Nunca desista de emagrecer: como planejar seu emagrecimento de forma infalível.

Nunca desista de emagrecer: como planejar seu emagrecimento de forma infalível.

10 de agosto de 2015

Quando um bebê começa a tentar levantar, ele simplesmente não fica em pé e sai correndo em um dia só. Pelo contrário, ele primeiro rola de um lado para o outros, depois descobre como engatinhar e eventualmente, se levanta e anda.

Mesma coisa quando você aprendeu a andar de bicicleta. Provavelmente precisou das rodinhas e depois levou alguns tombos, mas aprendeu, no final das contas.

Emagrecer funciona da mesma forma

 

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emagrecer é um processo.

Seria ótimo se pudéssemos acordar com 20kg a menos, mas não é assim que a perda de peso acontece.

Você começa com alguns pequenos passos, tropeça, sai dos “trilhos”, ganha um pouco de peso, tenta de novo, e depois volta e repete tudo.

Seria ótimo se pudéssemos acordar um belo dia com 20kg a menos, mas não é assim que a perda de peso acontece.

Pelo contrário, há todo um processo de dar pequenos passos na direção correta, talvez sair do rumo um pouco, ganhar um pouco de peso, e repetir tudo algumas vezes.
E voltando aos bebês, você já viu algum deles desistir de andar, apesar de tombos e mais tombos, e de no começo ser totalmente desajeitado? Se quando era bebê você não desistiu, por que desistiria agora?

Ao longo do tempo, você vai aprender muito sobre nutrição, aumentar sua motivação para perder peso, e finalmente atingir o ponto ideal.

Aqueles pequenos passos vão se transformar num plano para perder peso, com o qual você vai chegar ao peso ideal e depois mantê-lo.

Cada um desses passos serão pilares para uma jornada de melhora da sua nutrição, aprender sobre cozinhar, e exercitar-se para aprimorar sua forma física. Para tudo na vida existe uma curva de adaptação e aprendizado, e tornar-se a versão magra de si próprio está incluído nisso.

E esses pequenos passos podem não significar muita coisa, mas como gostamos de dizer aqui no Comece a Emagrecer: “Ações ordinárias, feitas regularmente, levam a resultados extraordinários”. E você verá que os pequenos passos não eram tão pequenos assim.

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Sem eles, você não perderá o peso que quer perder. Sem eles, você não poderá influenciar positivamente aqueles ao seu redor. Sem eles, você corre o risco de ficar exatamente onde está.

Se por um acaso você estiver desmotivado, esperando resultados rápidos, achando que seus pequenos passos não são o suficiente, nós te encorajamos a mudar esse pensamento e perceber que cada pequeno ato pode realmente fazer a diferença. Pode levar um certo tempo para “pegar no tranco e embalar”, mas se você nunca desistir, poderá ver sua vida mudar de forma dramática… E maravilhosa!

Não subestime o poder de uma pequena decisão, por mais insignificante que seja. Seu futuro está em construção nesse exato momento, e seja lá o que aconteceu no passado, não há nada que você possa fazer para alterá-lo. Mas agindo no presente, o futuro se transforma. Uma decisão pequena, como ir a um bar diferente num dia em que você costuma ficar em casa, pode ser o empurrãozinho que faltava para o acaso colocar aquela pessoa especial na sua vida (que também decidiu ir ao bar por acaso, quem sabe). Quem procura, acha, e decisões pequenas, mas que tem o potencial de causar uma cascata de efeitos rumo ao resultado que você quer, podem ser poderosas.

Por exemplo, se você decidir caminhar 5 minutos todo dia, mesmo que falte um dia aqui e outro acolá, pode no futuro virar uma corrida de 10km. Mas se você desistir, aí garante que nunca será desse possível jeito.

Finalizamos este artigo com um questionamento e uma técnica para estabelecer um plano de ação, com todos os pequenos passos que vão levar você ao seu objetivo.

O questionamento é:

“Se você continuar do jeito que está, fazendo o que está fazendo, como imagina sua vida daqui a 1 ano? E daqui a 5 anos? E em 10 anos?”

Talvez as respostas sejam o suficiente para tirar você da inércia ou da desmotivação, principalmente se o futuro não lhe parecer promissor com o que você está, ou não, fazendo hoje. Lembre-se, se você tentar, pode fracassar, mas pode ter sucesso também. Se nem tentar ou desistir, a garantia do fracasso é de 100%. Você escolheu o fracasso, e ele será seu companheiro para sempre.

E vamos à técnica para estabelecer seu plano de ação. Ela se chama Roadmap Reverso. Funciona da seguinte forma:

  • Pegue uma folha de caderno e trace uma linha vertical no canto esquerdo dela. Essa será uma linha do tempo, e na parte inferior da linha, você escreverá a data de hoje.
  • Defina um grande sonho, meta ou objetivo. E uma data para atingi-lo. Procure ser bem específico, pois “ficar magro” não quer dizer nada. Atente-se também ao realismo da sua meta. Perder mais de 1kg por semana é algo ruim para sua saúde e vai facilitar com que você engorde tudo de novo. Portanto, nada de “perder 20kg em 1 mês”.
  • Na parte superior da linha, escreva a data que a sua meta se realizará, e ao lado, qual é a sua meta.
  • Você agora vai “caminhar” de volta no tempo. Uma ou duas linhas abaixo da linha onde está a sua meta, você fará as seguintes perguntas:

“O que aconteceu um passo antes da meta virar realidade? O que você fez? Quais foram as suas ações?”

Por exemplo, talvez um passo antes de você atingir o seu peso ideal, você tenha decidido comprar roupas novas que caiam bem em suas novas medidas. Anote isso.

  • Pule uma ou duas linhas e repita o processo do item 4, mas desta vez, relacionado ao passo imediatamente acima.

No exemplo, o que aconteceu um passo antes de você comprar as roupas novas? Pode ser que você tenha descoberto que faltam apenas 1,5 kg para chegar na sua meta.

  • Vá repetindo o processo dos itens 4 e 5 até chegar na data atual.

E pronto. Lendo de baixo para cima, você terá um mapa completo com todas as pequenas ações que você deve tomar para chegar ao seu objetivo. Com a vantagem de você saber que está no caminho certo quando cada passo se concretizar, afinal, uma meta que está muito longe pode ser dividida em pequenas metas, e assim sua motivação está sempre alta, pois você consegue visualizar seu progresso.

Descubra quais são os 7 alimentos que parecem saudáveis, mas que na realidade não são.

Sim, eu quero.

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