Musculação emagrece? (A resposta é surpreendente)

Musculação emagrece? (A resposta é surpreendente)

16 de fevereiro de 2015

A dúvida se a musculação emagrece é bastante recorrente, inclusive entre pessoas que buscam as melhores formas de perder peso com atividade física. No entanto, mesmo que a musculação tenha papel fundamental no ganho de massa muscular, o treino muscular também é eficiente para quem deseja queimar calorias.

Será que musculação emagrece mesmo?

musculação emagrece mesmo?

A musculação oferece a receita certa para emagrecer. Leia mais para saber.

 

De forma geral, emagrecer com saúde não se refere apenas a perder peso, mas também aumentar a sua massa magra e reduzir a gordura do organismo. A musculação, por sua vez, é a receita certa para isso. Claro que para cada caso é preciso um treino personalizado, conforme as necessidades da pessoa que deseja emagrecer.

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No entanto, na hora da perda de peso com saúde, o que está em jogo é a composição corporal. Ou seja, emagrecer é eliminar os excessos de gordura corporal, reduzindo a sua porcentagem. Isso quer dizer que, diferente do que muitos acham, o peso é parâmetro entre algo leve ou pesado e não entre gordo ou magro.

Além disso, pesquisas apontam que o treino de musculação acelera o metabolismo, o que facilita a queima de gorduras. Por outro lado, quando se pratica musculação, a tendência é que não seja usada a gordura como combustível para a atividade física.

Na musculação, existe um processo chamado gliconeogênese, que consiste no uso de gordura para repor as calorias perdidas durante o treino. Porém, como o metabolismo está acelerado a queima de gordura vai ocorrer até 15 horas depois.

O que também ajuda a acelerar o metabolismo é a taxa de músculos, assim, quanto mais massa magra uma pessoa tiver mais ela vai queimar gordura. Além disso, esse método de perda de peso vai ajudar o condicionamento físico do praticante.

Musculação e emagrecimento.

musculação para emagrecer: como fazer.

Para entender melhor qual a relação entre musculação e emagrecimento vale dizer que a ideia é se basear na energia que o corpo gasta na atividade em si, e que deve se somar à energia gasta para o corpo se recuperar do treino.

Dessa forma, quanto mais intensa é uma atividade física, mais o corpo necessita de energia e oxigênio, a fim de reparar o que foi exaurido. Além de emagrecer, a musculação possui a vantagem em relação aos exercícios aeróbicos de não causar o mesmo impacto nas articulações, desde que executada de modo adequado. Assim, também são reduzidos os ricos de lesões, comparativamente.

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No entanto, quem busca emagrecer através da musculação vai ter um treino diferenciado do empregado a pessoas que buscam a hipertrofia. Nesse sentido, o aspecto mais importante para a perda de peso é a intensidade do exercício, que deve ser agregada aos poucos ao treino, inclusive, dos iniciantes.

Assim, a carga no começo não é muito elevada. Porém, o intervalo entre as séries deve ser relativamente curto, a fim de obter uma intensidade maior com o tempo. Ao indivíduo que quer emagrecer com musculação, em geral, são indicados exercício mais amplos, como os multiarticulares, os quais promovem um gasto calórico muito mais elevado.

Exemplos desses exercícios que trabalham maiores grupamentos estão o avanço, o agachamento e o levantamento terra, entre outros. Outra forma de tornar o treino mais eficiente com o objetivo de emagrecer é alterar os grupamentos musculares trabalhados, caso contrário o treino em pouco tempo torna-se fácil para o corpo, perdendo intensidade.

Alimentação + musculação para emagrecer.

musculação emagrece: alimentação para quem malha.

Se você pretende começar a fazer musculação para emagrecer, é importante ficar de olho na alimentação.

 

Quem deseja perder peso com musculação também deve estar atento à alimentação. Ela tem esse papel fundamental, porque durante o treino de musculação é reduzido o estoque de glicogênio muscular. Dessa forma, partes muito pequenas da musculatura são “destruídas” e o que for ingerido depois será desviado para repor esse desgaste. Ou seja, as calorias do alimento não vão se acumular, até porque o seu organismo ainda está queimando gordura por causa do metabolismo acelerado.

Por isso, o importante é escolher boas fontes de carboidrato e proteína para o lanche após o treino. Uma dica é preparar um sanduíche de pão integral com uma fatia de queijo magro e peito de peru. Para ficar ainda mais nutritivo, o sanduiche pode receber tomate, alface e cenoura.

É preciso alimentar-se adequadamente quando se pratica uma atividade física, mesmo que o intuito seja o de emagrecer. Porém, nada de exageros. Outra dica para quem deseja emagrecer com a musculação é aliar ao treino algumas atividades aeróbicas.

Assim, é possível alternar o ganho de massa magra com exercícios como pular corda, polichinelos, step, agachar somente com o próprio peso do corpo, andar de bicicleta e outros.O corpo também exige descanso, por isso, é importante guardar alguns dias para o corpo repor as energias.

Uma dica é pegar menos pesado e fazer somente uma caminhada. Vale lembrar ainda que a musculação exige a orientação de profissionais qualificados, por isso, o melhor é fazer os treinos em uma academia.

E aí, pronto pra malhar?

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Sim, eu quero.

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2 disseram o que pensam. Agora é sua vez.

  1. Tenho 60 anos e acho muito difícil emagrecer, aliás, acho que estou sem estímulo, pois detesto academia e somente com a dieta alimentar a perda de peso se torna mais difícil ainda, não é?

    • Muito pelo contrário, Cecilia.

      A dieta é 80% da perda de peso. Prova disso é que muita gente se mata na academia e não emagrece. Mas se você ajusta sua dieta, você nem precisa malhar, na verdade.

      A dica é: Coloque seus níveis de carboidratos entre 50-100g por dia. Isso você consegue se alimentando de carnes, ovos, peixe, frango, nozes, amêndoas, e vegetais (todos exceto raízes como batata e cenoura). Use manteiga e azeite para preparar os alimentos e regar a salada.

      Vai ficar dificil mesmo se você quiser comer um docinho, um arroz, uma pizza… Aí sem exercício complica mesmo.

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