Pesar todo dia. Certo ou Errado?

Pesar todo dia. Certo ou Errado?

8 de novembro de 2017

Quem nunca tentou se pesar todo dia para saber se está no caminho certo?

Ou então até mais de uma vez por dia, para quem sabe calcular quantas calorias você perde a cada segundo.

Meu Deus, é muita obsessão.

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E é um negócio totalmente contraproducente.

 

A dúvida da espectadora sobre se pesar todo dia

 

Então este artigo nasceu de uma dúvida muito comum para muita gente.

Ter controle é bom, mas quando existem pegadinhas que podem colocar tudo a perder, é perigosíssimo.

Então vamos à dúvida específica que me foi apresentada recentemente por uma espectadora do nosso canal do Youtube.

 

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          Doutor, é normal quando está no processo de emagrecimento, fazendo low carb e jejum intermitente, que em um dia você está com um peso e no outro dia, o peso está aumentado mesmo fazendo alimentação completamente correta?

 

Confira a versão em video:

 

Aproveite e inscreva-se no nosso canal do Youtube clicando na imagem abaixo

 

Emagrecimento não é algo linear

 

Uma coisa que precisa ser entendida é que essa visão de que “se estou fazendo tudo correto, eu vou emagrecer o tempo todo”, está um bilhão de vezes errada.

Não é assim que a banda toca.

E se você pesar todo dia, vai descobrir isso da pior forma possível.

Vale lembrar que estamos falando de uma entidade (seu corpo) que é uma máquina biológica altamente complexa, com milhares de interações com o meio ambiente, com os alimentos que você ingere e também flutuações hormonais.

Esses alimentos acabam influindo nos hormônios e diversas coisas podem acontecer.

E o ponto é que tudo isso pode acabar tornando (e torna) o emagrecimento algo não linear.

Você gostaria de achar o ponto onde, fazendo tudo certinho, você perderia lá seu quilo e meio toda semana, regularmente.

Bom, sinto interromper seu conto de fadas, mas é preciso voltar à realidade.

pesar todo dia

Ah, já acabou?

Para começo de conversa, a nossa alimentação não é regular, por mais que busquemos comer as mesmas coisas na mesma quantidade.

Você também já deve ter ouvido falar de ritmo circadiano de hormônios. Ao longo do dia, os níveis de vários hormônios flutuam.

E isso também acontece em médio e longo prazo. Vide ciclos menstruais.

Seu nível de atividade ao longo do dia também não é o mesmo. Sua sudorese varia.

E tudo isso leva a oscilações.

O que realmente importa?

 

Ainda que oscile, o importante é que no longo prazo, a curva esteja na descendente.

Que você tenha começado num ponto x e agora esteja no ponto x menos 20, por exemplo, dependendo do tempo que passou.

Só que esse caminho não é uma linha reta apontando para baixo.

Em alguns momentos, você vai descer… Daí desce um pouco mais rápido… Daí desce mais devagar… E então dá uma leve subida, como uma montanha russa. Ou uma estancada.

Mas é preciso sempre olhar no longo prazo.

pesar todo dia

Parece mais com isso aqui

 

 

Mas antes de prosseguirmos... Que tal conhecer um método de emagrecimento totalmente sistematizado e fácil, onde você não precisa abandonar totalmente os alimentos que tanto gosta e acabar de vez com o tal do efeito sanfona, mudando sua vida e saúde para sempre?

Você está a um clique de uma verdadeira revolução na sua vida. Se você precisa perder 10, 20, 30kg ou mais, veio ao lugar certo. E se precisa perder só alguns quilinhos, é mais rápido ainda. Nada de medicações, dietas milagrosas, nada disso. Até porque nada disso é necessário.

E você também vai conhecer 7 alimentos que você provavelmente acha que são emagrecedores, mas que na verdade promovem justamente o efeito contrário.

Clique aqui para saber mais e bem vindo à sua nova vida.

Que fatores geram tais oscilações de peso?

Um sem número de fatores podem gerar estancadas e ganhos de peso durante o emagrecimento.

E não necessariamente significa que você errou.

Um deles é um treco chamando período menstrual.

Em minha experiência como coach de emagrecimento, é uma das primeiras perguntas que lanço quando acontecem estancadas e coisas do tipo.

Porque o fato que é você, mulher, na época da menstruação, vira uma esponja mais absorvente que uma pilha com 400 Modess.

Se der um pouco de sorte, emagrece uma merreca.

pesar todo dia

Você na época da menstruação

Outro fator que justifica um ganho de peso de um dia para o outro é a alimentação propriamente dita.

Não que tenha sido errada, mas pode ser que o que você comeu naquele dia não tenha estimulado o suficiente para você eliminar fezes.

O que aliás é um problema bem comum na dieta low carb, pois o ritmo de evacuação diminui.

Fezes retidas = mais peso na balança.

Um terceiro fator é uma retenção de sódio.

Isso acontece no período menstrual também, e nas vezes que você fizer uma refeição com um pouco mais de sal.

E por favor, sem paranoia de começar a restringir sal por causa disso. Você precisa de sal! Mas pode ser que tenha exagerado um pouco no dia e aí a água fica retida.

Até porque perder água não é emagrecimento, nem aqui nem na China.

E aliás já que falamos em água, você sabia que só de água, o seu peso pode variar para mais ou para menos em até 2kg?

Isso falando de uma pessoa normal. Você já deve ter visto as loucuras que lutadores de MMA fazem para bater o peso antes do combate.

Dieta low carb, restrição hídrica, sudorese induzida… Alguns deles chegam a perder incríveis 10kg nos dias que antecedem a luta.

