“Troquei músculo por gordura”. Sinto informar, mas isso é lenda.

“Troquei músculo por gordura”. Sinto informar, mas isso é lenda.

29 de julho de 2015

Se você está fazendo dieta e exercícios por algum tempo, já deve ter observado que às vezes o seu peso não vai cair regularmente toda semana. Às vezes essa perda vai ser pouca, ou mesmo você vai ganhar algum peso.

Uma desculpa clássica que as pessoas dão quando isso acontece, é: “Normal, estou trocando gordura por músculo”. Ou seja, a suposta culpa é do treinamento intensivo com peso que elas fazem. Algo simplório e um tanto quanto conveniente.

Será que é o caso? Antes de respondermos, vamos a uma passada rápida sobre os benefícios de ganhar músculo. Até porque mesmo que realmente o músculo pese mais que a gordura, não é uma boa razão para deixar de trabalhar no sentido de ganhar mais musculatura.

banner método emagrecimento fácil

Alguns benefícios de ganhar músculos

peso músculo gordura

Desenvolver a musculatura traz diversos benefícios para o corpo e aumenta a queima de calorias.

  1. Uma forma física melhor, com menos barriga e mais definição muscular
  2. Mais proteção às suas articulações, evitando lesões
  3. Melhor postura, mais confiança, e você parecerá mais atraente ao sexo oposto
  4. E o principal, músculos queimam mais calorias para se manterem, ao contrário da gordura. Pessoas mais musculosas podem até se dar ao luxo de comer mais. A quantidade de comida que fisiculturistas profissionais precisam ingerir, possivelmente faria seu estômago explodir de tão cheio.

Mas a questão é que ganhar músculos dá bastante trabalho. E se você acha que não perdeu peso ou até o ganhou durante essa última semana, você está assumindo, de forma errada, que o ganho muscular ocorre de forma rápida e fácil.

Para ganhar uma quantidade significativa de músculo, você não só precisa de um esforço consistente e de longo prazo, no sentido de estimular esse ganho (com exercícios de resistência com pesos), mas também de uma dieta saudável e rica em proteínas, que são a matéria-prima desse músculo novo.

E a verdade é que muitas pessoas, especialmente mulheres, não fazem um trabalho de hipertrofia muscular num nível significativo, e nem têm uma dieta que auxilie o processo de ganho muscular. Ainda sobre mulheres, é comum ouvir a desculpa que não querem ganhar muito músculo porque senão vão parecer com fisiculturistas. Nada mais falso, dado que mulheres não costumam ter a carga hormonal necessária para uma hipertrofia muscular intensa. Ademais, se mesmo homens que pegam bastante pesado muitas vezes acabam apelando para, ou até mesmo precisando de esteróides anabolizantes, imagine uma mulher, que sequer possui o básico do básico para uma considerável hipertrofia muscular, leia-se o hormônio testosterona?

Isto posto, além de as condições para ganhar músculo serem ideais, é um processo que vai levar uma boa quantidade de meses para acontecer de forma significativa. Ou seja, se você notou uma perda menor de peso ou mesmo ganho, na última semana, é improvável que seja apenas fruto de troca de gordura por músculo. Pois como acabamos de ver, essa troca só pode ser mensurada no longo prazo.

É muito mais plausível que seja resultado de retenção de água, ou uma falha ao seguir o seu plano de dieta. É natural do ser humano buscar explicações que lhe aliviem a culpa por ter falhado, e muitas vezes com uma criatividade de fazer inveja a muito roteirista de Hollywood. Mas minha função aqui é trazer o “reality check”, a boa dose de realidade necessária. Se você está cometendo um erro e todo mundo lhe passa a mão pela cabeça, você nunca perceberá que está errando. Uma boa nova forma de encarar isso é “agradecer pela oportunidade de enxergar o erro”, no caso, criar uma desculpa para sua falta de resultado, aprender com isso, e ajeitar seu rumo.

A diferença entre músculo e gordura

a diferença entre músculo e gordura.

A grande diferença é o volume que a gordura ocupa.

Por fim, quando você finalmente desenvolver mais músculos que gordura, o músculo realmente pesa mais. A diferença é o volume. Se pegarmos, por exemplo, um copo cheio de gordura, e um copo igual, cheio de músculo, o copo com o músculo pesará mais, devido à densidade maior do seu conteúdo. Da mesma forma, se colocarmos 1kg de gordura e 1kg de músculo lado a lado, a gordura terá um tamanho maior. Na figura acima, você pode ter a noção exata disso, pois o peso dos dois “volumes” acima é exatamente o mesmo.

Resumindo, a gordura ocupa mais espaço. E essa é a razão pela qual é possível parecer mais magro no visual, sem que a balança demonstre perda de peso. Fisiculturistas são um bom exemplo disso, pois frequentemente pesam 100kg ou mais, e em época de competição, seus percentuais de gordura se aproximam de algo como 3 a 5%, ou seja, praticamente nada. Eles são “pesados”, sem serem gordos, eis a diferença.

banner método emagrecimento fácil

Outra “lenda” comum é que você pode “transformar gordura em músculo”. Cada tecido funciona de forma diferente, e não necessariamente um vai virar o outro. Você pode perder gordura e ganhar músculo, assim como ganhar os dois ao mesmo tempo, e também perdê-los simultaneamente. Na realidade, muitos dos exercícios que as pessoas fazem acabam por provocar justamente tanto a perda de gordura como de músculos, o que não é o resultado que você gostaria. Dois bons exemplos desses processos ocorrendo de forma simultânea:

1- Um competidor de Strongman (o homem mais forte do mundo). Normalmente eles tem uma quantidade imensa de músculos, e uma bela pança acompanhando. Aliás, fisiculturistas também passam por isso, quando estão na fase de “bulking” (ganho de massa), eles ganham músculos e gordura ao mesmo tempo, e depois para os concursos, eles fazem o “cutting”, onde perdem gordura de forma acelerada, e também músculo, esta última perda minimizada por treinamento de resistência.

2- Um maratonista. Seu treinamento é puramente aeróbico, e extremo, e com isso eles praticamente são pele e osso.

Concluindo, de posse dessas informações, ao invés de colocar seu foco toda semana na balança, uma abordagem mais eficiente é procurar melhorar a sua força muscular. A perda de peso que você vai ter pode parecer mais lenta, mas o benefício a longo prazo certamente será compensador: Você terá uma forma mais saudável de parecer mais magro e ficar em forma. E não, isto não fará você parecer com um(a) fisiculturista, pelo contrário, mais musculatura melhorará, e muito, sua forma física.

Veja Mais Sobre Como Emagrecer

Para quem este site foi criado.   Como você pôde ver no post em que nos apresentamos, nós criamos este site com o desejo de ajudar outras pessoas a perderem peso, emagrecendo c...
Dietas para emagrecer: guia para encontrar a corre... Deixa eu adivinhar: deve ser a ducentésima vez que você está procurando algum texto sobre dietas para emagrecer, acertei?Foi a vez 150? Estamos qu...
Reeducação alimentar para emagrecer. Para perder peso e depois manter o corpo em dia, a melhor maneira de conseguir isso é a através da reeducação alimentar. A reeducação alimentar tem um...
3 hábitos fundamentais para um emagrecimento saudá... Emagrecer não é algo tão simples, não é apenas fechar a boca e parar de comer. Erradíssimo quem pensa que é só isso.Saber dosar o que come e em qu...

Descubra quais são os 7 alimentos que parecem saudáveis, mas que na realidade não são.

Sim, eu quero.

Publicidade

7 disseram o que pensam. Agora é sua vez.

  1. Oi eu to exatamente 2meses e 20 dias caminhando e tbm dou uma corrida todos dias 1 hr todo dias e uma boa dieta sem friturase massas …. cada semana perdendo algumas gramas estava com 58 kls hj 54 kls essa semana EU me pesei notei q ouve variações no peso almentou abaixou e amentou exatamente 500 hrs isso em 5 dias porque aconteceu isso fico meu deprimida ao saber q aumentei essas 500 gramas … Pode me ajudar ? Meu objetivo é perder a barriga e nao emagrecer muito por isso opitei por caminhar 1 hr dessa 1 hr corro 25 minutos pelo memos…. ja tive êxito mas n quero nem pensar em aumentar de peso …

    • Silviane, uma série de fatores pode ter causado esse ganho de peso. Inclusive um deles pode ter sido que você bebeu líquido demais (ah, eu já passei por isso), e não quer dizer nada.

      Um aumento na balança é sinal de alerta, mas a única coisa que você não pode fazer é desesperar e botar tudo a perder. O que você estava fazendo estava dando resultado, portanto, não é o caso de desesperar mas sim, analisar criticamente, ver o que pode ter acontecido nessa semana (as vezes você fez besteira e nem se deu conta), e corrigir o erro.

      Uma idéia é aumentar a intensidade dos seus exercícios. Isso porque seu corpo certamente já se adaptou à intensidade atual, e ela tem que ser sempre progressiva.

      Outra idéia: Atenção para os níveis de carboidratos que você anda comendo. Eles aumentam sua fome e são eles, e não as gorduras, que fazem vc engordar.

  2. Boa tarde,

    Achei esse texto extremamente agressivo, especialmente nos parágrafos:

    Uma desculpa clássica que as pessoas dão quando isso acontece, é: “Normal, estou trocando gordura por músculo”. Ou seja, a suposta culpa é do treinamento intensivo com peso que elas fazem. Algo simplório e um tanto quanto conveniente.

