Pão engorda sim (e isso não é tudo).

Pão engorda sim (e isso não é tudo).

11 de Fevereiro de 2015

O pão engorda. Isso é fato. Esse alimento é conhecido por todos a um longo tempo, inclusive, o pão branco de grãos refinados que, em geral, não é nutritivo. Nutricionistas e demais especialistas de todo o mundo, entretanto, têm encorajado as pessoas a consumirem esse alimento.

No entanto, os grãos, especialmente, que contém glúten, como o trigo, têm causado muitos problemas à saúde. Entre outros motivos, pão tem alto teor de carboidratos e pode elevar os níveis de açúcar no sangue. Mesmo o pão integral, já que nem sempre ele é realmente todo fabricado de grãos integrais.

O amido existente no pão é quebrado rapidamente no trato digestivo e entra na corrente sanguínea como glicose. Isso provoca um rápido aumento nos níveis de açúcar no sangue. Além disso, quando o açúcar no sangue sobe rapidamente ele tende a também cair rapidamente, e quando o açúcar cai, a pessoa sente fome.

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Essa é a montanha-russa do açúcar no sangue e que acomete em especial as que pessoas que consomem com frequência produtos ricos em carboidratos, como é o caso do pão. Produtos feitos com farinha branca, por serem muito processados, possuem poucos nutrientes e por isso oferecem uma saciedade reduzida.

Os açúcares sanguíneos quando em níveis elevados também são os responsáveis por causar glicação ao nível celular, ou seja, quando os açúcares reagem com as proteínas do sangue no corpo. Esse é um dos componentes do envelhecimento.

Dessa forma, estudos sobre dietas restritas em quantidade de carboidratos sugerem que os indivíduos que são diabéticos ou que precisam perder peso devem evitar todos os grãos. Outro agravante é que pão contém uma grande quantidade de glúten, sendo que atualmente uma porcentagem significativa da população é sensível (alérgica) a ele.

Qual é o problema do pão?

pão engorda

Quando comemos o pão que contém glúten, seja ele de trigo, centeio ou cevada, o sistema imunológico do aparelho digestivo é atacado pelas proteínas do glúten. Os ensaios clínicos controlados em pessoas sem a doença celíaca mostram que o glúten danifica a parede do trato digestivo, causando dor, inchaço, inconsistência de fezes e cansaço.

A sensibilidade ao glúten também está associada com alguns casos de esquizofrenia e ataxia cerebelar, ambas perturbações graves do sistema nervoso central. Por isso, o glúten é provavelmente prejudicial para a maioria das pessoas, não apenas aqueles com doença celíaca diagnosticada ou sensibilidade ao glúten.

A única maneira de realmente saber se você está sensível ao glúten é retirá-lo da sua dieta por 30 dias e depois reintroduzi-lo e ver como isso afeta o seu organismo. Outro problema do pão, quando ele é industrializado, é que contém outras substâncias perigosas, já que a grande maioria dos tipos comerciais de pão contém açúcar ou xarope de milho e demais alimentos processados.

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O açúcar provoca muitos efeitos adversos e comer alimentos processados que o contenham aumentam as chances de ter os seus efeitos prejudiciais sobre a saúde. A maioria dos grãos também possui o ácido fítico, uma molécula que se liga fortemente a minerais essenciais tais como cálcio, ferro e zinco, impedindo-os de serem absorvidos.

No entanto, a imersão dos grãos antes de serem assados pode degradar o ácido fítico, que deverá melhorar a disponibilidade de minerais.

Mais motivos para moderar no consumo de pão.

O pão é pobre em aminoácidos essenciais, sendo que não há nenhum nutriente no pão que você não pode ingerir por meio de outros alimentos em quantidades ainda maiores. Mesmo o pão de trigo integral não é tão nutritivo quanto você pode pensar.

Não só é pobre em nutrientes em comparação a outros alimentos, como ele literalmente reduz a absorção de nutrientes advindos de outros alimentos, como hortaliças. E mais: o trigo também pode agravar a deficiência de vitamina D.

Mas não é só isso, o trigo Integral aumenta o colesterol ruim. Em um estudo, foi constato que pessoas que o comeram, após 12 semanas, estavam com os níveis aumentados de colesterol ruim, sendo que a consequência disso é o aumento de risco para doença cardíaca. Porém, o mesmo não foi verificado em quem comeu aveia.

Em outras palavras, significa que o trigo Integral é apenas “menos ruim” do que o trigo refinado (farinha branca). Mas é verdade também que os pães integrais são melhores para você do que pães feitos com grãos refinados. Eles contêm mais nutrientes e fibras. Uma alternativa são os pães feitos com grãos germinados, do tipo pão Ezequiel. Há também os pães sem glúten, que são mais saudáveis do que aqueles feitos com glúten.

Existem diferentes receitas de pão sem glúten, como os feitos com farinha de arroz e farinha de soja, mas nesses casos, busque opções que não tenham usado soja transgênica. Há também outros ingredientes que em conjunto podem dar aos pães sem glúten a mesma textura dos pães tradicionais de trigo, como fécula de batata e farinha de linhaça.

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  1. Tapioca engorda ou emagrece? a resposta não é o que você está pensando. – Comece a Emagrecer - […] resumo, consumir tapioca é uma opção menos pior que pão. Ao menos você evita os efeitos do glúten e…

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