Mas desses 10, 9,99 foram de água. Isso não é emagrecimento!

pesar todo dia

Ah moleeeeque, 10kg a menos em 5 minutos!! Uhuuu!

E algumas horas após a pesagem, eles ganham o peso perdido.

Para você ver a imprecisão que isso gera.

 

Como avaliar a perda de peso então?

 

Pesar todo dia, por essa série de fatores, não é e nunca vai ser uma boa.

Seu peso pode oscilar, como já falei, 2kg para mais ou para menos, ainda que faça as coisas certas, por n fatores.

Você vai ficar maluca se tentar controlar tudo o tempo todo. Não dá.

Imagina que durante 2 semanas você se pesou todo santo dia e estava descendo.

Daí um belo dia você pesa e pega justamente essa oscilação.

 

“Ai, Meu Deus do céu, fiz alguma coisa errada, o que foi, o que é, o que será, buááááá, cadê o telefone do disk-pizza?”

pesar todo dia

Chamou?

 

Por falta de informação, você jogou fora o esforço (e provavelmente estava no caminho certo).

 

 

Peso não é um bom parâmetro para emagrecimento

 

E nunca foi, mas é o número que todo mundo quer ver descer.

Você sabe o que é o seu peso corporal?

É a soma do peso de gordura, músculos, água, fezes, ossos, órgãos (e algo mais que porventura eu tenha esquecido) no seu organismo.

Então cabe fazer uma diferenciação aqui:

PERDER PESO NÃO É A MESMA COISA QUE EMAGRECER.

Emagrecer = reduzir a sua massa de gordura.

Se você tem 50kg de gordura e por conta de suor perde 1kg de água, você continua sendo gordo com 50kg de gordura, mas agora é um gordo desidratado. Você está apenas mais leve, não mais magro.

Sacou?

Até porque a velocidade de queima de gordura é relativamente lenta. Perder 2kg de gordura de um dia para o outro é impossível. Salvo amputações e lipoaspirações.

 

Qual o melhor parâmetro para avaliar o emagrecimento?

 

Ele se chama percentual de gordura corporal.

Com ele você consegue calcular o quanto de gordura você tem, e quanto isso representa do seu peso.

É específico para gordura. Então se seu percentual e sua massa de gordura estão caindo, você está perdendo gordura.

Isso é emagrecimento.

Para você ter uma noção, pegue duas pessoas com mesma altura e mesmo peso. Digamos 1,80m e 100kg.

Só que uma tem percentual de gordura de 12% e a outra de 30%.

Eu vou te dizer a diferença. A primeira será uma montanha de músculo, e a segunda… Fofinha.

Mais ou menos isso aqui:

pesar todo dia

Mesmo peso, mas um é magro e outro.. Deixa pra lá.

 

 

A alta expectativa do começo da dieta

 

É outro fator que atrapalha.

Especialmente porque quando você faz uma mudança rápida na dieta, seu organismo tende a perder mais peso.Na dieta low carb então, você elimina água que nem doido.

Então é muito comum ocorrerem perdas de 4-5kg em uma semana. A pessoa fica feliz da vida.

Mas isso não vai durar. A realidade vai bater.

Quando eu vejo uma cliente toda empolgada porque emagreceu muito na 1ª semana, eu preciso baixar a bola dela.

Até porque vai ficar a expectativa que aquilo se mantenha.

E daí para o desespero e correr atrás da pizza (ainda mais se pesar todo dia), é logo ali.

 

É possível emagrecer sem perder peso

 

Outro fenômeno interessante por conta dessas oscilações, é que seu percentual de gordura pode cair sem o peso se alterar.

Especialmente em pessoas que malham.

Porque o músculo ocupa menos espaço que a gordura. Mas pesa mais.

A balança não consegue pescar isso. Mas a medida do percentual de gordura sim.

Falei sobre como medir seu percentual de gordura aqui.

Mas existe uma medida simples que pode dar uma informação mais precisa sobre se você está emagrecendo.

E ela se chama medição de circunferências corporais.

Uma fita métrica é tudo que você precisa.

pesar todo dia

Euzinha!

 

Meça toda semana a circunferência de sua barriga (altura da cicatriz umbilical), cintura e quadris, pelo menos. Alternativamente, braços e coxas.

Se as medidas estiverem caindo, é prova inequívoca que sua gordura está indo embora.

Mesmo que a balança estanque.

Concluindo, com que frequência devo pesar?

 

Minha resposta é semanalmente.

A neura de se pesar todo dia pode gerar estresse desnecessário.

Você pode até achar que não, mas sob estresse você vai produzir cortisol, hormônio que joga contra seu emagrecimento.

Com todos os fatores que citei aqui, ficar sujeito a essas oscilações é furada.

Pesar-se semanalmente permite um ciclo razoável para perda de peso. E que você perca efetivamente gordura, até porque como já falei, é impossível queimar muita gordura de um dia para o outro.

E também permite que você aja rápido em caso de algum problema de verdade. Imagina se você só daqui a 30 dias se pesasse? Você nem ia lembrar do que fez no dia 2.

E considere adquirir uma balança de impedanciometria e uma fita métrica.

pesar todo dia

Prazer, balança de impedanciometria!

 

Com esses parâmetros combinados, medidos semanalmente, você terá todas as informações que precisa para emagrecer de forma racional e ponderada.

Então sem essa de se pesar todo dia, hein? Deixe a paranoia de lado!

 

Descubra quais são os 7 alimentos que parecem saudáveis, mas que na realidade não são.

Sim, eu quero.

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