    E a verdade é que muitas pessoas, especialmente mulheres, não fazem um trabalho de hipertrofia muscular num nível significativo, e nem têm uma dieta que auxilie o processo de ganho muscular. Ainda sobre mulheres, é comum ouvir a desculpa que não querem ganhar muito músculo porque senão vão parecer com fisiculturistas. Nada mais falso, dado que mulheres não costumam ter a carga hormonal necessária para uma hipertrofia muscular intensa. Ademais, se mesmo homens que pegam bastante pesado muitas vezes acabam apelando para, ou até mesmo precisando de esteróides anabolizantes, imagine uma mulher, que sequer possui o básico do básico para uma considerável hipertrofia muscular, leia-se o hormônio testosterona?

    Isto posto, além de as condições para ganhar músculo serem ideais, é um processo que vai levar uma boa quantidade de meses para acontecer de forma significativa. Ou seja, se você notou uma perda menor de peso ou mesmo ganho, na última semana, é improvável que seja apenas fruto de troca de gordura por músculo. Pois como acabamos de ver, essa troca só pode ser mensurada no longo prazo.

    É muito mais plausível que seja resultado de retenção de água, ou uma falha ao seguir o seu plano de dieta. É natural do ser humano buscar explicações que lhe aliviem a culpa por ter falhado, e muitas vezes com uma criatividade de fazer inveja a muito roteirista de Hollywood. Mas minha função aqui é trazer o “reality check”, a boa dose de realidade necessária. Se você está cometendo um erro e todo mundo lhe passa a mão pela cabeça, você nunca perceberá que está errando. Uma boa nova forma de encarar isso é “agradecer pela oportunidade de enxergar o erro”, no caso, criar uma desculpa para sua falta de resultado, aprender com isso, e ajeitar seu rumo.

    “Desculpa clássica”, “reality check”, “criatividade nas desculpas”,

    Se todas as pessoas que começam a malhar dentro de alguns meses observam o mesmo efeito de estagnação ou até mesmo aumento do peso, todas essas pessoas estão dando desculpas, fora da realidade e sendo apenas criativas?

    Acredito que se a maioria das pessoas sente exatamente o mesmo efeito não seja uma mentira coletiva mas sim um efeito que de fato existe e, mesmo que fosse o caso de ser uma “desculpa clássica” não deveria ser tratado dessa forma por um texto que procura trazer informações úteis, que acabou por não informar quase nada sobre o tema.

    • Há um porém aí. Essa desculpa é comumente utilizada pelas pessoas após alguns dias e/ou poucas semanas. Sequer deu tempo de produzir uma quantidade suficiente de músculo que justifique a “troca”.

      E sim, na maioria das vezes, isso é utilizado para acobertar erros da própria pessoa. O ser humano é campeão de criar desculpas para alívio de consciência própria. Até porque existem outras causas mais significativas de platô de perda de peso, e isso acontece mesmo em quem não malha, provando o ponto aqui.

      E sobre ser tratado de forma “agressiva”, será que chegamos ao ponto que as pessoas são tão sensíveis à PALAVRAS??? Se apenas uma pessoa entendeu o recado do texto, parou de buscar desculpas e isso lhe foi proveitoso, missão cumprida. O que não dá é querer ser gentil com palavras e não resolver nada. É o famoso “tough love”.

    • Sem contar que este texto não tem nenhuma fonte confiável, o que indica que podem ser só suposições de qualquer um que não tem embasamento científico.

  3. Essa pessoa que escreveu esse texto deve ser uma frustrada kkkk e sim está bem agressivo. Eu em 45 dias fazendo dieta certinha e treinando exaustao aumentei meu peso e quase 1 kg e fiz um exame de densidade corporal tinha diminuido meu percentual de gordura e ganhei 800 gr de musculo. Então feche a boca filhinha antes de falar merdas.

    • Releia o texto com atenção, porque obviamente ela estava ausente.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Peso ideal: como achar o seu. - Comece a Emagrecer - […] da mesma altura, que viva sentado no sofá e cultive uma bela barriga. Conforme explicamos neste texto, músculos pesam…
  2. 6 formas de evitar o ganho rápido de peso - Comece a Emagrecer - […] ainda mais quando se torna ativo. Em resumo, o músculo é um belo forno de queima de calorias. Quanto…
  3. Ganhar massa muscular: descubra a importância. - […] primeiro é por conta do volume que músculo e gordura ocupam. 1kg de gordura ocupa um volume maior que…
  4. 8 exercícios para perder peso. | Comece a Emagrecer - […] gordura por horas após o treino. Outro benefício é que essa atividade molda a musculatura, promovendo a substituição gradual…

O que você pensa sobre emagrecimento e dietas? Escreva abaixo!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *