O que é sedentarismo (e por que você vai ficar deprimido só de ler sobre ele)

O que é sedentarismo (e por que você vai ficar deprimido só de ler sobre ele)

24 de julho de 2015

Sedentarismo é uma palavra usada para definir a ausência ou quantidade bastante baixa de atividade física. Porém, a referência não é apenas em relação a exercícios feitos em academias ou mesmo em casa, mas também às atividades rotineiras que exigem esforço físico.

Ou seja, alguém que não pratica atividade física em academia, ou mesmo alguma modalidade esportiva, não necessariamente pode ser considerada sedentária. Pense por exemplo em um estivador (que trabalha carregando pesos no cais do porto), mesmo que ele não pratique atividade física propriamente dita, seu trabalho o faz gastar energia de forma constante e considerável. Carregar todo o peso que carrega não é para qualquer um, e definitivamente, não dá para chamar um estivador de “sedentário”, só porque não é um esportista.

Quem sabe que está sedentário e acha que a falta de atividade física é apenas um empecilho ao emagrecimento está enganado, pois as consequências vão muito além disso, tratando-se de uma série de problemas para a saúde. Além de impactar negativamente os ossos e músculos, (causando a sua desmineralização e atrofia respectivamente, pela falta de movimentação), a falta de atividade física afeta os rins, cérebro e o coração, além de outros órgãos vitais.

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O sedentarismo também causa a perda de flexibilidade do corpo, prejudicando a saúde como um todo. Apesar de não serem exatamente a mesma coisa, ausência de exercícios e sedentarismo andam de mãos dadas, e as consequências negativas são bastante conhecidas: as doenças cardiovasculares, infarto, pressão alta, derrame, depressão, doenças nas articulações, obesidade, diabetes, aumento do colesterol, asma e alguns tipos de câncer, entre outras.

Sedentarismo e depressão.

o que é sedentarismo: depressão.

Em especial a depressão e alterações de humor costumam ser subestimadas, mas é fato que há uma ligação entre estilo de vida sedentário e possibilidade de depressão. Os mecanismos que causam a depressão não são totalmente compreendidos, mas em um nível mais básico, eles todos estão relacionados a um neurotransmissor chamado serotonina.

A serotonina atua na regulação do seu humor. Ela se liga a receptores que “mandam o recado” para o seu cérebro, e se esses receptores estão sabotados ou encontram-se em quantidade menor que o normal, o recado não é dado. É como se seu cérebro não recebesse um comunicado dizendo que você não tem o menor motivo para se sentir para baixo ou desanimado. Isso, de forma simplificada, é como a depressão acontece.

Uma forma de combater a depressão é com antidepressivos, que basicamente impedem que a serotonina seja retirada do seu cérebro “após o uso”, e com isso, mais serotonina se acumula, causando um estímulo mais forte. Em resumo, a resposta à serotonina aumenta, no geral, melhorando o humor. Mas existem efeitos colaterais, como a falta de libido.

Então agora você deve estar se perguntando: “E o que diabos o sedentarismo tem a ver com isso?”. Bom, para entender, devo lhe informar que você não precisa terceirizar a sua produção e bom funcionamento da serotonina. Há uma forma natural de obter estes benefícios.

E agora vem a peça que se encaixa nesse quebra-cabeça: A atividade física é a melhor forma de fazer funcionar a sua “farmácia natural de anti-depressivos”. Quando você se exercita, o seu corpo libera endorfinas, que são neurotransmissores responsáveis por causar sensações de bem estar.

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Sem atividade física regular, você perde esses benefícios, e fica mais fácil entrar em quadros propícios a depressão. O mundo de hoje, com todos os seus desafios, facilita que nos coloquemos em situação de estresse elevado, e cada vez mais fiquemos presos à escritórios, passando horas sem movimento, ou que nosso lazer envolva cada vez menos atividade física. Como descrevemos nesse artigo, enquanto nossos antepassados plantavam e caçavam, nós vamos ao supermercado. Enquanto eles se divertiam jogando bola ou andando de bicicleta, nós passamos horas na internet ou jogamos videogame. Não é de se admirar que os níveis de quadros depressivos só subam, com todo esse estímulo a um estilo de vida sedentário.

O melhor e mais potente antidepressivo já é conhecido há milênios, só que infelizmente ele também é o menos utilizado de todos, e chama-se exercício. Os seres humanos não foram feitos para serem sedentários, e isso traz consequências devastadoras. Se você não estiver alerta, pode sem querer acabar sofrendo com isso.

Dicas para escapar do sedentarismo.

o que é sedentarismo: dicas

A dica fundamental para não ser mais sedentário é saber equilibrar a quantidade de calorias consumidas e gastas por dia, o que também é essencial para a perda ou manutenção do peso. Quem sabe que não está sendo ativo o suficiente deve apostar para valer nos exercícios físicos, planejando o seu dia para criar ou encontrar uma brecha e se dedicar a eles ao menos meia hora por dia.

Para que isso dê certo é fundamental escolher uma atividade na qual sinta prazer. Se você escolher algo que não goste, dificilmente vai conseguir manter uma frequência na sua prática. Quem não gosta ou não pode frequentar a academia tem várias outras formas de se exercitar, podendo caminhar ou mesmo fazer ginástica em casa.

Vale ainda correr, andar de bicicleta, dançar e demais atividades, no entanto, elas devem ter uma frequência durante a semana e não serem feitas apenas de vez em quando. E se o problema é tempo, a internet é uma mina de exercícios curtos e intensos para se fazer em casa. Dica: experimente procurar exercícios para fazer em casa na busca do Youtube, e você terá bastante coisa para fazer, ao invés de sentar e assistir novela.

Muitas vezes, o gasto calórico pode aumentar apenas com uma mudança de hábitos. Alguns exemplos são subir escadas ao invés de pegar o elevador ou a escada rolante e quando possível caminhar ao invés de pegar o ônibus ou o carro até o seu destino. Porém, é preciso ir com calma e começar o exercício aos poucos, sem exagerar. À medida que a atividade evolui é possível aumentar a sua frequência e intensidade, aliás isso é desejável. Infelizmente muita gente faz sempre a mesma coisa na academia, ou sequer tenta melhorar seu tempo na corrida, por exemplo. Seu corpo se adaptou e sem desafio, ele não vai evoluir.

Dicas para incluir o exercício na sua rotina. 

o que é sedentarismo: exercícios

É essencial alongar o corpo antes de qualquer exercício e mesmo antes de atividades do dia a dia em que haja esforço físico. Alongar as partes do corpo vai evitar lesões, sendo que até mesmo ao levantar da cama é importante alongar braços e pernas, se espreguiçando bem e devagar.

Já na hora do exercício é importante estar com roupas confortáveis e adequadas, bem como hidratar-se durante todo o dia. Outros exercícios que podem ser escolhidos para fugir do sedentarismo são a musculação, natação, artes marciais e mesmo os esportes de aventura.

Até limpar a casa, buscar os filhos na escola, fazer compras no mercado e outras atividades são importantes para escapar do sedentarismo. Mas é importante avaliar se elas são o suficiente. Além disso, nas atividades do dia a dia não se costuma trabalhar alguns grupos musculares e com um treino eficiente voltado as suas necessidades o trabalho ocorre em todo o corpo.

E com tudo isso, você acabará colhendo os benefícios de sair do seu estado de sedentarismo, que não são poucos. Quer ver tudo isso, e com o bônus do ponteiro da balança começar a baixar? Então é hora de se mexer!

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