Pilates emagrece? Descubra como um dos seus incríveis benefícios acontece sem que você perceba.

Pilates emagrece? Descubra como um dos seus incríveis benefícios acontece sem que você perceba.

21 de outubro de 2015

A princípio, devido à sua natureza, pode-se ter dúvidas se a prática de pilates emagrece mesmo.

Isso porque o tipo de exercício realizado não chega a elevar sua frequência cardíaca a um nível compatível com a queima de gordura.

Mas mesmo sem gerar aquela suadeira típica de exercícios mais intensos, pilates é uma grande ajuda para emagrecer sim. E neste artigo veremos o porquê.

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O pilates pode ajudar a criar e manter massa magra (músculos), enquanto você perde peso, auxiliando a realinhar a postura à medida que o centro de gravidade do corpo muda.

Desta forma, não só sua postura como um todo melhora, como seus movimentos serão mais graciosos e elegantes, e você se sentirá mais centrado e energizado.

Estima-se que existam mais de 10 milhões de adeptos do pilates nos Estados Unidos.

Graças ao foco em grandes grupamentos musculares, e movimentos intencionalmente lentos, o pilates foi muito popularizado como uma forma de perda de peso “perfeita”.

Uma das razões do sucesso é que muitos praticantes acabavam tomando mais consciência a respeito do próprio corpo, e naturalmente passaram a tratá-lo melhor e escolher melhores alimentos.

 

O que é Pilates?

O método foi criado pelo alemão Joseph Pilates, na década de 1920.

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O programa por ele idealizado envolve condicionamento físico e mental e tem como objetivo melhorar o equilíbrio entre a performance e esforço.

O Pilates trabalha o corpo como um todo – corrige a postura e realinha a musculatura, desenvolvendo a estabilidade corporal necessária para uma vida mais saudável e duradoura.

O método Pilates tem como base um conceito chamado contrologia.

Contrologia, como poderia se imaginar,  é o controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo.

É a correta utilização e aplicação dos mais importantes princípios das forças que atuam em cada um dos ossos do corpo, com o total conhecimento dos mecanismos funcionais do corpo e o total entendimento dos princípios de equilíbrio e gravidade aplicados a cada movimento.

Para atingir os benefícios do Pilates e ter uma melhor eficácia na série de atividades, essa técnica do Pilates utiliza seis princípios: concentração, respiração, alinhamento, controle de centro, eficiência e fluência de movimento.

Para tanto, Joseph Pilates juntou os melhores aspectos das disciplinas dos exercícios orientais e ocidentais, e é o equilíbrio desses dois mundos.

Do Oriente, Pilates trouxe as filosofias de contemplação, relaxamento e a ligação entre corpo e mente.

Do Ocidente, trouxe a ênfase no enrijecimento muscular e a força, a resistência e a intensidade de movimento.

Essa mistura resultou no método Pilates, que traz diversos benefícios para pessoas de todas as idades.

 

Então pilates emagrece?

 

Pilates emagrece e ajuda a construir músculo.

Veja abaixo 5 motivos pelos quais o pilates não é o melhor exercício para gasto de calorias, mas sim é uma ferramenta útil para emagrecer.

 

Veremos agora uma coletânea de benefícios do pilates:

1- Pilates desenvolve músculos;

Como você já deve saber, desenvolver músculos é a melhor forma de aumentar o metabolismo basal, e consequentemente, queimar mais calorias. De forma simplificada, o pilates é um treinamento de força.

É feito um trabalho com resistência, para aumentar a força, e claro, a massa muscular.

Os diferentes equipamentos usados aumentam a carga em cima da musculatura, e assim ela acaba se desenvolvendo.

Uma variedade de equipamentos pode ser adicionada à rotina básica do pilates para tonificar a musculatura como um todo, e evitar o tédio.

Anéis tonificadores, faixas elásticas e halteres acabam gerando estímulos variados e trabalhando a musculatura em graus e locais diferentes.

 

2- Pilates faz você parecer mais magro;

Uma das melhores formas de parecer (e sentir-se) mais magro é ter uma boa postura.

