Ômega 3 emagrece? O guia completo.

Ômega 3 emagrece? O guia completo.

30 de maio de 2016

E aí, Ômega 3 emagrece ou não?

Quem está em busca de uma boa alternativa para conseguir reduzir o peso, pode apostar nos benefícios do ômega 3, que é um ácido graxo essencial, mas que não é produzido pelo organismo humano.

Ainda assim, ele é indispensável para a saúde e por isso é importante consumir alimentos que tenham esse elemento em sua composição.

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Entre os benefícios do ômega 3 está sua capacidade de ajudar no emagrecimento, por conta de seu potencial anti-inflamatório.

Neste artigo, você vai descobrir:

1- O que é o ômega 3

2- Por que ômega 3 emagrece

3- A importância do equilíbrio ômega 3 x ômega 6

4- Que formas de ômega 3 são encontradas comumente por aí, e qual a diferença entre elas

5- Se realmente há a necessidade de suplementar o ômega 3

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6- Uma lista com todos os benefícios do consumo de ômega 3

7- Quais são as melhores fontes de ômega 3

8- Um plano de ação para começar a ter os benefícios do ômega 3 hoje mesmo. 

 

O que é o ômega 3?

 

Os ácidos graxos ômega 3 são considerados ácidos graxos essenciais.

Eles são necessários para a saúde humana, mas o organismo não consegue fabricá-los.

Ou seja, você necessariamente precisa obtê-los através da alimentação.

Também conhecidos como ácidos graxos polinsaturados, eles desempenham um papel fundamental na função do cérebro, bem como no crescimento e desenvolvimento normais.

Eles acabaram se tornando populares porque reduziram os riscos de doenças cardíacas.

As pesquisas mostram que os ácidos graxos ômega 3 reduzem a inflamação e podem reduzir o risco de doenças crônicas como as cardíacas, câncer e artrite.

A concentração desses ácidos graxos ômega-3 é elevada no cérebro, e aparenta ser vital para a função cognitiva e comportamental.

De fato, crianças cujas mães não obtém omega-3 o suficiente durante a gestação, possuem riscos aumentados para problemas neurológicos e de visão.

Sintomas de deficiência de ômega-3 incluem fadiga, memória fraca, pele seco, problemas cardíacos, alterações do humor ou mesmo depressão, e má circulação.

 

O balanço ômega 3 x ômega 6

É importante obter a razão certa de ômega 3 e ômega 6 (outro ácido graxo essencial) na sua dieta.

Os ácidos graxos ômega 3 ajudam a reduzir a inflamação, e a maioria dos ácidos graxos ômega 6 atua de forma oposta.

Infelizmente a dieta ocidental contém 14 a 25 vezes mais ômega 6 do que ômega 3, o que a maioria dos especialistas considera um consumo elevadíssimo, que faz a balança pender para o lado da inflamação, ou seja, do ômega 6.

A dieta mediterrânea, por exemplo, contém um equilíbrio melhor nesse sentido, e os estudos confirmam que pessoas com essa dieta têm riscos menores de desenvolver doenças cardíacas.

Confira o infográfico abaixo para entender como funciona o equilíbrio ômega 3/ômega 6

Ômega 3 emagrece

Clique na imagem para ampliar

Como o Ômega 3 emagrece.

Quando comemos, os tecidos gordurosos liberam um hormônio chamado leptina, e o pâncreas secreta insulina (dependedo da composição do que comemos).

É uma espécie de ação conjunta desses dois hormônios que avisa o cérebro que estamos satisfeitos e que podemos parar de comer.

O problema é que se houver qualquer tipo de inflamação no organismo, ela pode atrapalhar a troca de informações necessárias para enviar os sinais de saciedade.

Isso pode resultar naqueles excessos na hora de se alimentar, que inevitavelmente terminará como alguns quilos a mais na balança.

Também a insulina em excesso (quando comemos muitos carboidratos, especialmente os de alto índice glicêmico) pode impedir que esse sinal de saciedade ocorra.

Ou seja, o ômega 3 ajuda na perda e no controle de peso porque facilita o funcionamento do sistema que controla a saciedade.

Com isso, você sente menos fome, come menos e evita o ganho de peso.

E não é só isso!

O ômega 3 emagrece porque tem a capacidade de ativar uma proteína chamada PPAR-gama.

 

Mas antes de prosseguirmos... Que tal conhecer um método de emagrecimento totalmente sistematizado e fácil, onde você não precisa abandonar totalmente os alimentos que tanto gosta e acabar de vez com o tal do efeito sanfona, mudando sua vida e saúde para sempre?

Você está a um clique de uma verdadeira revolução na sua vida. Se você precisa perder 10, 20, 30kg ou mais, veio ao lugar certo. E se precisa perder só alguns quilinhos, é mais rápido ainda. Nada de medicações, dietas milagrosas, nada disso. Até porque nada disso é necessário.

E você também vai conhecer 7 alimentos que você provavelmente acha que são emagrecedores, mas que na verdade promovem justamente o efeito contrário.

Clique aqui para saber mais e bem vindo à sua nova vida.

Essa proteína é importante para melhorar os efeitos da insulina nas células, de maneira que a insulina consiga converter mais facilmente o açúcar em energia.

