Perder peso rápido demais é perigoso mesmo?

Perder peso rápido demais é perigoso mesmo?

30 de novembro de 2017

É normal querer perder peso o mais rápido possível. E no fim das contas algumas pessoas querem perder peso rápido demais.

Mas você provavelmente já foi informado de que é melhor perder peso em um ritmo lento e constante.

Isso ocorre porque a maioria dos estudos mostra que as pessoas que perdem peso lentamente são mais propensas a mantê-lo no longo prazo.

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Perder peso lentamente também causa muito menos riscos para a saúde.

No entanto, vários estudos recentes descobriram que a perda de peso rápida pode ser tão boa e segura quanto a perda de peso lenta.

Mas não tão rápida assim. Vamos com calma.

Então, é realmente ruim para você perder peso rápido demais?

É o que analisaremos aqui.

 

Perder peso rápido demais, a verdade

 

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Pô. é só isso que quero perder em 2 dias…

O que é considerado perda de peso rápida?

De acordo com muitos especialistas, perder 0,5 a 1kg por semana é uma taxa saudável e segura.

Perder mais do que isso é considerado muito rápido e pode colocá-lo em risco de muitos problemas de saúde, incluindo perda muscular, cálculos biliares, deficiências nutricionais e uma queda no metabolismo.

As formas mais comuns que as pessoas experimentam para perder peso rapidamente incluem uma “dieta radical” ou uma dieta muito baixa em calorias, com menos de 800 calorias por dia.

Muitas vezes as pessoas preferem a opção de uma dieta muito baixa em calorias, já que muitas vezes é mais fácil perder peso através da dieta do que com exercício.

No entanto, se você está apenas começando uma dieta ou plano de exercícios, então você pode perder mais de 1 kg na sua primeira semana.

Para este período inicial, a perda de peso rápida é perfeitamente normal. Especialmente se você está muito acima do peso.

O peso que você perde durante este tempo é comumente chamado de “peso da água”.

Quando você consome menos calorias do que o seu corpo queima, seu corpo começa a usar suas reservas de energia, sendo a primeira delas o glicogênio.

O glicogênio no seu corpo está “atrelado” a água, então, quando você está queimando glicogênio por combustível, o corpo também libera água.

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Amigos para siempre!

É por isso que você pode sofrer uma grande queda de peso durante sua primeira semana. Isso é muito comum nas dietas low carb, porque você simplesmente para de repor o estoque do glicogênio, ou seja, ele vai embora sem dó.

Uma vez que seu corpo use suas reservas de glicogênio, sua perda de peso deve estabilizar em 0,5 a 1kg por semana.

 

Você pode manter a perda de peso rápida?

Perder peso é apenas metade da batalha. O verdadeiro desafio é a manutenção.

A maioria das pessoas que seguem uma dieta recupera metade do peso que perderam após apenas um ano. Pior ainda, quase todos os que seguem uma dieta recuperam todo o peso que perderam após 3-5 anos.

É por isso que os especialistas geralmente sugerem perder peso em um ritmo lento mas constante. A maioria dos estudos mostra que as pessoas que perdem peso em um ritmo lento, mas constante, são mais propensas a uma manutenção bem sucedida  no longo prazo. 

Além disso, os planos que incentivam a perda de peso lenta geralmente o ajudam a desenvolver comportamentos saudáveis ​​como comer mais frutas e vegetais e beber menos bebidas açucaradas.

Quando você passa mais tempo exercendo esses comportamentos, maiores as chances de que eles passem a ser rotina para você. E se o hábito emagrecedor fica, a tendência é a manutenção do peso.

No entanto, vários estudos descobriram que a perda de peso rápida pode ser tão eficaz quanto a perda de peso lenta, mesmo no longo prazo.

Em um estudo, 103 pessoas seguiram uma dieta rápida de perda de peso por 12 semanas, enquanto 97 pessoas seguiram uma dieta de perda de peso lenta mas constante durante 36 semanas.

Quase 3 anos depois, aproximadamente 70% das pessoas em ambos os grupos recuperaram todo o peso que perderam. Isso significa que ambas as dietas foram igualmente eficazes no final.

Embora esses estudos tenham descoberto que a perda de peso rápida foi tão eficaz quanto a perda de peso lenta e constante, é improvável que uma pessoa comum obtenha resultados semelhantes, até porque provavelmente não terão o apoio e o controle feito por médicos e nutricionistas durante as fases de perda e manutenção de peso.