O pilates ajuda a criar uma boa postura através da tonificação não só do seu abdome, mas também das costas.

Todos os exercícios do pilates são feitos com ênfase em alinhamento corporal e atenção à postura.

Através do bom alinhamento da coluna vertebral, você terá mais facilidade para a circulação sanguínea, melhora a drenagem linfática e aumenta a energia da musculatura ao redor da coluna.

Sem falar que essa musculatura se desenvolve, com os benefícios mencionados no item 1.

E a postura adequada vai fazer você automaticamente parecer mais magro, o que também aumentará sua autoconfiança.

 

3- Pilates desenvolve seu tronco (core);

 

Mas antes de prosseguirmos... Que tal conhecer um método de emagrecimento totalmente sistematizado e fácil, onde você não precisa abandonar totalmente os alimentos que tanto gosta e acabar de vez com o tal do efeito sanfona, mudando sua vida e saúde para sempre?

Você está a um clique de uma verdadeira revolução na sua vida. Se você precisa perder 10, 20, 30kg ou mais, veio ao lugar certo. E se precisa perder só alguns quilinhos, é mais rápido ainda. Nada de medicações, dietas milagrosas, nada disso. Até porque nada disso é necessário.

E você também vai conhecer 7 alimentos que você provavelmente acha que são emagrecedores, mas que na verdade promovem justamente o efeito contrário.

Clique aqui para saber mais e bem vindo à sua nova vida.

O pilates coloca todo um foco no desenvolvimento de força no tronco.

E isso acaba indo muito além de conseguir um abdomen tanquinho, mas é inegável que esse efeito do pilates ajudou a popularizá-lo.

Seu tronco não é só a musculatura abdominal, mas as costas inteiras também.

O pilates ensina a usar os músculos abdominais corretamente, como contraí-los, ao invés de deixá-los distender.

Esse mecanismo simples pode ser utilizado toda hora no seu cotidiano, e esta é a razão pela qual o pilates tonifica o abdomen rapidamente.

Um tronco com abdomen e costas fortes provê vários benefícios, como prevenção de lesões, melhora da postura, redução de dores lombares e inclusive melhora da função intestinal.

 

4- Pilates te leva a melhorar sua alimentação;

Um tronco mais tonificado, costas fortes, aumento do metabolismo, é fácil ver como o pilates pode dar mais confiança a alguém.

E os benefícios acabarão estendendo-se a outros aspectos da vida.

Sua percepção corporal mudará para melhor, e isso vai deixar você menos propenso a hábitos ruins.

Toda essa transformação vai fazer você refletir sobre o que leva a sua boca, e naturalmente buscar uma alimentação mais saudável e balanceada.

Afinal de contas, você não vai querer desperdiçar todo esse esforço e jogar fora essa nova conquista, vai?

 

5- Pilates e Aeróbicos se completam;

Combinar o treinamento de força do pilates com uma rotina consistente de exercícios aeróbicos fará você perder peso e tonificar sua musculatura duas vezes mais rápido que fazendo apenas um deles.

Também não é necessário equipamento mais complexo.

Caminhada, corrida, natação, pedalar, enfim, a lista é extensa e você pode escolher o que for mais conveniente.

E dessa forma, obter o máximo de vantagem de ambos os exercícios.

 

6- É possível fazer pilates em casa

Uma das grandes preocupações modernas com exercícios físicos é a questão de custo e praticidade, e com isso, o pilates pode ter restrições para muitas pessoas, que não tem tempo ou dinheiro para sua prática.

Claramente a melhor forma é praticar num studio de pilates, com todos os equipamentos adequados e supervisão profissional.

Mas mesmo que você não tenha como praticar o pilates dessa forma, existem milhares de videos com aulas de pilates na internet, e alguns dos equipamentos são bem acessíveis. Exercícios com bola de pilates são bons exemplos.

Embora você não vá ter todos os benefícios que a prática num studio de pilates proporcione, é uma boa forma de contornar esse problema, se sua condição financeira ou falta de tempo não permitirem

Descubra quais são os 7 alimentos que parecem saudáveis, mas que na realidade não são.

Sim, eu quero.

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