Esse é justamente o processo que evita que os excessos se transformem em gorduras indesejadas.

Além disso, o consumo de ômega 3 também é benéfico porque ajuda a diminuir os níveis de colesterol ruim no sangue, diminuindo os riscos de doenças cardiovasculares.

Se você sente que anda exagerando demais nas refeições e não consegue se controlar, uma forma de tentar evitar os exageros é consumindo alimentos que são ricos em ômega 3, numa média de três a quatro vezes por semana.

Jamais consuma estes alimentos fritos ou mesmo cozidos em temperaturas muito altas, porque isso pode acabar destruindo a parte benéfica.

 

E onde está o ômega 3?

omega 3 emagrece: fontes

Confira abaixo a lista das principais fontes de Ômega 3.

 

Os peixes são os alimentos que mais possuem ômega 3.

O bacalhau, o cação, o salmão, a sardinha e o atum são os recomendados.

No entanto, alguns outros alimentos também são fonte de ômega 3, como o brócolis, o espinafre, a semente de linhaça e a rúcula.

Para entender quais são as melhores fontes de ômega 3, é preciso saber quais são as formas em que ele se apresenta no alimento.

Basicamente são 3: Ácido eicosanopentanóico (EPA), ácido docosahexanoico (DHA), e ácido alfa-linoléico (ALA).

EPA e DHA são encontrados nos peixes de água gelada como salmão, cavalinha, sardinhas, atum e arenque.

Já o ALA é encontrado em sementes de linhaça, óleo de linhaça, soja, óleo de soja, sementes de abóbora (e também seu óleo), nozes e outros.

O problema é que o ALA, para ter algum efeito no organismo humano, precisa ser convertido em EPA ou DHA.

E para muita gente, essa conversão não é feita de forma eficiente.

A despeito de muito debate no mundo da nutrição, o conceito geralemente aceito é que as fontes marinhas de ômega 3 são melhores que as vegetais.

Ambos EPA e DHA podem ser tomados na forma de cápsulas de óleo de peixe.

E com o cuidado de a dosagem ser baseada na quantidade dos ácidos graxos, não do óleo de peixe em si. Uma quantidade comum de ácidos graxos ômega 3 encontrados em cápsulas é de 180mg de EPA e 120mg de DHA, e isso vai variar de acordo com o peixe fonte.

Se você é um adulto saudável e sem história de doenças cardíacas, basta comer peixe 2 vezes por semana.

Já se há história de doenças coronariana, o suplemento é recomendado. Na quantidade equivalente a 1g diária de EPA e DHA.

A suplementação deve ser mais elevada em pessoas com colesterol alto, a dose seria de 2 a 4 g.

E nunca suplemente por conta própria. Sempre tenha acompanhamento médico.

omega 3 emagrece dica

 

Confira uma lista de alimentos ricos em ômega 3:

– Atum

– Sardinha

– Salmão

– Truta

– Tilápia

– Arenque

– Anchova

– Cavalinha

– Bacalhau

– Algas marinhas

– Crustáceos

– Brócolis

– Espinafre

– Azeite de oliva

– Nozes

– Rúcula

– Folha de mostarda

– Óleo de fígado de bacalhau

– Semente de chia

– Óleo de linhaça

– Semente de linhaça

 

Concluindo, Outras vantagens do Ômega 3 e um plano de ação para obter os benefícios.

E para encerrarmos, além do emagrecimento, o ômega 3 ainda tem outras vantagens:

– Previne depressão;

– Promove a concentração e melhor memoria;

– Combate a ansiedade;

– Promove o Bom Humor;

– Protege e hidrata a pele;

– Combate o ressecamento de pele;

– Ajuda evitar manifestação de herpes;

– Combate urticária;

– Ajuda na prevenção de Acne;

– Protege contra doenças cardiovasculares;

– Previne a formação de coágulos nos vasos sanguíneos;

– Regulação da pressão arterial;

– Combate o colesterol ruim;

– Previne Diabetes;

– Reduz os níveis de lipídios no sangue;

– Melhora as funções renais;

– Evita a retenção de água.

 

Ômega 3 emagrece

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Referências:

1-  Omega-3 polyunsaturated fatty acids and inflammatory processes: nutrition or pharmacology?

2- Omega-3 fatty acids in inflammation and autoimmune diseases.

3- The importance of the ratio of omega-6/omega-3 essential fatty acids.

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3 disseram o que pensam. Agora é sua vez.

  1. O omega 3 é um santo remedio eu não consumo as capsulas mas na minha dieta sempre esta presente e poxa meu metabolismo vive a mil.

  2. pra emagrecer tem quer té uma Boa alimentação e prática esporte

  3. Sinto que e muito difícil conseguir fazer uma dieta pelo menos em meu caso pois não gosto de verduras feijão. e muito mais difícil manter pois as dietas normalmente são repetitivas e vc comer por exemplo batata doce com ovo cozido pela manha meio dia e a noite ninguém guenta por muito tempo.e o principal forca de vontade, eita coisa difícil. por isso ando lendo bastante e vendo varias receitas e agora tenho fe de conseguir preciso perder no minimo 14 kg, tenho 51 anos. mais vou conseguir.

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