A pesquisa mostra que ter um profissional de saúde por perto pode melhorar suas chances de sucesso em perda de peso a longo prazo.

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Alguém me chamou?

Além disso, médicos e nutricionistas tentam minimizar os riscos para a saúde que acompanham a ingestão de muito poucas calorias. Estes incluem perda muscular, deficiências nutricionais e cálculos biliares.

As pessoas que seguem essas dietas sozinhas têm maior risco dessas condições médicas.

Em suma, você terá mais chances de perder peso e não engordar de novo, perdendo peso lentamente.

Esta abordagem irá ajudá-lo a desenvolver comportamentos alimentares saudáveis ​​para manter seu peso depois, e é mais seguro de fazer do que perder peso rápido demais, especialmente se você não tem o suporte de um profissional de saúde.

 

Riscos de perder peso rápido demais

 

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Eu falei que tava rápido demais, eu falei!!!

Embora seja tentador tentar perder peso rápido demais, geralmente não é recomendado.

 

Mas antes de prosseguirmos... Que tal conhecer um método de emagrecimento totalmente sistematizado e fácil, onde você não precisa abandonar totalmente os alimentos que tanto gosta e acabar de vez com o tal do efeito sanfona, mudando sua vida e saúde para sempre?

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E você também vai conhecer 7 alimentos que você provavelmente acha que são emagrecedores, mas que na verdade promovem justamente o efeito contrário.

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As dietas que promovem a rápida perda de peso geralmente são muito pobres em calorias e nutrientes.

Isso pode colocá-lo em risco de muitos problemas de saúde, especialmente se você seguir uma dieta rápida de perda de peso por muitas semanas.

Sem falar no efeito rebote, especialmente porque essas dietas não são sustentáveis. O que você vai fazer depois que a dieta acabar? Pois é.

Aqui estão alguns riscos de perder peso rápido demais.

 

Você pode perder músculo

 

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Será que perdi muito músculo?

Perder peso nem sempre é o mesmo que perder gordura.

Enquanto uma dieta muito baixa em calorias pode ajudá-lo a perder peso rapidamente, muito do peso que você perde pode vir de músculo e água.

Em um estudo, pesquisadores colocaram 25 pessoas com uma dieta muito baixa em calorias (500 calorias por dia) durante 5 semanas.

Eles também colocaram 22 pessoas com uma dieta apenas baixa em calorias (dessa vez 1.250 calorias por dia) durante 12 semanas.

Após o estudo, os pesquisadores descobriram que ambos os grupos perderam quantidades similares de peso.

No entanto, as pessoas que seguiram a dieta muito baixa calorias perderam seis vezes mais músculos que aqueles com dieta apenas de baixa caloria.

 

Pode lentificar o seu metabolismo

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Perto do seu metabolismo, nós somos o Usain Bolt!

Perder peso rápido demais pode retardar seu metabolismo.

Seu metabolismo determina quantas calorias você queima em cada dia. Um metabolismo mais lento significa que você queima menos calorias por dia, nem precisamos comentar.

Vários estudos descobriram que perder peso ao comer menos calorias pode fazer você queimar até 23% menos calorias por dia.

Duas razões que fazem o metabolismo cair em uma dieta muito baixa em calorias são: perda de músculo, e queda nos níveis de hormônios que regulam seu metabolismo.

Infelizmente, essa queda no metabolismo pode até permanecer depois de terminar a dieta.

 

 

Pode causar deficiências nutricionais

 

Se você não está comendo calorias suficientes regularmente, você pode estar em risco de uma deficiência nutricional.

Isso ocorre porque é difícil consumir nutrientes importantes como ferro, folato e vitamina B12 em uma dieta com baixas calorias, em quantidades suficientes.

Abaixo estão algumas conseqüências das deficiências nutricionais.

 

Perda de cabelo: quando você come poucas calorias, seu corpo pode não obter nutrientes suficientes para suportar o crescimento do cabelo, o que pode causar perda.

Fadiga extrema: você pode não estar obtendo suficiente ferro, vitamina B12 e folato com uma dieta muito baixa em calorias, o que pode colocá-lo em risco de fadiga e anemia extremas.

Deficiência da imunidade: não obter calorias e nutrientes suficientes pode enfraquecer seu sistema imunológico e aumentar seu risco de infecções.

