Perder peso: Quantas vezes você já tentou? E como garantir que a próxima vez ser a última!

Perder peso: Quantas vezes você já tentou? E como garantir que a próxima vez ser a última!

13 de agosto de 2015

Quem de nós não conhece alguém que está tentando perder peso desde sempre? Não é raro encontrar, por exemplo, uma mulher que esteja tentando perder peso desde o nascimento de seu bebê. E se perguntarmos a idade do bebê, pode não ser surpresa se ela responder que ele agora tem 7 anos. Ou seja, a mulher tentou, nesse período, perder peso pelo menos umas 20 vezes, sem sucesso.

E essa também é uma história com a qual muita gente pode se identificar, por estar sempre na luta contra a balança e tendo aquela sensação de insatisfação com o próprio corpo. Ou então por ter tentado dietas e dietas, comprado livros e revistas sobre perda de peso, entrado inúmeras vezes na academia (saindo uns 2 meses depois), a lista é infinita.

Raramente segue-se esses programas ou dietas por mais de uma ou duas semanas. Somos muito bons em planejar (ou ao menos achar que estamos planejando), e na empolgação acabamos começando, mas facilmente acaba perdendo-se o foco, e aí, só para variar, a vaca vai novamente para o brejo (e atola, de tão pesada).

banner método emagrecimento fácil

E com todos esses fracassos, é inevitável que, após tentar tantas vezes, qualquer um se sinta condenado a ser acima do peso para o resto de sua vida.

Você não é incapaz de perder peso, é só persistir.

Só porque você tentou várias vezes e não conseguiu, não significa que você seja incapaz de perder peso.

Porém, podemos lhe assegurar que definitivamente NÃO É O CASO. Só porque você tentou várias vezes e não conseguiu, isso não quer dizer que você é incapaz de emagrecer. Não mesmo.

Uma frase interessante que resume bem a questão, embora pareça difícil perceber isso quando estamos desanimados, é a seguinte:

“O destino não é questão de sorte. É questão de escolha”

Sabe aquelas pessoas que já conseguiram perder peso e estão desfrutando dos benefícios de estarem magras? Elas também falharam miseravelmente em diversos momentos, antes de conseguir seus resultados.  Elas não são diferentes de você. A diferença é que, se elas tivessem deixado essas falhas tornarem-se o seu destino, certamente estariam no mesmo lugar de antes. Com certeza não seriam capazes de malhar seis dias por semana, correr 5 km ou até, no caso das mulheres, terem filhos e continuarem magras.

Fracassar ao perder peso nunca é bom, mas também não precisa ser algo eterno. Na verdade, podemos aprender com nossos fracassos, e aplicar esse conhecimento no futuro, nas tentativas seguintes para emagrecer. Infelizmente o que muita gente aprende com o fracasso, é que “sou bom em fracassar”. Nada poderia ser mais errado. Imagine um empresário que criou uma grande empresa e conseguiu a proeza de ser demitido da empresa que ele próprio criou… Fracassado? Se você não sabe, foi exatamente o que aconteceu com Steve Jobs, criador da Apple. Nesse momento você chamaria Jobs de símbolo do fracasso, não? Pois bem, tempos depois a Apple passou por dificuldades e chamou Jobs de volta, e novamente decolou para ser a gigante dos tempos de hoje.

Como você pôde ver, o fracasso de Jobs naquele momento acabou se transformando em vitória depois.

banner método emagrecimento fácil

Inclusive a própria história da Apple é recheada de fracassos. Para cada grande produto que foi lançado, o lançamento anterior foi um retumbante insucesso. A diferença é que eles souberam tirar lições corretas de cada um desses fracassos, e corrigir o rumo no lançamento seguinte.

E essa é também – sempre – a história daqueles que obtiveram sucesso em perder peso e não mais engordar. Você só precisará ter sucesso uma única vez!

Por exemplo, pode ser que você descubra que não pode simplesmente comer tudo o que gosta em pequenas quantidades para perder peso, e tenha que trocar o tipo de alimento que come, bem como a quantidade. Ou então que você consiga perder peso apenas aumentando sua carga de exercícios, sem grandes mudanças na dieta. Cada organismo funciona de uma forma, e na verdade, aqueles fracassos anteriores estavam te mostrando o que funciona e o que não funciona para você.

Cabe a você tirar a lição de cada um desses fracassos, eliminar o que não funciona e manter o que deu certo. Sim, mesmo nos fracassos, algumas coisas deram certo. No mínimo, você vai saber que aquilo que você fez não funciona, e procurará não repetir o erro em uma futura tentativa.

dietas ajudam a perder peso temporariamente.

Dietas podem trazer resultados mas você corre um alto risco de ganhar todo o peso novamente.

Em geral, podemos adiantar que você descobrirá que emagrecer envolve não só promover mudanças temporárias, mas coisas que você fará para o resto de sua vida (e isso te ajudará a manter o peso depois). Descobrirá que dietas podem funcionar por um tempo, mas que são frequentemente tão difíceis de seguir que você acaba desistindo, simplesmente porque não é algo que você pode seguir indefinidamente. E finalmente, descobrirá que você terá que fazer isso para si próprio, e não para outro alguém. Claro que sua família e filhos podem te motivar, mas no final das contas, isso é sobre conquistar sua própria saúde e perder o peso que deseja.

Se você acha que está condenado ao fracasso porque vive tentando perder peso e não consegue, elimine esses pensamentos, porque eles servem apenas para te manter onde você está. Pelo contrário, pegue tudo o que aprendeu e aplique ao tentar de novo. Lembre-se que você pode perfeitamente controlar o seu destino a respeito do peso. Você escolhe o plano, escolhe a comida, você é que pega o garfo, você é que escolhe o que está no cardápio, enfim, você é que faz todas estas escolhas. Escolha então que elas sejam saudáveis, sustentáveis e permanentes.

Finalizamos com três citações para você se lembrar nos momentos difíceis:

“A diferença entre o vencedor e o perdedor não é a força nem o conhecimento, mas sim a vontade de vencer”

Vincent T. Lombard

“Se você pensa que pode, ou pensa que não pode, você, de qualquer forma, está certo”

Henry Ford

“A maioria dos fracassados na vida são pessoas que não se deram conta do quão perto estavam do sucesso, quando desistiram”

Thomas A. Edison

E você, leitor, quantas vezes já tentou perder peso? O que descobriu sobre você mesmo nesse processo? O que fará da próxima vez? Compartilhe sua opinião e experiências conosco nos comentários abaixo.

Veja Mais Sobre Como Emagrecer

Para quem este site foi criado.   Como você pôde ver no post em que nos apresentamos, nós criamos este site com o desejo de ajudar outras pessoas a perderem peso, emagrecendo c...
Pipoca engorda? Depende… Eu espero que você não esteja acessando esse artigo no cinema, porque senão eu preciso te alertar sobre alguns fatos, se pipoca engorda ou não.Nes...
Natação emagrece (e mais 4 benefícios que você não... Para quem está em busca de uma atividade física para perder peso, a natação pode ser uma boa pedida, porque se trata de um esporte que proporciona, al...
Treino intervalado de alta intensidade (adeus hora... Hoje existe um bom treino que garante conseguir queimar calorias, perder mais gordura e até melhorar o seu nível cardiovascular, garantindo mais condi...

Descubra quais são os 7 alimentos que parecem saudáveis, mas que na realidade não são.

Sim, eu quero.

Publicidade

O que você pensa sobre emagrecimento e dietas? Escreva abaixo!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *