persiste, também acaba viciada? Não é um vício bom de se ter?

Uma experiência pessoal minha aqui. Eu também pensava “sedentário”. Quando cheguei no meu limite (120kg e com pressão alta), percebi que precisava fazer algo, e comecei a correr. Algum tempo depois – não vou negar, no começo você não quer continuar de jeito nenhum – aquilo passou a ser parte de mim, e principalmente, a sensação de bem estar que ocorre quando eu vou relaxar após uma corridinha é altamente viciante.

E assim, eu simplesmente não consigo mais passar muito tempo sem correr, e quando passo, já estou logo pensando em voltar. Algum tempo depois, isso tornou-se verdade para a musculação. Convido você a juntar-se a mim nesse vício bom!

Eu disse uma experiência? Então aqui vai outra. Minha esposa não tinha o hábito de praticar atividade física, o que a tornava digamos, perigosa durante sua TPM. Quando a convenci a praticá-los, minha vida se tornou muuuuito melhor nesse período. Ela mesma precisou admitir que isso a ajudava a ter um humor mais estável  e melhor.

Fazer você se sentir mais atraente

É óbvio, e visual, quando você obtém os benefícios de emagrecer e tornear melhor seu corpo, mas um detalhe interessante é a sua própria auto percepção. Pesquisas sugerem que pessoas mais fisicamente ativas tendem a classificar sua “atratividade” de forma maior que pessoas menos ativas, e mesmo antes de resultados concretos aparecerem.

Mesmo sendo verdade a questão do “padrão de beleza socialmente construído”, é inegável que será muito mais fácil – e saudável – seguir o padrão atual do que lutar contra. Nosso organismo se beneficia tanto de atividade física que acaba atingindo formas que são instintivamente mais atraentes para o sexo oposto, e olha que nem precisa ter um corpo incrível para gerar mais atenção, portanto, não é tão missão impossível assim.

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E convenhamos: ouvir o clássico “nossa, como você emagreceu, tá linda”, é como música para qualquer ouvido.

Dormir melhor

Exercitar-se ajuda a regular o seu relógio biológico diário, tornando você mais desperto durante o dia e mais cansado à noite, e isso gera um sono de melhor qualidade. Especialmente se você praticar atividade física pela manhã.

Mais uma experiência pessoal minha: Exercitar-me me livrou de dois problemas que eu tinha em relação ao sono. O primeiro foi o ronco. Uma vez viajei com amigos e dormimos no mesmo quarto, e quando acordei, havia um monte de travesseiros sobre mim, colocados para abafar o ronco alto. Isso acabou completamente devido aos exercícios e consequente emagrecimento. Ao menos o fantasma da apnéia do sono não me assombra mais.

O segundo problema é que quando você é sedentário, qualquer atividade rotineira te deixa cansado, e sonolento. Com isso, eventuais sonecas à tarde ou começo da noite eram uma constante. E isso acabava me fazendo dormir mal e porcamente de noite. À medida que fui praticando atividade física, ao mesmo tempo que gastava mais energia durante o dia, meu corpo ganhou condicionamento. E assim, mesmo gastando mais, eu não sentia mais o cansaço durante o dia, ele vinha como um todo, à noite, e finalmente passei a ter um sono reparador. E sem roncadeira!

Diversão

Um aspecto importante é encontrar uma atividade que você realmente goste. E desse jeito, exercitar-se passa a ser um prazer e algo que você mal pode esperar para fazer. Natação, boxe, jogar futebol, Yoga, aulas de dança, as opções são ilimitadas, a diversão é garantida e aquela sensação de fazer por obrigação vai desaparecer.

De nada adianta você escolher o melhor exercício da história, aquele que queima todas as calorias e mais um pouco, se você no fundo o abomina. Claro que dá para aprender a gostar – eu nunca pensei que fosse gostar de esteira, mas hoje em dia ela é minha amiga – mas no começo ajuda bastante se você escolher uma atividade prazerosa.

E se você for daquelas que não gosta de atividade física alguma… A sugestão é abrir um pouco a mente e dar uma chance. E claro, ainda temos mais 6 motivos nesse texto.

Multi-exercícios

Uma forma criativa de incorporar exercícios na sua rotina é encaixá-los nas suas atividades. Por exemplo, se você precisa ligar para alguém, faça isso durante uma caminhada. Ou ao invés de encontrar um amigo para almoçar, saia com ele para um passeio. Conforme já mencionamos aqui, é muito fácil tornar-se sedentário nos dias de hoje, e procurar encaixar atividades físicas em atos simples do nosso cotidiano é extremamente benéfico. Sempre há um exercício oculto a ser feito.

Coisas simples como usar as escadas ao invés do elevador, levar seu cachorro para longos passeios, estacionar um pouco mais longe do seu destino, saltar do ônibus ou metrô uma estação antes e caminhar o resto. No final, é mais energia gasta, e você terá mais disposição para suas atividades, pois isso não deixa de ser treinamento.

O cérebro também se exercita

Ao fazer exercícios, você está usando seu corpo e sua mente. Seu cérebro está trabalhando durante a atividade, tomando decisões múltiplas sobre equilíbrio, percepção e memória. Exercitar-se mantem o cérebro ativo e funcionando bem. Mesmo uma simples caminhada estimula o cérebro, por disparar memórias e sentimentos.

Não se surpreenda se sua capacidade cognitiva, atenção, memória e tudo o mais apresentarem um generoso salto de qualidade. Mente sã, corpo são, e vice-versa!

Conhecer melhor o seu corpo

Seu corpo é a sua “moradia” aqui neste planeta. Você não tem outro lugar para viver. Preste atenção no seu corpo ao se exercitar. Sinta as suas adaptações aos diversos estímulos. Note como os músculos se endurecem com os movimentos dos halteres, e sinta seu coração e respiração à medida que a intensidade aumenta.
Quanto mais você conhecer o seu corpo, mas saberá o que ele é capaz de fazer.

Isso inclusive é ótimo para determinar o que funciona e o que não funciona para você, e assim você pode focar mais no que funciona. Cada organismo é diferente e reage diferente aos estímulos. Prestando atenção e observando suas reações, você em breve será como que seu próprio personal trainer, e saberá exatamente o que precisa fazer.

E claro, ninguém melhor do que você para ouvir os sinais que seu corpo manda. Fisiculturistas profissionais são muito bons nisso, e muitas vezes eles sentem que uma parte do corpo está pedindo um exercício determinado dia, e assim eles adaptam suas rotinas ao que estão sentindo. E bom, resultado eles tem. Usando as mesmas táticas, não digo que você terá os mesmos resultados, mas é sempre bom aprender com quem tem essa manha.

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