Ossos fracos e quebradiços: podem ser causados ​​pela falta de vitamina D, cálcio e fósforo na dieta.

Felizmente, você pode evitar uma deficiência nutricional comendo uma dieta rica em alimentos naturais e não processados. Esses alimentos contêm menos calorias por grama e também são bastante saciantes, o que pode ajudá-lo a perder peso.

 

Pode causar cálculos biliares

 

Os cálculos biliares são provenientes do endurecimento do material contido na vesícula biliar. Eles podem ser um efeito colateral doloroso de perder peso rápido demais.

Normalmente, sua vesícula biliar libera sucos digestivos para quebrar alimentos gordurosos para que possam ser digeridos. Se você não está comendo muita comida, então sua vesícula tenderá a um estado chamado estase, ou seja, o seu conteúdo fica lá dentro, parado.

Isso pode levar à condensação de partes dessa bile, e consequente formação de uma “pedrinha”, no caso, o cálculo.

Os cálculos biliares podem ficar presos dentro da abertura da vesícula biliar e causar crises de dor, e até problemas mais sérios, como a colangite, uma doença potencialmente fatal.

Outros efeitos colaterais

Perder peso rápido demais está associado a vários outros efeitos colaterais, incluindo: fome, fadiga, irritabilidade, sensação de frio,  cãibras musculares, tonturas, constipação ou diarreia, e desidratação.

Dicas para ajudá-lo a perder peso em um ritmo saudável

 

Embora a perda de peso lenta não pareça atraente, há muitas coisas que você pode fazer para ajudar a acelerar o processo com segurança.

Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a perder peso em um ritmo saudável:

Coma mais proteínas: uma dieta rica em proteínas pode ajudar a aumentar o seu metabolismo, manter você sem fome por mais tempo e conservar a sua massa muscular.

Reduzir carboidratos: É fato que as pessoas que seguem uma dieta baixa em carboidratos perdem mais peso, e mais rápido.

Coma devagar: Mastigar seus alimentos podem ajudá-lo a sentir-se mais saciado rapidamente, por mais tempo e a comer menos comida.

Beber chá verde: Beber chá verde pode aumentar seu metabolismo em 4-5%, e pode aumentar a queima de gordura até 17% .

Dormir bem: a falta de sono pode aumentar seus níveis de grelina, o hormônio da fome, e reduzir os níveis de leptina, o hormônio da plenitude. Isso significa que o mau sono pode deixá-lo com fome, tornando mais difícil a perda de peso.

Treinamento de força: Treinar com pesos ajuda a combater a perda muscular e a queda no metabolismo que pode ocorrer quando se está a perder peso rápido demais.

Treinamento de alta intensidade: o treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) envolve explosões curtas e intensas de exercícios. Ao contrário do exercício aeróbico regular, também conhecido como cardio, o HIIT continua a queimar calorias por muito tempo depois de você treinar.

Coma fibras solúveis: A fibra solúvel pode ajudar a queimar gordura, especialmente a gordura da barriga.

 

Concluindo sobre perder peso rápido demais

 

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Perca peso rápido e depois você poderá entrar para uma banda de forró.

Se você deseja perder peso e não voltar a engordar, busque a perda em uma taxa lenta, mas constante de 0,5 a 1 kg por semana.

As pesquisas mostram que a perda de peso lenta e constante é mais fácil de se manter a longo prazo, porque é melhor para o desenvolvimento de comportamentos alimentares saudáveis ​​e é muito mais segura do que perder peso rápido demais.

Perder peso rápido demais também pode aumentar o risco de efeitos colaterais, incluindo perda muscular, menor metabolismo, deficiências de nutrientes, cálculos biliares e muitos outros riscos.

Isto é especialmente verdadeiro se você tentar perder peso rapidamente sem o apoio de um profissional de saúde.

Embora a perda de peso lenta não pareça tão atraente quanto a perda de peso rápida, há muitas maneiras de ajudar a acelerar sua perda de peso com segurança.

Por exemplo, você pode aumentar sua ingestão de proteína, reduzir o açúcar e amidos e beber mais chá verde.

Mudar lentamente seus comportamentos de alimentação e exercício irá ajudá-lo a perder peso e a nunca mais engordar.

 

Descubra quais são os 7 alimentos que parecem saudáveis, mas que na realidade não são.

Sim, eu quero.

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